Quest por um FL

Discussão sobre Freelanders
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Bom dia a todos.

Sou novo por estas bandas, mas na pesquisa por um FreeLander acabei por dar com esta comunidade e com o que já aprendi neste fórum, não tinha como não me inscrever. Os meus parabéns pela prestabilidade, entreajuda e honestidade com que tratam dos mais diversos tópicos. :clap:

Bem, tal como diversos outros utilizadores, tenho-me debatido com as diversas propostas de Freelanders que existem no mercado (leia-se OLX e CustoJusto). O valor que pretendo dar é na casa dos 4000-5000€ para ter margem de manobra para a revisão inicial.
Procuro um 5 portas (com os eventuais gotejamentos que acarreta) para poder "prender" os pequenos nas suas cadeiras sem partir o costelado em manobras num 3 portas. :D É para dar umas voltas ao fds por estradões sem medo de partir o 308 Sport. Eventualmente um ou outro passeio mas é para estimar a topo. Tenho a garagem pronta para ele.
Há muitos FL no mercado mas ou estão num estado deplorável, ou são de 3 portas, ou apresentam histórias duvidosas.

Um deles é de um senhor que deixou de conduzir mas que tem as manutenções todas em ordem dado que foi ele que as fez! BOA! :cool:
Outro tem o carro impecável, tudo a funcionar, incluindo o 4WD... e nunca trocou o viscoso porque nunca lhe deu problemas. O FL tem 140.000Km. :eh:

Os que apresentam uma história minimamente credível têm valores altos... já nos 6K! Mas como o seguro morreu de velho... e já vi que houve pessoal daqui a levar altas banhadas...

Se tiverem conhecimento de algum jeitoso, estimado e "inteiro" apitem. Vou colocando aqui o que for encontrando de interesse para me darem a vossa opinião.

Um abraço.
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Quest por um FL

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Boa sorte na procura e vai colocando o que vai aparecendo para um gajo opinar :)

abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Boa sorte na procura e vai colocando o que vai aparecendo para um gajo opinar :)
Então cá vai o primeiro... já perguntei se estava tudo em ordem, diz que sim. Viscoso trocado em Março... será?
http://www.custojusto.pt/viseu/ligeiros ... d-20839767

Já agora, do 3 portas para o de 5 a única diferença é o comprimento e o tejadilho, certo? É que há muito mais escolha com 3 portas do que com 5. :crazy: Tou feito ao bife! - A Maria já se decidiu pelas 5 portas, não há volta a dar!
Última edição por Shurikata em 16 nov 2016 13:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Quest por um FL

Mensagem por Freepedro »

Boas!

É ilusão de óptica... São do mesmo tamanho! O mesmo se passa nos Discos 1 e RR Classic... apesar do nº de portas ser diferente, são todos do mesmo tamanho!!
Não tenho andado muito dentro dos valores mas por um Di de 99 que apesar de ter 150.000 parece-me um pouco puxado mas...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Sim, é um pouco e ainda por cima não consigo ter a certeza da dita substituição... vou ver se consigo um comprovativo da dita troca.

Não planeio pagar mais que 4500... dentro disto. Um menino destes com 170mil, desde que bem mantido aguenta-se bem, não?
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Quest por um FL

Mensagem por Freepedro »

Já os vi com 250.000 e optimos... infelizmente tb os há com 170 e miseráveis...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
FredySp
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 17
Registado: 06 set 2016 04:41
Land Rover: Freelander Td4 SE 2004
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por FredySp »

Olá!
Desde já lhe dou as boas-vindas ao fórum.
Em relação aos tamanhos, o de 3 portas parece-me ligeiramente mais largo que o de 5 portas, mas tal como disse o Freepedro, é ilusão de óptica!
Eu tenho um em casa estimado, inteiro e recomendável, foi a semana passada pôr um viscoso novo, entre outras obrinhas, a Espinho, por isso agora ainda está mais! Infelizmente, não está para venda! :D
Esse preço apenas se justificaria se o carro estiver em perfeitas condições, com revisão feita recentemente, e com o viscoso/diferencial/caixa de transferências acabados de rever/trocar. Pessoalmente, se fosse vender o meu, com 150.000Km, seria a um mínimo de 6.000€ sempre, porque está bem estimado, não tem amolgadelas e a mecânica foi agora toda revista... Quanto ao que referiu, acho que o melhor que tem a fazer é ir ver o carro, tentar levantá-lo e ver como estão as peças que referi.. Ou se conseguir, leve-o à Soluções Freelander, de certeza que o Sr. Avelino o consegue ajudar!

Neste jipe acho que a quantidade de quilómetros é relativa, até certo ponto, já que o que é realmente importante é ver se a mecânica do carro está em condições, porque senão de nada lhe vale estar limpo e a brilhar, se vai ter de gastar 500€ ou 1000€ a pô-lo seguro.
Boa sorte na procura!
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Bem hajam pessoal. Sim, terei de ter isso em consideração. Hoje um tipo tinha tudo tão impecável e estimado, viscoso num brinco... Até o meteu só com tração às frente e tudo para ficar mais fixe. Tá bem tá.

Já li que se pode levantar o carro e tal mas o que devo realmente testar para ver está lá tudo? Ah, e em condições, como é óbvio...
FredySp
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 17
Registado: 06 set 2016 04:41
Land Rover: Freelander Td4 SE 2004
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por FredySp »

Eu sou um pouco leigo nisto, mas o que eu faria era levantar o carro todo para ver se estão lá todas as peças, e depois de o baixar, ligá-lo e fazer manobras com ele, com a direcção no máximo... Se ao fazer isso ouvir estalar, as rodas prenderem, ou se sem acelerar o carro mal se mexer é mau sinal, significa que o viscoso já deu o que tinha a dar!
Avatar do Utilizador
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 381
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !
RTI: 0
Localização: Lisboa/Sintra

Re: Quest por um FL

Mensagem por Bmiguelpaiva »

Shurikata Escreveu:Bom dia a todos.

Sou novo por estas bandas, mas na pesquisa por um FreeLander acabei por dar com esta comunidade e com o que já aprendi neste fórum, não tinha como não me inscrever. Os meus parabéns pela prestabilidade, entreajuda e honestidade com que tratam dos mais diversos tópicos. :clap:

Bem, tal como diversos outros utilizadores, tenho-me debatido com as diversas propostas de Freelanders que existem no mercado (leia-se OLX e CustoJusto). O valor que pretendo dar é na casa dos 4000-5000€ para ter margem de manobra para a revisão inicial.
Procuro um 5 portas (com os eventuais gotejamentos que acarreta) para poder "prender" os pequenos nas suas cadeiras sem partir o costelado em manobras num 3 portas. :D É para dar umas voltas ao fds por estradões sem medo de partir o 308 Sport. Eventualmente um ou outro passeio mas é para estimar a topo. Tenho a garagem pronta para ele.
Há muitos FL no mercado mas ou estão num estado deplorável, ou são de 3 portas, ou apresentam histórias duvidosas.

Um deles é de um senhor que deixou de conduzir mas que tem as manutenções todas em ordem dado que foi ele que as fez! BOA! :cool:
Outro tem o carro impecável, tudo a funcionar, incluindo o 4WD... e nunca trocou o viscoso porque nunca lhe deu problemas. O FL tem 140.000Km. :eh:

Os que apresentam uma história minimamente credível têm valores altos... já nos 6K! Mas como o seguro morreu de velho... e já vi que houve pessoal daqui a levar altas banhadas...

Se tiverem conhecimento de algum jeitoso, estimado e "inteiro" apitem. Vou colocando aqui o que for encontrando de interesse para me darem a vossa opinião.

Um abraço.
Boas.
Indo direito ao assunto,e sem rodeios,foge de carros/vendedores com esse tipo de história,ou então aproveita o mote para bauxares o preco em 2000€.

Comprei um Freelander TD4 automatico em maio,no pretexto que o carro era do avô e deixou de guiar,muito estimado por fora,mas com umas surpresas na mecânica.
Já gastei cerca de 2500€ em reparações,e ainda tenho umas coisinhas a fazer.

Na minha opinião,eu comprei um de 3 portas,tenta experimentar o máximo de carros possíveis,Di,TD4,caixa manual e Automatica,para mim a caixa automatica faz muiiiiitaaaa diferença num Freelander,sendo que tu,como eu,usaras o carro de fim de semana visto que tens outrocarro,e em TT e transito a Steptronic e um luxo,e não te gasta muito mais diesel que o normal,o meu faz 7 aos 100km.

Qualquer dúvida manda mensagem aqui ou privada.
Cumprimentos
Boa sorte na procura.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Bmiguelpaiva Escreveu: Boas.
Indo direito ao assunto,e sem rodeios,foge de carros/vendedores com esse tipo de história,ou então aproveita o mote para bauxares o preco em 2000€.

Comprei um Freelander TD4 automatico em maio,no pretexto que o carro era do avô e deixou de guiar,muito estimado por fora,mas com umas surpresas na mecânica.
Já gastei cerca de 2500€ em reparações,e ainda tenho umas coisinhas a fazer.

Na minha opinião,eu comprei um de 3 portas,tenta experimentar o máximo de carros possíveis,Di,TD4,caixa manual e Automatica,para mim a caixa automatica faz muiiiiitaaaa diferença num Freelander,sendo que tu,como eu,usaras o carro de fim de semana visto que tens outrocarro,e em TT e transito a Steptronic e um luxo,e não te gasta muito mais diesel que o normal,o meu faz 7 aos 100km.

Qualquer dúvida manda mensagem aqui ou privada.
Cumprimentos
Boa sorte na procura.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Olá BMP (se me permites a redução de nick)

Nestes casos nem me chateio mais com a pesquisa. É seguir para outro. Se escondem uma coisa tão importante num FL como um sistema 4X4 funcional, imagina o que não vai lá dentro. Já vendi diversos carritos que fui tendo e acredita que sempre acima de valor de mercado simplesmente porque fui honesto em todas as vendas. Apontei todos os defeitos que eles tinham. A malta dizia que eu era maluco mas ao fim de 15 dias já tinha o carro vendido, muitas das vezes com lucro, unicamente porque o novo comprador sabe exatamente o que esperar.

Enfim, banhadas todos levamos e li os teus posts. É isso que tento evitar. O ultimo anuncio que contactei, o vendedor dizia que estava tudo 5*. Eu perguntei pelo viscoso... 5*. E a tração? 5*... até o metemos a puxar só à frente para poupar mais! :bolas:

Tenho um em vista por 3900. Não está novo por fora, creio que já viu uns passeios mas ao menos tem sido mantido na Soluções e no Bastos (info do vendedor). Se tiver comprovativos é um caso a pensar. A estética sinceramente é "arranjável" um risco aqui ou outro ali... Como diz o outro, já andei em pior e a pagar! :shh:

Abraço e bom fim de semana... hoje estava bom para lhe fazer um tratamento de pele com lama. :D
Avatar do Utilizador
Bmiguelpaiva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 381
Registado: 02 ago 2014 22:11
Land Rover: Nenhum,por enquanto !
RTI: 0
Localização: Lisboa/Sintra

Re: Quest por um FL

Mensagem por Bmiguelpaiva »

A história de tirar o veio de transmissão para poupar não passa disso mesmo,histórias.
O freelander tem a IRD,depois um veio de transmissão que liga ao viscoso e um novo veio de transmissão que liga ao eixo traseiro.....quando a massa do viscoso solidifica,ou cede a Ird ou o diferencial de tras,ou mesmo ambos,o que custa uns bons 1500€ a reparar.

Além disso o carro tem de levar sempre 4 pneus novos,para não criar diferenças de aderência entre ambos os eixos,e tugs nao tem dinheiro para substituir 4 pneus ao mesmo tempo,mas gosta de andar bem montado.

Riscos e mossas ira ter sempre,o meu também os tem.
Eu criei 3 topicos,2 sobre o meu carro,e um dos problemas mais usuais nos freelander,de uma vista de olhos,se tiveres dúvidas manda me mensagem.
Cumprimentos


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Bem hajas BMP.

Temos de andar sempre com atenção para evitar as banhadas...

Abraço
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Nova questão aos presentes... Em conversa com um vendedor sobre o viscoso, perguntei-lhe como estava antes de o ter trocado.
Em resposta tive:

"Ora... aquilo tem 2 partes, segundo percebi. A do lado do motor estava boa, a outra tinha um aro exterior desvulcanizado...daí ter sido trocado."

Como não tenho ideia da mecânica do dito, tive de vir aqui perguntar. É de fiar ou não?

Abraço
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por nelson_graca »

Esquece essa treta a unica maneira fiável de saber se tens o viscoso bom e levantar uma roda traseira e faze-la rodar com uma chave , se ela não rodar o viscoso está colado e se o viscoso está colado tens problemas certos na ird e pode ter também no dif traseiro. Ve no you tube pelos teste de vcu e ficas esclarecido também podes virar a direção toda para um lado e andar em círculo a ver se as rodas traseiras arrastam ou oferece muita Resistencia á manobra, se arrastarem... viscoso nas lonas .O que ele fala do desvulcanizado deve ser o contrabalanço

Viscoso 200 paus
Rolamentos uns 75 paus
Ird 500 - 600 paus
Fluido para ird e se calhar mudavas também da caixa e do diff para ver como está
Mão de obra..
Assim por alto
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por nelson_graca »

E atenção ao que se vende por a i que há uns artistas a vender ird em que tiram o pinhão de ataque e soldam lá um ferro fecham e montam a transmissão e quando vais a testar o viscoso roda que é um luxo mas também não tens tração a trás e pensas que levas tudo ok
Shurikata
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 15 nov 2016 17:44
Land Rover: RR P38A 1998
RTI: 0
Localização: Fundão

Re: Quest por um FL

Mensagem por Shurikata »

Pois, também já li sobre isso... DAMN!

E se tiver os comprovativos todos? É que até agora foi dos poucos com que não fiquei com a pulga atras da orelha. Particular, conhece relativamente bem o FL, tem comprovativos das operações, vende porque comprou um Defender...

Bem, vou fazendo mais umas perguntas para ver se o apanho na curva. Caso tudo esteja em ordem, merece uma visita.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por nelson_graca »

Esquece há muito dono de freelander que não faz ideia do que é um viscoso nem como funciona e muito menos como testar. O melhor é testares tu leva um macaco. Para teres uma ideia do ridiculo queo desconhecimento atinge quando comprei o meu free eu já sabia que tinha o viscoso colado mas o vendedor dizia que não e fomos falar com um mecânico oficial LAND ROVER que confirmou o bom estado, apesar de eu dizer que não estava.
Conclusão disse ao gajo que a ird estava partida e o viscoso colado ele insistia que não e disponibilizou-se para pagar a ird e o viscoso caso se confirma-se...
Pois temos pena pagou e depois foi bufar com o mecânico da LR
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por nelson_graca »

Shurikata Escreveu:Pois, também já li sobre isso... DAMN!

E se tiver os comprovativos todos? É que até agora foi dos poucos com que não fiquei com a pulga atras da orelha. Particular, conhece relativamente bem o FL, tem comprovativos das operações, vende porque comprou um Defender...

Bem, vou fazendo mais umas perguntas para ver se o apanho na curva. Caso tudo esteja em ordem, merece uma visita.
Muito sinceramente eu só confio em comprovativos de uma certa oficina cujo nome é reconhecido pelo mundo freelander.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Quest por um FL

Mensagem por nelson_graca »

Responder