o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.

o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor cblopes » sexta ago 31, 2012 7:59 pm

boas preciso de ajuda para decidir o que fazer pois o meu turbo e ainda não sei porque depois de ter trocado o filtro do ar arrasou a turbina da parte fria agora não sei bem o que fazer visto o turbo ser quase novo tem pouco mais de 3 anos agora pergunto..... mando reparar como de origem?
mando hibridar e que vantagens ? já alguem fez?
ou tgv? quais servem? e que alteraçoes se tem de fazer?

AJUDEM NÃO SEI QUE FAÇA
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 785
Registado: terça nov 15, 2005 12:32 am
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
LandRover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor Capelo_Td5 » sexta ago 31, 2012 8:53 pm

Boas :)

É estranho um turbo tão recente entregar a alma ao criador em tão pouco tempo. Não tem garantia?

Em relação ao fazer um upgrade, tenho visto alguns tdi's com tgv. Aliás, vêem-se cada vez mais. Pode sair um pouco mais caro, mas os resultados, pelo que tenho lido/visto são de facto muito bons. Por exemplo o 200 do camarada Nata que penso ter cerca de 150cv.
Se tivesse disponibilidad€ esta seria a minha opção ;)

Em relação às vantagens penso ser o facto de ter o turbo a entrar com muito mais pressão a rotações mais baixas, logo mais força em baixas e menos "vazio" nas trocas de caixa.

Não sei quais são os turbos por isso nao vou mandar papaias.

Alguém com mais conhecimento há de aparecer.

Cumprimentos e as melhoras do Discovery ;)
Avatar do Utilizador
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 756
Registado: sexta mar 18, 2011 11:01 pm
LandRover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
Sócio LCP: 2683
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor ricardix81 » sexta ago 31, 2012 8:58 pm

Boas.
Bom eu teria muito em conta o destino do jipe. É para curtir umas picadas ou para TTT? Inclui viagens longas tipo África?
Se for para curtir um Portugal de Lés a Lés eu optava por mais adrenalina e um TGV. Se a intenção é " não ter problemas" optava por hibridar.
Não forças tanto os pistons e cabeça, tens boa potência e ajudado com um IC de maior capacidade fica um mimo.
Um turbo bem trabalhado fica com mais capacidade de carga e podes iptar por substituis as chumaceiras normais por rolamentos e ai nunca mais tens problemas de turbo.
ricardix81
iniciante TT
iniciante TT
 
Mensagens: 29
Registado: terça mai 24, 2011 1:00 am
Localização: Coimbra/Beja
LandRover: Discovery 300tdi 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor schima » sábado set 01, 2012 10:11 pm

se deste cabo das pás da parte fria do turbo após a mudança de filtro algo pode ter sido aspirado...espero que tenha ficado so pelos estragos das pas do turbo...

podes optar por recuperar o turbo original e meter um IC de maior capacidade e aumentar um pouco o debito da BI e turbo. Fica tb muito bom e não gastas tanto.
schima
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 187
Registado: domingo abr 03, 2011 10:06 am
Localização: Lisboa
LandRover: Range Rover 200 TDi, colheita '93
Sócio LCP: 9999
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor kaka » sábado set 01, 2012 10:35 pm

E agora pergunto eu (e desculpem a minha ignorancia) o que e hibridar?

AbraTTo
Avatar do Utilizador
kaka
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 429
Registado: quinta set 22, 2011 10:44 am
LandRover: Discovery 200 TDI de 1992
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor rp38 » sábado set 01, 2012 11:05 pm

hibridar é do género kitar. :D ou seja seria aumentar o diametro da compressora (pás do turbo) e para tal desbastar a parede do caracol uns mm :ohnao: :o . isto é tudo muito bonito até dar pró torto :x ou seja enfraquece a parede do turbo e depois dá-lhe mais pressão, antecipando mais uma ida á oficina :lol:
rp38
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 920
Registado: terça ago 07, 2012 10:55 pm
LandRover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor Plisk » domingo set 02, 2012 12:09 am

Fazendo uma rápida pesquisa no google, vale o que vale, mas o efeito final será qq coisa deste género: Perdes em baixas pq o turbo demora mais tempo a "encher" (turbo lag) mas ganhas em altas.
Avatar do Utilizador
Plisk
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 107
Registado: sábado abr 07, 2012 8:33 pm
Localização: Loures
LandRover: Discovery 300Tdi 1996
Sócio LCP: 2566
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor paulo jorge » domingo set 02, 2012 12:12 am

PLISK olha que é o contrario.

hibridar um turbo é para teres mais baixa e não mais altas pois altas ja ele tem quando esta a trabalhar isto acontece quando o trabalho é bem feito e não apenas para levar o dinheiro a quem paga ...
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-passeios-organizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
 
Mensagens: 3361
Registado: quarta mai 17, 2006 10:07 pm
Localização: MAFRA
LandRover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor Plisk » domingo set 02, 2012 12:34 am

paulo jorge Escreveu:PLISK olha que é o contrario.

hibridar um turbo é para teres mais baixa e não mais altas pois altas ja ele tem quando esta a trabalhar isto acontece quando o trabalho é bem feito e não apenas para levar o dinheiro a quem paga ...


De certeza? Pelo que vi, ficas com mais lag, mas, quando este entra, entra com muito mais força (ou pressão) do que o original.
Eu li isto num forum, por isso não te sei dizer se é ou não informação correcta. Nesse mesmo forum queixavam-se de falta de potencia em baixas.

Só para reforçar a ideia, isto não são palavras minhas. Não sabia em que consistia "hibridar" um turbo nem os seus benefícios, como tal, fui pesquisar e foi isto que encontrei. Os entendidos que se cheguem à frente e tirem as dúvidas ao pessoal ;)
Avatar do Utilizador
Plisk
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 107
Registado: sábado abr 07, 2012 8:33 pm
Localização: Loures
LandRover: Discovery 300Tdi 1996
Sócio LCP: 2566
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor Drakos » domingo set 02, 2012 7:32 am

Na minha opinião, seria meter um novo/recondicionado ou reparar o mesmo. E estou como o schima, oxalá que tenha sido só o turbo a avariar (pode mto bem ter sido algo que entrou no turbo...verifica bem se não estragou mais nada.
Avatar do Utilizador
Drakos
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 264
Registado: sexta set 25, 2009 5:13 pm
Localização: Valbom - Gondomar
LandRover: Range Rover 2.5 TD VM 1990
Sócio LCP: 2165
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor SERSANRR » domingo set 02, 2012 10:23 am

Bom dia,

Deixo a minha opinião:

Antes de mais para quem desconhece o termo: duma forma simples o Turbo Lag é o tempo de resposta do carro entre carregar no acelerador e o turbo estar em carga (aquela sensação quando mudamos de mudança a subir e logo a seguir ele demorar uns segundos a manter a velocidade ou voltar a aumentar novamente de velocidade, é esse periodo de tempo)

Conforme aumenta a volumetria do turbo maior a pressão disponivel e maior o tempo de resposta:

A titulo de exemplo deixo dois carros que usam o mesmo turbo (sim espantem-se lol) mas com turbinas diferentes

RR DSE usa um M#ts#bishu Heavy Industries (MHI) com turbinas de 11mm, viatura que precisa de binário, preciso de resposta imediata com muita força e pouca rotação (imaginem arrancar a subir no meio duma picada por exemplo) turbo pequeno

Subaru Impreza usar o mesmo MHI mas com turbinas de 19mm, viatura que precisa de cavalos, mas pode ter rotação com fartura, demora mais uns segundos mas quando o turbo entra encostam ao banco.

Por exemplo, o M#ts#bishu Evo VIII tem um turbo gigantesco, para vos dar ideia, o turbo lag são 4 segundos... 4.... imaginem o que é carregar no acelerador e durante 4 segundos nada acontecer... depois explode mas até lá...

Uma solução para combater esta questão dos tempos de resposta e potencia disponivel foi encontrada pela BMW no 535d á pouco tempo, resolveu a questão pondo um turbo minusculo para as baixas e um grande para as altas, desta forma, temos uma solução com mais faixa de utilização maior que o um hibrido mas as mesmas vantagens ;)

Respondendo agora á pergunta:

TGV sim (boa opção para quem quer manter a curva de binario disponivel, o turbo vai adaptar as pás para ter a mesma carga constante em toda a faixa de rotação, é como se o turbo fosse crescendo consoante a necessidade, redução do turbo lag)

Origem Sim (mantem as prestações originais mas evita dores de cabeça e adaptações)

Hibridar não (pelo menos num jipe, hibridar normalmente significa aumentar as turbinas, quanto maior a turbina mais pressão disponivel logo mais cavalos, mas tem o reverso da medalha, turbina maior aumento do tempo de resposta do acelerador, (aumento do turbo lag), ou seja, diminuição de resposta em baixas, o que num jipe se usado em TT é algo que não se quer, quer-se binário e não cavalos)

espero ter explicado de forma simplificada :)

Abc
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 841
Registado: sexta ago 29, 2008 10:39 am
Localização: Lisboa
LandRover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor Plisk » domingo set 02, 2012 1:27 pm

SERSANRR Escreveu:Bom dia,

Deixo a minha opinião:

Antes de mais para quem desconhece o termo: duma forma simples o Turbo Lag é o tempo de resposta do carro entre carregar no acelerador e o turbo estar em carga (aquela sensação quando mudamos de mudança a subir e logo a seguir ele demorar uns segundos a manter a velocidade ou voltar a aumentar novamente de velocidade, é esse periodo de tempo)

Conforme aumenta a volumetria do turbo maior a pressão disponivel e maior o tempo de resposta:

A titulo de exemplo deixo dois carros que usam o mesmo turbo (sim espantem-se lol) mas com turbinas diferentes

RR DSE usa um M#ts#bishu Heavy Industries (MHI) com turbinas de 11mm, viatura que precisa de binário, preciso de resposta imediata com muita força e pouca rotação (imaginem arrancar a subir no meio duma picada por exemplo) turbo pequeno

Subaru Impreza usar o mesmo MHI mas com turbinas de 19mm, viatura que precisa de cavalos, mas pode ter rotação com fartura, demora mais uns segundos mas quando o turbo entra encostam ao banco.

Por exemplo, o M#ts#bishu Evo VIII tem um turbo gigantesco, para vos dar ideia, o turbo lag são 4 segundos... 4.... imaginem o que é carregar no acelerador e durante 4 segundos nada acontecer... depois explode mas até lá...

Uma solução para combater esta questão dos tempos de resposta e potencia disponivel foi encontrada pela BMW no 535d á pouco tempo, resolveu a questão pondo um turbo minusculo para as baixas e um grande para as altas, desta forma, temos uma solução com mais faixa de utilização maior que o um hibrido mas as mesmas vantagens ;)

Respondendo agora á pergunta:

TGV sim (boa opção para quem quer manter a curva de binario disponivel, o turbo vai adaptar as pás para ter a mesma carga constante em toda a faixa de rotação, é como se o turbo fosse crescendo consoante a necessidade, redução do turbo lag)

Origem Sim (mantem as prestações originais mas evita dores de cabeça e adaptações)

Hibridar não (pelo menos num jipe, hibridar normalmente significa aumentar as turbinas, quanto maior a turbina mais pressão disponivel logo mais cavalos, mas tem o reverso da medalha, turbina maior aumento do tempo de resposta do acelerador, (aumento do turbo lag), ou seja, diminuição de resposta em baixas, o que num jipe se usado em TT é algo que não se quer, quer-se binário e não cavalos)

espero ter explicado de forma simplificada :)

Abc



Não podias ter explicado melhor! Obrigado!

Já agora, com um TGV, caso este seja maior (e compatível), consegues aumentar a potencia e o binário sem grande lag?
Isto implicaria mudar a linha de escape e os colectores?
Que turbos é que são usados para este tipo de modificações nos 300 tdi?

Desculpa estar a bombardear-te com perguntas, mas confesso que isto é uma ideia que já me passou várias vezes pela cabeça... :sing:

Um abraço!
Avatar do Utilizador
Plisk
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 107
Registado: sábado abr 07, 2012 8:33 pm
Localização: Loures
LandRover: Discovery 300Tdi 1996
Sócio LCP: 2566
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor migpereira2 » domingo set 02, 2012 3:31 pm

Olá Carlos,

tu vai-me à bruxa com os teus turbos, rapaz!! :yikes:
Então esse ainda "novo" já deu o berro, também?! Assim não ganhas pros turbos, carago :o

As perguntas que fazes, não te posso ajudar. Porque felizmente, só conheço a teoria (que já ai foi escrita), mas tens MP ;)

Abraço,
Miguel Pereira
migpereira2
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 282
Registado: terça Oct 14, 2008 9:08 am
Localização: Almada
LandRover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor cblopes » segunda set 03, 2012 11:33 am

obrigado a todos pela ajuda
tenho ficado tambem com a ideia de que hibridar dá em altas mas eu tenho um LAND ROVER e gosto de andar devagar mas gosto quando carrego no pedal ele ande mas não preciso que passe dos 100....

paulo conta ou explica-la isso melhor pois tambem li que se transformam os turbos normais mas ficam com uma resposta de um tgv como pode ser ou isso é possivel
?
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 785
Registado: terça nov 15, 2005 12:32 am
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
LandRover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor joaoroka » terça set 04, 2012 1:47 pm

Como ja disseram aqui, depende da utilizaçao que quiseres dar ao land. Eu ando com o turbo de origem hibridado e estou a pensar meter TGV, é uma aplicaçao mais complicada e depois tem outro tipo de manutençao num turbo de geometria. So quero deixar aqui esclarecido que com o meu turbo hibridado nao perdi baixas, ate esta melhor, porque so hibridei a admiçao mantive a mesma compressora de gazes escape... Ficou muito bom, com a BI bem mexida fica engraçado mas nada como um TGV

;)
Avatar do Utilizador
joaoroka
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 194
Registado: sexta jul 27, 2007 10:10 am
Localização: Tras-os-Montes
LandRover: Defender td5 110HCPU
ex.Discovery Td5inside
ex.Discovery 200tdi"fullTT"
Sócio LCP: 2105

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor cblopes » terça set 04, 2012 2:57 pm

vamos aqui a um dado tambem não menos importante
preços???? para hibridar por exemplo???
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 785
Registado: terça nov 15, 2005 12:32 am
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
LandRover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor moreirinha » terça set 04, 2012 3:28 pm

SERSANRR Escreveu:

Uma solução para combater esta questão dos tempos de resposta e potencia disponivel foi encontrada pela BMW no 535d á pouco tempo, resolveu a questão pondo um turbo minusculo para as baixas e um grande para as altas, desta forma, temos uma solução com mais faixa de utilização maior que o um hibrido mas as mesmas vantagens ;)

Abc


é por estas e por outras que anda meio mundo convencido que os alemães são muito bons na engenharia e a outra metade a acreditar... A BMW não fez mais do que copiar uma solução criada por outros, normalmente dos Italianos, e ainda por cima 20 anos depois!!

De resto 5* o post ;)
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 593
Registado: terça dez 20, 2005 7:45 pm
Localização: Lisboa
LandRover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor cblopes » terça set 04, 2012 3:47 pm

Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 785
Registado: terça nov 15, 2005 12:32 am
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
LandRover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor NelsonRR » terça set 04, 2012 3:48 pm

TGV sempre...
Avatar do Utilizador
NelsonRR
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 170
Registado: sexta abr 10, 2009 11:57 pm
Localização: Sintra
LandRover: Land Rver Discovery 200tdi
Sócio LCP: 0

Re: o que fazer turbo hibridar, tgv, ou meter normal

Mensagempor SERSANRR » terça set 04, 2012 3:51 pm

Boa tarde,

O que existe (e que conheço) é a gasolina (e com turbos da mesma volumetria, ( ferrari, n#ss@n, lamborghinis, maserati's etc etc etc os vulgares biturbos), a diesel não conheço nenhum modelo que use esta configuração (turbo pequeno, turbo grande) mas tambem não disse que não existia, alias, neste momento já existem tri turbos no mercado... (e um quadturbo se a memoria não me falha)
Quanto aos alemães, eu por exemplo detesto VAG (opinião pessoal)... não considero nem perto que sejam fiaveis, alias, para quem faz muitos kms em estrada é facil ver varios encostados...

Mas isto é como tudo, quem lançou a tecnologia do Ipad toda a gente está convencida que foi a Apple em 2008... mas a Microsoft já lhe tinha mexido (surface) em 2002... simplesmente a Apple pegou na tecnologia na altura certa quando ela já existia evolução tecnologica do hardware e podia ser acessivel para toda a gente :)

Quanto á questão de hibridar, a fisica é igual para toda a gente, não disse que não ficava com mais alma ou mais pressão, disse que aumentava a resposta do acelerador (turbo lag) o que pode ser contra-producente num jipe, não é por acaso que todos trazem turbos muito pequenos com faixas de utilização curtas (um exemplo pratico, é quando vemos um jipe com turbo atascado até ás orelhas e não consegue rodar as rodas só fazendo fumo e quase indo a baixo, ou seja, sem tempo suficiente para pressurizar a admissão para antes de saturar o motor, é aqui que o turbo lag faz toda a diferença)

Abc
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 841
Registado: sexta ago 29, 2008 10:39 am
Localização: Lisboa
LandRover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Próximo

Voltar para Mecânica Geral



Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado