Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Isto é sempre a mesma coisa... Quando venho de Marrocos penso "Pró ano vou visitar outro sítio".

Depois, algures no segundo trimestre do ano, começo a receber uns emails com umas propostas de regresso e demoro alguns 3 ou 4 segundos a aceitar :).

Este ano não foi diferente, e no dia 20 de Abril de 2012 estava a caminho de Tarifa para participar em mais uma expedição organizada pela LandLousã. A minha quarta ida a Marrocos, terceira sob a égide do Mestre Parola Gonçalves. A expedição deste ano previa uma passagem por pistas da zona oriental de Marrocos. Melhor que isso, íamos regressar a alguns sítios onde tínhamos estado em 2010 e dos quais tinha muito boas recordações e onde queria voltar a estar.

Este relato vai ser ligeiramente diferente dos anteriores. Nos outros tinha fotos, neste tenho fotos e vídeos. E por esta razão, as actualizações vão ser um pouco mais demoradas. Trouxe alguns GB de vídeos e para editar aquilo tudo vai dar uma trabalheira descomunal. Por isso, peço desde já desculpa.

Assim sendo...

Dia 1 - Tarifa - Oued Lau
Imagem

A viagem até ao sul de Espanha já não tem novidade nenhuma, por isso começo o relato logo em Tarifa, no Camping Rio Jara, que foi o ponto de encontro para alguns dos participantes. Camping com muito boas condições, com lotes grandes, electricidade, água quente (com bastante pressão), casas de banho limpas, bar, supermercado. Muito bom.

Foi a oportunidade de testar o upgrade mais recente do RR:

Imagem
Bom investimento e aconselho a todos os que façam campismo :)

A acompanhar-me, estavam mais dois LR, do Viriato e do Parola:
Imagem

Numa volta pela praia anexa ao Camping, dei por isto:
Imagem

Que foi logo transformado nisto:
Imagem

Eu sei que não era o título da nossa expedição, mas pronto, foi para o que me deu.

Entretanto reunimos com mais pessoal, a meio caminho entre Tarifa e Algeciras e comemos qualquer coisa antes de nos dirigirmos para o porto:
Imagem

Antes de mais nada, fomos comprar os bilhetes (previamente reservados) na Arnal Viajes. Fazem bons preços e os ferry são rápidos e seguros. No balcão estava o marroquino Al Asam Leonel a facilitar o processo de aquisição dos bilhetes:
Imagem

Em seguida, dirigimo-nos para a fila de embarque onde o grupo se foi juntando:
Imagem

As máquinas aguardavam calmamente:
Imagem

E em menos de nada, estávamos no barco a preencher a papelada da fronteira:
Imagem

Alguns aproveitavam para recuperar um pouco do sono perdido na viagem da noite anterior rumo a Algeciras:
Imagem

Antes de atravessarmos a fronteira, uma pequena paragem para acertar os últimos pormenores. Aqui normalmente escondem-se as antenas CB e os rádios. Não é que seja proibido, mas já ouvi relatos de equipamentos retidos na fronteira, e então mais vale não arriscar:
Imagem

Imagem

A zona alta de Ceuta, ao fundo:
Imagem

A partir daqui não tirei mais fotos neste dia. Fica aqui um pequeno vídeo resumo deste dia. Aos 3:20 há uma sequência de imagens de Ceuta que aparece no meio das imagens de Marrocos, mas quando dei por ela já era tarde e não valia a pena estar a criar um vídeo novo apenas por causa disto.

Tentei dar uma visão do que é a entrada em Marrocos, com as grandes avenidas à beira mar, e, posteriormente, da quantidade de obras que há por lá. Obras intermináveis, pois já há dois anos levamos com a maior parte delas. Espero que gostem:

You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por carlossilvalr »

Boas recordações e lembranças sempre que vejo fotos como essas... Já lá vão 11 anos... O tempo voa...

Abraço e venham lá esses GB todos
Avatar do Utilizador
t_soares
master TT
master TT
Mensagens: 1394
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Sócio LCP: 0

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por t_soares »

Daqui a 2 semanas estou a fazer o mesmo.... Espero que o tanque lá chegue :D
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por FLG »

t_soares Escreveu:.... Espero que o tanque lá chegue :D
... e volTTe ;)

Marco.... queremos mais :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por terracotta »

Boas!

Marco, estás proibido de colocar mais fotos/videos de Marrocos!! :mad:

Estou obviamente a brincar.. os teus documentários são 5* :god:

dá-me umas saudades.. o tempo voa e já faz 10 anos que lá estive..
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
karacol
master TT
master TT
Mensagens: 1301
Registado: 30 mar 2007 22:04
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5 2000
Sócio LCP: 1700
RTI: 0
Localização: Maia

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por karacol »

Cada vez que vejo isto arrependo-me de não ter ido contigo da outra vez :cry:
Continua a fazer os reports que tanto fazem sonhar! Abraço e parabéns! :)
Avatar do Utilizador
rruirodrigues
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 18 dez 2009 01:09
Land Rover: Ex-Land Rover Defender Td5 2003
Sócio LCP: 2259
Localização: Benafim, Loulé, Algarve
Contacto:

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por rruirodrigues »

O marroquino Al Asam Leonel :lol:
Essa Marco, já me preencheu o dia ehehehehehehhe.
Um abraço,
Rui Rodrigues
Avatar do Utilizador
dam4ster
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 310
Registado: 16 jun 2011 17:57
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2467
RTI: 0

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por dam4ster »

Brutal..belas fotos e belo report! dá gosto ver isto!
Imagem
Avatar do Utilizador
pedrobeta
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 227
Registado: 12 jan 2009 23:01
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi
Sócio LCP: 2805
Localização: Guimarães

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por pedrobeta »

rruirodrigues Escreveu:O marroquino Al Asam Leonel :lol:
Essa Marco, já me preencheu o dia ehehehehehehhe.
Um abraço,
Rui Rodrigues

Muito bom...já dei uma bela gargalhada.

Estava a ver que não vinha o report...esperem até chegar ao "cirque"!!!

Abraço
Avatar do Utilizador
t_soares
master TT
master TT
Mensagens: 1394
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Sócio LCP: 0

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por t_soares »

karacol Escreveu:Cada vez que vejo isto arrependo-me de não ter ido contigo da outra vez :cry:
Continua a fazer os reports que tanto fazem sonhar! Abraço e parabéns! :)

Karacol Se quiseres ir dia 21, ainda tens lugar

Só vamos 2 carros e ate dava jeito mais um ;)
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Dia 2 - Oued Lau - Cala Iris

Imagem

O camping de Oued Lau não é grande coisa... Apesar da zona das tendas ser espaçosa e ter bastantes árvores e electricidade gratuita, as casas de banho são uma miséria. Sujas e não há água quente. Bem, é Marrocos, há que dar um desconto.

Com duas horas a menos que Espanha e uma que Portugal, o sol levantava-se bastante cedo e nós também. Ainda nem eram 09:00 e o pessoal já estava fora do Camping:

Imagem

Atrás dos carros, alguém disse que Marrocos era seco??
Imagem

A etapa desse dia previa uma curta viagem entre Oued Lau e Cala Iris onde iríamos pernoitar num parque de campismo. Como havia tempo, a viagem foi feita nas calmas. Um dos objectivos do dia era passar pela fortaleza portuguesa de Targha, uma pequena fortificação, no topo de uma rocha, em cima da praia. Já tínhamos passado por lá em 2010, mas não sabíamos das suas origens lusitanas. Vista à distância, quase passa despercebida:
Imagem

Mais de perto, é realmente impressionante, o sítio onde a construíram:
Imagem

A praia também tinha muito bom aspecto:
Imagem

E houve quem aproveitasse logo para dar o primeiro mergulho no mediterrâneo:
Imagem

Pusemo-nos novamente a caminho, para apanhar mais uma data de obras:
Imagem

Imagem

Felizmente, ninguém se queixava das vistas:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma pessoa pára os carros:
Imagem

Para apreciar a paisagem:
Imagem

E é garantido que em menos de 5 minutos, esta lá um grupo de marroquinos a observar:
Imagem

Vida de vaca não é fácil por estes lados:
Imagem

Ao fundo está a vila piscatória de El Jehba:
Imagem

A ponte velha, a ponte nova e um belo Pajero:
Imagem

Antes de lá chegarmos, paramos numa praia para almoçar:
Imagem

Enquanto o Bré e o Rui foram comprar peixe à vila, outros fizeram o fogo e no final, tivemos um excelente almoço de cavala grelhada:
Imagem

Cá vai um pequeno vídeo (desculpem a tremideira e a imagem embaciada, mas não reparei que a caixa da câmara estava suja com uma impressão digital, o que me estragou os vídeos todos desse dia):


Após uma curta paragem em El Jehba retomamos o caminho pela estrada sinuosa rumo a Cala Iris:
Imagem

Imagem

Felizmente a estrada acabou e metemos por uma pista:
Imagem

Imagem

Imagem

Por ali, era proibido:
Imagem

Chegados ao topo da pista, Cala Iris e o Penon Velez de La Gomera estavam à vista. A curiosidade do Penon é que é território espanhol, ainda que estando ligado fisicamente a Marrocos:
Imagem

Uma foto do Penon, tirada na Expedição de 2010:
Imagem

Logo começamos a descer:
Imagem

Imagem

E em menos de nada, chegamos ao pequeno porto de Cala Iris:
Imagem

O destino era o camping Amis de Cala Iris. Camping muito bom, com duche de água quente, uma zona para tendas nas traseiras, casas de banho limpas e uma vista espectacular sobre Cala Iris, e com uma praia mesmo por baixo, onde demos os últimos mergulhos da Expedição, nesse final de tarde. Aconselho vivamente uma ou duas noites tranquilas neste parque.

Fotos retiradas do facebook do camping:

Imagem

Imagem

Imagem
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Mário Antão »

Mais uma grande aventura muito bem documentada :clap:
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Mário Antão Escreveu:Mais uma grande aventura muito bem documentada :clap:
Obrigado :)
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
PA
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 07 ago 2006 12:36
Land Rover: Defender 110
Freelander TD4
Defender 90
Disco 200 TDI
Sócio LCP: 58
RTI: 0
Localização: Vieira de Leiria

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por PA »

Boas,

Excelente reportagem, obrigado pela partilha das imagens e narrativa, venha de lá mais capítulos ;)

Estive em Marrocos em 2010 (de mota) e vamos voltar este ano em Junho (sim eu sei...) e estou a
aproveitar para tirar umas ideias para o percurso.

Abraços,
PA
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Antes de mais, peço desculpa pela demora. Depois, peço desculpa por não ter muitas fotos. Como disse anteriormente, desleixei-me por causa das filmagens e agora é que estou a ver o erro que cometi. De qualquer forma, cá vai:

Dia 3 - Cala Iris - Taourirt (Parte 1)
Imagem

Os dias começavam bem cedo. Ainda nem eram 6:30 da manhã e já estava pessoal a pé:
Imagem

Como a etapa desse dia era longa, pusemo-nos a caminho de Targuist onde o pessoal tomou o primeiro chá do dia:
Imagem

Imagem

Imagem

Uma vista de Targuist:
Imagem

Pouco tempo depois chegamos a uma zona com umas vistas espectaculares e o pessoal parou para tirar umas fotos:
Imagem

Imagem

Novamente a caminho, deparamo-nos com outros meios de transporte com tracção ás 4:
Imagem

Imagem

Com paisagens espectaculares (As montanhas do Atlas com neve):
Imagem

Aqui, um dos momentos engraçados da viagem. Esta mota estava parada numa curva. O "piloto" não conseguia arrancar devido ao peso. Paramos para tirar umas fotos e a primeira coisa que ouvi foi "Da-me una mano". E assim o fizemos:
Imagem

O homem estava um bocadinho bêbado e mesmo com o empurrão, não conseguia arrancar e a mota ia sempre abaixo:
Imagem

Depois de muitos empurrões lá conseguimos que o homem subisse:
Imagem

POuco depois, estavamos nas pistas:
Imagem

Lá em baixo, um planalto para onde íamos:
Imagem

Imagem

Imagem

Já no planalto:
Imagem

Uma foto magnífica. Mais uma vez, obrigado, Rui Rodrigues:
Imagem

Um resumo do percurso:


E cá vai um pequeno vídeo resumo desta primeira parte do dia. A música inicial é a mesma que estava a passar no carro no momento em que liguei a câmara e que me acompanhou nos primeiros minutos do vídeo. Foi um momento muito zen, numa estrada muito bonita e na altura "prometi" a mim mesmo que ia usar essa música no vídeo. O vídeo também tem duas passagens por localidades (uma das coisas que mais gostava de filmar):
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Para ver se isto anda um pouco mais depressa, vou continuar o relato como normalmente, com fotos e depois vou colocando os vídeos à medida que forem ficando prontos.

Dia 3 - Cala Iris - Taourirt (Parte 2)

Antes do planalto onde terminei o post anterior, ainda fizemos umas pistas mais secas:
Imagem

Imagem

Imagem

Mistubishi do Ventura em grande estilo:
Imagem

No planalto, no início estávamos um pouco perdidos (mea culpa, pois ia à frente :) ):
Imagem

Imagem

Então o Rui Rodrigues achou que era melhor trazer um local para no indicar o caminho certo:
Imagem

Já devidamente encaminhados, foi só aproveitar a paisagem:
Imagem

Imagem

Imagem

O destino desse dia era a Área de repouso de Taourirt. É uma espécie de área de serviço (sem bombas de gasolina), com muito espaço para estacionar, casas de banho e duches (foi preciso pedir a chave ao segurança). É um bom espaço para descansar, e pelos vistos, deve ser uma das partes mais bonitas, pois foram para lá tirar fotos de um casamento :)

Imagem

Também tem relvados onde é possível montar tendas:
Imagem

Existe também um bar/restaurante onde comemos uma bela sopa marrocain:
Imagem

Seguida da primeira (de muitas) refeição de frango:
Imagem
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Marco »

Dia 4 - Taourit - Bivouac 1

Imagem

Amanhecer na área de repouso Taourirt:
Imagem

(Ja agora, tivemos imensa sorte com o tempo. Nos dias que antecederam a ida a Marrocos, choveu imenso).

Após um pequeno almoço no café da área de serviço, rumamos a Taourirt onde abastecemos os carros:
Imagem

E fizemos umas compras de última hora:
Imagem

A rota para esse dia incluía um passagem por Ain Beni Mathar onde entraríamos novamente nas pistas até ao sítio onde iríamos pernoitar. Ainda tivemos algums km de alcatrão depois de sair de Taourirt:
Imagem

Fizemos uma pequena paragem para admirar (mais uma vez), as paisagens:
Imagem

Aparentemente, era lugar de juras de amor:
Imagem

Sem comentários:
Imagem

Pelo percurso:
Imagem

Rumo a uma barragem existente na zona:
Imagem

Uma grande obra:
Imagem

Novamente a caminho:
Imagem

Imagem

E em Ain Beni Mathar, almoçamos uns belos grelhados:
Imagem

Imagem

Na parte da tarde, começaram as pistas de deserto:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lá pelo meio, paramos junto a um poço de água. Logo vimos a arrancar, de uma tenda que existia nas proximidades, um m#rc#des que veio na nossa direcção. Era o homem que operava a bomba do poço e logo a ligou:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em jeito de agradecimento, deixamos ficar algumas coisas para a miudagem que entretanto se reuniu junto aos carros:
Imagem

Novamente a caminho, a paragem seguinte foi nas ruínas de um forte:
Imagem

Imagem

O menu da tarde incluíu ainda travessia de alguns rios:
Imagem

Gosto especialmente desta foto (vá-se lá saber porquê - nice one, Nina :) )
Imagem

A determinada altura optamos por seguir no leito de um rio, em vez de seguir o track e uns 10 segundos depois de entrar, o Pedro pergunta-me pelo cb: "Oh Marco, que pressão é que tens nos pneus??" Eu respondi um valor que já não me recordo ("praí" 2,1) e ele responde: "Olha que parece que tens um furo". Logo paramos e após breve análise, confirma-se, realmente é um furo (verdade seja dita, quem reparou no "pneu em baixo", foi a Mónica :)):
Imagem

Foi o primeiro furo, em quatro viagens a Marrocos. Acho que não é uma má média. Nada que um belo de um taco não resolvesse (já agora, não vão para Marrocos sem levar um conjuntinho de tacos. Dá muito jeito, mesmo!).

Isto é sempre a mesma coisa... Enquanto uns trabalham:
Imagem

Outros :D :D :
Imagem

O final do dia ia-se aproximando:
Imagem

E paramos para escolher o local do bivouac:
Imagem

Mais ou menos a meio do nada:
Imagem

Aqui tivemos, na minha opinião, a melhor noite da Expedição. Uma noite calmíssima, sem vento, com um belo de um churrasco, boas conversas, risos, acompanhado de belos vinhos e outros aditivos. Simplesmente espectacular. Cá vai um pequeno vídeo que espelha o que se passou:

You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
flep
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 62
Registado: 29 jul 2006 18:19
Land Rover: Defender TD5 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Lousã

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por flep »

Grande Marco, boa reportagem até agora... E das gargantas, ainda falta muito para as fotos? :) :)

Abraço
Avatar do Utilizador
Gonçalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 224
Registado: 30 out 2011 08:27
Land Rover: Freelander Td4 - 2001
Sócio LCP: 2514
RTI: 0
Localização: Lisboa / Arredores

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por Gonçalves »

:cool:
Tou a seguir atentamente esta experiencia fenomenal!
CumFREEmentos
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Marrocos Oriental 2012 - by LandLousã

Mensagem por FLG »

Marco Escreveu:...já agora, não vão para Marrocos sem levar um conjuntinho de tacos. Dá muito jeito, mesmo!.
Ó Marco isso de levar comida Mexicana para Marrocos é de ficar :??
:D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Responder