Boas tardes a todos quantos desfrutam deste espaço.
Agradecia se possível que me ajudassem a resolver um problema que se passou no meu Freelander e que é o seguinte;
Aqui alguns meses tive que por um motor praticamente novo no meu Freelander acontece que ontem ia muito bem na autoestrada a cerca de 120km/h quando de repente ele começou a fazer uma fumarada preta e quase se desalvorava, parai de imediato e chamei o reboque da assistência em viagem para não haver mais crise, hoje fui ver o que se passava e qual não é o meu espanto o reservatório ( tubo curvo que recebe o excedente ) que está na admissão de ar para o turbo estava cheio de óleo o que penso não seja nada normal, tirei o tubo de borracha que vem da tampa das válvulas para o mesmo colector de admissão de ar e com o carro ao relanti ele deveria no máximo deitar um vapor (penso eu??? ) ele espira óleo em salpicos grandes e contínuos acho que não será normal??
Por isso revolvi colocar aqui a minha questão porque poderá já ter acontecido a alguém situação igual ou idêntica e poder-me iam ajudar, desde já o meu muito obrigado.
Um grande abraço a todos
Luis Silva
Passagem de oleo da tampa das valvulas...
-
luispreto
- caloiro TT

- Registado: 26 jul 2011 19:33
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano Freelander TCIE 1999
- RTI: 0
- wilsonbelem
- júnior TT

- Registado: 19 jun 2013 17:24
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Re: Passagem de oleo da tampa das valvulas...
Tá fumando azul por esse respiro?
-
luispreto
- caloiro TT

- Registado: 26 jul 2011 19:33
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano Freelander TCIE 1999
Boas Wilson,
Não, não está a deitar fumo azul!
Não, não está a deitar fumo azul!
- wilsonbelem
- júnior TT

Boas a todos. Gostaria de saber se este vapor a que o Luis se refere e normal pois meu td5 libera fumo cinza do suspiro da tampa de válvulas. Não há espirros de óleo, somente um fumo cinza.
- wilsonbelem
- júnior TT

Alguma opinião?
- Pedro.R
- júnior TT

- Registado: 05 jun 2015 22:01
- Land Rover: Discovery Td5 - 2000
- Sócio LCP: 3527
Qual é o comportamento normal?? No meu td5 aparece-me óleo no exterior da tampa das válvulas, por baixo do tubo de respiro, é normal???
-
schima
- júnior TT

- Registado: 03 abr 2011 10:06
- Land Rover: Range Rover 200 TDi, colheita '93
- Sócio LCP: 9999
nao te quero assustar mas à partida será o motor nas couves. No entanto verifica o seguinte:
Todos os motores têm de "respirar" para libertar os gases internos, dai terem normalmente um separador dos vapores de oleo agarrado a cabeça. em caso normal são so gases que são encaminhados novamente para a admissao a fim de serem queimados.O separador separa os gasos dos pingos de oleo maiores e esses sao encaminhados novamente para o carter. Se o motor tiver "entupido" e não conseguir respirar ganha pressão interna e deita oleo fora, pela vareta, pela tampa de enchimento, pode rebentar uma junta ou um retentor. No freelander nao sei como funciona. Informa-te na net e vê se está tudo ok.
Se tiver foi um segmento a viola e a compressao esta a passar por onde nao devia e empurra literlamente o oleo para admissao.
Boa sorte...
Todos os motores têm de "respirar" para libertar os gases internos, dai terem normalmente um separador dos vapores de oleo agarrado a cabeça. em caso normal são so gases que são encaminhados novamente para a admissao a fim de serem queimados.O separador separa os gasos dos pingos de oleo maiores e esses sao encaminhados novamente para o carter. Se o motor tiver "entupido" e não conseguir respirar ganha pressão interna e deita oleo fora, pela vareta, pela tampa de enchimento, pode rebentar uma junta ou um retentor. No freelander nao sei como funciona. Informa-te na net e vê se está tudo ok.
Se tiver foi um segmento a viola e a compressao esta a passar por onde nao devia e empurra literlamente o oleo para admissao.
Boa sorte...