DYI - Mudar as colunas da frente do Freelander de 5 portas

Discussão sobre Freelanders
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

DYI - Mudar as colunas da frente do Freelander de 5 portas

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Decidi fazer um topico adicional com esta informação para que a mesma ajude outros que procurem algo especifico.

Isto foi como EU resolvi a questão das colunas à frente, certamente haverão mais ideias e maneiras de como o fazer a coisa.

Objectivo: trocar as colunas por outras não originais sem fazer novas furações na porta (No meu caso a troca deve-se a uma avaria)

Ora, então saiem as colunas de origem e entram estas para o seu lugar, nada de especial, tratam-se de umas colunas de 13cms, mais do que suficientes para a minha utilização

Imagem

Após desmontar o forro da porta (1 parafuso atrás da pega do trinco, 2 debaixo da pega da porta, mais 5 na gaveta no fundo da porta, atenção que um está escondido atrás da borracha que segura as garrafas de agua, têm que tirar a borracha primeiro, tudo chave estrela se originais) vão ver a coluna apertada com 4 parafusos (no meu caso dá para perceber o estado da mesma)

Imagem

Coluna fora, decidi aproveitar a caixa das colunas de origem para não ter que fazer nova furação na porta ou inventar fosse o que fosse do lado do carro, para isso à que remover o "miolo" da coluna velha

Imagem

Como o iman da coluna é colado à propria caixa, eu optei por cortar a traseira da caixa, é ir cortando o plastico a toda a volta até soltar o iman

Imagem

Imagem

Cá fica a caixa já vazia

Imagem

No meu caso, tive que cortar uns bocadinhos de plastico para a coluna assentar direita na caixa, nada que um x-acto não resolva

Imagem

Cortes feitos, peguei num berbequim e fiz 4 furos de 2mm para enroscar uns parafusos em inox de 3.5x12 que iriam segurar as colunas à caixa (Muito cuidado ao apertar parafusos com as colunas no sitio, se a chave escapa furam a coluna em menos de nada)

Imagem

Como aproveitei as caixas das colunas antigas isso significa que posso aproveitar igualmente as fichas originais, basta com jeito retirar os fios antigos e soldar os fios novos no sitio, com o fio à medida necessária (por norma as colunas até já trazem fio com os terminais, é só aproveitar) Importante, vejam a polaridade dos fios (fio com a risca preta é o negativo e na coluna original é o terminal que fica na posição vertical em relação à caixa)

Imagem

Fica aqui uma imagem da coluna em profundidade, vão ganhar espaço dentro da porta, entretanto podem isolar a porta com plastico por exemplo para proteger a parte de trás das colunas

Imagem

E pronto, colunas no sitio sem esburacar as portas e reversivel caso um dia queiram colocar outras (é só arranjar outras velhas ;) )

Imagem

LandAbraços
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di
RTI: 0

Re: DYI - Mudar as colunas da frente do Freelander de 5 port

Mensagem por Bullxer »

Fiz exactamente o mesmo à cerca de um mês no meu...nao por defeito mas porque decidi fazer um upgrade ao som...verdade seja dita que acho que fiz um downgrade :(

Perdi por completo os graves e "altura" do volume do som pois distorcem muito mais cedo.

As colunas nao são de marca branca, são umas Pioneer e o rádio é um Alpine.

Já pensei que deva ser devido às colunas nao terem a caixa de ar mas só irei tirar as certezas quando as selar/chumbar aos suportes.

De qualquer das maneiras muito bom DIY e é sempre util.
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

Bullxer Escreveu:Fiz exactamente o mesmo à cerca de um mês no meu...nao por defeito mas porque decidi fazer um upgrade ao som...verdade seja dita que acho que fiz um downgrade :(

Perdi por completo os graves e "altura" do volume do som pois distorcem muito mais cedo.

As colunas nao são de marca branca, são umas Pioneer e o rádio é um Alpine.

Já pensei que deva ser devido às colunas nao terem a caixa de ar mas só irei tirar as certezas quando as selar/chumbar aos suportes.

De qualquer das maneiras muito bom DIY e é sempre util.
Boas;
Num tópico anterior relatei o meu upgrade no meu Di 5 portas; e a qualidade aumentou e de que maneira, mas as colunas que o amigo DYI colicou não são a melhor escolha, e não sei quais as que puseste. As colunas devem ser de 17Cm e não de 13 e nunca com cone cartão, sempre poliéster, pois as humidades de ressuamentos no interior das portas são mais que muitas e danificam as colunas em pouco tempo; as minhas de origem já apresentavam fissuras no cartão. Para além disso, as que melhor resultam são as axiais de um canal apenas, pois não esqueçam que já temos twiters no bicho, por isso as de 2 vias perdem qualidade. Temos ainda a questão do auto-rádio; eu fui por um Sony, porque para além de Bluetooh, dipoen de USB, Aux in 3.5; CD; Microfone externo e tem um equalizador brutal de 7 bandas com uns fantasticos 4x54W de saída com amplificador incluído Explood. Resumindo, conjunto barato com um som de fazer inveja a alguns Tuning Cars ( Auto radio sony (124.00€ + 4 colunas Pioneer TS-G1721I 230W 60€).
Saudações Free.
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di

Mensagem por Bullxer »

Punisher Escreveu: Boas;
Num tópico anterior relatei o meu upgrade no meu Di 5 portas; e a qualidade aumentou e de que maneira, mas as colunas que o amigo DYI colicou não são a melhor escolha, e não sei quais as que puseste. As colunas devem ser de 17Cm e não de 13 e nunca com cone cartão, sempre poliéster, pois as humidades de ressuamentos no interior das portas são mais que muitas e danificam as colunas em pouco tempo; as minhas de origem já apresentavam fissuras no cartão. Para além disso, as que melhor resultam são as axiais de um canal apenas, pois não esqueçam que já temos twiters no bicho, por isso as de 2 vias perdem qualidade. Temos ainda a questão do auto-rádio; eu fui por um Sony, porque para além de Bluetooh, dipoen de USB, Aux in 3.5; CD; Microfone externo e tem um equalizador brutal de 7 bandas com uns fantasticos 4x54W de saída com amplificador incluído Explood. Resumindo, conjunto barato com um som de fazer inveja a alguns Tuning Cars ( Auto radio sony (124.00€ + 4 colunas Pioneer TS-G1721I 230W 60€).
Saudações Free.

Eu montei umas Pioneer TS-G1321I à frente e atrás, mas realmente foram de 13Cm e nao de 17Cm e o rádio é um Alpine cde-180r.

Tá visto que tenho que experimentar colocar umas 17cm a ver se melhora
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

:clap:

Gostei do pormenor de deixar a ficha original a funcionar...

Acho que vou fazer o mesmo, mas nas colunas traseiras, visto que umas colunas de 2 ou 3 vias a trás devem ser uma boa opção, já que atrás não tem tweeters.

Já a frente, se calhar a melhor opção é mesmo só woofer, ou arranjar um conjunto de vias separadas para actualizar o woofer e tweeter existente.
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Bem, começando numa ponta...

A minha ideia era deixar a porta exactamente igual ao que está, sem cortar chapa, sem novos furos, sem mexer nos fios ou fichas, dai ter aproveitado as caixas das colunas de origem, continua a apertar nos mesmos encaixes plasticos originais (evita furos e consequentemente ferrugens) e as fichas ligam no mesmo sitio (completamente reversivel caso um dia queira por outras), logo, as de 17cm NÃO CABEM nas caixas originais (as de 13cm ficam com 0,5cm de espaço extra em relação ao raio, é bem visivel na ultima foto que postei), e muito honestamente, dependendo da marca e modelo até podem não caber no buraco da porta visto as colunas originais (a caixa que eu aproveitei) serem mais pequenas e obrigar a cortes... diria mais 16cms.

Quanto ao serem a melhor escolha ou não, como disse logo no inicio do topico, foi a MINHA maneira de resolver a coisa, muito sinceramente, não vejo porque é que já lá ter um tweeter (fraquinho, aquilo não é Bose ou Harmann Kardon) vai influenciar o som final, alias, prova disso é o som com que ficou, e sem distorção, pelo menos para o que eu preciso e espero do radio neste carro. Eu comprei inicialmente essas mesmas colunas da pioneer (17cm) mas assim que tirei o forro da porta percebi que não ia ficar nada de jeito e fui troca-las logo de seguida.
Eu cheguei a montar umas pioneer na minha HCPU e posso dizer que foi o pior som que tive num carro, nem conseguia levantar o volume do radio a niveis normais sem que elas começassem a fazer distorção, duraram menos duma semana, tive que ir comprar outras... Pode ter sido da serie, não sei...

O som aplicado num carro é algo muito pessoal, o que para nós está perfeito para outro pode ser muito ou pode ser pouco, para mim e especificamente no freelander, para o uso que pretendo dele, a ideia é ouvir radio, com alguma qualidade (que é o mesmo que dizer, sem distorção) mas nada de especial, não quero nada de especial mas tem de ser capaz de lidar com agua e lama. Estas colunas já têm o cone "plastico" mas se estas aguentarem tanto como as de papel originais, já me dou por contente :cool:

LandAbraços
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

Boas;
Sem dúvida que o som é algo pessoal, mas queria só aqui deixar claro que as Pioneer de 17 Cm cabem perfeitamente no nicho da porta sem necessidade de qualquer cote, temos apenas de aplicar parafusos auto-perfurantes para as fixar e ficam impecáveis, sem qualquer vibração; podem aproveitar a fita esponjosa de origem e mante-la no apoio da nova coluna, vai ajudar a eliminar ressonancias estranhas na porta. Volto a frisar que o segredo não está tanto nas colunas, mas sim no auto-rádio, mas quanto menor for o diametro de cone, menor a capacidade de elevar o som com qualidade. O meu sony pode Gritar até ao limite sem distorção, como tal só pode ser do auto-radio, pois as colunas que lá tenho são uma gama básica duplo cone axiais.

Saudações Free.