SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Assunto: Suspensão

Como o carro encontrava-se aninhado na frente, e tinha uma anotação da inspecção que um dos amortecedores de trás estava amolgado (não cheguei a encontrar a referida amolgadela :p ), decidi mudar a suspensão, incluindo as molas, amortecedores e casquilhos...

Molas: Britpart Heavyduty standard (manter altura)
Amortecedores: Kayaba a gás
Casquilhos: em poliuretano da deflex laranjas

Depois de tudo montado, as alturas as embaladeiras das rodas sofreram as seguintes alterações:

a frente subiu 40 mm e a traseira subiu 20 mm, ficando o jipe com a altura total de 1980 mm (nas barras).

O mudar os amortecedores e molas foi o trabalho mais simples (a trás é muito fácil, a frente, um pouco mais complicado).

Os casquilhos, uma grande aventura, porque como ainda não consegui arranjar uma prensa, tive que recorrer aos metodos conhecidos...

Primeiro - como auxilio de um torno de bancada, tirar os casquilhos da barra Panhard - resultado - um torno partido :x

Segundo - fazer varios furos na borracha, de modo a conseguir remover a parte interior do casquilho, para depois serrar o anel exterior - resultado - muitas horas perdidas, muito trabalho a fazer os furos, muita força para retirar o miolo do casquilho e ainda ter que serrar o anel exterior :p

Terceiro e final - fazer um furo na parte de borracha, e depois, aumentar progressivamente o diametro da broca, passando sempre no mesmo furo, até ter desbastado a parte metalica do casquilho, sendo depois muito facil retirar o casquilho (em algumas alturas tive que recorrer ao serrote, mas menos cansativo) - resultado - remoção mais rápida, com o inconveniente de algumas brocas partidas, mas com menos esforço

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Como resultado destas operações na suspensão, o jipe está agora mais firme em estrada, e com muito menos adornar, ficando um pouco mais rijo...

Só falta experimentar o monte, mas não me parece que tenha ficado comprometido de alguma maneira :)
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Um dia destes tenho de fazer a operação dos deflex... mas só de pensar.... :yikes:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Este trabalho (ou trabalheira :lol: ) foi sendo feito, e não feito de uma só vez... :sing:

vai-se atacando por zonas e por objectivos, e no final (e embora eles digam para levantar o carro), a maior parte do trabalho é feita com o carro no chão e tranquilo... ;)

E fazendo com a troca de brocas, fica menos moroso, e menos cansativo... :)
Avatar do Utilizador
orlando
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 290
Registado: 03 out 2005 16:18
Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
Sócio LCP: 192
Localização: oliveira de azemeis

Mensagem por orlando »

:hello:
deixei hoje o meu disco a fazer esta operaçao,espero amanha ao final do ter a maquina pronta é que nao me atrevo a tal operaçao passei a bola aos entendidos :cool:
Imagem
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Instalação de Pneus...

Andava já a algum tempo atrás de 5 pneus novos, porque os que estavam instalados no jipe, apesar de bons, já estavam nas lonas...

E como os euros não abundam, tinha que se encontrar um compromisso entre bom e barato...

Depois de muita pesquisa e de andar a chatear meio mundo (desculpa FLG pelas constantes perguntas... :) ) resolvi aceitar o conselho e montar 5 Insa Turbo Ranger 235/70R16 (tive que homologar a medida, porque o dono anterior não tinha mexido nas mesmas...).

Muito bom aspecto, bem conceituados no mercado, um pouco triste com os pesos que os pneus tiveram que levar (um deles precisava de 210 gr :yikes: ), fiquei um pouco assustado quando sai da oficina depois de os montar, porque o carro vinha a dançar nas curvas...
Fiquei logo a pensar em voltar para trás para os mudar por outros... no entanto, resolvi primeiro confirmar a pressão dos mesmos, e qual não é o meu espanto, perto de 40 psi nos 4 pneus... :x

Depois de corrigir a pressão, e passados umas centenas de km que já fiz, a impressão é bem diferente, estando agora a ficar bons... A goma de recauchutagem esta a desaparecer, e os pneus estão a agarrar bem melhor, para além de continuarem sem fazer barulho, que era algo que me preocupava...

Resultado, estou satisfeito, e com a carteira menos ligeira do que se tivesse ido para os yokohama ou os BF... :lol:

Imagem
Avatar do Utilizador
diogoruivo
master TT
master TT
Mensagens: 1187
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645
Localização: Batalha / Lisboa
Contacto:

Mensagem por diogoruivo »

:ok:

Tem muito bom aspecto.

CumpRRimenTTos
motivo.me - #empreendedorismo e #motivação
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Viva "Mpblue",

Quando se colocam pneus novos, e principalmente de moto, os primeiros 100 kms (estimativa) deverão ser feitos de forma moderada...

Poderia ter pedido para equilibrarem a roda "por dentro"... evitando assim ver-se os pesos na parte externa da jante... :p

Poderá no entanto pinta-los da côr da jante... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

FLGFLG Escreveu:Viva "Mpblue",

Quando se colocam pneus novos, e principalmente de moto, os primeiros 100 kms (estimativa) deverão ser feitos de forma moderada...

Poderia ter pedido para equilibrarem a roda "por dentro"... evitando assim ver-se os pesos na parte externa da jante... :p

Poderá no entanto pinta-los da côr da jante... ;)
Boas FLG:

Sei que tem um periodo de conformação as jantes, ao peso do carro e desgaste normal da goma, mas como colocaram tanta pressão, a sensação de "loose", ainda foi mais amplificada...

Mas já esta tudo bem agora...

Quando aos pesos, devo dizer que já é a segunda vez que monto pneus naquele local, e em termos de preços, são de arromba, mas em relação ao resto do serviço, não me convencem... :(

Já pintei os pesos, a foto é antiga, mas admira não ter reparado no corte dos parachoques da frente (boa dica)... :cool:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

mpblue Escreveu:
Quando aos pesos, devo dizer que já é a segunda vez que monto pneus naquele local, e em termos de preços, são de arromba, mas em relação ao resto do serviço, não me convencem... :(
É preciso estarmos sempre atentos e chamar a razão quando o serviço não é do nosso agrado, quando eu vou-lá, sendo cliente deles desde o meu 1º carro, já sabem como o que eu pretendo que o serviço seja feito... (Basta olhar para as minhas roditas...)... ;)
mpblue Escreveu: ...mas admira não ter reparado no corte dos parachoques da frente (boa dica)... :cool:
Realmente o "mpblue" nunca para... :cool:

Corte simples e eficaz... e muito em conta... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
sodalcicer
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 71
Registado: 22 mai 2007 03:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Aqui mesmo.

Mensagem por sodalcicer »

:lol: É isso mesmo os LR tem sempre algo para arranjar.... :sing: continua lá a por produtos milagrosos...
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Mensagem por pelicano »

vva.

está interessado num mata vacas todos em inox 116 novo a estrear.igual ao de origem mas mais grosso?

220~€ diga alguma coisa

cumprimentos
rui pelicano

onedesign portugal
industria de reclamos lumiosos e design
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

pelicano Escreveu:vva.

está interessado num mata vacas todos em inox 116 novo a estrear.igual ao de origem mas mais grosso?

220~€ diga alguma coisa

cumprimentos
rui pelicano

onedesign portugal
industria de reclamos lumiosos e design
Boas:

Agradecido pela oferta, mas em inox não estou interessado, já tenho um em aço, que fica melhor (os brilhantes não me atraem muito :lol: ), pintado em preto mate...

E quanto a qualidade do aço inox, confirme isso, porque 116 não existe... :D

Olhe que sei do que falo, porque materiais ferrosos e não ferrosos fazem parte da minha vida profissional...
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Mais um upgrade:

Isto quem tem familia, especialmente miudos, sabe ao que me refiro, é dificil para eles subirem para o jipe, logo tive que arranjar uma solução para facilitar o processo...

A solução inicial era arranjar uns rock sliders com patim para ficar catita, e facilitar a entrada, mas como os euros não abundam, e o meu cunhado tinha uns estribos de origem que não gostava, aproveitei o montei no meu...

Imagem
Imagem

Mas como é percetivel na fotografia, o estribo é largo, mas com o embelezador de plastico, não dá muito espaço para o pé, logo, toca de tirar o embelezador...

Imagem
Imagem

Assim o espaço para colocar os pés era bom, mas ficava um poco inestético...

Proximo passo, aproximar o estribo da carrosserie...

Imagem
Imagem

Assim ficou melhor, ganhei 5 cm atrás e 3 cm a frente, ficando o estribo mais alto, e a fazer o que é suposto fazer... ajudar ao acesso no carro.

NOTA: mesmo para o acesso ao banco do condutor, é agora muito mais facil, não sendo necessário danificar a parte lateral do banco para entrar e sair... :dance:
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

No mesmo dia aproveite para colocar algo que já estava pintado a muito tempo, mas que por falta de tempo e oportunidade ainda não tinha colocado.

O mata-vacas (neste dia aproveitei tambem para cortar os cantos dos parachoques, e retirar a secção central do spoiler da frente, ficando o jipe com um ar mais duro :lol: )

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Soma e segue... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Mensagem por pelicano »

mpblue Escreveu:
pelicano Escreveu:vva.

está interessado num mata vacas todos em inox 116 novo a estrear.igual ao de origem mas mais grosso?

220~€ diga alguma coisa

cumprimentos
rui pelicano

onedesign portugal
industria de reclamos lumiosos e design
Boas:

Agradecido pela oferta, mas em inox não estou interessado, já tenho um em aço, que fica melhor (os brilhantes não me atraem muito :lol: ), pintado em preto mate...

E quanto a qualidade do aço inox, confirme isso, porque 116 não existe... :D

Olhe que sei do que falo, porque materiais ferrosos e não ferrosos fazem parte da minha vida profissional...


viva.
apesar de não ser a minha area eu tambem sei que não existe inox 116.
eu referia-me logicamente ao 316. foi um erro de escrita.

mas de qualquer forma agradeço o chamado de atenção.

cumprimentos
rui pelicano

onedesign portugal | industria de reclamos luminosos e publicidade
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Não queria ser indelicado, só queria chamar a atenção para a incorrecção.

De qualquer forma, agradecido pela oferta, mas como pode ver, já tenho um... ;)
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Upgrade estético...

Como todas as alterações estéticas, uns gostam e outros nem por isso, por isso venham de lá essas opiniões... :D

Imagem

Pormenores: pintura em preto baço, na parte inferior;
letras DISCOVERY em preto brilhante;
bandeira nacional no poste B da carrosserie;

Venham de lá esses comentários...
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 835
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos

Mensagem por 1183 »

Boas mpblue,

esqueceste-te do nome e do grupo sanguineo junto à bandeira :lol: :lol:

agora a sério, está um espectáculo, estive a ver para trás e fiquei sem perceber de que material é o isolamento, é que o meu bem precisava, é que o 200 é bem mais barulhento que o 300. Lindo ficou sem dúvida a parte de baixo com aquela pintura, é pena que o meu não tenha os frisos plásticos a fazer o corte se não pensava em fazer parecido... que a cor base do meu já é preta. mas já agora onde é que arranjas-te o stencil para a pintura??

Quanto aos estribos, eu também tinha uns iguais, mas depois do passeio de Carnaval em Caminha, eles esconderam-se 5 cm debaixo da carroçaria, e por incrivel que pareça, dos dois lados e alinhadinhos... como ficaram encostadinhos a cima, agora que tenho amortecedores e molas com mais 2", não estorva nada e faz uma boa protecção noi monte, e apesar de ficarem mais estreitos continuam a dar uma boa ajuda para subir para o carro, escusado será dizer que a borracha original já era... ainda colei outras, mas como estavam sempre a descolar, ficou sem borracha...
ImagemImagemImagemImagem
Responder