Decidi fazer um topico adicional com esta informação para que a mesma ajude outros que procurem algo especifico.
Isto foi como EU resolvi a questão das colunas à frente, certamente haverão mais ideias e maneiras de como o fazer a coisa.
Objectivo: trocar as colunas por outras não originais sem fazer novas furações na porta (No meu caso a troca deve-se a uma avaria)
Ora, então saiem as colunas de origem e entram estas para o seu lugar, nada de especial, tratam-se de umas colunas de 13cms, mais do que suficientes para a minha utilização

Após desmontar o forro da porta (1 parafuso atrás da pega do trinco, 2 debaixo da pega da porta, mais 5 na gaveta no fundo da porta, atenção que um está escondido atrás da borracha que segura as garrafas de agua, têm que tirar a borracha primeiro, tudo chave estrela se originais) vão ver a coluna apertada com 4 parafusos (no meu caso dá para perceber o estado da mesma)

Coluna fora, decidi aproveitar a caixa das colunas de origem para não ter que fazer nova furação na porta ou inventar fosse o que fosse do lado do carro, para isso à que remover o "miolo" da coluna velha

Como o iman da coluna é colado à propria caixa, eu optei por cortar a traseira da caixa, é ir cortando o plastico a toda a volta até soltar o iman

Cá fica a caixa já vazia

No meu caso, tive que cortar uns bocadinhos de plastico para a coluna assentar direita na caixa, nada que um x-acto não resolva

Cortes feitos, peguei num berbequim e fiz 4 furos de 2mm para enroscar uns parafusos em inox de 3.5x12 que iriam segurar as colunas à caixa (Muito cuidado ao apertar parafusos com as colunas no sitio, se a chave escapa furam a coluna em menos de nada)

Como aproveitei as caixas das colunas antigas isso significa que posso aproveitar igualmente as fichas originais, basta com jeito retirar os fios antigos e soldar os fios novos no sitio, com o fio à medida necessária (por norma as colunas até já trazem fio com os terminais, é só aproveitar) Importante, vejam a polaridade dos fios (fio com a risca preta é o negativo e na coluna original é o terminal que fica na posição vertical em relação à caixa)

Fica aqui uma imagem da coluna em profundidade, vão ganhar espaço dentro da porta, entretanto podem isolar a porta com plastico por exemplo para proteger a parte de trás das colunas

E pronto, colunas no sitio sem esburacar as portas e reversivel caso um dia queiram colocar outras (é só arranjar outras velhas

LandAbraços