Caleja - Foi-se o Disco - Ola 110 TD5

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
Avatar do Utilizador
Eduardo A.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 223
Registado: 11 out 2010 13:38
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300TDI 94
Sócio LCP: 2378
RTI: 0

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Eduardo A. »

Boas

Tem PM
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por josecamorim »

Se gosta de velocidade os terrafirma são uma excelente opção para andares 5 minutos de cada vez :)
jrsilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 225
Registado: 18 mai 2009 23:54

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por jrsilva »

Ao ter a possibilidade de comprar bilstein, nem punha essa opção..lolol
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

gmb Escreveu: de qualquer maneira da uma vista de olhos aqui http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=140, é o topico do samuel, ele meteu o setup que estavas a pensar meter e esta bastante contente... e esta mais "macio" que o meu, mas tudo depende do que queiras, o meu esta duro mas nao me queixo, é das molas, meti estas mais duras para poder andar com o pessoal atras e estar confortavel.
Muito obrigado gmb

Eu já tinha visto o tópico do Samuel e daí ter ponderado a questão dos Bilstein. A questão é que é um Defender e queria ver se alguém tem algum feedback num Discovery. Mas o teu feedback dos terrafirma já foi importante.
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

jrsilva Escreveu:Ao ter a possibilidade de comprar bilstein, nem punha essa opção..lolol

Olá jrsilva

A possibilidade há sempre, se fosse apenas a questão dos amortecedores que ficam apenas por mais 20€ cada um. A questão é que há mais um número de coisas a acrescentar, nomeadamente torres rebaixadoras, cones, adaptadores, reforços???

E isto é que me ultrapassa. Posso estar a calcular demasiado por cima. Para o Disco manter os +2" que os tacos me dão agora, o que preciso colocar de extras com os Bilstein?

Agradecia essa ajuda para poder fazer os cálculos correctamente.

Obrigado uma vez mais.
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

Eduardo A. Escreveu:Boas

Tem PM

Eduardo... reenvia-me a mensagem por favor... por qualquer motivo recebi o aviso da mensagem por email, mas não a tenho na caixa de mensagens.

Então e os mergulhos?

Abraço.
Avatar do Utilizador
Eduardo A.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 223
Registado: 11 out 2010 13:38
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300TDI 94
Sócio LCP: 2378
RTI: 0

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Eduardo A. »

Boas

Enviei novamente.

Abraço
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por josecamorim »

Caleja Escreveu:
jrsilva Escreveu:Ao ter a possibilidade de comprar bilstein, nem punha essa opção..lolol

Olá jrsilva

A possibilidade há sempre, se fosse apenas a questão dos amortecedores que ficam apenas por mais 20€ cada um.
Agradecia essa ajuda para poder fazer os cálculos correctamente.

Obrigado uma vez mais.

A questão é que comprando bilstein por X tens amortecedores. Comprando terrafirma por Y tens uns tubos com óleo e um veio a segurar o eixo ao carro.

Abraço
Avatar do Utilizador
Eduardo A.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 223
Registado: 11 out 2010 13:38
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300TDI 94
Sócio LCP: 2378
RTI: 0

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Eduardo A. »

josecamorim Escreveu:
Caleja Escreveu:
jrsilva Escreveu:Ao ter a possibilidade de comprar bilstein, nem punha essa opção..lolol

Olá jrsilva

A possibilidade há sempre, se fosse apenas a questão dos amortecedores que ficam apenas por mais 20€ cada um.
Agradecia essa ajuda para poder fazer os cálculos correctamente.

Obrigado uma vez mais.

A questão é que comprando bilstein por X tens amortecedores. Comprando terrafirma por Y tens uns tubos com óleo e um veio a segurar o eixo ao carro.

Abraço
Boas

Respeito, mas não concordo, eu tenho uns terrafirma ou tubo com óleo e um veio a segurar o eixo ao carro ( maneira triste de ver as coisas) e muito sinceramente comparando preço qualidade do que se vê por ai,não ficam atrás de nenhum por aqui referido.
Tenho alguns passeio feitos com eles e alguns com alguma regides e posso afirmar que nunca me deixaram mal, ao contrario de outras marcas que já vi partirem-se mesmo a minha frente e de qualidade para muitos superior.

Aqui devemos deixar os nossos testemunhos e experiências e não falar mal só por falar, provavelmente de material que nunca usamos ou simplesmente porque nos apetece.

bem aja
Eduardo A.
Avatar do Utilizador
IVO_M.
master TT
master TT
Mensagens: 1219
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083
Localização: Ermesinde

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por IVO_M. »

Nestes 32 anos de vida, aprendi uma coisa:

Nunca penses que sabes tudo, pois a verdade absoluta é temporária.

Não sejamos tão "insensatos" na escolha das palavras. ;)
Abraços
IVO_M.


Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por josecamorim »

Dos amortecedores que por aqui se vão falando, contam-se pelos dedos das mãos aquilo que não usei e experimentei nos últimos anos... e nisto incluo amortecedores desde os 15 euros até amortecedores de 1000 euros que é o que tenho agora e em todos paguei para ver e por isso posso falar à vontade e com conhecimento de causa. Não publicito de forma positiva ou negativa nada, porque os meus interesses comerciais são zero. Nestes 30 anos de vida, eu, cultivei o hábito de não falar do que não sei, coisa que pode ver pelos posts que vou escrevendo aqui pelo fórum.

Usei os amortecedores a fazer coisas diversas, umas mais trialeiras, outras mais "bajeiras" e outras até em passeios de fim-de-semana. Também os usei com cintas a limitar, sem cintas limitar, a cruzar muito, a não cruzar muito, com estabilizadora, sem estabilizadora, e por aí fora... Assim sendo, o universo de análise para além de ser grande em termos de material é também em termos de diversidade de situações, o que me permite falar um bocadinho mais do que apenas para dizer mal!!

Muitas vezes o partir é mais resultado de má montagem do que outra coisa, ou até de muitos anos de utilização sem cuidados básicos de manutenção. O amortecedor até pode ter ferro duríssimo, 30 kg de solda, um corpo e um veio do tamanho do mundo e portanto nunca partir porque em termos de material é resitente. Agora, quando falo em qualidade refiro-me a desempenho no sentido estreito da palavra e, nesse contexto específico, o amigo Caleja falou que gosta de velocidade. Aí posso afirmar convictamente que os terrafirma referidos não tem capacidade de dissipação de calor suficiente para aguentar mais do que 5 a 10 minutos a andar bem. E afirmo por experiência e não por ouvir falar. Àlias, o topo de gama com reservatório aguenta pouco mais e tem ainda um efeito desagradável de chicote fruto de cavitação mal distribuída e que torna o reservatório gerador de pressões completamente absurdas e contrárias ao ciclo normal de compressão / descompressão do amortecedor!

De qualquer forma na comparação directa com terrafirma eu até podia nem andar com nenhum dos dois para afirmar exactamente o mesmo dada a sua concepção e observação atenta das suas características.

E agora vou acrescentar e particularizar, a qualidade das soldas é paupérrima, os vedantes são maus, o óleo desadequado e mesmo o próprio corpo não tem capacidade para dissipar o calor gerado pelo amortecedor e por isso ele entre em total colapso facilmente.

Quando disse há pouco "- de maneira triste -" que era um corpo com óleo e um veio a segurar o eixo ao carro, deveria na realidade ter dito que era um mau corpo, com soldas mal feitas e com um veio que facilmente ganha rugosidade afectando depois os vedantes.... isto sim, estaria correcto e é de facto triste!

Dizer que servem para dar uma volta ao monte devagar, devagarinho, por vezes parado (atenção que não estou a criticar) e que nunca deram problemas, é bem diferente de dizer que se quer andar depressa nuns estradões e por isso o que se exige dum amortecedor é infinitamente mais.

Eu sei que por vezes gostamos de ver valorizado o que temos e compramos, e que não gostamos de ler factos que evidênciam termos feito uma escolha menos boa mas, na realidade as coisas são o que são!

Bem Haja,
Amorim
Avatar do Utilizador
IVO_M.
master TT
master TT
Mensagens: 1219
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083
Localização: Ermesinde

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por IVO_M. »

Amorim.... agora sim :clap: ;)
Abraços
IVO_M.


Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

Muito obrigado a todos quantos opinaram.

O setup vencedor está na imagem abaixo... Está lá um extra, mas que não é para este setup. É uma peça que demorei a encontrar a referência certa. É a bola que liga a transmissão á roda. A minha já está muito picada e o retentor estraga-se e perde valvolina.

Imagem

O apoio traseiro do amortecedor rebaixado em 2" será adquirido em Portugal na empresa http://www.point4x4.com Esta foi uma dica do Samuel Alves aqui: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=180

Imagem

Optei por este setup porque como referi gosto de velocidade em TT e não de trialeiras. Logo penso que ficarei melhor servido com os Bilstein e o preço é muito idêntico.
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por josecamorim »

Hum.... essas molas traseiras!!! Eu não teria pedido essas...

Abraço
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

josecamorim Escreveu:Hum.... essas molas traseiras!!! Eu não teria pedido essas...

Abraço
Achas que vai focar demasiado dura e saltitona, correcto?

Também pensei nisso, mas como escrevi lám ias para cima, de vez em quando tenho de fazer TT com carga (jarricans de 20lt de água para rega de árvores numa serra) e julgo que vai prolongar a vida das molas e amortecedores se forem estas. Tive medo de lixar logo as outras se tivessem um indice de carga menor.

Em último caso quando pud€r troco de molas. Mas acredito que em estrada e vazio o comportamento possa não ser o melhor e terei de dar-te toda a razão.

Espero que em todo o terreno de lazer não se note tanto e em último caso meto-lhe peso atrás nos passeios.
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Ajuda, TerraFirma ou Bilstein?

Mensagem por Caleja »

****EDITADO PELA MODERAÇÃO****

Classificados são permitidos apenas nas respectivas secções.
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Defender td5 à venda BUÁÁÁ

Mensagem por Caleja »

o material está todo montado... a ver se amanhã já meto umas fotos...
Disco 300tdi
Defender 110 Td5 Baja
BMW R1100GS Adventure

pedro.caleja@gmail.com
969675167 / 935577008

Apresentação http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 09#p175209
Avatar do Utilizador
HugoGomes_Discovery
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 597
Registado: 19 mai 2010 00:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1997)
Ex: Niss@n P@tr0l GR TD-6 SE Longo (1998)
Ex: Discovery 200 Tdi (1993)
Sócio LCP: 2327
RTI: 0
Localização: Vila do Conde / Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Defender td5 à venda BUÁÁÁ

Mensagem por HugoGomes_Discovery »

Como ficou com essas molas traseiras? Estou a pensar montar as mesmas no meu Discovery, só não sei se encomendo essas ou as traseiras mais moles... :roll:
Imagem

Apresentação do meu LAND ROVER:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14257
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Defender td5 à venda BUÁÁÁ

Mensagem por Caleja »

HugoGomes_Discovery Escreveu:Como ficou com essas molas traseiras? Estou a pensar montar as mesmas no meu Discovery, só não sei se encomendo essas ou as traseiras mais moles... :roll:

Para já em estrada nada a reclamar... gostei.

Só as montei ontem e já fiz hoje 80km por Nacional, com lombas e buracos e gostei do conjunto. Faz uma diferença abismal para os amortecedores e molas de origem que já estavam muito cansados.

Provavelmente só em Janeiro conseguirei fazer um tt mais violento. Para já as molas estão presas porque não tenho cones de deslocação e irei fazer 2 a 3.000km de viagem por estrada.
Disco 300tdi
Defender 110 Td5 Baja
BMW R1100GS Adventure

pedro.caleja@gmail.com
969675167 / 935577008

Apresentação http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 09#p175209
Avatar do Utilizador
Caleja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 20 out 2010 16:08
Land Rover: Disco 300tdi 1997
Sócio LCP: 2395
RTI: 0
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Caleja - Disco 300tdi - Defender td5 à venda BUÁÁÁ

Mensagem por Caleja »

Para já fiz 500km com a nova suapensão, sendo que já fiz uns estradões em velocidade e gostei mesmo muito. Ainda não senti que as molas de trás fossem duras demais, mas tinha alguma carga (+ ou - 50kg) na bagageira e portou-se muito bem. Em estrada também não tenho nada a reclamar.
Disco 300tdi
Defender 110 Td5 Baja
BMW R1100GS Adventure

pedro.caleja@gmail.com
969675167 / 935577008

Apresentação http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 09#p175209
Responder