Marrocos 2010 - by LandLousã

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km

Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » domingo jun 06, 2010 5:08 pm

Cá vai mais um report com a minha visão do que foi a expedição para a qual tive a honra de ser convidado pelo mestre Parola Gonçalves, da LandLousã.

Não sabia o que esperar desta viagem, por várias razões: Era a primeira vez que ia com um grupo grande (eram 8 viaturas) e era também a primeira vez que ia numa expedição digna do nome. A viagem do ano passado foi mais um passeio :)

Escolher fotografias nunca é fácil, mas vamos a ver o que consigo arranjar. Vou tentar colocar um dia por dia.

--

Dia 1 - Lousã - Tarifa
A "minha" expedição desta vez começou na Lousã, de onde arranquei com o mestre Parola Gonçalves e o seu Savimbi. Como co-pilotos, ia a Raquel no RR e a Rosa Maria no Defender. O objectivo era o Camping de La Peña I em Tarifa, onde o grupo ficou de se encontrar.

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O percurso para Tarifa incluíu o IC8, a A23, o IP2.
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Paisagens sempre bonitas, a caminho de Elvas:
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Entramos em Espanha em Badajoz, às 12:14:
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Já em Espanha, mestre Parola em grande estilo:
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Quase a chegar a Tarifa, o número de centrais eólicas é impressionante:
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E à noite, após umas comprinhas em Tarifa, juntamo-nos ao pessoal que já lá tinha chegado para a nossa primeira noite de campismo:
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Algumas pessoas iriam estrear as suas tendas de tejadilho, novinhas em folha:
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A presença de animais seria uma constante nos diversos parques de campismo por onde passamos:
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O parque de campismo de Torre de La Peña (http://www.campingtp.com/camping-tarifa-1.php) tem boas condições, com duches de água quente. Fica mesmo ao lado da praia e tem acesso directo ao mar. Infelizmente, fica mesmo ao lado de uma estrada e algumas pessoas podem ter dificuldades com o barulho dos carros a passar.

Dia 2 - Tarifa - Algeciras - Ceuta - Al-Hoceima
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O dia seguinte começou bem cedo. O ferry para Ceuta saía às 08:00 e ainda tínhamos de passar na agência no Porto de Algeciras para comprar os bilhetes.

Por pouco não perdíamos o barco. A cancela do Porto estava fechada, mas um telefonema do funcionário resolveu o problema, e conseguimos entrar todos, tendo o barco saído com alguns minutos de atraso.

Agora que o grupo estava completo, o ambiente era muito descontraído e animado, apesar de quase toda a gente estar a repetir a experiência de ir a Marrocos:

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Passar a fronteira foi um exercício muito simples e em menos de nada, entramos em Smir (infelizmente não tenho fotos desta zona). No ano passado, toda esta localidade à beira mar estava em obras e este ano já está quase tudo pronto. Tem uma frente marítima espectacular com passeios largos, jardins, árvores. Simplesmente linda. Nesta zona, fica o Club Med e uma série de condomínios fechados que não devem ser nada baratos.

O nosso destino nesse dia era Al Hoceima, e o pessoal só parou para levantar algum dinheiro e comprar uns cartões telefónicos. Em menos de nada, estávamos em Tetouan onde paramos num hipermercado para compras de última hora e onde pudemos ver algumas relíquias ainda em circulação (isto ia acontecer muitas vezes ao longo de toda a expedição):
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Quase todo o percurso desse dia seria feito à beira mar com paisagens lindíssimas:
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Infelizmente (felizmente para os marroquinos) todo o percurso feito à beira mar está em obras. Foram muitos km com desvios, paragens, e, pior que isso, muito pó. Para o ano já deve estar tudo em condições.
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Chegados a Oued Lau, primeira refeição em Marrocos, num restaurante. Belos pratos de
peixe (mais uma vez, sem fotos) com vista para a praia. Foi neste restaurante onde comemos as nossas primeiras saladas. Ao início, estávamos todos relutantes, pois a salada é lavada com água da torneira, e pode resultar em alguns efeitos indesejáveis ao nível intestinal[:D]. Mas todos comemos e ninguém teve problemas (ou pelo menos, ninguém se acusou):
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Após o almoço, arrancamos outra vez por mais estradas em obras:
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Numa das muitas paragens, aproveitei para trocar o filtro KN por um de papel e em boa hora o fiz, pois já estava a ficar bem sujo.

Para terem uma ideia da dimensão de algumas das obras, ali no meio já passou uma estrada:
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Depois de aturar tanto pó, as obras finalmente terminaram ao chegar a El-Jehba (http://en.wikipedia.org/wiki/El_Jebha), uma pequena localidade piscatória, onde aproveitamos para descansar um bocadinho e refrescarmo-nos:
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Após esta curta paragem, rumamos ao que devia ser um parque de campismo, em Cala Iris. Ao chegarmos lá, não havia parque, mas havia uma bela praia com um mar muito apetecível:
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Um dos objectivos do dia, era a visita do Peñon de Velez de La Gomera (http://es.wikipedia.org/wiki/Pe%C3%B1%C ... _la_Gomera), uma rocha que é território espanhol, ainda que estando ligado fisicamente a Marrocos. Numa localidade ali próxima, nenhum marroquino nos dizia onde ficava o caminho de acesso ao Peñon, mas lá acabamos por descobrir e tivemos o nosso primeiro momento de TT do passeio:

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Paisagens sempre bonitas:
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E finalmente, o Peñon:
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O dia estava a terminar e dali pudemos ver um pôr do sol bem bonito:
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O resto do dia não teve muita história. Metemo-nos no asfalto rumo ao parque de campismo em Al-Hoceima. Quando lá chegamos, e devido a obras, descobrimos que o parque estava encerrado, existindo umas instalações provisórias junto a uma praia. Rumamos para lá e o pessoal montou os estaminés e tivemos o primeiro jantar com todo o grupo reunido:
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(Continua)
Editado pela última vez por Marco em quinta jun 10, 2010 1:09 am, num total de 1 vez.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » domingo jun 06, 2010 7:37 pm

Dia 3 - Al-Hoceima -> Nador -> Oujda
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Amanhecer no parque de campismo improvisado em Al-Hoceima (http://www.alhoceima.com/):
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Sempre em boa companhia:
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Como disse anteriormente, o parque de campismo original estava encerrado e um polícia encaminhou-nos para este espaço provisório. É um grande espaço em betão, com casas de banho e duche de apoio. As casas de banho cheiram muito mal e tinham muito mau aspecto. Um dos duches tinha de ser partilhado com pombos que viviam lá (usem o outro).

Enquanto montávamos as tendas, fomos visitados pelos militares da Guarda Costeira que foram saber quem éramos, de onde vínhamos e para onde íamos. Entregamos as nossas fichas de estado civil com todos os nossos dados pessoais e desejaram-nos boa viagem. Aliás, ao longo de toda a viagem, os militares e polícias foram sempre de uma simpatia excepcional e sempre muito prestáveis quando pedíamos informações.

Após o pequeno almoço, fomos dar uma voltinha pela cidade, começando pela praia:
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Em seguida subimos ao centro onde passeamos a pé. Os inevitáveis "grand taxi":
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Resquícios espanhóis:
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Depois metemo-nos no souk local. É uma experiência sempre muito interessante e a variedade é espantar:
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Já fora do mercado, passamos pela mesquita:
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E aqui, aproveitei para uma pequena panorâmica:
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Pouco antes do almoço, pusemo-nos a caminho e, à beira mar, junto ao farol do Cabo Quilates, tiramos uma foto do grupo:

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Ao contrário do dia anterior, hoje tínhamos boas estradas a juntar às paisagens:
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Neste dia, almoçamos nesta praia, lá ao fundo:
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Alguns de nós aproveitaram para um último banho no mediterrâneo, já que a partir dali, íamos começar a flectir para sul.

Nador (http://www.nador.fr/) é uma cidade bastante desenvolvida, com uma avenida principal enorme.

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A ideia era visitar Melilla (http://pt.wikipedia.org/wiki/Melilla), outro enclave espanhol na costa marroquina, mas um polícia marroquino informou.nos que teríamos de passar a fronteira e envolvia toda a burocracia dos passaportes e então, optamos por ir tomar um chá antes de nos pormos a caminho de Oujda.
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Pelo caminho, fomos passando em diversas cidades que se engalanavam pois o rei iria passar por aqueles lados:
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Hora de ponta à saída de uma das cidades:
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Alguém quer jantar aqui?
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E o último engarrafamento, à entrada de Oujda (http://en.wikipedia.org/wiki/Oujda), causado por um controlo policial:
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Nessa noite, dormimos no Hotel Ibis. 55 euros por quarto. Jantamos num restaurante qualquer e aproveitamos para ver algumas festividades na rua, em preparação para a chegada do rei:
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(continua)
Editado pela última vez por Marco em quarta jun 23, 2010 12:39 am, num total de 3 vezes.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor pelicano » domingo jun 06, 2010 7:51 pm

Marco, parabens das melhores reportagens que vi por aqui.
abraço
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Carrola » segunda jun 07, 2010 4:33 pm

Viva Marco,já começa a ser um hábito essas tuas belas reportagens :god:
Eu não fui mas assim até parece :sing:
Abraços e espero pela 2ª parte
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » segunda jun 07, 2010 5:02 pm

Obrigado aos dois. Vou tentar colocar mais um dia ou dois, logo à noite :)

Eu gosto muito de fazer este tipo de relato, pois é uma forma de voltar a ver as fotos e recordar os bons momentos ;)

Mais uma vez, obrigado!
Marco
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » segunda jun 07, 2010 10:33 pm

Dia 4 - Oujda -> Debdou
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O dia começou bem cedo. Ás 08:30 já estávamos nos carros a caminho daquilo que seria a nossa primeira pista, que começava a alguns km depois de Oujda. Saímos da N17 rumo a uma mina de carvão que era o ponto de partida para a pista.

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Andamos à procura do início da pista, na zona à volta da mina:
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Após algum tempo sem encontrar a pista, voltamos à mina, onde nos informaram que havia uma pista que passava mesmo no meio do carvão. E por lá seguimos:
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Devagar, mas com estilo, não é, Lionel?
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Entretanto a pista subiu e fomos presenteados com esta magnífica vista:
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Entretanto, o Bré estava prestes a ficar sem gasóleo. Devíamos ter abastecido à saída de Oujda, mas por mais incrível que pareça, no caminho que tomamos, a única bomba de gasolina que apareceu estava encerrada. Na altura ainda não tínhamos os jerrycans cheios e foi necessário "roubar" gasóleo aos RR :)

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Ficou a lição. Nunca facilitar, na questão do combustível!

Resolvida a questão do combustível, continuamos o caminho. Uma das coisas incríveis em Marrocos, é que, mesmo nas zonas mais isoladas, basta haver um pequeno aglomerado populacional, e há logo umas escola:

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A caminho:
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Um dos principais objectivos do dia era outra pista que seguia paralela a uma linha de comboio desactivada (ou talvez não). Esta linha é um património muito interessante. É chamada de linha MN (Mediterrâneo-Niger) ou Trans-sahariana. A linha tem uma história muito interessante. Aconselho vivamente esta leitura (dá jeito perceber um pouco de francês).

Apanhamos a pista:
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Em alguns sítios, a pista corre mesmo ao lado da linha:
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Uma pequena brincadeira na linha:
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O Bré na sua carripana de turismo:
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Devido às chuvas que assolaram Marrocos em Abril e inícios de Maio, em alguns sítios, as passagens da pista ficaram destruídas pelas linhas de água. Assim sendo, em algumas zonas, tivemos de passar mesmo na linha:

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A pista já passou por ali:
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Mais uma saída, em estilo:
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E a prova de que a linha até tem alguma utilização:
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Depois do almoço, seguimos para Ain-Benimathar onde iríamos abastecer. Pelo caminho, alguma fauna local:
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Devido a umas pequenas passagens sobre lama, o meu RR adquiriu outra cor:
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Após o reabastecimento, o destino era Debdou _(http://en.wikipedia.org/wiki/Debdou) onde iríamos pernoitar:

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A primeira vista de Debdou, lá em baixo:
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Á chegada fomos logo abordados por miúdos a pedir a já tradicional "stilo"
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Este grupo acabou por nos proporcionar um dos momentos mais agradáveis do dia. Compramos uma pequena bola de futebol e tivemos a jogar com eles na rua. Depois o Bré lembrou-se de tirar um Frisbee do carro e foi a loucura total. Infelizmente, não tenho fotos.

No fim do dia, o sítio onde era suposto dormirmos estava fechado há uma data de anos e tivemos de passar a nossa primeira noite em campismo selvagem.
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Debdou by night:
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Editado pela última vez por Marco em quarta jun 23, 2010 12:41 am, num total de 3 vezes.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor softop » segunda jun 07, 2010 10:39 pm

obrigado Marco... :ok:
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor madmaxpt » segunda jun 07, 2010 11:16 pm

Boas,

Excelentes fotos que só servem para me aguçar ainda mais o apetite visto que vou até Marrocos em Agosto com o Mestre ( Parola Gonçalves ) :lol: :rofl:

Também eu vou depois postar aqui algumas fotos dessa expedição.

Abraço

Joel Silva
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » quarta jun 09, 2010 12:14 am

Dia 5 - Debdou -> Planalto Rekkam -> Chot Tigri -> Iche -> Figuig (pensávamos nós)
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O dia começou cedo e às 08:30 já o pessoal tinha arrumado as tralhas quase todas:
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O dia reservava-nos uma etapa bastante longa de navegação e TT. Andamos um tempinho à procura da pista:
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E quando a encontramos, descobrimos que na maior parte da sua extensão, havia uma estrada asfaltada ao lado [:)]:
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Pois é. O desenvolvimento está a chegar em força a Marrocos e a tendência é que as pistas deixem de ser utilizadas e desapareçam ou sejam substuídas por estradas com asfalto. Se alguém ainda tem dúvidas se deve ou não ir a Marrocos, não demore muito a decidir ou mais vale levar um rasteirinho.

Apesar do asfalto, lá fomos fazendo alguns segmentos em pista, pois de vez em quando deparamo-nos com algumas supresas como esta:
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Uma das minhas fotos preferidas, de toda a viagem:
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Corta-mato:
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O mestre e o seu Savimbi:
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Uma (das) vista(s) do Planalto de Rekkam:
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Aqui, a estrada já tinha ficado para trás e tivemos direito a momentos de navegação pura, pelas pistas, através de pontos no GPS:

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Estas tendas de pastores berberes são uma constante ao longo de toda a viagem e surgem nos lugares mais inóspitos:
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O mesmo para as cabras que se atravessam nas pistas:
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Após o almoço, começaram a surgir alguns obstáculos engraçados:
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Basta estarmos parados uns minutos e aparecem logo marroquinos [:)]
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Ana, cá vai a tua foto para o facebook:
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Numa breve paragem ao fim do dia, junto a umas construções, a caravana recebeu a visita de alguns locais:
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Após mais uns km, atingimos novamente o alcatrão à entrada de Tendrara (http://maps.google.com/maps?ll=33.3786, ... 2,0.02&t=k), uma pequena localidade onde aproveitamos para abastecer e fazer algumas compras.

Antes de entrarmos na cidade, visitamos um pequeno e degradado forte:
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Esse dia estava a terminar e em vez de fazermos o percurso definido, decidimos acampar nas redondezas. A intenção inicial era chegar à antiga estação de comboios de Tendrara, mas recebemos algumas indicações erradas e optamos por ir procurar um local um pouco afastado da cidade, para passar a noite.

Depois de alguma procura encontramos um local afastado da estrada e dispusemos os carros num quadrado e montamos o estaminé no centro.

Entre outras coisas, jantamos uma bela carne de cordeiro grelhada na hora pelo mestre cozinheiro Bré.

Quanto à noite, foi agitada, pelo menos para mim e para a Raquel. A meio levantou-se um vento daqueles e como não sabíamos o que vinha por ali, vestimo-nos e calçamo-nos para estarmos em condições de ir rápidamente para o carro caso a tenda não aguentasse o vento. Felizmente, foi coisa de pouca dura e o resto da noite passou calmamente.
Editado pela última vez por Marco em quinta jun 10, 2010 1:13 am, num total de 1 vez.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor faia » quarta jun 09, 2010 10:50 am

parabéns pela foto reportagem , realmente a melhor que vi ate hoje :cool:

parece que fiz o percurso todo sem sair de casa .

um dia vou concretizar esse sonho de ir a Marrocos, e espero que corra tão bem como correu a vossa :dance:

marco obrigado pela partilha :ler:
land abraço Camilo faia
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor o5car » quarta jun 09, 2010 11:42 am

Como já referido, excelente foto-reportagem!!

Obrigado pela partilha. ;)
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor nuno.1 » quarta jun 09, 2010 11:56 am

Grande aventura!

Acamparam todos os dias?

Chegaram a andar em dunas?
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » quarta jun 09, 2010 12:28 pm

Obrigado a todos pelos comentários.

Nuno, não foi campismo as noites todas, mas quase. Foram 2 noites em hotel para uns e 3 noites para outros.

Quanto a areia, apenas passamos numa zona (Chot Tigri) que tinha umas dunas pequenas, onde algum pessoal fez o gosto ao pé, mas tivemos muito pouca areia.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor rochajc » quarta jun 09, 2010 7:43 pm

Marco,
Parabéns!
Reportagem e expedição fantásticas!!!! :cool: :cool:
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor pmcb » quarta jun 09, 2010 9:28 pm

Excelente...o teu report deixa-nos com água na boca e com vontade de ver in loco essas belissímas paragens...obrigado. :ok: :ok: :ok: :cool:
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » quinta jun 10, 2010 1:15 am

Infelizmente, hoje não houve reportagem do dia 6. Vou tentar colocar amanhã.

No entanto, e graças à ajuda do Leonel "Devagar, mas com estilo" Sousa, actualizei as entradas anteriores com uma imagem com o percurso efectuado em cada dia.

Mais uma vez, obrigado a todos pelos comentários e incentivos!
Marco
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Artur Pinto » quinta jun 10, 2010 10:33 am

Boas meu caro amigo! Realmente ainda não tinha conseguido ver e ler este teu "diario de bordo" com a devida calma para "saborear" toda a informação e partilha que habitualmente nos transmites sempre que o fazes. Cada foto que vejo dá vontade :bolas: e pensar porque não fui também :( Talvez para o ano consiga acompanhar a LandLousa e Parola numa expedição que certamente me marcará para sempre! Ao ver o teu animo na descrição dos dias arrisco-me a dizer que esta foi "a tal" não :cool: Não querendo antecipar os dias, diz-me só o auberge do sud já ta com a piscina pronta? :D

Um Abraço
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor rochajc » quinta jun 10, 2010 10:46 am

Marco,

já agora, para ficar ainda mais completo...
quantos km feitos? :driving:
danos no RR? algo de especial? :o
que preparação é a mais aconselhada para este tipo de viagem? para além da revisão, óleos, filtros. há necessidade de preparar o range com algo especial... é que a reportagem "abre o apetite..." :driving:

obrigado
abraço
Júlio Rocha
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor Marco » quinta jun 10, 2010 1:34 pm

Artur Pinto Escreveu:Boas meu caro amigo! Realmente ainda não tinha conseguido ver e ler este teu "diario de bordo" com a devida calma para "saborear" toda a informação e partilha que habitualmente nos transmites sempre que o fazes. Cada foto que vejo dá vontade :bolas: e pensar porque não fui também Talvez para o ano consiga acompanhar a LandLousa e Parola numa expedição que certamente me marcará para sempre! Ao ver o teu animo na descrição dos dias arrisco-me a dizer que esta foi "a tal" não :cool: Não querendo antecipar os dias, diz-me só o auberge do sud já ta com a piscina pronta?

Um Abraço


Não fomos ao Auberge do Sud, mas a piscina já está pronta desde Setembro do ano passado :)

rochajc Escreveu:Marco,

já agora, para ficar ainda mais completo...
quantos km feitos?
danos no RR? algo de especial?
que preparação é a mais aconselhada para este tipo de viagem? para além da revisão, óleos, filtros. há necessidade de preparar o range com algo especial... é que a reportagem "abre o apetite..."

obrigado
abraço


Pelas minhas conta foram à volta de 4300km feito, do Porto ao Porto. Danos no RR, uma pequena amolgadela na zona dos cantos do pára-choques traseiros. Foi numa travessia de uma vala em que o RR acabou por ficar apoiado sobre essa zona e amolgou essa parte e um pouco do párachoques (quase não se nota). Mas a culpa destes danos foi daquilo que estava entre o banco e o volante :)

A melhor preparação para Marrocos é uma boa revisão ao carro. Além dos filtros e óleos, verificar o estado da transmissão, procurar folgas; no compartimento do motor, verificar se há tubos a roçar uns nos outros pois devido ao piso em Marrocos, o roçar pode dar em desgaste e originar fugas. Ah, o apoio do depósito do óleo da direcção assistida do meu RR partiu-se. Foi caso único.

No fundo, uma revisão bem feita, e algumas peças suplentes são mais que suficientes para ter uma viagem tranquila. Eu levava uma lata de óleo de 4 litros, uma cruzeta suplente, um filtro de ar, gasóleo e óleo e um conjunto de correias suplentes e algumas ferramentas e 2 pneus. Claro que não tás livre de te falhar alguma coisa que não lembra ao diabo (no ano passado foi uma polie do alternador) mas não podes pensar nisso, pq senão tinhas de levar um atrelado com um carro para peças :)

Não é obrigatório, mas dá jeito ter umas protecções, como por exemplo, uma protecção do depósito, pois nas pistas projectam-se muitas pedras.

Para ir a Marrocos, não é preciso ter o carro todo artilhado, nem nada que se pareça. Aliás, basta olhar para o meu.
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Re: Marrocos 2010 - by LandLousã

Mensagempor maxibom » quinta jun 10, 2010 3:55 pm

Grande Marco parabens pela excelente reportagem que estás a fazer da tua viagem a marrocos, espero em "breve" lá ir, já faltou mais ;)

Abraço,
Ricardo
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