TD4 - problema geometria variavel do turbo

Discussão sobre Freelanders
Responder
rlopes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 13 nov 2014 00:07
Land Rover: TD4 2000
RTI: 0

TD4 - problema geometria variavel do turbo

Mensagem por rlopes »

Boa tarde grupo.

Peço aqui ajuda para tentar resolver um problema com alguns anos no Free. (primeiras versões do TD4, ano 2000)
Aparentemente o sistema de geometria variável do turbo não está a funcionar correctamente, e como resultado o carro não tem potencia/binario a baixa rotação (<2000rpm), especialmente a subir em 4ª e 5ª ou nas recuperações.
Foi-me referido que ao arrancar o motor o servo da geometria deveria puxar imediatamente, devendo ajustar a geometria à medida que a carga/pressão vai subindo por forma a evitar a sobrecarga da admissão e consequentemente o safe-mode.
Quando arranco o motor isso não acontece. Conduzindo, não existe o silvo típico do turbo a partir das 1500rpm, existindo muito timidamente a partir das 1900rpm, aparentemente quando o motor gera escape suficiente para animar o turbo.
(acima das 2000rpm não se comporta mal)

Agora a parte do despiste do problema:
Após trocar tudo o que há para trocar, tubos de vacuo, medidor pressão (MAP), várias MAFs e electroválvulas de controle do turbo (solenoide), não consegui solucionar o problema.

Se ligar diretamente o circuito de vácuo ao actuador da geometria do turbo verifico que o mecanismo puxa imediatamente e se conduzir assim o desempenho em baixas é perfeito. Deduzo então que não é um problema de vácuo.
Deduzo portanto que o problema está da electroválvula para a frente ou no sinal que chega à mesma, pois dá para verificar (mesmo sem medição técnica) que a quantidade de vácuo depois da válvula obviamente não é a mesma e daí não accionar o mecanismo da geometria conforme referi atrás.

(curiosamente, se tapar o tubo de retorno, que tem o filtro na extremidade, o vácuo já "passa" e o mecanismo opera...)

Alguém ajuda em como medir se a centralina está a enviar o sinal correcto (creio que volts) à electroválvula?
Se não, poderá ser a centralina com avaria?
Alguém sabe quais os sensores que influenciam a electroválvula, ou seja o modo como a geometria do turbo vai ajustando?
Uma vez que já troquei praticamente tudo o que fazia sentido, trocar a centralina é complicado? (é necessário reprogramar, etc)
Algumas outras ideias?

Desculpem o longo post, mas desta forma sou mais preciso e até poderei ajudar outros com o mesmo problema ou a entender melhor como funciona esta parte importante do motor.

Se alguém conhecer alguma oficina que possa ajudar a diagnosticar, pf informe.

Obrigado

Renato
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

Re: TD4 - problema geometria variavel do turbo

Mensagem por cblopes »

Boas eu tenho um problema no meu isso é muito carvao na geometria liga o tubo que vem directo do vacou do carro a valvula do turbo wastegate liga o carro e da umas gazadas para obrigar a geo metria a mexer eu faco é ligo o carro depois é que vou e ligo o tubo e desligo para obrigar a geometria a mexer
Responder