Passagem de oleo da tampa das valvulas...

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
luispreto
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 26 jul 2011 19:33
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Passagem de oleo da tampa das valvulas...

Mensagem por luispreto »

Boas tardes a todos quantos desfrutam deste espaço.
Agradecia se possível que me ajudassem a resolver um problema que se passou no meu Freelander e que é o seguinte;
Aqui alguns meses tive que por um motor praticamente novo no meu Freelander acontece que ontem ia muito bem na autoestrada a cerca de 120km/h quando de repente ele começou a fazer uma fumarada preta e quase se desalvorava, parai de imediato e chamei o reboque da assistência em viagem para não haver mais crise, hoje fui ver o que se passava e qual não é o meu espanto o reservatório ( tubo curvo que recebe o excedente ) que está na admissão de ar para o turbo estava cheio de óleo o que penso não seja nada normal, tirei o tubo de borracha que vem da tampa das válvulas para o mesmo colector de admissão de ar e com o carro ao relanti ele deveria no máximo deitar um vapor (penso eu??? ) ele espira óleo em salpicos grandes e contínuos acho que não será normal??
Por isso revolvi colocar aqui a minha questão porque poderá já ter acontecido a alguém situação igual ou idêntica e poder-me iam ajudar, desde já o meu muito obrigado.

Um grande abraço a todos

Luis Silva
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 jun 2013 17:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Re: Passagem de oleo da tampa das valvulas...

Mensagem por wilsonbelem »

Tá fumando azul por esse respiro?
luispreto
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 26 jul 2011 19:33
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano Freelander TCIE 1999

Mensagem por luispreto »

Boas Wilson,
Não, não está a deitar fumo azul!
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Boas a todos. Gostaria de saber se este vapor a que o Luis se refere e normal pois meu td5 libera fumo cinza do suspiro da tampa de válvulas. Não há espirros de óleo, somente um fumo cinza.
wilsonbelem
júnior TT
júnior TT

Alguma opinião?
Pedro.R
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jun 2015 22:01
Land Rover: Discovery Td5 - 2000
Sócio LCP: 3527

Mensagem por Pedro.R »

Qual é o comportamento normal?? No meu td5 aparece-me óleo no exterior da tampa das válvulas, por baixo do tubo de respiro, é normal???
schima
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 abr 2011 10:06
Land Rover: Range Rover 200 TDi, colheita '93
Sócio LCP: 9999

Mensagem por schima »

nao te quero assustar mas à partida será o motor nas couves. No entanto verifica o seguinte:
Todos os motores têm de "respirar" para libertar os gases internos, dai terem normalmente um separador dos vapores de oleo agarrado a cabeça. em caso normal são so gases que são encaminhados novamente para a admissao a fim de serem queimados.O separador separa os gasos dos pingos de oleo maiores e esses sao encaminhados novamente para o carter. Se o motor tiver "entupido" e não conseguir respirar ganha pressão interna e deita oleo fora, pela vareta, pela tampa de enchimento, pode rebentar uma junta ou um retentor. No freelander nao sei como funciona. Informa-te na net e vê se está tudo ok.
Se tiver foi um segmento a viola e a compressao esta a passar por onde nao devia e empurra literlamente o oleo para admissao.

Boa sorte...