SAGA #2 - Discovery 300 tdi - mpblue
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Assunto: Suspensão
Como o carro encontrava-se aninhado na frente, e tinha uma anotação da inspecção que um dos amortecedores de trás estava amolgado (não cheguei a encontrar a referida amolgadela ), decidi mudar a suspensão, incluindo as molas, amortecedores e casquilhos...
Molas: Britpart Heavyduty standard (manter altura)
Amortecedores: Kayaba a gás
Casquilhos: em poliuretano da deflex laranjas
Depois de tudo montado, as alturas as embaladeiras das rodas sofreram as seguintes alterações:
a frente subiu 40 mm e a traseira subiu 20 mm, ficando o jipe com a altura total de 1980 mm (nas barras).
O mudar os amortecedores e molas foi o trabalho mais simples (a trás é muito fácil, a frente, um pouco mais complicado).
Os casquilhos, uma grande aventura, porque como ainda não consegui arranjar uma prensa, tive que recorrer aos metodos conhecidos...
Primeiro - como auxilio de um torno de bancada, tirar os casquilhos da barra Panhard - resultado - um torno partido
Segundo - fazer varios furos na borracha, de modo a conseguir remover a parte interior do casquilho, para depois serrar o anel exterior - resultado - muitas horas perdidas, muito trabalho a fazer os furos, muita força para retirar o miolo do casquilho e ainda ter que serrar o anel exterior
Terceiro e final - fazer um furo na parte de borracha, e depois, aumentar progressivamente o diametro da broca, passando sempre no mesmo furo, até ter desbastado a parte metalica do casquilho, sendo depois muito facil retirar o casquilho (em algumas alturas tive que recorrer ao serrote, mas menos cansativo) - resultado - remoção mais rápida, com o inconveniente de algumas brocas partidas, mas com menos esforço
Assunto: Suspensão
Como o carro encontrava-se aninhado na frente, e tinha uma anotação da inspecção que um dos amortecedores de trás estava amolgado (não cheguei a encontrar a referida amolgadela ), decidi mudar a suspensão, incluindo as molas, amortecedores e casquilhos...
Molas: Britpart Heavyduty standard (manter altura)
Amortecedores: Kayaba a gás
Casquilhos: em poliuretano da deflex laranjas
Depois de tudo montado, as alturas as embaladeiras das rodas sofreram as seguintes alterações:
a frente subiu 40 mm e a traseira subiu 20 mm, ficando o jipe com a altura total de 1980 mm (nas barras).
O mudar os amortecedores e molas foi o trabalho mais simples (a trás é muito fácil, a frente, um pouco mais complicado).
Os casquilhos, uma grande aventura, porque como ainda não consegui arranjar uma prensa, tive que recorrer aos metodos conhecidos...
Primeiro - como auxilio de um torno de bancada, tirar os casquilhos da barra Panhard - resultado - um torno partido
Segundo - fazer varios furos na borracha, de modo a conseguir remover a parte interior do casquilho, para depois serrar o anel exterior - resultado - muitas horas perdidas, muito trabalho a fazer os furos, muita força para retirar o miolo do casquilho e ainda ter que serrar o anel exterior
Terceiro e final - fazer um furo na parte de borracha, e depois, aumentar progressivamente o diametro da broca, passando sempre no mesmo furo, até ter desbastado a parte metalica do casquilho, sendo depois muito facil retirar o casquilho (em algumas alturas tive que recorrer ao serrote, mas menos cansativo) - resultado - remoção mais rápida, com o inconveniente de algumas brocas partidas, mas com menos esforço
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Este trabalho (ou trabalheira ) foi sendo feito, e não feito de uma só vez...
vai-se atacando por zonas e por objectivos, e no final (e embora eles digam para levantar o carro), a maior parte do trabalho é feita com o carro no chão e tranquilo...
E fazendo com a troca de brocas, fica menos moroso, e menos cansativo...
Este trabalho (ou trabalheira ) foi sendo feito, e não feito de uma só vez...
vai-se atacando por zonas e por objectivos, e no final (e embora eles digam para levantar o carro), a maior parte do trabalho é feita com o carro no chão e tranquilo...
E fazendo com a troca de brocas, fica menos moroso, e menos cansativo...
- orlando
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Instalação de Pneus...
Andava já a algum tempo atrás de 5 pneus novos, porque os que estavam instalados no jipe, apesar de bons, já estavam nas lonas...
E como os euros não abundam, tinha que se encontrar um compromisso entre bom e barato...
Depois de muita pesquisa e de andar a chatear meio mundo (desculpa FLG pelas constantes perguntas... ) resolvi aceitar o conselho e montar 5 Insa Turbo Ranger 235/70R16 (tive que homologar a medida, porque o dono anterior não tinha mexido nas mesmas...).
Muito bom aspecto, bem conceituados no mercado, um pouco triste com os pesos que os pneus tiveram que levar (um deles precisava de 210 gr ), fiquei um pouco assustado quando sai da oficina depois de os montar, porque o carro vinha a dançar nas curvas...
Fiquei logo a pensar em voltar para trás para os mudar por outros... no entanto, resolvi primeiro confirmar a pressão dos mesmos, e qual não é o meu espanto, perto de 40 psi nos 4 pneus...
Depois de corrigir a pressão, e passados umas centenas de km que já fiz, a impressão é bem diferente, estando agora a ficar bons... A goma de recauchutagem esta a desaparecer, e os pneus estão a agarrar bem melhor, para além de continuarem sem fazer barulho, que era algo que me preocupava...
Resultado, estou satisfeito, e com a carteira menos ligeira do que se tivesse ido para os yokohama ou os BF...
Instalação de Pneus...
Andava já a algum tempo atrás de 5 pneus novos, porque os que estavam instalados no jipe, apesar de bons, já estavam nas lonas...
E como os euros não abundam, tinha que se encontrar um compromisso entre bom e barato...
Depois de muita pesquisa e de andar a chatear meio mundo (desculpa FLG pelas constantes perguntas... ) resolvi aceitar o conselho e montar 5 Insa Turbo Ranger 235/70R16 (tive que homologar a medida, porque o dono anterior não tinha mexido nas mesmas...).
Muito bom aspecto, bem conceituados no mercado, um pouco triste com os pesos que os pneus tiveram que levar (um deles precisava de 210 gr ), fiquei um pouco assustado quando sai da oficina depois de os montar, porque o carro vinha a dançar nas curvas...
Fiquei logo a pensar em voltar para trás para os mudar por outros... no entanto, resolvi primeiro confirmar a pressão dos mesmos, e qual não é o meu espanto, perto de 40 psi nos 4 pneus...
Depois de corrigir a pressão, e passados umas centenas de km que já fiz, a impressão é bem diferente, estando agora a ficar bons... A goma de recauchutagem esta a desaparecer, e os pneus estão a agarrar bem melhor, para além de continuarem sem fazer barulho, que era algo que me preocupava...
Resultado, estou satisfeito, e com a carteira menos ligeira do que se tivesse ido para os yokohama ou os BF...
- diogoruivo
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Viva "Mpblue",
Quando se colocam pneus novos, e principalmente de moto, os primeiros 100 kms (estimativa) deverão ser feitos de forma moderada...
Poderia ter pedido para equilibrarem a roda "por dentro"... evitando assim ver-se os pesos na parte externa da jante...
Poderá no entanto pinta-los da côr da jante...
Quando se colocam pneus novos, e principalmente de moto, os primeiros 100 kms (estimativa) deverão ser feitos de forma moderada...
Poderia ter pedido para equilibrarem a roda "por dentro"... evitando assim ver-se os pesos na parte externa da jante...
Poderá no entanto pinta-los da côr da jante...
- mpblue
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Boas FLG:FLGFLG Escreveu:Viva "Mpblue",
Quando se colocam pneus novos, e principalmente de moto, os primeiros 100 kms (estimativa) deverão ser feitos de forma moderada...
Poderia ter pedido para equilibrarem a roda "por dentro"... evitando assim ver-se os pesos na parte externa da jante...
Poderá no entanto pinta-los da côr da jante...
Sei que tem um periodo de conformação as jantes, ao peso do carro e desgaste normal da goma, mas como colocaram tanta pressão, a sensação de "loose", ainda foi mais amplificada...
Mas já esta tudo bem agora...
Quando aos pesos, devo dizer que já é a segunda vez que monto pneus naquele local, e em termos de preços, são de arromba, mas em relação ao resto do serviço, não me convencem...
Já pintei os pesos, a foto é antiga, mas admira não ter reparado no corte dos parachoques da frente (boa dica)...
- FLG
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É preciso estarmos sempre atentos e chamar a razão quando o serviço não é do nosso agrado, quando eu vou-lá, sendo cliente deles desde o meu 1º carro, já sabem como o que eu pretendo que o serviço seja feito... (Basta olhar para as minhas roditas...)...mpblue Escreveu:
Quando aos pesos, devo dizer que já é a segunda vez que monto pneus naquele local, e em termos de preços, são de arromba, mas em relação ao resto do serviço, não me convencem...
Realmente o "mpblue" nunca para...mpblue Escreveu: ...mas admira não ter reparado no corte dos parachoques da frente (boa dica)...
Corte simples e eficaz... e muito em conta...
-
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Boas:pelicano Escreveu:vva.
está interessado num mata vacas todos em inox 116 novo a estrear.igual ao de origem mas mais grosso?
220~€ diga alguma coisa
cumprimentos
rui pelicano
onedesign portugal
industria de reclamos lumiosos e design
Agradecido pela oferta, mas em inox não estou interessado, já tenho um em aço, que fica melhor (os brilhantes não me atraem muito ), pintado em preto mate...
E quanto a qualidade do aço inox, confirme isso, porque 116 não existe...
Olhe que sei do que falo, porque materiais ferrosos e não ferrosos fazem parte da minha vida profissional...
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Mais um upgrade:
Isto quem tem familia, especialmente miudos, sabe ao que me refiro, é dificil para eles subirem para o jipe, logo tive que arranjar uma solução para facilitar o processo...
A solução inicial era arranjar uns rock sliders com patim para ficar catita, e facilitar a entrada, mas como os euros não abundam, e o meu cunhado tinha uns estribos de origem que não gostava, aproveitei o montei no meu...
Mas como é percetivel na fotografia, o estribo é largo, mas com o embelezador de plastico, não dá muito espaço para o pé, logo, toca de tirar o embelezador...
Assim o espaço para colocar os pés era bom, mas ficava um poco inestético...
Proximo passo, aproximar o estribo da carrosserie...
Assim ficou melhor, ganhei 5 cm atrás e 3 cm a frente, ficando o estribo mais alto, e a fazer o que é suposto fazer... ajudar ao acesso no carro.
NOTA: mesmo para o acesso ao banco do condutor, é agora muito mais facil, não sendo necessário danificar a parte lateral do banco para entrar e sair...
Mais um upgrade:
Isto quem tem familia, especialmente miudos, sabe ao que me refiro, é dificil para eles subirem para o jipe, logo tive que arranjar uma solução para facilitar o processo...
A solução inicial era arranjar uns rock sliders com patim para ficar catita, e facilitar a entrada, mas como os euros não abundam, e o meu cunhado tinha uns estribos de origem que não gostava, aproveitei o montei no meu...
Mas como é percetivel na fotografia, o estribo é largo, mas com o embelezador de plastico, não dá muito espaço para o pé, logo, toca de tirar o embelezador...
Assim o espaço para colocar os pés era bom, mas ficava um poco inestético...
Proximo passo, aproximar o estribo da carrosserie...
Assim ficou melhor, ganhei 5 cm atrás e 3 cm a frente, ficando o estribo mais alto, e a fazer o que é suposto fazer... ajudar ao acesso no carro.
NOTA: mesmo para o acesso ao banco do condutor, é agora muito mais facil, não sendo necessário danificar a parte lateral do banco para entrar e sair...
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No mesmo dia aproveite para colocar algo que já estava pintado a muito tempo, mas que por falta de tempo e oportunidade ainda não tinha colocado.
O mata-vacas (neste dia aproveitei tambem para cortar os cantos dos parachoques, e retirar a secção central do spoiler da frente, ficando o jipe com um ar mais duro )
No mesmo dia aproveite para colocar algo que já estava pintado a muito tempo, mas que por falta de tempo e oportunidade ainda não tinha colocado.
O mata-vacas (neste dia aproveitei tambem para cortar os cantos dos parachoques, e retirar a secção central do spoiler da frente, ficando o jipe com um ar mais duro )
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está interessado num mata vacas todos em inox 116 novo a estrear.igual ao de origem mas mais grosso?
220~€ diga alguma coisa
cumprimentos
rui pelicano
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Agradecido pela oferta, mas em inox não estou interessado, já tenho um em aço, que fica melhor (os brilhantes não me atraem muito ), pintado em preto mate...
E quanto a qualidade do aço inox, confirme isso, porque 116 não existe...
Olhe que sei do que falo, porque materiais ferrosos e não ferrosos fazem parte da minha vida profissional...
viva.
apesar de não ser a minha area eu tambem sei que não existe inox 116.
eu referia-me logicamente ao 316. foi um erro de escrita.
mas de qualquer forma agradeço o chamado de atenção.
cumprimentos
rui pelicano
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Boas:
Upgrade estético...
Como todas as alterações estéticas, uns gostam e outros nem por isso, por isso venham de lá essas opiniões...
Pormenores: pintura em preto baço, na parte inferior;
letras DISCOVERY em preto brilhante;
bandeira nacional no poste B da carrosserie;
Venham de lá esses comentários...
Upgrade estético...
Como todas as alterações estéticas, uns gostam e outros nem por isso, por isso venham de lá essas opiniões...
Pormenores: pintura em preto baço, na parte inferior;
letras DISCOVERY em preto brilhante;
bandeira nacional no poste B da carrosserie;
Venham de lá esses comentários...
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Boas mpblue,
esqueceste-te do nome e do grupo sanguineo junto à bandeira
agora a sério, está um espectáculo, estive a ver para trás e fiquei sem perceber de que material é o isolamento, é que o meu bem precisava, é que o 200 é bem mais barulhento que o 300. Lindo ficou sem dúvida a parte de baixo com aquela pintura, é pena que o meu não tenha os frisos plásticos a fazer o corte se não pensava em fazer parecido... que a cor base do meu já é preta. mas já agora onde é que arranjas-te o stencil para a pintura??
Quanto aos estribos, eu também tinha uns iguais, mas depois do passeio de Carnaval em Caminha, eles esconderam-se 5 cm debaixo da carroçaria, e por incrivel que pareça, dos dois lados e alinhadinhos... como ficaram encostadinhos a cima, agora que tenho amortecedores e molas com mais 2", não estorva nada e faz uma boa protecção noi monte, e apesar de ficarem mais estreitos continuam a dar uma boa ajuda para subir para o carro, escusado será dizer que a borracha original já era... ainda colei outras, mas como estavam sempre a descolar, ficou sem borracha...
esqueceste-te do nome e do grupo sanguineo junto à bandeira
agora a sério, está um espectáculo, estive a ver para trás e fiquei sem perceber de que material é o isolamento, é que o meu bem precisava, é que o 200 é bem mais barulhento que o 300. Lindo ficou sem dúvida a parte de baixo com aquela pintura, é pena que o meu não tenha os frisos plásticos a fazer o corte se não pensava em fazer parecido... que a cor base do meu já é preta. mas já agora onde é que arranjas-te o stencil para a pintura??
Quanto aos estribos, eu também tinha uns iguais, mas depois do passeio de Carnaval em Caminha, eles esconderam-se 5 cm debaixo da carroçaria, e por incrivel que pareça, dos dois lados e alinhadinhos... como ficaram encostadinhos a cima, agora que tenho amortecedores e molas com mais 2", não estorva nada e faz uma boa protecção noi monte, e apesar de ficarem mais estreitos continuam a dar uma boa ajuda para subir para o carro, escusado será dizer que a borracha original já era... ainda colei outras, mas como estavam sempre a descolar, ficou sem borracha...