Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
Avatar do Utilizador
ABarros
master TT
master TT
Mensagens: 1125
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Águas Santas-Maia/Porto
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por ABarros »

8º dia (29 de Janeiro): de Kolda (Senegal) a Kedougou (Senegal)

Imagem

Neste dia fiz a aproximação ao parque nacional do Niokolo Koba pelo lado poente e sul, parque este dividido pelo rio Gâmbia de modo a atravessar o parque. No posto do parque um pouco a sul de Linkiring informaram-me que o caminho entre este local e a povoação de Simenti onde estava localizado o hotel estava impraticável na travessia do Rio Gâmbia, pelo que teria que entrar por um posto de entrada a norte na estrada que liga Tambaconda a Kedougou.

Em Tambaconda abasteci gasóleo e quando pretendia encher alguns bidões foi com dificuldade que o consegui, visto que a greve dos transportes em Dakar já estava a produzir falta de gasóleo no país, fazendo com que o governo decretasse que só era legal o abastecimento de depósitos de combustível de viaturas e não de outros vasilhames.

Bem, lá fui em direcção ao posto de entrada do Parque, sem deixar de perguntar a uma patrulha na estrada se a fronteira entre Kedougou (Senegal) e Kéniéba (Mali) tinha uma ponte para viaturas, visto que há um rio e poderia ser a passagem só para pessoas e em pequenos barcos. O Senegalês familiar de guineenses de Bissau telefonou para Kedougou onde confirmaram a existencia de ponte para viaturas.

A meio caminho de Kedougou deparei com o posto de entrada no parque.

Embora não tendo directamente a ver com isto, lembrei-me de dizer que em África nunca se compra nada (refeição, material, noite em hotel) sem se saber e/ou negociar o preço. Caso se jante e se pergunte o preço depois este poderá ser um múltiplo do valor antes de ter a refeição. Turista e branco é apetecível.

Voltando à entrada do parque e pelas 17H00 o funcionário queria que pagasse 3,5€ (2000 CFA) de taxa de entrada por um período de 24H00 (tudo bem). Mas tinha que levar um guia comigo pelo valor de 15€ /dia (10.000CFA). Como eu tinha chegado às 17H00, caso quisesse entrar e passar a noite no hotel em Simenti para o guia eram 2 dias, independentemente de entrar às 17H00 de um dia e sair às 17H00 do dia seguinte. Para piorar a cena, como era só uma viatura 4X4 e podia ficar atolado não tendo a ajuda de um segundo 4X4 a área que podia visitar ficava reduzida a 30% do parque. Perante este cenário tão restritivo decidi dar meia volta e continuar a viagem para Kedougou até porque já tinha visto Leões, rinocerontes e crocodilos em Jardins zoológicos.

Chegado a Kedougou abasteci novamente, coloquei a bagagem num albergue e fui jantar descansando para o dia seguinte rumar ao Mali.







Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem





Avatar do Utilizador
ABarros
master TT
master TT
Mensagens: 1125
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Águas Santas-Maia/Porto
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por ABarros »

9º dia (30 de Janeiro): de Kedougou (Senegal) a Aourou (Mali)

Imagem


A fronteira Senegal/Mali entre Kedougou e Kayes é feita pela natureza, visto que do lado do Mali existe uma falésia (de Tambaoura) que nos acompanha do lado direito de Sul para Norte ao longo do percurso.

De ambos os lados da fronteira existem minas de ouro a céu aberto exploradas e vedadas, onde também existem aeródromos. Cruzaram-se comigo “convoys” de camiões que rebocabam atrelados com contentores onde ia o minério e em que a última vistura era uma 4x4 com pessoal da segurança bem armado.

Uma das particularidades que se nota ao passar do Senegal para o Mali é a proliferação de motociclos como veículos de transporte, sulcando pistas e estradões de terra.

É curioso percorrer pistas de areia quase desertas e ver aparecer de quando em vez um motociclo com o condutor que aparece e desaparece no horizonte.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

















Chegado a Aourou, povoação do Mali a uma dezenas de quilómetros da fronteira da Mauritânia, já no lusco fusco, era uma boa opção descansar. Depois de conversar com alguns nativos e de me terem convidado para jantar, relaxei numa longa cadeira junto ao posto de polícia e em amena conversa com algumas pessoas.

Comecei a ouvir uma batucada que me despertou interesse. O motivo desta batucada era o treino dos jovens da escola para participarem no feriado local cujo objectivo deste feriado é cada um dar o seu melhor. A juventude escolr tinha como objectivo no feriado dar o seu melhor na dança. Tenho pena pela povoação não ter energia eléctrica, pois o filme da batucada não conseguiu captar a maravilhosa e energética dança dos jovens. Fiquemos pelo som que a meu ver vale bem a pena nestes três pequenos filmes.









10º e último dia (31 de Janeiro): de Aourou (Mali) a Nouakchott (Mauritânia)



Imagem

Imagem


Pelas 06H45 ainda alvorada recomecei o andamento. O Sol só despontaria pelas 07h30.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem





Curioso nas povoações islâmicas é o relógio. Às 05H30 começa o altifalante com as orações e a população começa a levantar-se a varrer o terreiro em frentes às casas, para expôr o comércio para venda, ainda à luz da lanterna. Mesmo os talhantes estão a “desmanchar” as peças à luz da lanterna. Nunca vi uma lanterna com fita para pôr na cabeça. Quando precisam de trabalhar com as duas mãos, metem a lanterna na boca.

Uma pista normalmente tem várias faixas de andamento separadas até por dezenas de metros. Porque quando uma faixa de andamento fica mais difícil de transitar, fazem outro trilho paralelo afastado de distância varável. É necessário muita atenção, porque dum momento para o outro pode-se estar num trilho que tenha saído do trilho principal. Várias vezes me aconteceu ter de retormar, voltando atrás, o trilho principal.

A meio da manhã dei comigo noutro trilho que não era o principal. Era um trilho que se via que tinha continuidade, mas não era o principal, porque só tinha marcas de pneus de carroças de burro e de motorizadas. Por outro lado, em vez de seguir na direcção Norte para o posto fronteiriço do Mali com a Mauritânia (Kankossa) estava a seguir a direcção Noroeste. Como este trilho entrava mais rápido na Mauritânia e o GPS tinha a localização de populações, continuei este trilho, entrando “clandestinamente” na Mauritânia.

Ou seja no passaporte não há carimbo de saída do Mali, nem foi feita a entrega do “passe avant” do veículo na alfândega. Diga-se a propósito que nem o tinha, pois ao entrar no Mali em Kéniéba, nem me falaram nisso e como ia custar dinheiro: “para a frente é que é o caminho”.

Ao entrar na primeira povoação da Mauritânia, fui à “Gendarmerie” expôr como tinha entrado na Mauritânia. Ficaram desconfiados e a primeira reacção do polícia foi guardar a metralhadora em outro local, que não fosse eu dar-lhe outro destino. Ou seja não me parece que a princípio estivessem convencidos de que era um turista. A propósito várias vezes me aconteceu ao abordar “no deserto” através de sinais pessoas que iam a passar em motoretas a fim de confirmar a direcção de uma povoação, afastarem-se pois ficavam “inseguras” ao ver só um 4x4 (“artilhado”) com unicamente o condutor. Como levava o hi-lift na bolsa preta, atravessado entre bancos, houve dois polícias que elogiaram a “boa arma” que levava.....

Bem, retomando o posto nesta polícia, avisaram a polícia em “Kankossa” que ia chegar ao posto um português para regularizar a situação de entrada no passaporte e obter o “passe avant”.

De Kankossa segui em estrada (pista até Kiffa). De Kiffa para Nouakchott é sempre alcatrão.

E assim se passaram 10 maravilhosos dias.


Fim da narrativa

Os tracks estão disponíveis aqui

http://www.portugal4x4.com/forum/viewforum.php?f=78






Como despedida:

Ultrapassagem de comboio na Mauritânia ao aproximar-me da fronteira com Marrocos




e o nascer do Sol em Tan-Tan




Até breve e ao dispôr para qualquer informação
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por Mário Antão »

Fotos lindíssimas, excelente narrativa. Grande aventura :cool:

Parabéns Barros :clap:
Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por FLG »

ABarros Escreveu:...
Imagem
...
... a sombra da senhora a realçar o fundo do rio ficou fantastica... :god:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
ABarros
master TT
master TT
Mensagens: 1125
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Águas Santas-Maia/Porto
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por ABarros »

Por fim algumas “Formalidades”:

Carimbos no passaporte e alguns documentos de fronteira sobre a viatura e seguros



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem




Imagem


Imagem

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
Avatar do Utilizador
miud4c00l
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011 12:35
Land Rover: Range Rover Classic V8 3.9 efi [1990]
Sócio LCP: 2462
RTI: 0
Localização: Gondomar

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por miud4c00l »

Pura e simplesmente... Soberbo!! Amei!

Se já tinha o bichinho de querer lá ir, agora tenho a certeza!!! :cool:
Imagem
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Obrigadíssimo, Barros
Como calcula foi uma delícia ter a opurtunidade de ler os seus relatos, ver as suas fotos e videos.
Abraço
Eduardo
P.S. Só falta uma foto ... a do parabrisas do defender com o selo do seguro Guineense
Avatar do Utilizador
ABarros
master TT
master TT
Mensagens: 1125
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Águas Santas-Maia/Porto
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por ABarros »

EDUARDO COELHO Escreveu:....
P.S. Só falta uma foto ... a do parabrisas do defender com o selo do seguro Guineense
Vou agora à garagem tirar a foto e depois fazer o "upload"
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por FLG »

eh eh eh é mesmo a la ABarros

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
ABarros
master TT
master TT
Mensagens: 1125
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Águas Santas-Maia/Porto
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por ABarros »

Aí está o selo da Guiné a circular em Portugal.

Imagem


Imagem
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Oh, Barros
Fantástico. Agora sim!!!
Abração
Eduardo
Avatar do Utilizador
lrmaniac
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 270
Registado: 17 mar 2011 10:37
Land Rover: Defender 110 Td4 CrewCab 2010
Sócio LCP: 2506
RTI: 0
Localização: Sobreda da Caparica

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por lrmaniac »

Mais uma vez fico embevecido a ler e a admirar as fotografias :charro: e os filmes de mais esta fantástica viagem... :god:
Cumprimentos
ex 88 SIIA ; ex 90 SW Td5; 110 CrewCab Td4
BMW F800GS... só duas rodas !
Imagem
alvaro.caridade
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 29 set 2009 18:48
Land Rover: RR 2.5DSE 2000
Sócio LCP: 2079
Localização: Braga

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por alvaro.caridade »

Amigo Barros, obrigado pela partilha.

Senti-me a visitar estas paisagens, sentir aquelas gentes, a temer pela continuidade da viagem...

Enfim, só posso dizer que um dia possa viver uma destas experiencia à Barros.

Por fim, dentro em breve vai ter de pensar em editar um livro. Quando comprei o livro JOSÉ MEGRE vi que não estava a comprar um livro (bem valioso), estava a investir em horas de imaginação, fantasia, ilusão. Permita-me que lhe diga que está à altura do desafio, prepare-se para dentro em breve editar o livro ANTÓNIO BARROS.

Abraço.
Avatar do Utilizador
JorgeBento
master TT
master TT
Mensagens: 1032
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054
Localização: Figueira Da Foz
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por JorgeBento »

Boas

Barros ganda maluco :yikes: e noturnas , nepias ? RSRSRSRSR

Paece que te estou a imaginar e o que fizete para tirar esta foto, devias de ir a uns 100 Kmh e viste esta flor no chão com esse olhos de lince..... parou tudo que o Barros vai tirar uma foto ao promenor , no meio do nada tu encontras sempre algo
Imagem

Parabens pela viagem e que esteja tudo bem contigo e com a M. josé.

Abraço

JB
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Re: Memórias de África Central 2012 -19Janeiro-02Fevereiro

Mensagem por pelicano »

Barros mais uma concluída, e também acredito magnifica.
Obrigado pela partilha.

P.s - Grande ritmo nos 3 videos!
Abraço
Imagem
Responder