Boa tarde
Recentemente no meu defender 300tdi com 210.000 kms, a luz do óleo começou a acender sempre que desembraio e retiro o pe do acelerador.
Troquei o óleo há dois dias e o problema persiste. Já verifiquei onivel doloso que esta correcto.
Assim que embraie acelero, a luz volta a apagar-se.gostaria de saber se será problema da bomba de óleo e se existe algum tipo de teste que possa ajudar no despiste do problema.
Obrigado pela vossa ajudada
Carlos
Luz do óleo a acender
- cads
- iniciante TT

- Registado: 25 jul 2012 06:44
- Land Rover: LR Defende 110 SW
Motor 300 Tdi
Ano 1997 - RTI: 0
-
Roberto Arnaut Nunes
- júnior TT

- Registado: 18 jan 2008 22:55
- Land Rover: LR Defender 300TDI
1997 - Sócio LCP: 0
Re: Luz do óleo a acender
olá, Carlos!
em relação o teste que podes fazer, é medir a pressão de óleo do motor com um manómetro! só assim vai ter a certeza do que se passa!
caso contrário tens de ir por partes, qual a viscosidade do óleo que usas? o filtro de óleo, trocaste? o sensor de pressão está bom? a própria cablagem do sensor? etc, etc.....
abraço
PS: deves ver isso com urgência e não circular com a viatura, porque, caso haja alguma avaria no circuito de lubrificação podes gripar esse motor num instante....
em relação o teste que podes fazer, é medir a pressão de óleo do motor com um manómetro! só assim vai ter a certeza do que se passa!
caso contrário tens de ir por partes, qual a viscosidade do óleo que usas? o filtro de óleo, trocaste? o sensor de pressão está bom? a própria cablagem do sensor? etc, etc.....
abraço
PS: deves ver isso com urgência e não circular com a viatura, porque, caso haja alguma avaria no circuito de lubrificação podes gripar esse motor num instante....
- cads
- iniciante TT

Motor 300 Tdi
Olá Roberto
O manómetro de que falas pode-se adquirir onde? Existirá alguma oficina perto de Oeiras com esse manómetro?
O óleo que utilizo é o semi-sintético 15w40 adquirido na motormáquina, mas realmente não troquei o filtro de óleo pq como esteve parado quase 2 anos, queria andar apenas uns 1000 kms e depois trocar então tudo, incluindo filtros. Por outro lado, ao comprar as coisas esqueci-me do filtro do óleo, nabiçe :-)
Em relação aos sensores e cablagens, terei de ver se estão bons ou não
Carlos
O manómetro de que falas pode-se adquirir onde? Existirá alguma oficina perto de Oeiras com esse manómetro?
O óleo que utilizo é o semi-sintético 15w40 adquirido na motormáquina, mas realmente não troquei o filtro de óleo pq como esteve parado quase 2 anos, queria andar apenas uns 1000 kms e depois trocar então tudo, incluindo filtros. Por outro lado, ao comprar as coisas esqueci-me do filtro do óleo, nabiçe :-)
Em relação aos sensores e cablagens, terei de ver se estão bons ou não
Carlos
- titomendes
- pleno TT

- Registado: 24 mai 2012 11:49
- Land Rover: Discovery 300
- Sócio LCP: 2581
- RTI: 0
Olá Cads
O manometro vende-se em muito sitio. Norautos e afins será mais caro, no ebay será mais barato.
É algo como isto:
Há digitais e analógicos. Normalmente vende-se o kit: Manômetro, Valvula e terminais.
Pelo que tu dizes realmente parece um problema de pressão do óleo.
O manometro vende-se em muito sitio. Norautos e afins será mais caro, no ebay será mais barato.
É algo como isto:
Há digitais e analógicos. Normalmente vende-se o kit: Manômetro, Valvula e terminais.
Pelo que tu dizes realmente parece um problema de pressão do óleo.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Seja muito bem vindo cads
espreita tambem aqui:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 2&p=203932
Se não fôr da valvula pode ser da bomba do oleo ou os bronzes da cambota gastos...
espreita tambem aqui:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 2&p=203932
Se não fôr da valvula pode ser da bomba do oleo ou os bronzes da cambota gastos...
- Nunomge
- júnior TT

- Registado: 23 nov 2010 18:26
- Land Rover: Discovery 300 Tdi 94
- Sócio LCP: 2779
- RTI: 0
Boas!
Eu também tenho o mesmo problema no meu 300 desde há anos e já tenho a valvula nova e manómetro de pressão há 1 ano e meio ainda por montar! Devo de andar à espera que o motor pife
Qual a pressão de óleo que o motor 300Tdi saudavel faz?
CumprimenTTos
Eu também tenho o mesmo problema no meu 300 desde há anos e já tenho a valvula nova e manómetro de pressão há 1 ano e meio ainda por montar! Devo de andar à espera que o motor pife
Qual a pressão de óleo que o motor 300Tdi saudavel faz?
CumprimenTTos
- Mário Antão
- maníaco TT

- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
-
Roberto Arnaut Nunes
- júnior TT

- Registado: 18 jan 2008 22:55
- Land Rover: LR Defender 300TDI
1997 - Sócio LCP: 0
ola,
o 300 tdi deve fazer 1.7 bar ao relanti com a temperatura normal de trabalho!
abraço
Roberto A.
o 300 tdi deve fazer 1.7 bar ao relanti com a temperatura normal de trabalho!
abraço
Roberto A.
- cads
- iniciante TT

Motor 300 Tdi
Olá
O manómetro que apresentas é o da pressão do óleo, realmente esse não o tenho instalado mas vou tratar disso. Qdo se falou em manómetro para medir a pressão, pensava que te referias á ferramenta especial que a LAND ROVER utiliza para medir a pressão directamente no motor.
Entretanto vou desmanchar a válvula e trocar pq se no outro dia fazia o problema de acender ao relanti, ontem a luz ficou acesa o tempo todo. Depois de desligar o motor e voltar a ligar já não acende, nem ao relanti :-) que grande confusão, por isso vou começar por trocar aquilo que é mais barato até chegar ao problema :-)
Abraço
Carlos
O manómetro que apresentas é o da pressão do óleo, realmente esse não o tenho instalado mas vou tratar disso. Qdo se falou em manómetro para medir a pressão, pensava que te referias á ferramenta especial que a LAND ROVER utiliza para medir a pressão directamente no motor.
Entretanto vou desmanchar a válvula e trocar pq se no outro dia fazia o problema de acender ao relanti, ontem a luz ficou acesa o tempo todo. Depois de desligar o motor e voltar a ligar já não acende, nem ao relanti :-) que grande confusão, por isso vou começar por trocar aquilo que é mais barato até chegar ao problema :-)
Abraço
Carlos