Obrigado pelos comentários, amigos!
FLG Escreveu:Boas Marcio Silva
só não entendo o peruquê de algum pessoal insistir em colocar o topo do snorkel virado para tras...
FLG, sei que este tópico é bastante discutido e o pessoal não se entente mas eu e o Carlos da Jipelândia pensamos da mesma e seguinte forma (e aparentemente o amigo
mamgo77 também):
- na sua posição original, a admissão de ar pelo tubo da caixa do filtro de ar é feita através da sucção do motor e não lhe é forçada. Por esse motivo, com a admissão de ar sobreevelada, deve ser o motor a continuar a sugar o ar que necessita para operar e não deve ser forçado para entrar "pelo cano abaixo" como aconteceria se a cabeça do snorkel estivesse voltada para a frente e o jipe estivesse em deslocação...
- sim, é certo que praticamente toda a publicidade da Safari Snorkel mostra as cabeças dos seus snorkels voltadas para a frente. Porém, não nos podemos esquecer que a Safari foi uma das primeiras marcas a fabricar este tipo de produto e muitas outras marcas foram atrás. Os Safari Snorkels eram inicialmente pensados para equipar os veículos que iam para o Outback autraliano, sendo que nesse continente os padrões climáticos são sobretudo desértico e semi-árido, onde raras vezes chove, e, portanto, é-lhes quase indiferente para que lado está voltada a cabeça do snorkel e quase só precisam de se preocupar com o pó que por lá entra quando viajam em formação/"
convoy" e mesmo para essas situações é aconselhável substituirem a cabeça de origem pelo pré-filtro da Safari. Aliás, se não fosse necessário contar com estas contingências relativamente à imprevisibilidade de climas e ambientes de todo o mundo por onde os veículos equipados com o snorkel circulam, a própria Safari faria do pescoço e cabeça do snorkel uma peça só.
- sim, também é verdade que as cabeças dos Safari Snorkels têm um desenho patenteado e estão pensadas para facilitar a escorrência de água. Mesmo assim, tenho sérias dúvidas que isso seja 100% eficaz nos climas às nossas latitudes. Imaginemos uma situação em que a cabeça do snorkel estaria voltada para a frente, o jipe estivesse a deslocar-se a 60 ou 80km/h e se apanhasse uma tempestade bem forte como tantas vezes apanhei na Serra do Marão. Não punha a mão no fogo pela dita eficiência de drenagem do sistema da Safari; deveria entrar água pelo pescoço do snorkel às litradas...
Assim sendo, até me conseguirem convencer do contrário, vou continuar com a cabeça do snorkel voltada para trás porque mantém o conceito original de ser o motor a sugar ar, deflete as poeiras e é uma protecção adicional para prevenir a entrada de água no motor em casos de forte precipitação. Fica com um ar menos "cool" mas protege mais o motor!
andre_rrvm Escreveu:Boas,
tive a oportunidade de ver esse disco enquanto esteve agora na oficina e parece novo
As abas são de aluminio, não era preciso pintar para não enferrujar
Melhores cumprimentos
Olá
andre_rrvm!
Obrigado! Como estava com a mão na tinta, aproveitei e pintei também o interior dos painéis. Sei que são de alumínio mas "não vá o Diabo tecê-las"...
É sempre mais uma protecção adicional!
Tenho vindo a acompanhar a evolução e restauro interior do teu Range Rover e acho que vai ficar bem porreiro!
Continua com o bom trabalho!
baptistama Escreveu:Marcio Silva Escreveu:
proponho que para o próximo acordo ortográfico seja incluída esta definição nos dicionários de Português
Dica da Semana : jornal de distribuição gratuita dos supermercados LIDL; origem de boas sugestões de compra por parte do user FLG; acessório indispensável a qualquer trabalho de bricolage realizado por um LandRovista.
Ora aí está uma grande verdade!!!
Se não fosse por ter Dicas às dezenas cá em casa o meu Discovery nunca teria sido restaurado como foi...
Obrigado
mamgo77!
Tento estimar o que é meu por gostar tanto deste veículo e para tentar com que dure tantos anos quanto possível.
Oxalá nunca o tenha de vir a vender mas algo é certo: depois de tanto trabalho e dinheiro investido, não o venderia por "tuta e meia"...
Um abraço a todos!