Re: Discovery 300 tdi - mpblue
Enviado: 06 jul 2010 22:15
Boas:
Depois de uma interessante conversa com o amigo FLGFLG, resolvi investigar um pouco mais, e o resultado pratico é o seguinte:
Aplicavel a motor 300 tdi com ar condicionado instalado...
Na imagem, vêm a curva de liquido de refrigeração(onde esta o termostato), que na sua parte inferior tem duas sondas/fichas.
Junto ao motor esta uma sonda de temperatura (que normalmente será designada como amarela - devido a cor da ficha), sendo a mais afastada a sonda de temperatura verde.
A rosca destas sondas é exactamente a mesma dos bujões de plastico (instalado por exemplo no radiador).
Factos:
Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;
Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;
A LAND ROVER, tem outras sondas, com temperaturas diferentes:
- PRC 3541 - contacto normalmente aberto - fecha aos 96ºC e volta a abrir aos 91ºC;
- PRC 3366 - contacto normalmente fechado - abre aos 104ºC e volta a fechar aos 98ºC;
E porque tudo isto...
Se se quiser instalar uma ventoinha electrica nas nossas viaturas, podemos recorrer a estes sensores para fazer accionar a dita cuja, podendo inclusivamente accionar dupla ventoinha ou segunda velocidade da dita ventoinha... (isto para mim é importante, já que acho o sistema de sonda por capilar da kenlowe uma valente ....., e assim, utilizando a instalação e componentes de origem, posso comandar a dita sem fugas).
Fica a partilha, porque muito aprendo neste forum, e a grande vantagem de ter um LAND ROVER ( e não outro todo terreno qualquer), é o espirito de entre-ajuda e partilha dos seus proprietários, do qual gosto e faço questão de pertencer, partilhando por isso...
Agora só falta arranjar uma ventoinha de 400 mm de diametro, e de preferencia com duas velocidades...
Depois de uma interessante conversa com o amigo FLGFLG, resolvi investigar um pouco mais, e o resultado pratico é o seguinte:
Aplicavel a motor 300 tdi com ar condicionado instalado...
Na imagem, vêm a curva de liquido de refrigeração(onde esta o termostato), que na sua parte inferior tem duas sondas/fichas.
Junto ao motor esta uma sonda de temperatura (que normalmente será designada como amarela - devido a cor da ficha), sendo a mais afastada a sonda de temperatura verde.
A rosca destas sondas é exactamente a mesma dos bujões de plastico (instalado por exemplo no radiador).
Factos:
Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;
Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;
A LAND ROVER, tem outras sondas, com temperaturas diferentes:
- PRC 3541 - contacto normalmente aberto - fecha aos 96ºC e volta a abrir aos 91ºC;
- PRC 3366 - contacto normalmente fechado - abre aos 104ºC e volta a fechar aos 98ºC;
E porque tudo isto...
Se se quiser instalar uma ventoinha electrica nas nossas viaturas, podemos recorrer a estes sensores para fazer accionar a dita cuja, podendo inclusivamente accionar dupla ventoinha ou segunda velocidade da dita ventoinha... (isto para mim é importante, já que acho o sistema de sonda por capilar da kenlowe uma valente ....., e assim, utilizando a instalação e componentes de origem, posso comandar a dita sem fugas).
Fica a partilha, porque muito aprendo neste forum, e a grande vantagem de ter um LAND ROVER ( e não outro todo terreno qualquer), é o espirito de entre-ajuda e partilha dos seus proprietários, do qual gosto e faço questão de pertencer, partilhando por isso...
Agora só falta arranjar uma ventoinha de 400 mm de diametro, e de preferencia com duas velocidades...