Temperatura de Disco 200

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2009 21:40
Land Rover: Discovery 200Tdi 1993
Sócio LCP: 0

Temperatura de Disco 200

Mensagem por JoaoFaria »

Agora que finalmente tenho o Disco, e que pela primeira vez fiz uns kilometros valentes com ele, algumas duvidas se levantaram, entre elas a questão da temperatura.
Qual é a posição normal do ponteiro da temperatura? Sensivelmente a meio? Pergunto isto porque durante os kilometros que fiz em estrada, sem grandes inclinações, o ponteiro vinha sensivelmente a meio, mais coisa menos coisa. Mas depois entrei na A25, ao lado da antiga IP5, fiz bastantes kilometros a subir e o ponteiro subiu para 3/4, ou seja no ultimo traço branco antes do vermelho, e chegou inclusivé a passar, embora nunca tenha chegado ao vermelho. Ia em 5ª, por volta das 2500rpm, a 90/100 km/h, e já eram 9 da noite, portanto não estava particular calor.
Será que tenho ali chatice? É um disco 200 de 93...

Obrigado desde já.
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
serodio

Re: Temperatura de Disco 200

Mensagem por serodio »

não é normal é fazer controlar o radiador pode estar com os favos entupidos e ao mesmo tempo mudava o termostato , agora pode ser também o viscoso da ventuinha já não estar católica e não fornecer o arrefecimento devido quando está num regime superior , também pode ser a bomba de água a queichar-se e breve pifa não penso que seja junta da culassa porque aquecia sempre em permanencia mas quando andar com o disco um bom bocado pare e abra o capô e veja se os tubos da água estão duros mas muito duros !!! e ao mesmo tempo ponha alguém a acelerar e coloque a mão por tras da ventuinha lado motor para ver se manda muito ar e mandar pouco é o viscoso de oficio

espero que com isto se safe por poucos euros

Serôdio
nmpimenta
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 jan 2008 19:52
Sócio LCP: 2009

Mensagem por nmpimenta »

Viva,

O senhor Serôdio já disse tudo... mas eu gostava de acrescentar mais uma coisita, que acho que deve ser feita (primeira coisa que fiz no meu quando o comprei): uma limpeza a fundo do radiador, ou mesmo um radiador novo se fôr caso disso, uma limpeza de todo o circuito de refrigeração e um bom líquido anti-congelante (nada de água à mistura).

Cumps,
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JoaoFaria »

Muito obrigado a todos pela ajuda e conselhos.
Sr. Serôdio, se for qualquer um dos problemas que referiu (radiador, viscoso da ventuinha ou bomba de água), tem algum desses componentes? E em quanto ficaria o "estrago"?
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
serodio

Mensagem por serodio »

boas normalmente tenho mas verifique primeiro para ver excatmente de onde vem o problema

Serôdio
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JoaoFaria »

Parece que o problema é o centro viscoso... Já teve melhores dias.

Ainda relacionado com a questão da temperatura, e para ter a certeza que fico descansado, sei que há uma série de coisas que se podem fazer para ajudar a mantê-la dentro dos parametros aceitáveis.
Falaram-me em ventoinhas eléctricas, mas fiquei sem perceber se estas substituem o viscoso, ou se pelo contrário funcionam como um complemento. Ou seja, se se remove a ventinha original com viscoso e se substitui por outra, ou se ficam as duas (com viscoso e eléctrica a funcionar ao mesmo tempo). Ouvi também falar nas ventoinhas do ar condicionado a ajudar a coisa, mas têm que ser invertidas, certo?

E com tudo isto, a dúvida final: qual é a zona normal do ponteiro da temperatura num Disco 200? A 1/4? A meio?
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva JoaoFaria

a posição normal é +/- ao meio.

Pode optar por colocar um viscoso novo que durará muitos anos ou uma electrica. Ao colocar uma electrica retira-se o viscoso... com essa operação aumenta-se uns cv reduzindo o consumo... é um dos upgrades que vou fazer no meu... já tenho o material, falta o tempo...

http://www.kenlowe.com/

Há tambem quem utilize as do AC como auxiliares...

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
serodio

Mensagem por serodio »

boas o disco 200 a nivel de temperatura quando está tudo bem não é de dar dores de cabeça um conselho não se ponha com invenções coloque o viscoso e fica resolvido para muito tempo , porque adaptar ventuinha electricas há uma serie de coisas a fazer para ficar a funcionar é como gente que coloca ventuinhas á frente dos radiadores sem controlar a potencia que necessita e a ligar com interruptor pois para ser bem feito e funcionar tem de ser ventuinhas que chupem o ar de fora para dentro e com alteração no radiador e colocar sondas para dispararem automaticamente quando chega aquela temperatura seja 70 75 º etc... e a do veiculo para rendimento a 100% teria de ser eliminada se não faz um contraste enorme

espero que tenha tirado uma ideia aonde sevai meter

Serôdio :cool:
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JoaoFaria »

Obrigado FLGFLG

Presumo então que a nívle de eficácia a ventoinha eléctrica seja semelhante o viscoso. E a nível de preço? Ou seja, para alguém na minha situação, que tem que obrigatóriamente que arranjar uma solução, mas com um orçamento bastante curto, o que aconselharia? Viscoso novo, usado, ou ventoinha eléctrica?
Sei que o viscoso novo na origem custa uma enormidade de dinheiro... Nem ponho aqui o preço que me deram porque até o achei obsceno...
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Pessoalmente não colocaria um viscoso usado mas mais vale um usado que esteja a funcionar do que nada... :D

Nada como sondar o mercado mas o kit da Kenlowe deve ser mais caro do que o viscoso... :roll:

O Carlos Santos da Jipelandia tem montado desses kits...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JoaoFaria »

Hehehe... respondi ao post sem antes ver a resposta do senhor Serôdio, que acabou por responder às minhas dúvidas.
De facto o melhor é mesmo por um viscoso em condições e pronto, assunto resolvido. Mas como já referi, acho o preço que me deram na LR por um novo quase obsceno...
Sr. Seródio, consegue-me informar para que valores rondará ou o novo que já me disse que tem ou um usado?

Obrigado a todos!
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

nao sei porque mas o meu tb acho que esta a ir para a sucata pois se fizer ai uns 10 minutos a 120 ele começa a aquecer
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JoaoFaria »

Pois, é o mesmo que o meu. Começa a subir em regimes elevados e constantes, mas se for nas voltinhas do dia a dia, em estrada normal, não se queixa. São manias...
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

serodio Escreveu:boas normalmente tenho mas verifique primeiro para ver excatmente de onde vem o problema...

Como disse o serodio e muito bem verifiquem se é realmente do viscoso pois pelos sintomas pode não ser o viscoso...

Verifiquem se não poderá ser problema com o radiador, termostato etc... :sing:

Ou então levem o LR a alguem de confiança para determinar e solucionar a coisa... pois brincar com temperaturas pode sair muito caro... :yikes:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem