Estudo de fiabilidade do freelander

Discussão sobre Freelanders
nelson_graca
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Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

Devido á má fama desta viatura decidi realizar um estudo de fiabilidade

Vou colocar as perguntas com as minhas respostas depois basta vocês copiarem e colarem alterando as vossas respostas.
De tempos a tempos realizamos umas estatisticas

Ano: 2000
Modelo: TD4 3 PORTAS HARD TOP
Km actuais: 204000km
Manutenção: Revisão 10k em 10k com óleo 10w40 incluindo filtro do respirador (turbo killer) e filtro de ar do turbo, troca de óleo da ird anualmente, viscoso a cada 80k.
Problemas de transmisão 4x4? a que km? Sim (mas reparadas na aquisição) aos 196k viscoso colado e ird partida devido ao antigo dono nunca ter mudado.
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Sim trocadas as 2 aos 196k
Problemas de bomba injectora? Não
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não
Infiltrações de água? Não
Relogio avariado? Não
Sobreaquecimento? Não
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim Apoio de viscoso danificado aos 204k
Circula a 4x4? Sim sempre

Observações: viatura totalmente de origem


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limpinho
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Mensagem por limpinho »

Boa noite,

Ano: 11/2000 comprado novo
Modelo: TD4 3 PORTAS HARD TOP
Km actuais: 240000km
Manutenção: Revisão 20k em 20k com óleo 5w30 castrol TXT 100% sintetico incluindo filtro oleo e filtro de ar , troca de óleo da ird 200 000km, viscoso 200 000km levou novo de origem, ( näo estava colado), Bomba água e correia cada 120 000km.
Problemas de transmisão 4x4? a que km? Näo.
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Sim trocadas as 2 a do deposito ainda na garantia 30 000km, a outra 180 000km.
Problemas de bomba injectora? Não
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não
Infiltrações de água? Não
Relogio avariado? Sim
Sobreaquecimento? Não
Problema com motor de arranque? Näo
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim Apoio de viscoso mas estavam muito usados tinham folga, varios apoios do diferencial traseiro( cada vez que raspa nas pedras), Radiador sofagem, radiador oleo,radiador água,falages ligaçäo tubos de água ao bloco, ponteiras de direçäo e sinoblocos da barra establizadora.
Embriagem de origem.
Pneus: 1º jogo 98 000km, 2º jogo 180 000km.
Circula a 4x4? Sim sempre


Observações: viatura totalmente de origem


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Última edição por limpinho em 07 dez 2015 21:34, editado 1 vez no total.
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rickfree
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por rickfree »

Boas
Ano: 1998/09 comprei usado
Modelo: Di 5P
Km actuais: 255000km
Manutenção: Revisão 10k em 10k oleo 10w40 e valvulinas, oleo dos travoes substituido
Problemas de transmisão 4x4? a que km? sim... comprei-o com a IRD partida e viscoso colado
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Não
Problemas de bomba injectora? sim
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? sim mas completamente isolado
Infiltrações de água? Não
Relogio avariado? Sim
Sobreaquecimento? Não
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim. Apoios de diferencial traseiro nas couves e vidro traseiro (bagageira) nas couves, Luz do ABS nao acende (desde que o comprei)
Embriagem mudada aos 235000.
Pneus: Frente: Zeetex Vigor A/T Trás: Michelin 4x4
Circula a 4x4? Sim


Observações: A minha viatura fez TT com o antigo dono, daí ter a IRD partida e radio CB pré-montado
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limpinho
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por limpinho »

Boa noite,

Ano: 11/2000 comprado novo
Modelo: TD4 3 PORTAS HARD TOP
Km actuais: 240000km
Manutenção: Revisão 20k em 20k com óleo 5w30 castrol TXT 100% sintetico incluindo filtro oleo e filtro de ar , troca de óleo da ird 200 000km, viscoso 200 000km levou novo de origem, ( näo estava colado), Bomba água e correia cada 120 000km.
Problemas de transmisão 4x4? a que km? Näo.
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Sim trocadas as 2 a do deposito ainda na garantia 30 000km, a outra 180 000km.
Problemas de bomba injectora? Não
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não
Infiltrações de água? Não
Relogio avariado? Sim
Sobreaquecimento? Não
Problema com motor de arranque? Näo
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim Apoio de viscoso mas estavam muito usados tinham folga, varios apoios do diferencial traseiro( cada vez que raspa nas pedras), Radiador sofagem, radiador oleo,radiador água,falages ligaçäo tubos de água ao bloco, ponteiras de direçäo e sinoblocos da barra establizadora.
Embriagem de origem.
Pneus: 1º jogo 98 000km, 2º jogo 180 000km.
Circula a 4x4? Sim sempre


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El Fuser
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por El Fuser »

Boas Landinhos ;)

Ano: 2000
Modelo: 08 - 2000 - Versão Sport
Km actuais: 187.000
Manutenção: Revisão 10.k em 10 k, Castrol 10.40 substituo todos os filtros, inclusive o filtro de combustivel, só não troço o filtro de habitáculo porque os DI não usam mas deviam pois passa cheiro a diesel para o interior mas não muito.
Filtro de ar do turbo, esse filtro desconheço e gostava que me explicassem PF.
Mudança de valvoline e mais dois fluídos na IRD, o viscoso está bom mas tem os apoios a fazerem barulho.
Problemas de transmisão 4x4? a que km? Faz um TAC TAC TAC ao virar apenas com o volante completamente virado, o meu mecânico afirma que são os apoios mas com medo coloquei a 4x2 :( de momento estou desempregado e se a IRD for à vida estou fuck!!!
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Impecável
Problemas de bomba injectora? Impecável
Problemas de injectores? Impecável
Problemas tecto de abrir? Não pois é a versão Sport
Infiltrações de água? Sim e unicamente e estranhamente no cofre da mala mas coisa pouca.
Relogio avariado? Sim
Sobreaquecimento? Não
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Não
Circula a 4x4? Não, há uns meses!

Observações: viatura totalmente de origem, apenas anulei a EGR e ando ainda a pensar atravessar um tubo dentro do catalisador e retirar a segunda panela.
Faço consumos fora da cidade de 6l e em cidade 7 a 7.5.
Velocidade máxima em pura recta 150kh velocidade máxima embalado quase 180kh a descer.
Pneus Goodyear Wr@ngl#r 195/80/15

Carrega Freelander :)
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pmarques
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por pmarques »

Viva,

Ano: 1999
Modelo: 1.8i 3 PORTAS HARD TOP
Km actuais: 200000km
Manutenção: Revisão 10k em 10k com óleo 10w40, filtro de ar, troca de óleo da ird a cada 100K, viscoso aos 200k por opção.
Problemas de transmissão 4x4? Não
Problemas nas bombas as eléctricas de combustível? Não
Problemas de bomba injectora? Não
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não
Infiltrações de água? Não
Relógio avariado? Sim, ainda está por arranjar
Sobreaquecimento? Sim, 2 Vezes
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim, substituição Motor, apoios do diferencial traseiro, Interior novo.
Circula a 4x4? Sim sempre

Observações: Mecânica de origem, interior insonorizado e remodelado (evoque inside).

Abc
Pedro Marques
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JVieira
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por JVieira »

Boas!

Excelente tópico e aqui vai a minha contribuição:

Ano: 2001
Modelo: TD4 3 PORTAS HARD TOP/SOFT TOP
Km actuais: 250.000km
Manutenção: Revisão 10k em 10k.
Problemas de transmisão 4x4? Não (troquei o viscoso comprado às soluções Freelander antes de danificar a IRD quando comecei a sentir uma ligeira prisão).
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Sim, troquei uma delas aos 196k (+- a kilometragem do autor do tópico)
Problemas de bomba injectora? Não (isto não é o mesmo item do de cima????)
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não (o meu é de 3 portas)
Infiltrações de água? Não
Relógio avariado? Sim :) é crónico...
Sobreaquecimento? Não
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Algumas peças trocadas devido à idade que agora não me lembro da maioria. Lembro-me de uma peça cara (+-250€) um tubo que está relacionado com refrigeração que tinha uma fissura e optei por colocar novo porque o mecânico disse que ia ser difícil reparar devido ao material de que era feito.
Circula a 4x4? Sim sempre

Observações: viatura quase de origem, apenas coloquei uma protecção de cárter das Soluções Freelander e uma reprogramação td5inside que estimo ter uns 150 cvs.
Faço consumos fora da cidade de 6.5l e em cidade 7 a 7.5.
Velocidade máxima em pura recta 180/190kh velocidade máxima embalado quase 200kh a descer.

Na minha opinião é um carro fiável, temos de estar atentos a certos pormenores que neste carro fazem a diferença para não haver despesa grande.

Abraço,
João Vieira
nelson_graca
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

A bomba injectora é a responsavel pela injeção de combustível no motor atraves dos injectores.

As bombas elétricas são no caso do td4 a bomba do depósito que transporta o combustível e ainda uma bomba auxiliar que se localiza a frente junto do filtro que além de bomba auxiliar serve para o caso de desferragem não seja um drama voltar a ferrar.

O di so tem a do depósito.


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Última edição por nelson_graca em 08 dez 2015 00:18, editado 1 vez no total.
nelson_graca
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

Para o utilizador que perguntou o que era o filtro de ar do turbo.
Penso que seja só no td4
É um filtro do tipo de gasolina das motas ou até dos carros a gasolina feito de papel que se localiza por de trás do motor, normalmente fica esquecido... vou procurar uma imagem e colocar.
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Última edição por nelson_graca em 08 dez 2015 00:12, editado 1 vez no total.
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por JaaapppaaaN »

boa noite...

comprei o meu a pouco tempo. ainda nao deu para ver todos os pontos do questionário mas vou responder o que ja sei...

Ano: 1998
Modelo: 2.0di ln
Km actuais: 300.000 ( colaça trocada)
Manutenção: revisao com oleo 5w40, dps de ter visto esta info http://oil4motor.com/en/cars-oil/LAND-R ... 2000)/6961
Problemas de transmisão 4x4? a que km? neste momento esta sem a transmissao porque sentia o free a tremer muito, dps de ler um bocado, li que podia ser o viscoso e por isso tirei... nos kms que fiz com a transmissao a IRD nao fazia o famoso TAC mm andando com o volante apertado ao maximo.
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? em principio nao
Problemas de bomba injectora? talvez... visto que as vezes tanto perde potencia, como aseguir fica acelerado
Problemas de injectores? nao
Problemas tecto de abrir? comprado ja com ele colado, e com o tecto descolado
Infiltrações de água? Sim e unicamente e estranhamente no cofre da mala mas coisa pouca.
Relogio avariado? nao
Sobreaquecimento? Não
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Não
Circula a 4x4? Não, por prevenção ate adequir outro viscoso.

Observações: Tenho-o a pouco tempo... aos poucos ha mais novidades.
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Carlos Oliveira
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FreeLander TD4 Dez-2000 (-QT);
Vespa VBB2 150c.c. Mai-1965.
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por Carlos Oliveira »

Ano: Dez-2000
Modelo: TD4 5 PORTAS.
Km actuais: 232500km.
Manutenção: Revisão 20k em 20k com óleo Castrol Edge 5w40 (100% sintético) incluindo filtro de ar e óleo.
Outros óleos: IRD/cx. transf. e cx. velocidades aos 130k. Filtro habitáculo subst. 2 vezes e do turbo aos 180k.
Subst. discos de travão, óleo DOT4 e pastilhas aos 150k; Duas mudas de anti-congel. e recarga de gás AC aos 160k.
Problemas de transmisão 4x4? a que km? Não.
Problemas nas bombas elétricas de combustivel? Sim. Substituída a secundária (superior) aos 230k.
Problemas de bomba injectora? Não
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Não tem.
Infiltrações de água? Não
Relogio avariado? Nunca.
Sobreaquecimento? Uma vez, por falha da bomba de água aos 208k (atempadamente e sem sequelas).
Problemas de chassis? Não
Outros problemas? Sim: Kit de repar. motor de arranque aos 102k; Sensor da árvore de cames aos 106k; Embraiagem aos 120k;
Termostato c/ fuga aos 182k; MAF aos 186k (desligado funciona 5*); Problema recorrente (tac-tac's) várias subst. de apoios do
diferencial traseiro.
Circula a 4x4? Sim sempre

Observações: viatura totalmente de origem. Por opção eliminei a função EGR e não reinstalei o MAF após falha do mesmo.
Consumos: Registo mín. 5,93 e máx. 7,81; Normal estrada 6,2 e pequenos percursos/cidade a frio 7,1.
Veloc. máx. em recta (no instrumento) 165 k/h.
Notas: Adqurido em 3ª mão em 2005 c/ 88k. Tem-se revelado a melhor e mais fiável viatura que já tive (é o 9º).
Acresce ser o mais antigo e com maior quilometragem. Também o de uso menos intensivo (o que só desajuda o índice de falhas).

Cumpts.
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rickfree
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por rickfree »

nelson_graca Escreveu:Para o utilizador que perguntou o que era o filtro de ar do turbo.
Penso que seja só no td4
É um filtro do tipo de gasolina das motas ou até dos carros a gasolina feito de papel que se localiza por de trás do motor, normalmente fica esquecido... vou procurar uma imagem e colocar.
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Boas nelson_graça
O meu é o Di e tambem tem isso... todos os Free a diesel tem isso
Abraço
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por El Fuser »

rickfree Escreveu:
nelson_graca Escreveu:Para o utilizador que perguntou o que era o filtro de ar do turbo.
Penso que seja só no td4
É um filtro do tipo de gasolina das motas ou até dos carros a gasolina feito de papel que se localiza por de trás do motor, normalmente fica esquecido... vou procurar uma imagem e colocar.
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Boas nelson_graça
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Abraço

Boas.
Abri o capot do meu DI e procurei o tal filtro e nada.
Vim à NET e pesquisei sobre o tal filtro e nada.
Vi o manual do veículo pela net e nada.
Os DI não usam esse filtro até porque são de geometria fixa e usam wastgate.
O meu DI tem uma bomba de vácuo para sangrar combustível sempre que mudo de filtro de combustível ou possa ficar sem gasóleo, mas isso foi invenção minha.
Já agora, qual a diferença entre DI e TCIE???
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rickfree
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por rickfree »

boas eu vou tirar uma foto do meu Di para comprovar o filtro do meu Free
Abraço
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por Chorondus »

Que bela ideia. Aqui vai o meu contributo:

Modelo: TD4 2002
Km actuais: 152.500km
Manutenção: Revisão 10k em 10k.
Problemas de transmisão 4x4? Nada.
Problemas nas bomba as elétricas de combustivel? Acho que essa não...
Problemas de bomba injectora?Sim, trocada aos 120.000Km
Problemas de injectores? Não
Problemas tecto de abrir? Sim.
Infiltrações de água? Sim.
Relogio avariado? Não, mas acho que já tinha sido trocado pelo antigo proprietário.
Sobreaquecimento? Sim, 3 vezes, este ano troquei toda a tubagem da refrigeração, porque todos os anos era um tubo diferente e furar e a despejar o anticongelante.
Problemas de chassis? Não.

Outros problemas? Sim. Recuperação do sensor/switch do travão;A tranca da porta traseira, lado do condutor só abre ás vezes, a do lado do condutor só com a chave; O tecto de abrir, bom, deixou de abrir e já entrou água 1x); A luz interior começou a "perder" partes do botões;O radiador do óleo foi trocado;Mais, logo depois de o comprar, o free foi esteve na jipelandia, onde, como já partilhei em anteriores posts:
1) Trocou a cx de velocidades (automática) que morreu;
2) Trocou o viscoso;
4) sofagem reparada;
5) troca dos suportes do viscoso;
6) Recondicionamento do radiador;
Circula a 4x4? Sim sempre

Observações: Tenho-o comigo desde Julho de 2013 e tirando estes "pequenos problemas" é um carro fiável.... :D

Cumprimentos e divirtam-se!
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

rickfree Escreveu:
nelson_graca Escreveu:Para o utilizador que perguntou o que era o filtro de ar do turbo.
Penso que seja só no td4
É um filtro do tipo de gasolina das motas ou até dos carros a gasolina feito de papel que se localiza por de trás do motor, normalmente fica esquecido... vou procurar uma imagem e colocar.
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Boas nelson_graça
O meu é o Di e tambem tem isso... todos os Free a diesel tem isso
Abraço
Pois eu não tinha a certeza absoluta mas ficamos esclarecidos.
nelson_graca
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

El Fuser Escreveu:
rickfree Escreveu:
nelson_graca Escreveu:Para o utilizador que perguntou o que era o filtro de ar do turbo.
Penso que seja só no td4
É um filtro do tipo de gasolina das motas ou até dos carros a gasolina feito de papel que se localiza por de trás do motor, normalmente fica esquecido... vou procurar uma imagem e colocar.
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Boas nelson_graça
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Abraço

Boas.
Abri o capot do meu DI e procurei o tal filtro e nada.
Vim à NET e pesquisei sobre o tal filtro e nada.
Vi o manual do veículo pela net e nada.
Os DI não usam esse filtro até porque são de geometria fixa e usam wastgate.
O meu DI tem uma bomba de vácuo para sangrar combustível sempre que mudo de filtro de combustível ou possa ficar sem gasóleo, mas isso foi invenção minha.
Já agora, qual a diferença entre DI e TCIE???
Boas o filtro existe sim. Se fizeres uma busca no e-bay por kit de manutenção do free vais ver que esse filtro vem incluído no kit.
É um filtro de ar pequeno por de trás do motor o mesmo não tem qualquer referência da sua existência no manual.
El Fuser
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por El Fuser »

Pesquisei no eBay e não encontrei o kit com esse filtro só mesmo nos td4.
Há quem diga que os TCIE são os DI do ano 2000, versão ao qual ainda não possuo unanimidade mas no kit do DI estava o filtro de habitáculo coisa que os DI não usam.
nelson_graca
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por nelson_graca »

Uma coisa posso garantir no meu td4 está lá :D
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rickfree
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Re: Estudo de fiabilidade do freelander

Mensagem por rickfree »

ahahah o meu tambem la está :D nao sei porque mas ele está lá como poderão ver nas fotos :D
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