Discovery 300 desaparece água do vaso

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Responder
Batalaia
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 28 jan 2019 17:10
Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
RTI: 0

Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por Batalaia »

Boa tarde,
comprei recentemente um Discovery 300, aparentemente em bom estado mecânico. Fiz uma revisão à poucas semanas com mudança de distribuição, fluidos de caixa, homocineticas etc. Eliminação EGR e também a troca de um tubo do sistema de refrigeração que embora não tivesse a perder, tocou na correia e estava ligeiramente ofendido.

Posto isto estou satisfeito com a maquina, no entanto começou a desaparecer água do vaso, e rapidamente. (Nivel de oleo correcto e não cresceu)
Visivelmente não aparece em lado nenhum.
Ontem fui à oficina onde até ao momento só tenho a dizer bastante bem, colocaram manometro em substituição da tampa do vaso, não perdeu pressão nenhuma nem apareceu nenhuma fuga em lado nenhum. Como a tampa não estava com o melhor aspecto e por exclusão de partes trocou se a tampa. Fiz 70km e perdeu cerca de 1 a 2 dedos no vaso.

O mecânico aconselhou a deixar passar o fim de semana e ver na 2f se já ficou ok, que poderia ser do radiador da sofagem não ter ficado bem cheio e ter descido e agora estar tudo a 100%.

Isto já aconteceu a alguém? Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Obrigado.

Cumprimentos,

Bruno
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por pelesapo »

Fuga.
:D :D Pode ser por uma rela ou na junção da estrutura onde tem a da Bomba de água com o bloco, lado esquerdo do carro.
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por rp38 »

deve ser uma fuga mínima numa rela, que só com o liquido quente e sob pressão é que sai mais e depois com o vento perde-se… esses motores tem uma rela por cima da culoche da caixa que é :bolas: :ohnao: :mad: :x pra la se chegar... só com o motor fora...
Batalaia
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 28 jan 2019 17:10
Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por Batalaia »

a media é 2 dedos de água para 70km... no teste de pressão pelo vaso não acusou perca de pressão. Ficou esta manhã na oficina e vou buscar daqui a pouco, com um by pass no radiador da sofagem para despiste. No entanto nada indica que seja do radiador visto não aparecer água no interior.

A ficar preocupado... :?2 :?? :??
Batalaia
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 28 jan 2019 17:10
Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por Batalaia »

Se for rela não apresenta perca de pressão?
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por rp38 »

obviamente que não… a rela não é mais que uma tampa normalmente feita de metal barato e fino que serve pra "tamponar" as camaras de refrigraçao do bloco por onde o liquido anticongelante circula agora há quem mande fazer as relas num torneiro em cobre ou bronze e last forever... :god: e se a fuga for pequena nao pinga mas vê se a marca de liquido ou agua... :??
Batalaia
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 28 jan 2019 17:10
Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por Batalaia »

Pois a minha questão é que foi colocado em carga através do vaso e não apresentou "fuga" mas em algum lado tem de estar.

Sendo rela ou não deveria perder pressão teoricamente... :|
gland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 193
Registado: 11 out 2013 12:52
Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por gland »

Já passei por isso exatamente quando comprei o meu. e não tenho boas notícias.

Mudei vaso, tampas, não criava pressão e perdia mais ou menos o que indicas. Era a cabeça!
Márcio Gomes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 14 set 2020 15:15
Land Rover: LAND ROVER Discovery 1 -300 tdi de 1998 3 portas
RTI: 0

Re: Discovery 300 desaparece água do vaso

Mensagem por Márcio Gomes »

Afinal, qual foi a solução ? ? ? ?
Responder