COMO AUMENTAR A PRESSÃO DO TURBO.
Enviado: 28 nov 2010 13:29
Não sei se já anda por aqui algum tópico sobre como "aumentar a pressão do turbo" mexendo no actuador da valvula (wastegate ou valvula de alivio)
O que é a Wastegate??
A wategate é uma valvula de alivio cuja função é n deixar que a pressão acima de certo valor passe para o circuito de admissão...
Image resized to : 78 % of its original size [ 640 x 480 ]
Ésta valvula, é activada quando o seu actuador recebe no topo a pressão produzida pelo turbo(através de um tubo que vem do circuito de admissão), essa pressão dentro do actuador vai acçionar um embolo com um veio, que se vai mover abrindo a valvula que n é mais que um bypass ou janela dentro do corpo do turbo, deixando assim que a pressão excessiva que existe na turbina passe directa para o escape...
-Antes de mais, que fique claro que é sempre essençial ter um manometero que mede a pressão do turbo, ligado na admissão para medir-mos o que estamos a fazer....
Em que consiste a "modificação"??
No fundo, a modificação pode ser de duas maneiras:
-1ª Alterar a percepção do actuador limitando a pressão que ele recebe, assim ele não abre tanto a valvula, permitindo que passe maior pressão para o colector...
- Isto pode ser feito introduzindo umas torneirinhas próprias no tubo que dá o sinal ao actuador
-2ª Alterar a acção da valvula encurtando o veio ou dando mais força na mola do actuador, deste modo ela reçebe o sinal de pressão correcto mas quando actua fá-lo de modo condiçionado, permitindo assim a passagem de mais pressão para a admissão...
- Isto pode ser feito afinando o tirante, se o tirante tiver afinação como este por ex.
- Pode ser feirto abrindo o actuador e colocar umas anilhas de modo a comprimir a mola, para ela ficar com mais força (mais comprimida) e assim abrir um pouco mais tarde.
- Ou ainda pode ser feito afastando o actuador do suporte /apoio que o segura.
O suporte do actuador varia de carro para carro mas é possivel afastar o actuador no seu todo dando assim mais força á mola no seu interior
O que é a Wastegate??
A wategate é uma valvula de alivio cuja função é n deixar que a pressão acima de certo valor passe para o circuito de admissão...
Image resized to : 78 % of its original size [ 640 x 480 ]
Ésta valvula, é activada quando o seu actuador recebe no topo a pressão produzida pelo turbo(através de um tubo que vem do circuito de admissão), essa pressão dentro do actuador vai acçionar um embolo com um veio, que se vai mover abrindo a valvula que n é mais que um bypass ou janela dentro do corpo do turbo, deixando assim que a pressão excessiva que existe na turbina passe directa para o escape...
-Antes de mais, que fique claro que é sempre essençial ter um manometero que mede a pressão do turbo, ligado na admissão para medir-mos o que estamos a fazer....
Em que consiste a "modificação"??
No fundo, a modificação pode ser de duas maneiras:
-1ª Alterar a percepção do actuador limitando a pressão que ele recebe, assim ele não abre tanto a valvula, permitindo que passe maior pressão para o colector...
- Isto pode ser feito introduzindo umas torneirinhas próprias no tubo que dá o sinal ao actuador
-2ª Alterar a acção da valvula encurtando o veio ou dando mais força na mola do actuador, deste modo ela reçebe o sinal de pressão correcto mas quando actua fá-lo de modo condiçionado, permitindo assim a passagem de mais pressão para a admissão...
- Isto pode ser feito afinando o tirante, se o tirante tiver afinação como este por ex.
- Pode ser feirto abrindo o actuador e colocar umas anilhas de modo a comprimir a mola, para ela ficar com mais força (mais comprimida) e assim abrir um pouco mais tarde.
- Ou ainda pode ser feito afastando o actuador do suporte /apoio que o segura.
O suporte do actuador varia de carro para carro mas é possivel afastar o actuador no seu todo dando assim mais força á mola no seu interior