Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers

Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 2:10 am

Em Janeiro de 2012, após ter estado 1 ano á procura, finalmente encontrei um Range Rover suffix A, o "Coronel Mostarda". Não queria acreditar, tal que não preguei olho nessa noite, para que logo de manhãzinha pudesse ligar para o stand, para saber mais informações sobre o jipe. Logo no dia, fui la ver o carro.

Imagem

Imagem

Imagem

O prognóstico não era bom, principalmente porque eu tinha que convencer o meu pai a deixar me comprar o carro. O Range tinhas podres em todos os seus pontos fracos, de interiores, parecia uma desgraça.
Mas, quando se vai comprar um RR, ha que reparar nos detalhes, foi ai que eu vi que o carro estava muito original e que muitas das peças podiam ser salvas.
O tablier intacto, sem furos, telefonia de origem, volante de origem, bancos da frente originais e não em estado lastimavel, etc... Havia muita coisa boa e reaproveitável.

Por 1800 euros, o carro era meu. O meu pai ao ínicio ficou reticente, mas no final até achou piada :)
Este Range, além de ser dos primeiros,foi em 1972 que eles começaram a vir para portugal, penso que não ha nenhum anterior a a 72, nacional.

A minha ideia era dar um restauro do qual eu poderia ficar orgulhoso do carro, principalmente, porque merece. Pelo minha grande paixão por automóveis e pela mecânica, decidi ser eu a levar a cabo o restauro e não deixá lo a outra pessoa. Mesmo com muito pouca prática de mecância, só com alguns livros e tal, lá começei. Fui tirando umas peças, documentado tudo ( de tal forma que tenho muitas fotografias)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ao final de uns tempos, o jipe estava totalmente despido de interiores, apenas faltando a cablagem, o forro do tecto e pouco mais. Aproveitei tambem para retirar os farois e grelha.
Como não tinha espaço adequado, nem ferramentas. E sendo que o conheçimento que tinha de mecânica era reduzida, decidi ir trabalhar para uma oficina aos sábados, para aprender umas coisas :P
Fui comprando peças, tendo ja gasto 3000 euros em peças, ficando me a faltar menos coisas. Consegui adquirir peças que muitos não conseguem e que iram tornar este Range Rover, como um dos melhores exemplares originais a rolar.


Entretanto, nunca mais conseguia por o Range na oficina que inicialmente tinha pensado.
Até que um dia falei com o Paulo Jorge acerca de por o Range a trabalhar. Ele veio ca ter a casa e foi praticamente á 1ª que pos motor a rolar. Gostei muito da forma como trabalha, o Paulo :) tal que percebi tudo o que fizemos nesse dia e posso dizer que fiquei a perceber melhor o v8.

Antes do verão de 2012, falei com o Paulo sobre os carburadores, desmontamo los, limpei os, e agora ja estao prontos para voltarem a ser "novos"!
tambem tratei do colector de admissão.
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 2:43 am

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Era mais do que óbvio o que tinha de ser feito, lá ganhei coragem e perguntei ao Paulo, se podia por o Coronel no atlier dele. Felizmente o Paulo é 5 estrelas e certamente ficou feliz com a ideia :) E eu também.
Estamos neste restauro juntos, do qual eu tenciono tirar o máximo proveito e aprender a trabalhar como deve de ser, os livros não chegam! E um engenheiro que não sabe mexer na massa, para mim não serve.
Do ponto de vista do Paulo ( espero que ele se manifeste :lol: ) suponho que seja pela paixão pela LAND ROVER e por ser algo novo em que se trabalha em equipa. (Espero que isto no dê muitas dores de cabeça Paulo!)

Dia 02 de Novembro de 2012

O coronel sai á rua :)


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Paulo, foi apartir daqui que o "coronel Mostarda" passou também a ser um projecto teu.. Quando quiseres acrescentar alguma coisa, algum detalhe, trabalho efectudao, a efectuar, etc... acrescenta! :)

Sábado, dia 03 de Novembro de 2012 ( com a participação de Luis Claro)
Foi desmontado o forro do tecto, que está impec para a idade que tem. Vai ser aproveitado.
O motor e a caixa sairam, bem, como alguns componentes do motor como o radiador, o expansion tank. Faltando só tirar a cablagem toda do compartimento do motor, o servo freio e tubagem, a bomba de embraiagem principal e tubagem, e mais alguns detalhes. (ficou pouca coisa no compartimento).
Retirámos também alguns paineis do habitáculo, o tunnel que fica por cima da caixa, o painel do chao da zona do banco de tras, o upper tailgate, o capot, o painel que esta a frente do radiador que contem o numero de série.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Note-se o calcário na bomba de água, por incrivel que pareça havia mesmo cristais... Alguns micro organismos também, certamente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Nunca me diverti tanto assim, foi um dia fantástico, além de que depois no final quando anoitece e é hora de ir para casa, é sempre dificil de parar de trabalhar..
Os três gambuzinos, o mestre mecânico, e os 2 aprendizes! :)

Obrigado Paulo e Luis ( espero que hajam mais dias dias destes!!)
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaomendonca » terça nov 06, 2012 3:34 am

nicely done :cool:
Avatar do Utilizador
joaomendonca
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 252
Registado: sexta abr 22, 2011 7:44 pm
LandRover: LR Discovery 300 Tdi '94
Sócio LCP: 3652
RTI: 701

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor Rider » terça nov 06, 2012 8:36 am

:clap: :thumbup: : signgoodjob: :thumbup: :clap:
"Quem em pequeno brincou com lego e gostou em grande compra um DEFENDER"
Avatar do Utilizador
Rider
master TT
master TT
 
Mensagens: 1203
Registado: terça nov 29, 2011 2:28 pm
Localização: Algarve
LandRover: Defender 90
Sócio LCP: 2563
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor Jgouveiakt » terça nov 06, 2012 1:16 pm

wow!
quero acompanhar a par e passo este restauro.

vão colocando fotos e descrição dos trabalhos... muito louco!

boa sorte
Toda a aventura em "No Trilho da"
Avatar do Utilizador
Jgouveiakt
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 196
Registado: quinta Oct 25, 2012 9:48 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Discovery II TD5 automático 1999
Sócio LCP: 2608
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor luisalves » terça nov 06, 2012 1:41 pm

Boa sorte para este trabalho.

O Paulo é 5 estrelas, trabalha bem e conheçe muito bem estas maquinas.

Abraço e boa sorte, vai postando novidades
Avatar do Utilizador
luisalves
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 445
Registado: domingo ago 07, 2005 5:50 pm
Localização: Povoa de Santo Adrião / Lisboa
LandRover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor catia_hingis » terça nov 06, 2012 1:58 pm

Vou seguir a par e passo esse restauro, não fosse o RR 3.5 tão especial para mim...! Glu, glu, glu, glu....aiii que saudade :driving:

Tenho a certeza que estes próximos tempos irão marcar a tua vida, pois não há nada mais fantástico do que ver renascer aquilo que tanto gostamos! FORÇA :D
Para muitos isso nem um carro é. Para mim é uma força da natureza :D
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio
Imagem
http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
Avatar do Utilizador
catia_hingis
master TT
master TT
 
Mensagens: 1487
Registado: quinta mar 17, 2011 1:23 pm
LandRover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996
Sócio LCP: 2268
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 2:56 pm

luisalves Escreveu:Boa sorte para este trabalho.

O Paulo é 5 estrelas, trabalha bem e conheçe muito bem estas maquinas.

Abraço e boa sorte, vai postando novidades


É mesmo Luis ;)

O próximo passo vai ser a cablagem, a tubagem e o depósito de combustivel

Um abraço!
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 2:58 pm

catia_hingis Escreveu:Vou seguir a par e passo esse restauro, não fosse o RR 3.5 tão especial para mim...! Glu, glu, glu, glu....aiii que saudade :driving:

Tenho a certeza que estes próximos tempos irão marcar a tua vida, pois não há nada mais fantástico do que ver renascer aquilo que tanto gostamos! FORÇA :D
Para muitos isso nem um carro é. Para mim é uma força da natureza :D



:) É um icon na história automóvel! Intemporal.
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 2:59 pm

Obrigado a todos pelos comentários! :)

Seguem-se mais novidades dentro de alguns dias.

Cumprimentos a todos
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor ManuelFRSilva » terça nov 06, 2012 3:16 pm

Muitos Parabéns....

Grande Abraço,
Manuel
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 762
Registado: sexta ago 24, 2012 3:30 pm
Localização: Braga
LandRover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor luís Claro » terça nov 06, 2012 3:26 pm

Epah,

Então cá vai a minha posta! :) Também me diverti imenso neste dia, não fosse a minha paixão pelos LR's e Clássicos. Trabalhar com o Paulo....não tenho palavras... Muita paciência ele tem para a gente e depois deste restauro ainda devemos ter de lhe oferecer umas férias..xD ahah

É com todo o gosto e mais algum, que te ajudo no restauro. Mesmo o RR não sendo meu, poder participar num restauro como este é indescritivel.

Enfim, um restauro que vai encher capas de revista, vais ver! ;)
Os meus cumprimentos,

Luís Claro,
http://www.landroverclassics.pt.vu
Avatar do Utilizador
luís Claro
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 249
Registado: quarta ago 10, 2005 4:52 pm
Localização: Lisboa/corroios
LandRover: LAND ROVER Discovery 94
Sócio LCP: 762

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 4:11 pm

:) Obrigado Ursino.

És sempre bem vindo!
Camurso
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor OUTLANDER » terça nov 06, 2012 5:39 pm

: signgoodjob: parabens pelo fantastico trabalho continuem e nunca desistam esse RR e uma reliquia , deve ser fascinante restaurar um LAND ROVER , um dia gostaria de fazer o mesmo , e preciso mt coragem , empenho , e força acima de tudo força de vontade de fazer renascer esta grande maquina .
vou seguir atentamente :cool:
landabraço
Avatar do Utilizador
OUTLANDER
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 385
Registado: quinta Oct 06, 2011 3:04 pm
Localização: FELGUEIRAS
LandRover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 1995
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor filipeconceicao » terça nov 06, 2012 6:12 pm

Bom trabalho estão a fazer nesse range ,logo que possam tirem mais fotos ,gostava de acompanharam esse restauro,um abraço
filipeconceicao
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 145
Registado: segunda mai 07, 2012 10:09 pm
LandRover: LAND ROVER discovery 200 tdi
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor nuno.1 » terça nov 06, 2012 6:29 pm

Este é o tipo de tópico que dava um livro ou um documentário.

Força aí!

:ok:
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
 
Mensagens: 4381
Registado: sexta mar 16, 2007 12:19 am
Localização: Guarda
LandRover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor ricardoporta » terça nov 06, 2012 6:37 pm

:clap: só pode ser paixão!
Força nessa aventura!
CumprimenTTos,

Ricardo Porta
LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - LAND ROVER Discovery 200Tdi - 1993

ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
ricardoporta
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 115
Registado: segunda jun 28, 2010 4:00 pm
Localização: Santa Cruz
LandRover: LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - Discovery 200Tdi 1993
Sócio LCP: 2432
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor joaocarvalho287 » terça nov 06, 2012 6:39 pm

Tentando responder a todos,
É sem dúvida um projecto que recorre a muito empenho e coragem, especialmente em preserverança! Vai ser levado a cabo até ao último parafuso e acho que eu e o Paulo estamos á altura do desafio.

Vou fazer o meu melhor para que este restauro seja bem documentado, tenho muitas fotografias. Não as posso por todas senão também se tornava muito enfadonho. Estou a fazer isto da maneira em que todos possam participar e contribuir com reparos e opiniões :)

Fotos e mais desenvolvimento está para breve.

Espero que sim Nuno, por um lado era da forma que mais pessoas tomassem, estas iniciativas.

Obrigado a todos.
Com os melhores cumprimentos,
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
Avatar do Utilizador
joaocarvalho287
master TT
master TT
 
Mensagens: 1599
Registado: quinta jan 19, 2012 8:38 pm
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547
RTI: 0

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor paulo jorge » terça nov 06, 2012 9:32 pm

pela minha parte tenho muito pouco a acrescentar.

fico satisfeito por ter sido escolhido pelo joão para pegar num range rover tão carismatico e especial pois penso que não será para todos, por outro lado tambem recai para mim uma enorme responsabilidade de levar a cabo um projeto que possivelmente só esta ao nivel de grande oficinas de restauro mas já o disse pessoalmente ao joão que tudo farei para lhe proporcionar o melhor que tenho para dar e tornar o sonho realidade.

e tambem conto que com este restauro, seja a rampa de lançamento para outros land rovers .




nuno.1 Escreveu:Este é o tipo de tópico que dava um livro ou um documentário.

Força aí!

:ok:

NUNO ira dar mas não por cá pois por aqui não se dá tanta importancia assim a este tipo de trabalho o que é uma pena.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-passeios-organizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
 
Mensagens: 3361
Registado: quarta mai 17, 2006 10:07 pm
Localização: MAFRA
LandRover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Re: Restauro RR 1972 "Coronel Mostarda"

Mensagempor JCRibeiro » terça nov 06, 2012 9:46 pm

:cool:
:cool:
:cool:
:cool:
:cool:
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
viewtopic.php?f=19&t=18034&p=200483#p200483
jcr1717@gmail.com
Avatar do Utilizador
JCRibeiro
master TT
master TT
 
Mensagens: 1152
Registado: quarta dez 06, 2006 1:52 pm
Localização: Pt - VN de Famalicão/ Ch - Neuchâtel
LandRover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0

Próximo

Voltar para Restauros



Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado