SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: Re:

Mensagem por mpblue »

AzoreanPete Escreveu:Boas companheiro!!!
Onde posso arranjar essa protecção de calor???
Boas:

Essas duas protecções são originais da LAND ROVER, e encontras ou na LR ou na Motormáquina ou outro sitio que venda peças originais.
Protecção do alternador:
ERR4859 1 HEATSHIELD ALTERNATOR, (-) 12L 2.5 TDI MANUAL - GEMINI, (-) 200 TDI, 2.5L 300 TDI

Protecção do colector de admissão:
ESR2422 1 HEATSHIELD-EXHAUST MANIFOLD, (-) 12L 2.5 TDI MANUAL - GEMINI, (-) 200 TDI, 2.5L 300 TDI
AzoreanPete Escreveu: Qual a diferença entre o filtro K&N e os ditos normais??? vale a pena o investimento????

LandAbraço
É um acessório que dá sempre que falar, a meu ver tem duas vantagens grandes. Primeiro deixas de precisar de comprar um filtro de ar sempre que fazes a revisão, e podes fazer revisões intermédias ao filtro (que é uma vantagem em termos monetários a longo prazo). Segundo, estes filtros deixam passar mais ar, e logo o motor respira melhor (os mais sépticos, dizem que isso também permite que passem partículas de maior dimensão, e que isso pode levar a um desgaste acelerado do motor :problem: )...

Espero ter ajudado na confusão... :D
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
AzoreanPete
master TT
master TT
Mensagens: 2307
Registado: 23 nov 2010 11:14
Land Rover: Discovery 300 Tdi de 94
Sócio LCP: 2441
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada, Açores

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por AzoreanPete »

Obrigado pelo esclarecimento Mpblue :cool:

É que após ver o seu post da protecção de calor do alternador, fui inspeccionar o meu e reparei que não o tenho e foi partido. Pois tão lá ainda os apoios, parece-me!!!

Fiquei foi ainda com uma dúvida!!!
mpblue Escreveu: Protecção do colector de admissão:
ESR2422 1 HEATSHIELD-EXHAUST MANIFOLD, (-) 12L 2.5 TDI MANUAL - GEMINI, (-) 200 TDI, 2.5L 300 TDI
Que protecção é esta???

Mais uma vez obrigado.

LandAbraço
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por mpblue »

AzoreanPete Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento Mpblue :cool:

É que após ver o seu post da protecção de calor do alternador, fui inspeccionar o meu e reparei que não o tenho e foi partido. Pois tão lá ainda os apoios, parece-me!!!

Fiquei foi ainda com uma dúvida!!!
mpblue Escreveu: Protecção do colector de admissão:
ESR2422 1 HEATSHIELD-EXHAUST MANIFOLD, (-) 12L 2.5 TDI MANUAL - GEMINI, (-) 200 TDI, 2.5L 300 TDI
Que protecção é esta???

Mais uma vez obrigado.

LandAbraço
Boas:

É esta:

Imagem

Fica por debaixo do colector de admissão, junto ao corta fogo do compartimento do motor...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
AzoreanPete
master TT
master TT
Mensagens: 2307
Registado: 23 nov 2010 11:14
Land Rover: Discovery 300 Tdi de 94
Sócio LCP: 2441
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada, Açores

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por AzoreanPete »

mpblue Escreveu:Boas:

É esta:

Imagem

Fica por debaixo do colector de admissão, junto ao corta fogo do compartimento do motor...
Isto é mais rápido que depressa :D

Já estou a ver qual é a peça mpblue. Obrigado :cool:

O seu tópico tem sido uma fonte de inspiração para mim no que requer a manutenções :god: :god:

LandAbraço
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re:

Mensagem por jalexandresilva »

mpblue Escreveu:Boas:

Mais um melhoramento, que já aqui foi descrito em vários posts, e dos quais aprendi a fazer, mas que não possuiam fotos, pelo que este, serve para mostrar do que se fala...

A bomba de vacuo instalada nos 300 tdi, apresenta na maior parte dos casos uma fuga de oleo, que pode ter duas origens:

- fuga na junta da bomba com o bloco do motor (pode ser devido a má colocação da referida junta anteriormente, ou por falta de aperto dos parafusos);

Imagem

- fuga na cabeça da bomba de vacuo (tampa rebitada ao corpo da bomba de vacuo - suponho que deve ser algum tipo de defeito de fabrico, ou simplesmente uso... :) )

Imagem

No meu caso era os dois tipos de fugas. Mas vamos por partes...

Fuga na junta do bloco - é necessário uma junta nova, e locktite para os parafusos - deve-se desmontar a bomba de vacuo, retirar a junta velha, limpar as superficies de contacto por forma a eliminar os restos de junta velha, colocar a junta nova (um pouco de silicone de vedação proprio para juntas de caixa ajuda a manter a junta no sitio, para colocar os parafusos e a bomba no sitio outra vez), e nos parafusos, colocar um pouco de locktite para evitar que os parafusos se desapertem ou haja fugas pelas roscas dos parafusos...

Fuga na tampa da bomba - o material mencionado anteriormente é tambem valido, mais um bom silicone de juntas de caixa - desmontar a bomba de vacuo, retirar os rebites que fixam a tampa com recurso a um berbequim, p.ex., e retirar a tampa e o o'ring (cuidado para não danificar, visto que este tipo de o'ring não é std, logo não se encontra nas casas de peças... :x ). Depois de limpar tudo muito bem (cuidado para não deixar limalhas no interior da bomba :yikes: ), colocar silicone no local de encaixe do o'ring, colocar o o'ring, colocar a tampa, e depois colocar novos rebites (eu preferi colocar parafusos com anilha e porca freada (aquelas que tem um plastico por dentro) para facilitar futuras reparações ;) ), e voltar a colocar a bomba de vacuo no sitio...

Acho que não me esqueci de nada, e espero que ajude o pessoal a evitar contaminações do solo :)

Olá a todos, após algum tempo ausente, decidi voltar a por o meu bicho a rolar.... mas tenho de lhe fazer alguns "melhoramentos".

A começar pela bomba de vácuo.... na zona do Porto, onde comprar a dia junta para substituir?

CumprimenTTos
Alexandre Silva
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: Re:

Mensagem por mpblue »

jalexandresilva Escreveu:Olá a todos, após algum tempo ausente, decidi voltar a por o meu bicho a rolar.... mas tenho de lhe fazer alguns "melhoramentos".

A começar pela bomba de vácuo.... na zona do Porto, onde comprar a dia junta para substituir?

CumprimenTTos
Alexandre Silva
Boas:

A junta de cartão podes encontrar na Motormáquina, o vedante de borracha é para esquecer, não existe substituto...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por carlossilvalr »

Alexandre afinal queria-te dar mais trabalho do que o que é preciso... ;)

Já agora quando se retira a bomba sai óleo correcto? Basta acrescentar até o nível depois de trabalhar? Eu estou mesmo arrependido de já ter colocar 2! O ultimo foi de orig€m... Mas ficou a travar como nunca esteve ;)

Abraço
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por mpblue »

carlossilvalr Escreveu:Alexandre afinal queria-te dar mais trabalho do que o que é preciso... ;)

Já agora quando se retira a bomba sai óleo correcto? Basta acrescentar até o nível depois de trabalhar? Eu estou mesmo arrependido de já ter colocar 2! O ultimo foi de orig€m... Mas ficou a travar como nunca esteve ;)

Abraço
Boas:

Se o motor estiver parado há um bom par de horas, deve sair uma gota de oleo, pelo que não deve ser necessário acrescentar o oleo.

Quando os motores estão desligados e em repouso há umas horas o oleo retorna todo (98%) ao carter, é por essa razão que se deve medir o nivel de oleo do motor com o mesmo desligado e em com o a viatura em plano nivelado...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por carlossilvalr »

Pois... Sinceramente pensei que a bomba de vácuo ficasse com mais lubrificação! ;)

Obrigado
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

Obrigado pela dica Mpblue ;)

Creio que já fiz esta questão ao Carlos, mas sinceramente não me recordo do que ele me respondeu....

Após de voltar a colocar a bomba no lugar, é necessário fazer algum tipo de "sangramento"?

CumprimenTTos
Alexandre
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por mpblue »

jalexandresilva Escreveu:Obrigado pela dica Mpblue ;)

Creio que já fiz esta questão ao Carlos, mas sinceramente não me recordo do que ele me respondeu....

Após de voltar a colocar a bomba no lugar, é necessário fazer algum tipo de "sangramento"?

CumprimenTTos
Alexandre
Boas:

Que me recorde, não, fica a funciona automático...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

Ora bem...

Lá me decidi fazer este serviço que em tudo parece simples e de facto... é simples!

O único problema que encontrei foi ao desapertar um parafuso o do meio de baixo que provavelmente levou litros de Loctite e agora népia.... NÃO SAI.

Já experimentei Rostof da Wurth, pancadinhas com martelo, e não quer sair. Se não tiver cuidado, vou acabar com a cabeça do parafuso moida, e aí sim... tenho um problema!

Alguem sabe como resolver o problema?

CumprimenTTos
Alexandre
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por carlossilvalr »

Um bom bife :)
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

Pois... deve ser esse o problema... só comi 5, mas tenho 6 parafusos!
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por mpblue »

jalexandresilva Escreveu:Pois... deve ser esse o problema... só comi 5, mas tenho 6 parafusos!
Boas:

Experimenta apertar os 5 outra vez (mas coloca massa consistente para não agarrarem), e começa a desapertar por esse, pode ser que ajude (estamos a falar o do meio, por baixo, certo? - tem um acesso dificil...).
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

Sim... é mesmo esse....

Chamei-lhe tantos nomes bonitos ontem... :mad:

Se calhar foi por isso que ele não saiu :D
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por carlossilvalr »

Pode de facto o depressor estar a forçar... Tenta fazer o que o mpblue disse Alexandre... E come mais um bife lol
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

viva...

Eu testei das duas formas.... com os 6 parafusos apertados e apenas com um.... népia!

Fiquei com mais uma dúvida Carlos..... que tipo de bife recomendas? Eu sou mais do tipo... carne brasileira..... maminha e afins! Achas que passa por aí a solução para o fdm do parafuso sair!?
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por carlossilvalr »

Tem de ser Vitela de Arouca Alexandre... :) Não tens forma de colocar um aumento na chave?
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Re: SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Mensagem por jalexandresilva »

Além de não dar jeito nenhum, não tem grande espaço para isso... é o parafuso do meio, de baixo!

Imagem

Nos outros foi isso que eu fiz! Sairam à primeira, com um pouco de esforço... mas sairam!
Responder