Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers

Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » terça ago 18, 2015 8:42 pm

Boas Landmaniacos como eu!

Em primeiro lugar gostava de dizer que este Series, foi comprado ainda antes de eu ter carta, bem antes, e foi o 1º carro que eu conduzi... Não sei precisar o ano, penso que veio em 1996, portanto com 14 anos.
Lembro-me que para o conduzir a primeira vez achava o carro enorme, deixei o ir abaixo logo 3x seguidas, era uma criança... Mais tarde, o carro foi pintado, e foi retirada uma janela lateral que ele tinha... não sei porquê.

Entretanto a vida vai correndo, vamos tendo outros carros, e o Series infelizmente foi ficando para trás, mais ainda quando fui para a Faculdade, e comprei uma Navara D22Y nova em 2002, e Polo 1.4 TDi em 2006 para andar todos os dias, e o Series, foi ficando para trás. Mais adiante veio 1 Range para substítuir o que capotei na A8, que usei para ir à pesca, e em 2007 veio uma Navara D40 para se juntar à D22Y.

Com isto tudo o Series foi ficando para trás, e quando comecei a trabalhar e a tirar o mestrado a noite, o tempo era ainda menos... Veio um MG TF também para andar no verão...
Resumindo o Series, ficou parado 10 anos quase, alguns ao sol, mas os últimos na Garagem...

Entretanto foi-se o Range, e agora de férias, tive e tenho alguns dias para por algumas coisas em ordem na garagem...
Lembrei-me de ver se o Series pegava... E sim.. Pegou quase à primeira.. nem eu esperava outra coisa :)

Depois claro pensei em lavá-lo, e voltar a arrumá-lo na garagem.. Mas o vício LR é tremendo, e o bixinho voltou a atacar...

Vamos às imagens...
Como ele estava após 10 anos a dormir

Imagem

Imagem

Imagem

O motor tinha algumas peças com ferrugem...

Imagem

Imagem

Mecanicamente verifiquei logo 3 problemas de ínicio.. não são graves, mas afligem...

- As Rodas estão coladas,
- Master Cilinder da Embraiagem não está a 100%, perde pressão...
- Tubo da água a pingar.

Esteticamente.. após o lavar deparei-me :

- Pintura queimada,
- Pára-choques com falhas de tinta,
- Molduras dos faróis também,
- Tablier rachado
- Banco Rasgado
- Falhas de Tinta no Tampão da Gasolina
- Etc

Ora, parece que o que era apenas para ser uma lavagem se tornou num mini-restauro.
Não chamo ao que estou a fazer um Restauro, porque para mim um restauro é desmontar um carro peça a peça e pô-lo novo. A minha ideia é apenas melhorar o que conseguir nas férias, ou seja, em pouco tempo, e gastar o mínimo, não posso agora estar a despender, 1 ano para o arranjar eu , ou gastar 15 ou 20 000€ para o colocar novo. Portanto o meu objectivo é colocá-lo com bom aspecto, ir ao mecânico fazer uma revisão boa, e ir à inspeção e desfrutar do resto do verão com ele e depois ir a alguns passeios...

A primeira coisa que fiz foi lavá-lo
Imagem

Depois veio uma Polidela, com máquina orbital, nova lavagem e claro o enceramento para proteção.
Imagem

Imagem

Imagem

Aqui já começava a voltar a sí

Imagem

Depois parafinei a parte debaixo toda..

Imagem

E desmontei algumas partes do motor, que estavam piores e dei uma pintura meio a "fugir"

Imagem
Editado pela última vez por tiagoseries3 em terça ago 18, 2015 9:19 pm, num total de 1 vez.
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » terça ago 18, 2015 8:48 pm

Depois pensei..
"Bem se vim até aqui, vamos por partes, e vou fazendo algumas coisas para melhorar o que está pior agora que o poli"

E passei para a pintura do Pára-Choques, grelha e Moldura dos Faróis,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois tornei a montar tudo... Aqui o resultado começava-me a animar, e começava a imaginar já o Landinho em toda a sua glória com mais algum esforço meu :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De seguida pintei a tampa do depósito

Imagem

Imagem

Sempre com a ajuda dum cafezinho xD

Imagem
Editado pela última vez por tiagoseries3 em terça ago 18, 2015 9:24 pm, num total de 2 vezes.
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » terça ago 18, 2015 9:01 pm

Aqui está o tubo que está a deixar sair água...

Imagem

Tentei apertar e mudar a braçadeira de sítio mas pinga na mesma...

Foi tempo no Domingo de ir a Paddock parts, e encomendei algumas peças ( muitas ) ... :D incluindo os tubos todos novos, bomba de água, tampa de radiador etc... Quando vierem o Landinho vai para a oficina fazer isto e rever TUDO, fluidos, por massa nas trasmissões, rever tudo para ir a inspeção e andar sem dar chatices. :)

Ora , foi tempo de proseguir...
Uma coisa que me irritava, era o tablier já todo cheio de cortes... foi tempo hoje de resolver essa situação.. mas uma situação leva a outra, para o tirar tirei o Hard-Top, a porta traseira, o pára-brisas, e como tal... fiz mais coisas do que pensava...

Aqui já em modo "Rambo", e já com pó depois de todas as voltinhas que já dei com ele lol

Imagem

Imagem

Foi tempo de tratar do portão traseiro que estava a começar a ficar ferrugento ... custou mas acho que nao ficou nada mal :)

Primeiro o puxador

Imagem

A porta estava muito má mesmo por dentro

Imagem

Descasquei a tinta toda com ajuda de uma faca, depois lixa, levou primário, e tinta, várias demãos.

Imagem

Sempre com o cafezinho

Imagem

Resultado final :)

Imagem
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » terça ago 18, 2015 9:08 pm

Mais uma "pulga" que me fazia MUITA comixão, o Tablier estava horrivel fruto dos anos, do sol...
Decidi hoje ir tratando dele, enquanto a tinta ia secando..

Aqui dava para ver como estava

Imagem

Imagem

Imagem

Que trabalheira, a napa velha parecia pedra

Imagem

Imagem

Antes de colocar a napa nova, lixei a parte metálica, aparelhei e pintei

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui já montado

Imagem

Amanhã tou a pensar fazer 2 almofadas para trás, já alguem fez bancos para trás corridos?!
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Zédafigueira » terça ago 18, 2015 10:30 pm

Excelente ideia. Parece não ter o amortecedor da direcção. E já agora, por precaução, manda verificar o radiador, deve estar cheio de barro. Cumprimentos
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 83
Registado: sexta dez 30, 2011 1:35 am
Localização: Figueira da Foz
LandRover: Série III, de 1980
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor ricardoporta » terça ago 18, 2015 10:45 pm

Vício do bom,,,,
Bom trabalho!
CumprimenTTos,

Ricardo Porta
LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - LAND ROVER Discovery 200Tdi - 1993

ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
ricardoporta
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 115
Registado: segunda jun 28, 2010 4:00 pm
Localização: Santa Cruz
LandRover: LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - Discovery 200Tdi 1993
Sócio LCP: 2432
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor hugocvaz » terça ago 18, 2015 11:03 pm

está a ficar bem porreira !!!
força nessa lavagem:)
Avatar do Utilizador
hugocvaz
master TT
master TT
 
Mensagens: 2732
Registado: sexta jun 16, 2006 3:50 pm
Localização: Aveiro
LandRover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor the_fly » quarta ago 19, 2015 9:07 am

Isso é que é gosto pelo serie, vai ficar impecavel com certeza|!!!
the_fly
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 171
Registado: quinta nov 27, 2014 8:16 pm
LandRover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 1995
LAND ROVER Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 3194
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Marco » quarta ago 19, 2015 9:29 am

Lavagens dessas é que o povo gosta!

Continua o bom trabalho!

Abraços
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
master TT
master TT
 
Mensagens: 2425
Registado: quarta ago 03, 2005 1:04 pm
Localização: Aveiro
LandRover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » quarta ago 19, 2015 6:20 pm

Pois é hoje foi dia de continuar no LAND...
Em primeiro lugar eu sei que os frisos e o pára-brisas são Galvanizados, mas já tinham sido pintados pelo Ex-Dono, e eu não queria estar a tirar frisos pelo que escolhi entre Pintar, ou deixar estar feio, a opção de pintar... e estou muito contente... Hei de galvanizar quando restaurar o carro...

Hoje ainda consegui fazer o que me tinha proposto, pintar as hastes das escovas, a bola de reboque, 2 bancos para a traseira, e alcatifar a caixa, uma vez que não tinha lá nada... ADORO O RESULTADO :)

O pára-brisas estava muito feio
Imagem

Imagem

Imagem

Primeira camada de Primário em cima
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Passei depois aos frisos ...

Também estavam horríveis. Alguém os pintou de vermelho, e mais tarde de cinzento...
Imagem

Imagem

Já tenho piscas e farolins a caminho do UK :)
Imagem

Imagem

Resultado Final

Imagem

Imagem

Isto também estava uma desgraça , aproveitei para pintar, depois meto o resultado final

Imagem

Imagem

Continuando porque quem faz por gosto não cansa :D Passei aos bancos para trás... 2 de Metro... E falta-me outro

1º A Pensar na coisa... Usei madeira, napa, esponja 6cm, 1 agrafador industrial, cola, tesoura
Imagem

Imagem

Imagem

Enquanto a coisa ia, fui ver da alcatifa para o chão :)

Imagem

Imagem

Imagem

E ainda deu para pintar a bola de reboque também...

Imagem

E pronto , agora está assim...

Imagem

Imagem

Que acham?!
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Sarilhos » quinta ago 20, 2015 12:37 am

Excelente trabalho,
que tinta usas-te ?
Sarilhos
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 39
Registado: segunda Oct 13, 2014 11:30 pm
LandRover: Range Rover TurboD VM 1990
Sócio LCP: 3035
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor the_fly » quinta ago 20, 2015 9:12 am

Está a ficar um trabalho impecável!!!
the_fly
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 171
Registado: quinta nov 27, 2014 8:16 pm
LandRover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 1995
LAND ROVER Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 3194
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor FLG » quinta ago 20, 2015 9:19 am

: signgoodjob: tiagoseries3

por acaso não quer "lavar" um magnifico Disco 300 :sing:

:D
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
 
Mensagens: 24071
Registado: sábado ago 06, 2005 9:26 am
Localização: Viana do Castelo
LandRover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor pponcio » quinta ago 20, 2015 10:32 am

Parabéns! :clap:

Altamente o serie!

Abraço
pponcio
caloiro TT
caloiro TT
 
Mensagens: 6
Registado: sexta mar 20, 2015 11:26 pm
LandRover: Discovery 1 300Tdi 1997
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Oviajante » quinta ago 20, 2015 11:01 am

Parabens Tiago,

Excelente lavagem, quando se gosta tudo se consegue.......

Comp Lands
Avatar do Utilizador
Oviajante
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 243
Registado: sexta mai 10, 2013 8:55 pm
Localização: Algures pelo Mundo
LandRover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor fpniva » quinta ago 20, 2015 2:44 pm

Quem me dera ter tempo a paciencia para fazer uma lavagem dessas :)

Parabéns, belo trabalho :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
fpniva
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 41
Registado: quarta set 24, 2014 1:48 pm
LandRover: Discovery 300TDI 1995
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » sexta ago 21, 2015 2:15 pm

Continuando a "lavagem"

Faltava claro está o Hard-Top. Não estava nada bonito ..
Por dentro falta de tinta, ferrugem.. por fora,muito Musgo, sim musgo lol :S

Imagem

Primeiro começei com uma lavadela, por dentro e por fora...

Imagem

Por dentro estava assim :S

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após lixar lixar lixar e lixar , começar a tratar da "coisa"

Imagem

Continuando

Imagem

Primeira demão
Imagem

Segunda
Imagem

E agora acabá-lo para a semana ou assim
Agora vou fazer mais algumas coisinhas nele mais "importantes" :D que hoje foi natal :D

Imagem

Imagem
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Ribas27 » sexta ago 21, 2015 5:36 pm

Like! :thumbup:
Avatar do Utilizador
Ribas27
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jul 27, 2015 1:00 am
Localização: Albarraque
LandRover: Discovery I 200 tdi 1993
Discovery II td5 2000
Sócio LCP: 3344
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor tiagoseries3 » sábado ago 22, 2015 1:17 pm

Ontem foi daqueles dias que mais valia estar quieto..
Apesar de eu ter conhecimentos de mecânica, queria deixar a bomba de água para o mecânico, para que se existissem problemas ele resolver.. Mas como queria tratar da ventoinha e mudar os tubos da água, pensei ... "bem que se lixe vou trocar a bomba de água também"...

Comecei por colocar WD40 , deixei actuar nos parafusos e vai de tirar tudo o que precisava incluindo a correia, a ventoinha, etc...

Imagem

Imagem

Imagem

Nova Vs Velha

Imagem

Aqui a Polie e a Ventoinha já tratadas

Imagem

Imagem

Imagem

A nova já no sitio, com o tubo já metido e abraçadeiras novas... Mas aqui veio o problema... e é sempre no último parafuso...

Imagem

A Rosca está moida, e não dá aperto.
Imagem

Não sei se o problema é do parafuso só ou da "porca"... Se for só do Parafuso, 3ª Feira tenho um novo, se for da "porca", ai a coisa complica-se um pouco mais...
tiagoseries3
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 14, 2015 11:29 am
LandRover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie 3 109 Diesel 1982
RTI: 0

Re: Não é bem um Restauro... Era só uma lavagem

Mensagempor Oviajante » sábado ago 22, 2015 6:57 pm

Boas Tiago,

De onde e esse parafuso, parece-me ser da bomba de agua ou da tampa da distribuicao, se for de um desses sitios, esse parafuso aperta directo no bloco do motor.
Podes sempre para verificar colucar um outro no mesmo sitio mas usa lubrificante e se entrar forcado entao tens de rectificar a rosca do bloco com o macho de polgada 3/8 BSP penso eu.
Se ja nao for possivel rectificar a rosca com o macho, entao tens de instalar um elicoil para 3/8, isto e, instalar uma rosca postica ( desculpa acentuacao, mas o teclado e em Alemao )

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Oviajante
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 243
Registado: sexta mai 10, 2013 8:55 pm
Localização: Algures pelo Mundo
LandRover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831
RTI: 0

Próximo

Voltar para Restauros



Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado