Tecto de abrir Free 5p

Discussão sobre Freelanders
Responder
Acrux
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 nov 2016 19:44
Land Rover: Discovery, TD5, 2003
Freelander, Di, 2000
RTI: 0

Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Acrux »

Alguém sabe aonde reparar o tecto de abrir do Freelander de 5p?
É que falta para o meu free ficar como novo.
Ah, pormenor importante, vivo na região do Porto.
Obrigado

Acrux
Acrux
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 nov 2016 19:44
Land Rover: Discovery, TD5, 2003
Freelander, Di, 2000
RTI: 0

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Acrux »

Alô, ... alô ...
Está alguém em casa que me possa responder acerca do tecto de abrir?

Acrux
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 81
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0
Localização: Loulé- Algarve

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Chorondus »

Isto anda muito deserto.Acho que ficaram todos facebookianos zombies... ;)
Eu também tenho o tecto na lástima e ainda não encontrei a solução boa e barata.
E para continuar a ser calimero, acho que esta semana fiquei sem a caixa de velocidades (automática). Só consigo andar de marcha atrás... :bolas:
Acrux
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 nov 2016 19:44
Land Rover: Discovery, TD5, 2003
Freelander, Di, 2000
RTI: 0

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Acrux »

Felizmente essa ainda não me aconteceu.
Se me acontecesse mentalizava-me que teria de aligeirar a bolsa até ficar quase a flutuar e procurava na Sparkes and Sparkes para reparação da caixa de velocidades. Se fores da região do Porto deves conhecer, fica em Agrela, na estrada para Santo Tirso.
Na Jensen Laro Parts, http://www.jansenlarodemontage.nl/epage ... ANDRIJVING , tem uma à venda, parece usada, para o TD4. Ao preço indicado, "pesado" digo eu, acrescentaria mais cerca de € 75 para o transporte. Já fiz compras no site e pareceu-me de confiança.
Como desajeitadamente só sei solucionar as avarias com o trabalho remunerado de outros é o que me ocorre dizer.
Boa sorte na tua procura.

Acrux
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por BGomes »

Acrux Escreveu:Alô, ... alô ...
Está alguém em casa que me possa responder acerca do tecto de abrir?

Acrux
Boas.

Eu já reparei o meu, a maior dificuldade é mesmo sincronizar os mecanismos dos dois lados. Onde mandar fazer, isso não sei porque quase ninguém pega nisso :p

Qual é mesmo o problema?
Acrux
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 nov 2016 19:44
Land Rover: Discovery, TD5, 2003
Freelander, Di, 2000
RTI: 0

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Acrux »

Boas

O problema é:
De início o tecto só tinha o primeiro movimento, isto é, inclinava e recolhia a inclinação muito bem para voltar a fechar.
Quando pretendi efectuar o movimento seguinte, de abertura completa, o tecto só foi até uma posição intermédia. Além disso, não recolheu para a posição inicial.
Como o tempo ameaçava chuva ( isto aconteceu na Primavera) tive de forçar o fecho.
Depois disto acontecer, tentei accionar o primeiro movimento e resultou numa série de estalidos.
Em aventuras em que me meti para dar solução deu para perceber que o tecto tem um pouco de ferrugem mas que esta não me parece ser o impeditivo do bom funcionamento. Tem, pelo menos, um par de peças de plástico preto partidas, as que controlam a subida do protector do vento (suponho) quando se abre o tecto completamente. Poderá ter mais algum defeito mas que eu por falta de prática e compreensão do mecanismo não detectei.

O que fazer, como fazer e o que comprar (desde que não seja a unidade completa porque fica muito caro).

Obrigado
Acrux
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por BGomes »

Realmente, a estrutura metálica que está fixa ao vidro é das principais causas dos problemas, quer pela entrada de água, quer pela ferrugem que cai nas rodas dentadas do mecanismo. A juntar a isto, a falta de lubrificação.

O teu motor deve ter a roda dentada plástica danificada e dever ter também algumas peças que movimentam o mecanismo partidas. Eu cheguei a comprar as peças necessárias no ebay.

É um biscate jeitoso substituir as ditas e sincronizar tudo mas depois fica impecável.

Tinha um tópico com algumas fotos da reparação do motor mas já não encontro.
Acrux
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 nov 2016 19:44
Land Rover: Discovery, TD5, 2003
Freelander, Di, 2000
RTI: 0

Re: Tecto de abrir Free 5p

Mensagem por Acrux »

BGomes
Não vá comprar peças a mais ou de alguma ficar em falta, compro as que forem necessárias depois do tecto de abrir ser visto. E, claro, pago o tempo de trabalho.
BGomes, seria capaz de fazer esse trabalho ou conhece alguém que o faça?
Para mim seria óptimo.

Obrigado pela atenção.
Acrux
Responder