Boas:
Mais um melhoramento, que já aqui foi descrito em vários posts, e dos quais aprendi a fazer, mas que não possuiam fotos, pelo que este, serve para mostrar do que se fala...
A bomba de vacuo instalada nos 300 tdi, apresenta na maior parte dos casos uma fuga de oleo, que pode ter duas origens:
- fuga na junta da bomba com o bloco do motor (pode ser devido a má colocação da referida junta anteriormente, ou por falta de aperto dos parafusos);
- fuga na cabeça da bomba de vacuo (tampa rebitada ao corpo da bomba de vacuo - suponho que deve ser algum tipo de defeito de fabrico, ou simplesmente uso...
)
No meu caso era os dois tipos de fugas. Mas vamos por partes...
Fuga na junta do bloco - é necessário uma junta nova, e locktite para os parafusos - deve-se desmontar a bomba de vacuo, retirar a junta velha, limpar as superficies de contacto por forma a eliminar os restos de junta velha, colocar a junta nova (um pouco de silicone de vedação proprio para juntas de caixa ajuda a manter a junta no sitio, para colocar os parafusos e a bomba no sitio outra vez), e nos parafusos, colocar um pouco de locktite para evitar que os parafusos se desapertem ou haja fugas pelas roscas dos parafusos...
Fuga na tampa da bomba - o material mencionado anteriormente é tambem valido, mais um bom silicone de juntas de caixa - desmontar a bomba de vacuo, retirar os rebites que fixam a tampa com recurso a um berbequim, p.ex., e retirar a tampa e o o'ring (cuidado para não danificar, visto que este tipo de o'ring não é std, logo não se encontra nas casas de peças...
). Depois de limpar tudo muito bem (cuidado para não deixar limalhas no interior da bomba
), colocar silicone no local de encaixe do o'ring, colocar o o'ring, colocar a tampa, e depois colocar novos rebites (eu preferi colocar parafusos com anilha e porca freada (aquelas que tem um plastico por dentro) para facilitar futuras reparações
), e voltar a colocar a bomba de vacuo no sitio...
Acho que não me esqueci de nada, e espero que ajude o pessoal a evitar contaminações do solo