Evoque - Informações sff

Discussão sobre todos os outros modelos LR
Stylus13
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 19 mai 2014 21:05
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Evoque - Informações sff

Mensagem por Stylus13 »

Boa Tarde.

Não fiz a minha devida apresentação no site porque ainda não tenho nenhum mas estou a pensar comprar :)

Assim gostaria de obter algumas informações daquelas pessoas que já possuem um.

Evoque 2.2 Ed4 pure ou Evoque 2.2 Td4 pure nas portagens são classe 1 ou 2 ?
A manutenção é cara ( por exemplo em comparação a carro m#rc#des ? ) ?
A revisão anda para que preços ?
Os pneus normalmente de jante 18 quais são as medidas ?

Peço desculpa por fazer tantas perguntas , algumas delas já repetidas aqui no forum mas só encontrei coisas antigas de 2012.

Espero que me possam ajudar.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
JorgeSC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 09 dez 2012 22:47
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2640
RTI: 0
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por JorgeSC »

Boas,
A apresentaçao faz, de facto, parte da boa etiqueta... mesmo sem carro - Anda lá s:)

Andei á uns tempos a informar-me no concessionário, e o que ele me disse foi que a versao 4x2 é classe 1, e a 4x4 é classe 2! (apesar de, como sabemos, o condicionante para atribuiçao de classes ser ter menos ou mais de 1,10m á vertical do eixo dianteiro...mas a Brisa tem misterios insondáveis).

Sendo um carro novo, suponho que contas fazer a manutençao na marca - e aí sim é cara. Eventualmente mais cara que a correspondente na M#rc#d#s, para carro equivalente (GLK) - e em termos de fiabilidade, que me perdoem os caros consócios, mas gosto muito da marca alema.

Quanto ás restantes questoes :?? ...nem ideia.
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por sdo »

JorgeSC Escreveu:Andei á uns tempos a informar-me no concessionário, e o que ele me disse foi que a versao 4x2 é classe 1, e a 4x4 é classe 2! (apesar de, como sabemos, o condicionante para atribuiçao de classes ser ter menos ou mais de 1,10m á vertical do eixo dianteiro...mas a Brisa tem misterios insondáveis)
Não é propriamente um mistério, está explicado no site da Brisa:

"O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático»."

Foi uma lei feita à medida dos monovolumes. Curiosamente, o Evoque 4x4 inicialmente foi homologado como classe 1, mas por alguma razão a LAND ROVER foi obrigada a sujeitar o modelo a uma nova aferição e o Evoque passou a classe 2. Isto aconteceu, salvo erro, em Janeiro de 2012. Não sei se os Evoque vendidos antes dessa data também passaram a ser classe 2 ou se, como quando foram vendidos estavam homologados como classe 1, assim se mantiveram.
LGtd5
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 15
Registado: 31 jan 2014 22:54
Land Rover: discovery td5-1999
RTI: 0

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por LGtd5 »

Boa tarde.

Em relação às portagens no início é classe 2 e enquanto o evoque tiver o documento provisório é classe 2. Assim que chegar o documento único tem que se ir a brisa com o documento único e ter obrigatoriamente via verde e assim passa a ser classe 1. Sei disto pq um familiar chegado meu comprou um evoque e fez o que eu descrevi para ser classe 1.
A brisa tem destas coisas...

Um abraço
Stylus13
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 19 mai 2014 21:05
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por Stylus13 »

Agradeço desde de já todas as respostas.

Já fico esclarecido de algumas questões. Falta ver outras questões , estou habituado à marca alemã mas o Evoque é lindissimo no entanto preciso de analisar bem os prós e contras para não haver nenhuma desilução.

Gostaria de ouvir mais sobre quem possui esta maquina :)

Abraço
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por sdo »

LGtd5 Escreveu:Boa tarde.

Em relação às portagens no início é classe 2 e enquanto o evoque tiver o documento provisório é classe 2. Assim que chegar o documento único tem que se ir a brisa com o documento único e ter obrigatoriamente via verde e assim passa a ser classe 1. Sei disto pq um familiar chegado meu comprou um evoque e fez o que eu descrevi para ser classe 1.
A brisa tem destas coisas...

Um abraço
Não será um Evoque 4x2?
LGtd5
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 15
Registado: 31 jan 2014 22:54
Land Rover: discovery td5-1999
RTI: 0

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por LGtd5 »

Boa noite.

O caso em que falei era um 4x2, desconheço como é para os 4x4.

Um abraço
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por paulo jorge »

Stylus13 Escreveu:Agradeço desde de já todas as respostas.

Já fico esclarecido de algumas questões. Falta ver outras questões , estou habituado à marca alemã mas o Evoque é lindissimo no entanto preciso de analisar bem os prós e contras para não haver nenhuma desilução.

Gostaria de ouvir mais sobre quem possui esta maquina :)

Abraço
por aqui não te vais safar.
acredito mais que se fores aos grupos ingleses no Facebook a procura de opiniões encontres o que precisas saber.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
JorgeSC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 09 dez 2012 22:47
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2640
RTI: 0
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por JorgeSC »

paulo jorge Escreveu:
Stylus13 Escreveu:Agradeço desde de já todas as respostas.

Já fico esclarecido de algumas questões. Falta ver outras questões , estou habituado à marca alemã mas o Evoque é lindissimo no entanto preciso de analisar bem os prós e contras para não haver nenhuma desilução.

Gostaria de ouvir mais sobre quem possui esta maquina :)

Abraço
por aqui não te vais safar.
acredito mais que se fores aos grupos ingleses no Facebook a procura de opiniões encontres o que precisas saber.
:)
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por Freepedro »

LGtd5 Escreveu:Boa noite.

O caso em que falei era um 4x2, desconheço como é para os 4x4.

Um abraço
Boas!

Nos 4x4 é classe 2 ponto. Nada a fazer para mudar...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
joaopsr
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 06 mai 2013 15:24
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1996
RR Evoque si4 2011
RTI: 0
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por joaopsr »

Evoque é comigo! LOL

Epá, o carro é lindo, ponto final!

Sobre o ed4/sd4 pouco te posso dizer, porque o "je" tem a versão si4 (gasolina). Desse, posso dizer-te maravilhas em tudo, excepto no consumo... É, digamos,impróprio para cardíacos... na melhor das hipóteses.
Penso que a versão ed4 seja de 150cv e a sd4 de 190, correcto?
Se assim for, embora não tenha experimentado nenhum deles, penso que seja de evitar a versão mais fraca... O carro é muito mais pesado do que parece.

Quanto aos pneus, também não te posso ajudar... os meus são 245/45/20, e custam uma pequena fortuna cada um. Manutenções também ainda não sei, mas quando levar a facada posso fazer o update... Enquanto estiver na garantia tem mesmo de ser na marca.

Quanto a portagens, penso que não há mesmo nada a fazer... tracção integral=classe 2 :(
joaopsr
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 06 mai 2013 15:24
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1996
RR Evoque si4 2011
RTI: 0
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por joaopsr »

Só como "mini-update", tive uma surpresa agradável quando fui pagar as passagens nos pórticos da A22... Passou como classe 1! (a minha versão é 4x4 e nas portagens "normais" passa sempre como classe 2) :D
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por tiago_silva »

Tracção integral = classe 2, onde é que vocês viram isso???
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por Marco »

tiago_silva Escreveu:Tracção integral = classe 2, onde é que vocês viram isso???
É mesmo assim. O Evoque 4x2 vem homologado para Classe1 e o 4x4 para classe 2...

Vá-se lá perceber a lógica desta gente...
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por tiago_silva »

Ah, ok! No evoque... Pensei que estavam a falar no geral. lol
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
joaopsr
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 06 mai 2013 15:24
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1996
RR Evoque si4 2011
RTI: 0
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por joaopsr »

Marco Escreveu:
tiago_silva Escreveu:Tracção integral = classe 2, onde é que vocês viram isso???
É mesmo assim. O Evoque 4x2 vem homologado para Classe1 e o 4x4 para classe 2...

Vá-se lá perceber a lógica desta gente...
Sim, mas é um bocado incoerente... Não sei se reparaste no que escrevi acima: COm o meu, que é tracção integral, nas portagens "normais" sempre paguei classe 2 mas nos pórticos da A22 passou como classe 1...
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por tiago_silva »

Mas Portugal é o pais das incoerências. Por isso nada de anormal. lol
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por Marco »

joaopsr Escreveu:
Sim, mas é um bocado incoerente... Não sei se reparaste no que escrevi acima: COm o meu, que é tracção integral, nas portagens "normais" sempre paguei classe 2 mas nos pórticos da A22 passou como classe 1...
Sim, tinha lido. A atribuição da classe nos pórticos não é apenas pela matrícula, mas também por uma estimativa de volume. Há uns tempos atrás houve umas pessoas que reclamaram porque lhes foi cobrada uma classe superior, pois levavam bicicletas no tejadilho dos carros.

Penso que nestes casos, e quando não conseguem determinar a classe pela matrícula, devem atribuir classe 1, para não prejudicar os 4x2 que corriam o risco de serem taxados como classe 2.

Não sei, digo eu :D
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por Mário Antão »

Não há nada a estranhar. Apenas tenho um nome para o que se passa nas portagens em Portugal:
"Xulice" :B
Imagem
Avatar do Utilizador
BPC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 240
Registado: 15 jan 2013 20:01
Land Rover: Discovery 300 Tdi 5 Portas
Sócio LCP: 2849
RTI: 0

Re: Evoque - Informações sff

Mensagem por BPC »

Uma curiosidade, no livrete do Evoque menciona se é 4x2 ou 4x4? Como sabem distinguir qual é classe 1 ou 2? Ou o 4x4 é mais alto?
Responder