Free custa a pegar muito (resolvido)
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas;
O free do meu pai foi alvo de uma grande reparação( free DI) , junta de cabeça e o core do turbo novo. Depois de tudo montado e revisto o free teima em custar a pegar, foram substituídas as velas de incandescência e custou a pegar de novo, depois de estar a trabalhar fica tudo ok! Foi verificado que havia corrente nas velas, não tenho mais ideias alguém tem ideia do que poderá ser?
O free do meu pai foi alvo de uma grande reparação( free DI) , junta de cabeça e o core do turbo novo. Depois de tudo montado e revisto o free teima em custar a pegar, foram substituídas as velas de incandescência e custou a pegar de novo, depois de estar a trabalhar fica tudo ok! Foi verificado que havia corrente nas velas, não tenho mais ideias alguém tem ideia do que poderá ser?
Última edição por Ricardo Silva em 28 ago 2014 14:07, editado 1 vez no total.
-
- maníaco TT
- Mensagens: 3368
- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
- Localização: MAFRA
- Contacto:
Re: Free custa a pegar muito
bomba injetora fora do ponto
bomba de combustível
cabeça demasiado retificada
tens uma serie de ipoteses
bomba de combustível
cabeça demasiado retificada
tens uma serie de ipoteses
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito
Bomba de combustível? No depósito?
Obrigado
Obrigado
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito
Também pode ser a bomba fora do ponto, as cabeças finas (eu e o meu irmão ) só nos lembramos de montar as velas depois de apertar a cabeça de acordo com o manual. Depois tivemos que tirar a bomba para montar uma vela e pode realmente ter ficado ligeiramente fora do ponto.
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Problema resolvido, o carro foi a um centro diesel e foi afinado o ponto, ficou um relógio. Com 230.000km pronto para mais uns quantos
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
boas,
Podes me indicar qual foi o centro diesel?? o meu esta igual, ate lhe troquei as velas e continua na mesma, so custa a pegar de manha, depois durante o dia, pega sempre sem problemas, so de manha é que é preciso insistir um pouco.
Obrigado
Podes me indicar qual foi o centro diesel?? o meu esta igual, ate lhe troquei as velas e continua na mesma, so custa a pegar de manha, depois durante o dia, pega sempre sem problemas, so de manha é que é preciso insistir um pouco.
Obrigado
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
O centro diesel nos Valados, (mestre Manuel das Bombas ), 80€ ficou ótimo! Como conseguiste mudar as velas todas? A que fica a perto da BI. Não me parece que seja esse o teu problema, ja viste o temporizador e reles do sistema de pré aquecimento?
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas,
pegando no teu topico so para nao estar a criar outro igual,
Entao é assim, o meu free custa a pegar a frio....velas ja foram trocadas, ja peguei num fio e fiz ligação a cada uma delas, juntamente com uma lampada de 12v, e em todas as velas a lampada acende, portanto, a corrente chega lá....mas mesmo assim tirei as 3 velas e testei ca fora e todas aquecem, ( a ultima como fica por tras da bomba injectora nem lhe mexi), mas mesmo assim custa a pegar a frio, portanto velas não é....ja lhe troquei tambem a dita valvula temporizadora, e o problema mantem.se....depois de quente, parece um relogio suico...mas em frio....custa e depois de pegar, fica um leve cheiro a gasoleo mal queimado....agora devo me virar como ja aqui disseram para a bateria...se mesmo assim o problema persistir, não faço ideia do que mais possa ser
pegando no teu topico so para nao estar a criar outro igual,
Entao é assim, o meu free custa a pegar a frio....velas ja foram trocadas, ja peguei num fio e fiz ligação a cada uma delas, juntamente com uma lampada de 12v, e em todas as velas a lampada acende, portanto, a corrente chega lá....mas mesmo assim tirei as 3 velas e testei ca fora e todas aquecem, ( a ultima como fica por tras da bomba injectora nem lhe mexi), mas mesmo assim custa a pegar a frio, portanto velas não é....ja lhe troquei tambem a dita valvula temporizadora, e o problema mantem.se....depois de quente, parece um relogio suico...mas em frio....custa e depois de pegar, fica um leve cheiro a gasoleo mal queimado....agora devo me virar como ja aqui disseram para a bateria...se mesmo assim o problema persistir, não faço ideia do que mais possa ser
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas. Como já te disse vê os tubos do retorno dos injetores. Segundo o que me têm dito e por experiência própria é comum ficarem secos.
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas,
Serve o presente para informar que o problema já está resolvido ehehehehhe
Foi feita uma ligeira afinação na bomba injectora e agora pega que é uma maravilha.
Em contrapartida fiquei com 4 velas novas em stock, pois fiz o teste as velas e todas ficaram vermelhas, tanto as novas como as velhas .
abraço e agradeço a todos na mesma, o meu obrigado.
Serve o presente para informar que o problema já está resolvido ehehehehhe
Foi feita uma ligeira afinação na bomba injectora e agora pega que é uma maravilha.
Em contrapartida fiquei com 4 velas novas em stock, pois fiz o teste as velas e todas ficaram vermelhas, tanto as novas como as velhas .
abraço e agradeço a todos na mesma, o meu obrigado.
-
- maníaco TT
- Mensagens: 4830
- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
- RTI: 0
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Então nunca tinha pegado bem Ricardo, ou alguém tinha mexido na BI e a deixou fora de ponto?
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
É o mais provável Carlos. ;-)carlossilvalr Escreveu:Então nunca tinha pegado bem Ricardo, ou alguém tinha mexido na BI e a deixou fora de ponto?
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
carlossilvalr Escreveu:Então nunca tinha pegado bem Ricardo, ou alguém tinha mexido na BI e a deixou fora de ponto?
Exacto Carlos, e Ricardo, como sabem a pouco tempo mudei os retentores da cambota, e devem ter mexido na BI, como tiveram de tirar a correia e como eu não acompanhei o processo, ela deve ter ficado ligeiramente fora do ponto, ele pegava bem, e como so agora voltei a ter turnos nocturnos , de manha quando ia po lo a trabalhar ele engonhava sempre um bocado mas pegava. isto apenas acontecia com o frio da manha.
- Punisher
- júnior TT
- Mensagens: 355
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas;PR_Acores Escreveu:Boas,
pegando no teu topico so para nao estar a criar outro igual,
Entao é assim, o meu free custa a pegar a frio....velas ja foram trocadas, ja peguei num fio e fiz ligação a cada uma delas, juntamente com uma lampada de 12v, e em todas as velas a lampada acende, portanto, a corrente chega lá....mas mesmo assim tirei as 3 velas e testei ca fora e todas aquecem, ( a ultima como fica por tras da bomba injectora nem lhe mexi), mas mesmo assim custa a pegar a frio, portanto velas não é....ja lhe troquei tambem a dita valvula temporizadora, e o problema mantem.se....depois de quente, parece um relogio suico...mas em frio....custa e depois de pegar, fica um leve cheiro a gasoleo mal queimado....agora devo me virar como ja aqui disseram para a bateria...se mesmo assim o problema persistir, não faço ideia do que mais possa ser
Quase pela certa que tens a bomba injetora ligeiramente atrasada; vais ter de calibrar a dita cuja; confirmas que se arrasta imenso ao pegar em frio e quando pega solta bastante fumo? Depois de quente, não se passa nada, certo? Bomba injetora fora de ponto. Já sofri na pele o mesmo depois de trocarem a vele de incandescencia que se situa por detras da BI; mesmo calibrada por um centro diesel, teimava em pegar mal, depois só se resolveu colocando o carro num centro diesel diferente e sei que a bomba foi acertada num ponto que não o recomendado; estamos a falar de milésimas e o bicho voltou a ser o que era; acho que dos 8 carros diesel que já tive nunca conheci um que pegasse tão bem como o meu Di; basta um pequenino toque de chave, até em frio.
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas,
Exato Punisher, o problema foi mesmo esse, a bomba agora ja esta no ponto, e sim tive de adianta-la, pois tentei recua-la ( uma vez que nao sabia em que ponto se encontrava) e quando a atrasei nunca mais pegou, voltei a colocar no ponto que estava antes e ai ja pegou, dai, como voltei "a casa de partida" foi so adianta-la, " meio dente" praticamente e ja ficou bem, agora tanto a frio como a quente basta so meia volta de ignição e pega logo de primeira, isto tudo feito por mim, no entanto, ainda existe um problema que ja existia desde que o comprei, passo a explicar, meto a trabalhar e o relanti esta optimo, no entanto depois de quente o relanti torna-se um pouco instavel, nada de alarmante, mas claro que todos nós gostamos de ter as coisas em condições, tenho de ir a um centro diesel ver o que se passa, ja me disseram que isso resolve-se afinando a propria BI, mas na BI prefiro nao me aventurar, aventurei-me a po-la no ponto porque até é relativamente facil, uma vez que basta colocar a polie do motor no ponto, e depois é só ajustar a polie da BI, agora abrir a BI e afina-la no seu interior já não é para mim.
Exato Punisher, o problema foi mesmo esse, a bomba agora ja esta no ponto, e sim tive de adianta-la, pois tentei recua-la ( uma vez que nao sabia em que ponto se encontrava) e quando a atrasei nunca mais pegou, voltei a colocar no ponto que estava antes e ai ja pegou, dai, como voltei "a casa de partida" foi so adianta-la, " meio dente" praticamente e ja ficou bem, agora tanto a frio como a quente basta so meia volta de ignição e pega logo de primeira, isto tudo feito por mim, no entanto, ainda existe um problema que ja existia desde que o comprei, passo a explicar, meto a trabalhar e o relanti esta optimo, no entanto depois de quente o relanti torna-se um pouco instavel, nada de alarmante, mas claro que todos nós gostamos de ter as coisas em condições, tenho de ir a um centro diesel ver o que se passa, ja me disseram que isso resolve-se afinando a propria BI, mas na BI prefiro nao me aventurar, aventurei-me a po-la no ponto porque até é relativamente facil, uma vez que basta colocar a polie do motor no ponto, e depois é só ajustar a polie da BI, agora abrir a BI e afina-la no seu interior já não é para mim.
- Punisher
- júnior TT
- Mensagens: 355
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Boas;
Este assunto da instabilidade ciclica do relanti a quente já foi aqui debatido; até houve alguém que afirmou ter acabado com esse problema com pancada na bomba...ehehehe. Eu tive de reparar a bomba de um dos meus Di, pois estava com uma fuga e entrava ar para o circuito, depois de reparada ficou a pegar bem, mas em quente o relanti ficou com esses ciclos; reclamei e o fulano que efetuou a reparação resolveu isso facilmente; acho que tinha um o-ring com defeito, mas não posso afirmar. Mas convém ser alguém entendido na poda, senão mais vale ficar assim.
Este assunto da instabilidade ciclica do relanti a quente já foi aqui debatido; até houve alguém que afirmou ter acabado com esse problema com pancada na bomba...ehehehe. Eu tive de reparar a bomba de um dos meus Di, pois estava com uma fuga e entrava ar para o circuito, depois de reparada ficou a pegar bem, mas em quente o relanti ficou com esses ciclos; reclamei e o fulano que efetuou a reparação resolveu isso facilmente; acho que tinha um o-ring com defeito, mas não posso afirmar. Mas convém ser alguém entendido na poda, senão mais vale ficar assim.
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Foi o que fiz, levar o carro a um centro especializado. Há coisas que sem o equipamento certo não podemos fazer.
-
- iniciante TT
- Mensagens: 49
- Registado: 15 abr 2013 10:28
- Land Rover: Freelander Di
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Isso afina-se com as pancadas na cabeça da bomba. (hammer mod)
Os ingleses chamam a isso "surging" ,pode ser causado por outros factores mas no série-L é quase sempre a afinação na cabeça da VP37…
Os ingleses chamam a isso "surging" ,pode ser causado por outros factores mas no série-L é quase sempre a afinação na cabeça da VP37…
- Punisher
- júnior TT
- Mensagens: 355
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Ricardo Silva Escreveu:Foi o que fiz, levar o carro a um centro especializado. Há coisas que sem o equipamento certo não podemos fazer.
Boas;
tás a ver PR_Acores; eu não dizia......trabalha martelo....Lol.
- PR_Acores
- júnior TT
- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Free custa a pegar muito (resolvido)
Entao mas agora vou andar á martelada na bomba???? mas voces tao malucos ou tao de ressaca do fim de semana ?! lol