OPINIÕES SFF: Billstein VS Terrafirma VS ...
-
cadete
- júnior TT

- Registado: 23 jan 2008 18:27
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 617
Re: OPINIÕES SFF: Billstein VS Terrafirma VS ...
Boas !
A carroçaria do defender está montada um pouco mais acima que a do Discovery e do range, o efeito visual é sempre outro, os que tinha montados atrás antes foram uma experiência, cruzavam cerca de 3 cm mais, eram olhal-olhal mas não prestavam, eram uns rancho 9000, mesmo na regulação de dureza máxima não se aguentavam mais de 30 minutos até aquecerem demais e perderem a eficácia.
Vê o site da gwinlewis 4x4, tens lá imagens que ilustra o defender a cruzar com este setup, os amortecedores que lá vens são old man emu com o mesmo tamanho do TF.
O comportamento em estrada é bom, rijos quanto baste, o movimento de inêrcia entre o adornar e o endireitar da carroçaria é bastante bom, seguram bem as molas, não dão aquele efeito de "sacudidela".
Em relação ás medidas, são o normal como nos outros, mais 5 polegadas significa + 12,5cm
A carroçaria do defender está montada um pouco mais acima que a do Discovery e do range, o efeito visual é sempre outro, os que tinha montados atrás antes foram uma experiência, cruzavam cerca de 3 cm mais, eram olhal-olhal mas não prestavam, eram uns rancho 9000, mesmo na regulação de dureza máxima não se aguentavam mais de 30 minutos até aquecerem demais e perderem a eficácia.
Vê o site da gwinlewis 4x4, tens lá imagens que ilustra o defender a cruzar com este setup, os amortecedores que lá vens são old man emu com o mesmo tamanho do TF.
O comportamento em estrada é bom, rijos quanto baste, o movimento de inêrcia entre o adornar e o endireitar da carroçaria é bastante bom, seguram bem as molas, não dão aquele efeito de "sacudidela".
Em relação ás medidas, são o normal como nos outros, mais 5 polegadas significa + 12,5cm
-
Fastandfurious
- júnior TT

- Registado: 07 dez 2010 18:51
- Land Rover: Defender90 Td5 2002
- Sócio LCP: 0
- RTI: 980
E claro tb tens os famosos FOX 
- Eduardo A.
- júnior TT

- Registado: 11 out 2010 13:38
- Land Rover: LAND ROVER Discovery 300TDI 94
- Sócio LCP: 2378
- RTI: 0
Boas
Enviei MP
Enviei MP
-
nm_mendes
- iniciante TT

- Registado: 19 out 2010 14:19
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
Só tenho a dizer que para quem quer trocar de amortecedores e que queira uma coisa a sua medida, existe uma casa aqui bem perto de mim que tem o que o pessoal procura, é a APV, ou seja é uma casa que faz os amortecedores a medida e que por acaso até é quem fabrica os amortecedores para o Camião da Elisabete Jacinto.
Eu não tenho montados esses no meu carro pois não sabia da existência dessa casa quando fui montar os meus amortecedores, mas do pessoal que tenho ouvido falar só ouço dizer maravilhas.. Daí estar a aconselhar, até porque em conversa com o pessoal lá da APV se pode chegar ao melhor amortecedor para cada caso.
Fica aqui o testemunho da Elisabete:
http://www.elisabetejacinto.com/ej/inde ... 61&lang=pt
Aqui está mais um relato desta vez para um defender:
http://www.forum-tt.com/index.php?optio ... &Itemid=69
Pelo que me parece eles não têm site, mas ficam os contactos telefónicos:
A P V - Amortecedor Português p/ Veículos, Lda.
Qta. Figueira 18 - A Sobralinho, SOBRALINHO, LISBOA 2615-682
Vila Franca de Xira
p: 219502928 f: 219502931
Eu não tenho montados esses no meu carro pois não sabia da existência dessa casa quando fui montar os meus amortecedores, mas do pessoal que tenho ouvido falar só ouço dizer maravilhas.. Daí estar a aconselhar, até porque em conversa com o pessoal lá da APV se pode chegar ao melhor amortecedor para cada caso.
Vila Franca de Xira
-
mikeRANGErover
- júnior TT

- Registado: 22 fev 2009 22:46
- Land Rover: Range Rover
- Sócio LCP: 2046
Eu meti os Bilstein B6 e estou bastante satisfeito. Em termos de comportamento está muuuuiiinnnnnnnto melhor.
Miguel arqmiguel@hotmail.com
- JotaJor
- master TT

- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
boas!
nao sei se já viste a minha 110 no tópico... por ser defender e ainda por cima 110, podes ver como fica o resultado final do meu setup.
tenho bilstein 7100 sem reservatorio de 10" a frente e atras.
estas 10", sao diferentes das 5" dos terrafirma. os terrafirma sao amortecedores de prateleira(como alguem diria
), uma vez que estao construidos para um certo carro tendo em conta as medidas dos amortecedores originais desse carro. nesse caso, as 5", significam +5" em relaçao ao tamanho dos de origem.
no caso dos bilstein, é um amortecedor totalmente ajustavel e "universal", e por isso já nao se pode falar em tamanho para carro X. por isso, fala-se em cursos. 10" de curso, 12" de curso, etc...

para veres mais fotos passa pelo meu topico
nao sei se já viste a minha 110 no tópico... por ser defender e ainda por cima 110, podes ver como fica o resultado final do meu setup.
tenho bilstein 7100 sem reservatorio de 10" a frente e atras.
estas 10", sao diferentes das 5" dos terrafirma. os terrafirma sao amortecedores de prateleira(como alguem diria
no caso dos bilstein, é um amortecedor totalmente ajustavel e "universal", e por isso já nao se pode falar em tamanho para carro X. por isso, fala-se em cursos. 10" de curso, 12" de curso, etc...

para veres mais fotos passa pelo meu topico
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
O Moreira é de facto uma pessoa cinco estrelas e faz uns amortecedores bem "porreiros", dá excelente assistência! Agora a questão passa por saber se compensa....nm_mendes Escreveu:Só tenho a dizer que para quem quer trocar de amortecedores e que queira uma coisa a sua medida, existe uma casa aqui bem perto de mim que tem o que o pessoal procura, é a APV, ou seja é uma casa que faz os amortecedores a medida e que por acaso até é quem fabrica os amortecedores para o Camião da Elisabete Jacinto.
Vila Franca de Xira
Corro num pajero que tem 4 apv com reservatório dois deles reguláveis e desde que os tem já fizeram várias visitas a Vila Franca para tratar de babadelas, perdas de ar e etc. Estamos a falar de 2 amortecedores que custaram 370 euros cada um e mais dois que custaram 200 cada. Além disso estão ajudados por mais 4 amortecedores com coilover, ou seja são 8 no total para o carro. Não quer dizer que isso não possa suceder Na minha opinião pelo preço dos APV compra-se outras opções no mercado de igual ou superior qualidade.
Só para fazer uma achega relativamente aos Terrafirma com reservatório. Para mim são ainda piores que os que não tem reservatório, simplesmente porque tem mais uma coisa de má qualidade, ou seja não chegava ter uma coisa má, como ainda acrescenta mais
Quando à discussão que deu o nome ao tópico, o Zix, que até me conhece, perceberá se eu não comentar de tão disparatada que é a pergunta do título
Abraço,
- zix
- iniciante TT

- Registado: 18 jun 2011 21:22
- Land Rover: Defender 110 TD5 1998
- Sócio LCP: 2439
Boas,
Obrigado a todos pelas respostas! Foram todas esclarecedoras.
Porém, continuo indeciso.. Os €uros são sempre um problema tão chaaaato! Mas acho que já consegui reduzir a minha indecisão para dois setups:
- Billstein 7100 12'' atrás (aqui não sei se com reservatório ou não) e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas (não há dinheiro para 4 7100 acho eu...)
- Terrafirma Remote Reservoir +5'' atrás e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas
Pergunta(s) para contas finais e a Grande decisão:
- 12'' nos billstein 7100 atrás parece-me ser mais do que suficiente. A questão é com ou sem reservatório (a diferença é de +-50€ cada amortecedor...)
- No caso de optar pelo primeiro setup com 7100 atrás, é estúpido pôr B6 à frente? Em termos de diferenças de performance... Se isso tem alguma consequência notória. Se sim, soluções please
- Os Billstein 7100 precisam de acessórios específicos para puderem funcionar na 110? Ou é só "plug&play"? Pergunto isto porque por exemplo os TF +5'' precisam.. e isso custa moedinhas que, se calhar, fazem comp€nsar os 7100.
JotaJor
Já vi, durante muito tempo mesmo, o teu tópico. De trás para a frente e de frente para trás.
. A tua 110 é uma das razões para eu ponderar seriamente os 7100!!!!!!!!! Se eu por acaso puser Billstein 7100 mando-te metade da conta para tua casa. eheh
Uma pergunta: Porque é que optaste pelos 7100 sem reservatório? O investimento não compensava?
Amorim
Eu sei que és aficcionado dos Billstein. És aficcionado com total razão e conhecimento. E esse conhecimento acho que está largamente comprovado por todo o lado, aqui no forúm, noutros sítios e até pelo que se fala de ti no mundo LR. Por isso a tua opinião, pelo menos para mim, é sempre importante e alvo de reflexão. Porém, eu neste momento ainda não tenho capacidade emocional (€uros felizmente tenho, o problema é a minha definição de prioridades) para, sem qualquer dúvida, investir no que é claramente de melhor qualidade, os Billstein 7100. Daí ter criado este disparatado tópico. Para ter a certeza que, depois de ponderar os prós e contras das minhas propostas, não faço um mau investimento (ou o óptimo, dadas as condições) e acho que percebes isso. Por isso, obrigado pelo teu, contrariado
,comentário em relação aos Terrafirma Remote Reservoir +5'', o que ajuda mesmo são exemplos concretos como os do Pgil e Gangsta!
E já agora dá aí uma ajudinha nas minhas novas perguntas.
Cumprimentos a todos e obrigado!
Zix
Obrigado a todos pelas respostas! Foram todas esclarecedoras.
Porém, continuo indeciso.. Os €uros são sempre um problema tão chaaaato! Mas acho que já consegui reduzir a minha indecisão para dois setups:
- Billstein 7100 12'' atrás (aqui não sei se com reservatório ou não) e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas (não há dinheiro para 4 7100 acho eu...)
- Terrafirma Remote Reservoir +5'' atrás e Billstein B6 à frente com torres rebaixadas
Pergunta(s) para contas finais e a Grande decisão:
- 12'' nos billstein 7100 atrás parece-me ser mais do que suficiente. A questão é com ou sem reservatório (a diferença é de +-50€ cada amortecedor...)
- No caso de optar pelo primeiro setup com 7100 atrás, é estúpido pôr B6 à frente? Em termos de diferenças de performance... Se isso tem alguma consequência notória. Se sim, soluções please
- Os Billstein 7100 precisam de acessórios específicos para puderem funcionar na 110? Ou é só "plug&play"? Pergunto isto porque por exemplo os TF +5'' precisam.. e isso custa moedinhas que, se calhar, fazem comp€nsar os 7100.
JotaJor
Já vi, durante muito tempo mesmo, o teu tópico. De trás para a frente e de frente para trás.
Uma pergunta: Porque é que optaste pelos 7100 sem reservatório? O investimento não compensava?
Amorim
Eu sei que és aficcionado dos Billstein. És aficcionado com total razão e conhecimento. E esse conhecimento acho que está largamente comprovado por todo o lado, aqui no forúm, noutros sítios e até pelo que se fala de ti no mundo LR. Por isso a tua opinião, pelo menos para mim, é sempre importante e alvo de reflexão. Porém, eu neste momento ainda não tenho capacidade emocional (€uros felizmente tenho, o problema é a minha definição de prioridades) para, sem qualquer dúvida, investir no que é claramente de melhor qualidade, os Billstein 7100. Daí ter criado este disparatado tópico. Para ter a certeza que, depois de ponderar os prós e contras das minhas propostas, não faço um mau investimento (ou o óptimo, dadas as condições) e acho que percebes isso. Por isso, obrigado pelo teu, contrariado
E já agora dá aí uma ajudinha nas minhas novas perguntas.
Cumprimentos a todos e obrigado!
Zix
Actual:
2000 Discovery II TD5
Ex:
2000' Defender 90 TD5 -> Major Mola
1998' Defender 110 TD5 - > Major Van
1994' Range Rover 300TDi on steroids
1997' Range Rover P38 4.6 HSE
2000 Discovery II TD5
Ex:
- josecamorim
- maníaco TT

- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
Boas,
A minha sugestão é se não consegues agora comprar todos, compra só 2 e depois quando puderes compras os outros 2. Não adianta atalhar caminho. Como falei contigo na altura que programamos o teu 90, eu já tentei essa via algumas vezes e acabou sempre por me sair mais caro. Ainda há pouco passei por isso.
De qualquer forma, Não é descabido colocar os 7100 sem reservatório atrás e os B6 na frente. Quando comprares os 7100, quem os vender vai concerteza dar-te assistência e afinar-te os ditos de forma a que o carro não fique descomsado....
P.S- Ainda há pouco andavam aí 6 bilstein 7100 com reservatório revisionados e vendidos como novos ao preço da chuva....
4 foram substituir terrafirma no carro do Duarte Rosa e outros 2 no carro do gangsta 
Abraço
A minha sugestão é se não consegues agora comprar todos, compra só 2 e depois quando puderes compras os outros 2. Não adianta atalhar caminho. Como falei contigo na altura que programamos o teu 90, eu já tentei essa via algumas vezes e acabou sempre por me sair mais caro. Ainda há pouco passei por isso.
De qualquer forma, Não é descabido colocar os 7100 sem reservatório atrás e os B6 na frente. Quando comprares os 7100, quem os vender vai concerteza dar-te assistência e afinar-te os ditos de forma a que o carro não fique descomsado....
P.S- Ainda há pouco andavam aí 6 bilstein 7100 com reservatório revisionados e vendidos como novos ao preço da chuva....
Abraço
- Norferreira
- pleno TT

- Registado: 11 out 2006 00:01
- Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D - Sócio LCP: 1680
iap, eu ando com dois bilstein 7100 com reservatório à frente e dois terrafirme com reservatorio atrás 

LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979
- JotaJor
- master TT

- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
tenho é que ver das comissoes com o vinniezix Escreveu:JotaJor
Já vi, durante muito tempo mesmo, o teu tópico. De trás para a frente e de frente para trás.. A tua 110 é uma das razões para eu ponderar seriamente os 7100!!!!!!!!! Se eu por acaso puser Billstein 7100 mando-te metade da conta para tua casa. eheh
em relaçao ao reservatorio... optei por por sem reservatorio porque o orçamento estava limitado, e para meter os 4 7100, já tive que esticar bem a corda... se esticasse mais um bocadinho para os reservatorios, partia!
mas foi tambem porque para a utilizaçao que lhe dou, chega bem assim. o amortecedor nunca me chega a aquecer o suficiente para precisar de reservatorio. um dia se me apetecer, ainda compro só os reservatorios para lhes meter, e poder tirar umas fotos mais racing`s
- zix
- iniciante TT

- Registado: 18 jun 2011 21:22
- Land Rover: Defender 110 TD5 1998
- Sócio LCP: 2439
Perdi a cabeça...
Billstein para a menina!
7100 com reservatório atrás e B6 à frente com torres rebaixadas!
E eu que não sabia o que era ter amortecedores?!
Quando puder tiro umas fotografias para verem o que são amortecedores à HOMEM!
Ela, a 110, agora tem estado com um problemazitos mais graves e por isso não tenho tido tempo nem cabeça para me dedicar à apreciação de toda a sua beleza e esplendor!
Cumprimentos,
José Barreiros
Billstein para a menina!
7100 com reservatório atrás e B6 à frente com torres rebaixadas!
E eu que não sabia o que era ter amortecedores?!
Quando puder tiro umas fotografias para verem o que são amortecedores à HOMEM!
Ela, a 110, agora tem estado com um problemazitos mais graves e por isso não tenho tido tempo nem cabeça para me dedicar à apreciação de toda a sua beleza e esplendor!
Cumprimentos,
José Barreiros
Actual:
2000 Discovery II TD5
Ex:
2000 Discovery II TD5
Ex:
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Mais um BilsteinódependenTTe... 
- SquareWheels
- master TT

- Registado: 03 set 2008 10:51
- Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
- Sócio LCP: 1953