Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Discussão sobre grandes viagens e muitos Km
Responder
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por joaquimdonario »

Que "acessórios" devemos ter no carro, para circular legalmente?

Triângulo?
Lâmpadas suplentes?
Colete?


Antes de sair para o IV Encontro Ibérico coloquei esta questão!!!

Estou a pesquisar MAS se alguém souber ... POST!
Avatar do Utilizador
diogoruivo
master TT
master TT
Mensagens: 1187
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645
Localização: Batalha / Lisboa
Contacto:

Mensagem por diogoruivo »

Boa tarde!

Em relação às tuas questões... sei que é obrigatório 2 triângulos e 1 colete, em relação às lâmpadas suplentes não sei se é ou não obrigatório.

CumpRRimenTTos
motivo.me - #empreendedorismo e #motivação
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

já encontrei isto:

Segundo o jornal El Mundo, os condutores deverão envergar o colete reflector sempre que saiam do carro, para a estrada ou para a berma.

As alterações ao regulamento de circulação nas estradas espanholas obrigam ainda a que as crianças, com menos de três anos ou de 1,5 metro de altura, tenham de viajar em cadeiras próprias.

As novas regras de trânsito em Espanha começam a ser aplicadas na época de Natal, iniciando-se um período experimental de seis meses.

Será igualmente proibido falar ao telemóvel em estações de serviço, durante a condução, sem ser com um sistema de mãos livres, ou ainda, usar no carro, sistemas de vídeo, DVD ou televisão.

O renovado código da estrada espanhol vai igualmente punir quem tenha no seu veículo sistemas capazes de iludir os radares da polícia.

Os automobilistas perderão também a prioridade face às bicicletas, quando pretendam virar à esquerda ou à direita para entrar noutra via.

Por último, os ciclistas serão obrigados a usar capacete homologado quando circulem em estradas interurbanas, salvo se o não puderem fazer por razões médicas ou em caso de calor extremo.



MAS SÓ encontrei isto! :(
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Moro em Viana, e as deslocações aos nuetros hermanos são frequentes.

Pelo que sei, o kit de luzes não é obrigatório, mas como conselho (e tendo em conta o preço dos mesmos), inclua um na sua viagem... :)

Assim em relação ao que temos que andar aqui em Portugal, só tem que acrescentar um triangulo, e por segurança e precaução, um kit de luzes. ;)
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

Bem, "fui" até à DGV e daí procurei link's internacionais e encontrei:
http://www.dgt.es/indices/dgtHtm_Conductores_es.html

Vamos ver o que há por lá!


Talvez esteja próximo do esclarecimento
http://www.dgt.es/tramites/normativa/pd ... G_Circ.pdf

Acho que é isto ..... vamos ver!!!
Última edição por joaquimdonario em 20 set 2007 17:49, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

Boas!

Há uns anos atrás, o kit de luzes era obrigatório!
Não sei se ainda será... mais vale prevenir, afinal é barato e útil!! ;)
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

ENCONTREI

Mensagem por joaquimdonario »

Ora cá está, para quem quer andar prevenido (como eu que tenho um azar dos diabos, vale mais prevenir) cá fica um folheto informativo:

http://www.dgt.es/dgt_informa/normativa ... NORMAS.pdf

MAS não dá informação sobre essas "peças" que devemos trazer :x


Consegui informar-me que é preciso:


1 Colete;
2 Triangulos (para colocar um à frente e outro atrás do carro, quando parado em emergência);
1 kit de luzes (sem certeza) - será um kit ou um conjunto completo, 2 médios/máximos, 4 mínimos, ...??;


BEM, acho que vai ser uma "aventura"!
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por nmcabecadas »

Felizmente os kits de luzes para os Série são baratos, mas para quem tem automóveis em que as ópticas se vendem seladas, o problema é mais complicado.

Seja como for, duvido que mais de 10% dos condutores espanhóis saibam mudar uma luz que se funda.
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por tomcat »

nmcabecadas Escreveu:
Seja como for, duvido que mais de 10% dos condutores espanhóis saibam mudar uma luz que se funda.
A questão não será saber mudar, mas sim conseguir meter as mãos lá dentro... :D

Há 3 anos, trabalhei na Galiza e fiz essa pergunta a um G.C., respondeu-me que a lei do 2 Triangulos, e lampadas eram "internas", pelo que não podiam actuar um turista.... mas que seria bom andar com isto, pois não era caro e podia evitar chatices, caso fosse por exemplo para Madrid :rofl:

Não sei a legislaçao mudou ou não, mas penso que pelo custo e em caso de operação STOP "nuestros hermanos" ficam contentes.

Boa viagem... :cool:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Mensagem por mpblue »

Boas:

Em espanha, os Guardias Civis estão instruidos para mudar as lampadas eles proprios nos carros das pessoas, desde que as pessoas tenham as lampadas. Ou seja, não é como cá, eles fazem ou o serviço, colaborão com os utentes das vias públicas... ;)
Avatar do Utilizador
balta
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 813
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151
Localização: Moçambique/Malawi/Valongo

Mensagem por balta »

Não quero meter mais lenha na fogueira :D mas acho que estão a esquecer de mais um pormenor: o extintor :cool:

Há uns anitos a trás, resolvi ir com a minha patroa passar férias a Paris, sendo a deslocação efectuada por carro. Nessa altura, a informação era a obrigatoriedade de um jogo completo de luzes; dois triângulos e um extintor!

Dado que as “leis” estão sempre com “up-dates”, desconheço por completo as actuais obrigatoriedades, mas um extintor faz sempre jeito (quanto mais não seja, como “arma de arremesso”) ;)
Paulo Baltazar
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

balta Escreveu:um extintor faz sempre jeito (quanto mais não seja, como “arma de arremesso”) ;)
SEM COMENTÁRIOS!!! :rofl:

:cool: :D :lol: :lol: :lol:
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por joaquimdonario »

Deixo o testemunho;
Na noite de Sábado, à saída de Cáceres num cruzamento ermo/escuro/vazio, a Guardia Civil (dois agentes/guardas/polícias) mandou parar; pediu os documentos, admirou-se com a validade da Carta de Condução, falaram um pouco comigo (tentando também aconselhar o melhor trajecto até Coimbra), alertaram para a presença de cerdos, ... Desejaram Boa Viagem!!! :)

Já em Portugal, BT manda parar, dentro de uma localidade, num posto de abastecimento fechado a essa hora (tardia) 3 ou 4 carros, 6 ou 8 agentes/guardas; pedem documentos, vêm o papel do seguro no vidro MAS não fica satisfeito e pede o documento (papel A4) ... manda seguir dizendo boa viagem em tom meio mal disposto; respondo Boa Noite, em tom :razz:

Talvez sejam uns mais zelosos do que outros MAS não pediram nada demais, apenas a documentação!
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por nmcabecadas »

A mim, cá em Portugal, pediram-me a autorização da ANACOM para o rádio CB, um Alan 48 Excel. Felizmente não ligaram ao que chamaram o "walkie talkie", que na verdade é um VHF portátil e estava instalado mesmo à vista de todos :lol:
RMaricato
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 231
Registado: 26 fev 2008 11:31
Land Rover: Modelo:Discovery Tipo:Discreto(!) Motor:300 TDI Ano:1995
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Coimbra/Leiria/Marinha Grande

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por RMaricato »

Boas.
O meu Discovery circulou uns meses em Bilbau...normalmente (e para evitar chatices) costumo andar na mala com uma caixa com tudo o que foi falado, para além de WD-40,ferramenta, etc, pelo que só foi necessário trazer triângulo extra.
A atitude das autoridades é completamente diferente, quer da Guardia Civil, quer da ERTZAINTZA (polícia autonómica basca), apesar de ter passado por um controle com polícias encapuzados com metralhadoras - afinal,é a "terra" da ETA...lá não se anda à "caça", não se procura a infração como cá, procuram ajudar as pessoas, só que se apanharem alguma coisa...o foco é completamente diferente. Epá, até fiquei com saudades... :cry: Bons tempos!
Abraço.
It's better to burnout than just to fade away...
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Vou por um pouco de agua na fervura....
Antes de mais, comecaria por ver a quem se aplica a lei espanhola!! ;) Que eu saiba e segundo fui informado por autoidades competentes para tal, essa lei, norma etc. so se aplica a veiculos de matricula.... espanhola!!!! :cool:

Portanto, se quiserem, podem comprar na mesma o triangulo, luzes etc.. que a economia nacional agradece :D

Um abraco!
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 196
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Arruda dos vinhos

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por Ricardo Sousa »

Não sou policia nem tenho familiares ou amigos nas forças policiais, mas acho por bem defende-los, porque já tenho uns milhares de kms feitos em Espanha e vários encontros com as autoridades espanholas e não os acho assim tão prestáveis.
Principalmente se for de noite.
Deve ser por não achar muita piada a metralhadoras e armamento variado só para pedir documentos.
A ultima aventura foi um corte de estrada em plena autopista por causa duma bomba na zona de burgos, em que estive 3 horas parado sem saber porque.
Descobrimos porque se ouviu na rádio.
Isto é como tudo: há bons e maus em todo lado!

Um abraço!
Louco não é quem parte, é quem fica!
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Legislação espanhola - acessórios obrigatórios na viatura

Mensagem por joaquimdonario »

Por incrível que parece (não quero generalizar - há pessoas boas e outras más em todas as profissões, idades e cleros, em Portugal, Espanha ou ... qualquer parte do mundo) os "desgraçados estavam sozinhos, sem armas "que se vissem"!

Achei aquilo estranho e nem tive tempo para grandes pensamentos, além da reação de acatar ordens da autoridade - podia até ter-me tramado (caso fossem malta ruim disfarçada para me tramar)! :)
Responder