coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Discussão sobre Freelanders
Responder
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por baptistama »

Graças ao user Punisher, ao qual agradeço uma vez mais a sua disponibilidade, já chegou a encomenda e hoje inicia-se um novo capítulo no DIY do mundo Landrovista!!!

Imagem

agora em tom + humilde e sério, a peça em causa é a ref# PEP103060 e é uma dor de cabeça comum aos Freelander Di.
a vulgarmente chamada "aranha" é uma tubagem em ferro da qual ñ se pode esperar milagres, por muito "especial" q seja o anticongelante q se use os anos vão passando e a ferrugem acaba por se instalar.
o valor da peça de substituição é exorbitante (€250 por 1,5 kg de ferro) e a alternativa q existe (q funciona perfeitamente) é passar mangueira pelo habitáculo do motor para fazer as ligações.
ora, ñ gostando eu de nenhuma das anteriores, pôs-se a cabeça a pensar e agora as mãos à obra, cedo se falou (no outro tópico) na opção de fazer a tubagem em cobre e é por essa via q vou seguir,
estou neste momento a avaliar duas hipóteses:
1ª réplica exacta do rail existente; será a versão mais plug'n'play mas tb a mais cara, ñ tanto pelo valor do cobre mas sim pela quantidade de curvas e soldaduras envolvidas.
2ª separação da tubagem coolant/fuel (neste momento estou a "gostar" + desta opção); reproduzir em cobre a tubagem de anticongelante e das peças de fixação existentes no rail,
derivar a tubagem de fuel afastando-a mais do motor, passá-la por baixo da bandeja da bateria e pela frente da caixa do filtro de ar.
esta "rota alternativa", caso opte por metal, obriga a uma curva apenas em cada tubo ou pode ser efectuada em mangueira para combustivel.

o q vos parece?
hoje ñ deu para fazer nada para além de tirar umas medidas mas para a semana já espero poder ter novidades.
jmgameiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 16 out 2013 00:03
Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
RTI: 0
Localização: Vila Nova Santo André

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por jmgameiro »

É uma bela empreitada, mas eu também vou mais pela 2ª opção, porque na primeira se contabilizar o tempo gasto, provavelmente fica mais caro.
Não sei se o facto de os tubos de combustível estarem juntos com os outros será para fazer aquecer o combustível quando está frio, estou a lembrar-me de alguns carros que usam esse sistema com termostato, mas com as temperaturas que temos em Portugal, não vejo inconveniente passarem por outro lado.
Coragem não te falta, boa sorte, mas este é um problema que todos os proprietários de Freelander estão sujeitos,
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por mpblue »

Boas:

Estando eu no meio da industria do piping e tubing a uns anos, vou meter a minha colherada, e apresentar um material resistente, e que no custo do material não é de todo exorbitante, com a vantagem de dispensar as soldaduras e curvas pré-compradas (embora também se possa fazer o mesmo).

Tubo de aço inox, que é vulgarmente utilizado nas canalizações de casa, e que pode ser dobrado com recurso a uma ferramenta não muito dispendiosa...

http://www.parker.com/portal/site/PARKE ... nextfmt=EN

Imagem



no caso da derivação, e para não ser preciso soldar o inox, que é um pouco tramado, pode-se utilizar um acessório de compra, ligado a uns pequenos manguitos de borracha que ligam ao resto da tubagem de inox:

Imagem

E para os tubos não saltarem facilmente, criar o rebordo na ponta:

Imagem
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 355
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por Punisher »

Boas;
Depois de tudo o que passei e vi, ouvi...etc; se me propusesse a fazer uma réplica, sem dúvida optaria pelo inox; pela robustez, pela resistência á corrosão do anti-congelante que lá vai circular. O tubo de cobre é muito macio e o aperto dos tubos de borracha vão acabar por deformar facilmente as extremidades e vamos ter fugas e lá se vai o trabalho co caneco.
Para além disso, tentaria manter os tubos diesel no seu lugar original, pois é de facto propósito de manter o combustível aquecido por algumas horas após uma paragem. Em resumo, inox e o mais fiel possível ao original.

Boa sorte Baptistama; ficamos com um olho no assunto.

Saudações Free.
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por mpblue »

E esqueci de dizer uma coisa, tentava arranjar um sistema de braçadeiras, por forma a manter todos os tubos separados e substituíveis individualmente...

Imagem
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 355
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por Punisher »

mpblue Escreveu:E esqueci de dizer uma coisa, tentava arranjar um sistema de braçadeiras, por forma a manter todos os tubos separados e substituíveis individualmente...

Imagem
Não era má ideia, mesmo os tubos sendo de diametro diferente-, mas não me parece que haja grande espaço para manobras; tem bastantes sitios de fixação e muito aconchegados...deve ser complicado e uma vez em inox....tubos para sempre, logo a substituição quase não se coloca.

Saudações Free.
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por baptistama »

a coisa ñ tem sido fácil, neste momento estou com um horário de trabalho que me afasta de qq "trabalho manual".
a hipótese do Inox tb me agrada pela durabilidade mas certamente será mais dificil de moldar.
Após bater a muita porta de oficinas de serralharia, ar condicionado, gás e tudo o q pudesse realizar o trabalho e ouvir coisas como "isso não fazemos",
"fazemos em ferro, em cobre nem deve dar para fazer essas curvas", "isso é coisa para um artesão e nós só trabalhamos com peças já moldadas"
e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos, encontrei um serralheiro com atitude diferente.
Pelo menos foi honesto ao ponto de dizer q com os trabalhos q tem em mão e com férias de Natal do pessoal só teria disponibilidade para final de Janeiro
mas ficou com a "aranha" para me dar um orçamento, o q já é um em frente, espero...
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 355
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por Punisher »

baptistama Escreveu:a coisa ñ tem sido fácil, neste momento estou com um horário de trabalho que me afasta de qq "trabalho manual".
a hipótese do Inox tb me agrada pela durabilidade mas certamente será mais dificil de moldar.
Após bater a muita porta de oficinas de serralharia, ar condicionado, gás e tudo o q pudesse realizar o trabalho e ouvir coisas como "isso não fazemos",
"fazemos em ferro, em cobre nem deve dar para fazer essas curvas", "isso é coisa para um artesão e nós só trabalhamos com peças já moldadas"
e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos, encontrei um serralheiro com atitude diferente.
Pelo menos foi honesto ao ponto de dizer q com os trabalhos q tem em mão e com férias de Natal do pessoal só teria disponibilidade para final de Janeiro
mas ficou com a "aranha" para me dar um orçamento, o q já é um em frente, espero...
Boas;
Não te quero desanimar, mas se alguém o fizer duvido que o preço seja mais baixo que os de origem; mesmo que a solução fosse tipo vitalícia; tendo em conta que estes duraram 14 anos, eu diria que se tivermos o cuidado de circular sempre com líquidos aceitáveis, teremos tubagem para muito tempo e com a certeza de um plug and play....sem falhar nada, apoios, eficácia, etc.
Acho que é uma das situações em que a origem é o melhor remédio.

Saudações Free.
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por baptistama »

Hoje foi dia de saber novidades desta "aventura",
o novo ano trouxe consigo uma nova escala de trabalho e embora tenha as suas vantagens trabalhar de 2ª a 6ª o horário 8:00/18:00 retira-me a possibilidade de procurar soluções para este problema...
neste momento a aranha continua com o mesmo serralheiro e na conversa q tivemos hoje, me disse estar com alguma dificuldade em arranjar tubagem em cobre nos diametros necessários mas q ainda ñ desistiu.
Para o final da próxima semana já devo ter + detalhes para as opções cobre ou Inox...
Avatar do Utilizador
Gotex
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 7
Registado: 13 set 2012 18:09
Land Rover: [img]http://i59.tinypic.com/300d112.png[/img]
Localização: [img]http://i59.tinypic.com/300d112.png[/img]

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por Gotex »

baptistama Escreveu:(...)e outras justificações q me fazem questionar a vontade de trabalhar de muita gente com negócios abertos(...)
As vezes que eu já comentei o mesmo sobre várias áreas de negócio com outras pessoas...
Ah e tal a crise é muita, mas aparece um novo desafio de se fazer algo único e provavelmente rentável (dado o grande número de Freelanders a circular) e as pessoas colocam todo o tipo de obstáculos. E quem diz Freelanders, diz o mesmo para outros modelos LR e até de outras marcas!
Sem dúvida que muitas vezes certas ideias não andam para a frente por causa de situações como esta.

baptistama, infelizmente ainda não tenho um Freelander. Quero primeiro estabilizar a minha questão profissional para depois me meter ao "barulho" com uma máquina destas e fazer-lhe logo de inicio uma boa revisão. E de acordo com aquilo que vou lendo e aprendendo por aqui, esta seria provavelmente uma "mod" e/ou melhoria na qual iria estar interessado.
Boa sorte nessa "odisseia" e não desista :ok:
Luis F Costa
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 12 ago 2019 13:30
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano Freelander DI 2000 3 Portas
RTI: 0

Re: coolant/fuel rail pipes versão 2.0 by Baptistama

Mensagem por Luis F Costa »

E sobre o caso da aranha, soube-se mais alguma coisa?!

Abraço
Responder