PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno

PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor susy_foquinha » sexta ago 08, 2014 5:31 pm

Olá boa tarde,

Preciso de ajuda ententida numa matéria que desconheço em absoluto.
Ando a pensar seriamente, e o pensar está quase na fase de chegar e concretizar o negócio, em trocar a minha velhinha f#rd Focus SW 1.8 Tdi com mais de 260.000km e momentos muito felizes de estrada :D por um LAND ROVER Freelander 2.0 TD4 SPORT HARDTOP, mas o que tenho visto e pesquisado sobre o carro tem dado para pensar e pensar sobre se esta será uma boa "troca" ou não.

Sou novata á séria nisto do TT ou SUV 4x4 ja que percebi que o FL não é veiculo para se meter em grandes avarias de terra... nem ele nem eu... a utilização que lhe vou dar é básicamente cidade com auto-estrada e espero que pouco pára arranca de horas infernais... e no âmbito do fora de estrada talvez um ou outro acesso a praias sem alcatrão nas incursoes de surfada... mas nada que a minha velhinha f#rd tambem nao se aventurasse...

A minha preocupação passa pela info de problemas que vejo ser relatados... problemas de diferencial traseiro, viscoso? embraiagens... etc... será que nesta versao já estão ultrapassados todos esses problemas... o que ando a ver é de 2001 com 136CV... consumos disto? Muito altos? Sei que mais que o que estou habituada será certamente mas o meu tambem já faz perto de 7l/100 será que sobe muito muito mais que isso... 8... 9???

Fiabilidade e segurança de condução? Nunca tive um TT tenho uma criança não sou doida a conduzir mas gosto de andar... gosto tambem de saber que o carro onde vou me dá alguma segurança e fiabilidade... e o centro de gravidade deste carro será certamente diferente. Ou seja é um carro para ter atenção em curva ou responde bem?

Desde ja desculpem se não deveria sequer colocar o tópico... se faço perguntas descabidas etc... mas sim... sou uma mulher a comprar um TT, a ver um carro sozinha e só nao quero ser enganada, se bem que o risco... está sempre presente e no mercado de usados é exponencial.

Gosto deste modelo e a verdade é que sempre quis um 4X4 que não fosse um fi@t p@nd@ ;) este tem poucos km feitos com revisões registadas... ainda o vou ver com olhos de lince e perceber se de facto andou muito fora de estrada ou não... claro que existem ofertas melhores... mas contas feitas a preços, km, e disponibilidade carteira... parece-me ser uma alternativa possivel.

Manutenção? Cara? Ou já se encontra no mercado ofertas mais acessiveis?

Desde já obrigada e mais uma vez desculpem se coloquei questões desnecessárias mas toda a ajuda será muito bem vinda!

Bons trilhos e para quem gosta... boas ondas! aloha!

Susy
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor borges.rr » sexta ago 08, 2014 7:20 pm

Olá
Se a tua paixão é um LAND ROVER, vai em frente.
Mesmo fora de estrada, desde que não sejam percursos radicais
O Free envergonha muitos Tt.
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor moreirinha » sexta ago 08, 2014 8:25 pm

Nunca tive um FL, mas à 20 anos que só conduzo LR´s. A manutenção, e quem a vai fazer, é muito importante. O tratamento que o carro levou antes de ser comprado também.
Aquilo que a maioria das pessoas não compreende relativamente aos LR´s é que sendo carros ingleses têm duas premissas. Uma é que na engenharia têm meia dúzia de disparates a outra é que no que toca à condução e ao que oferecem de conforto / segurança / etc, são os melhores do mercado enão são carros para as massas mas sim "British finest".
O FL quando foi lançado, para combater o sucesso dos "jipes" mais pequenos, tipo vitaras e coisas dessas, não só passou logo a vender mais que os outros como vendia mais do que os outros todos juntos.
Agora à boa maneira Inglesa é feito de peças de outros carros, no caso do TD4 têm por exemplo o motor BMW de 2L que equipa os 320D / 520D por ai fora, que sendo BMW goza de imensa fama como sendo muito bom mas que dão barrete aos milhares. Há quem jure a pé juntos que os BMW são os melhores carros do mundo, mas teve que meter um motor novo aos 100 mil km. E como eles houve imensos pelo mundo fora (problema das borboletas em plástico veja no google).
Têm mais umas caixas e umas peças por causa do 4x4 portanto são mais pontos de manutenção e de possível avaria mas se for bem tratado é tão fiável como qualquer outro carro.
Atenção, não está a comprar um F&%d, está a comprar um LandRover, não são carros baratos nem têm uma manutenção das mais económicas, não é propriamente uma preocupação para a classe média / elite Inglesa, e claro que depende muito a faz, mas também não se compara nem a condução, nem a segurança, nem a mobilidade, nem o gozo que se tira deles.
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor SERSANRR » sexta ago 08, 2014 8:59 pm

Boa tarde,

Eu já vou no 2º... :)

Bem, tudo tem a ver com a carteira e o budget disponível para o freelander.

Quanto a ser bom ou mau fora de estrada depende muito da expectativa de quem está do outro lado, muitas vezes fazem-se comparações parvas, por exemplo comparar um freelander com um defender... o Defender tem redutoras, é verdade, mas pesa mais 1 tonelada, é ruidoso, vibra, etc... fora de estrada é o rei? You bet.. mas lá está, depende da utilização que se quer dele. No meu caso já tive praticamente a gama toda de LRs e estou a voltei à origem porque (e agora é a parte onde me espancam) é muito mais divertido!! :) (um obstáculo que de defender é pé na tabua e sempre em frente, com o freelander temos que pensar e saber onde por as rodas...é mais desafiante), no teu caso, é uma das escolhas possível face à utilização que quer dar.

Relativamente ao freelander em si, leve alguém que perceba do dito para avaliar o estado dele, deve avaliar o estado da transmissão. A fama do freelander vem sobretudo da falta de manutenção do diferencial viscoso, é uma peça que vai perdendo propriedades ao longo dos tempos e sempre foi subestimada pela LR e pelos proprietários, proprietários estes que viam no freelander o seu primeiro 4x4, os 4x4 pela sua natureza ao de ser sempre mais dispendiosos, têm mais um caixa, têm mais 2 semi eixos e mais um sem fim de peças extras, isto para não falar do stress que lhes é posto em cima sempre que andam fora de estrada, por mais ligeira que seja a incursão, num ligeiro é raríssimo sair-se de estrada...

Consumos nunca abaixo dos 7,5/8lts o que, para um 4x4 permanente é bastante razoável.

Mecânicos, esta parte é a mais crucial em qualquer LR, é a diferença entre ter um carro confiável ou uma "bruxa", já existem umas quantas pessoas a trabalhar bem estes carros, atenção que isto não são ligeiros e como tal têm as suas manhas.

Qualquer duvida, pergunta e bem vinda ao fórum :)

P.S.: Anda para ai um post meu do trabalho que estou a fazer meu freelander (Que pretendo dar-lhe uma utilização mais "radical" :) )
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor susy_foquinha » sexta ago 08, 2014 9:35 pm

Obrigada pelo feed-back. Vou ver se na segunda vejo a máquina e vou tentar levar alguém que não seja tão desentendido na matéria como eu e tentar ter atenção ao diferencial etc. Li também ( e esta é a parte em que peço que não me batam :) ) que há quem desligue o diferencial... para evitar desgaste, consumos etc? Faz sentido?

De resto espero que o factor sorte também esteja do meu lado... e se tiver de voltar acompanhada pelo FL que seja por muitos e longos Km de alcatrão ou fora dele!!

Obrigada mais uma vez! Ahola!
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor SERSANRR » sexta ago 08, 2014 10:16 pm

Boas,

Podes retirar o veio sim e ficar 4x2 mas dessa forma perde a essência dele... de qualquer forma é uma opção, retirando o dito acabam os problemas de transmissão e os consumos são menores.

Qualquer questão pergunta.
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor carlossilvalr » sábado ago 09, 2014 12:48 am

Antes de mais bem vinda.

Além da informação que ja circula por ca se quiser ligar-me posso tentar fazer um ésimo e esclarecer alguma dúvida...

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Boa sorte
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor Bichodumatu » sábado ago 09, 2014 11:45 am

Boas

Não vi em que zona do país vive mas com certeza alguém pode ir ver o Freelander ou até saber alguma coisa acerca dele, eu posso confirmar km e eventuais problemas nas IPO, se precisar avise

Boa sorte
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor susy_foquinha » sábado ago 09, 2014 12:31 pm

Bom dia!

Estou na zona de Lisboa/Sintra em relação ao Fl em questão a dúvida prende-se com o preço também! É de 2001 e está por 5800€ mais ou menos mas tenho visto alguns de 2000 ou 1999 consideravelmente mais baratos do género metade! Faz sentido? A nível de registos de acidentes assim que tiver acesso á matricula consoo ver se teve ou não já questões no IPO isso não tenho como ver de facto! Será que está caro ou bem por isso? Pelas fotos que vi está com bom aspecto embora tenha reparado que levou uma lavagem ao motor o que por normal me deixa sempre com um pé atrás...sou estupidamente uma daquelas pessoas muito honestas nisto dos carros sou muito sincera com tudo o que pode ter ou precisar apenas porque não gosto de chatices mas nem todos são assim... Se houver opiniões sobre preços agradeço!

Ahola
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor moreirinha » sábado ago 09, 2014 12:45 pm

A diferença está no facto de um ser o TD4, com o motor BMW, e o outro ser o 2L da rover. Deve haver mais umas diferenças de acabamentos e extras mas isso já não sei...
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor Mr_Trecolareco » sábado ago 09, 2014 1:27 pm

Há lá por casa um Freelander TD4 de 2001 automático.

Pelo que foi aqui escrito julgo que já esteja com umas luzes do que possa acontecer na compra de um freelander usado.

- comprar um carro com 13 anos tem de ser sempre visto com atenção, especialmente um freelander com os problemas que as pessoas qd os querem vender não costumam gastar euros a reparar como deve de ser ( por vezes nem é fácil encontrar quem saiba ir logo á raiz do problema e acabamos por pagar as suas experiências )
- é um carro cómodo para o dia-a-dia, apenas peca por ter uma brecagem menor do que o normal
- consumos no automático de lá de casa anda pelos 9L/100 mas como disseram os manuais andam mais pelos 7/8 conforme o pé.
- velocidade cruzeiro....anda bem em AE pelos 150, se houver pressa fácilmente fáz viagens a 180 mas com consumos penalizados.
- comportamento, com a tracção 4x4 é um carro seguro sem problemas da altura nas curvas, em limite tende a fugir de frente por isso poucas surpresas.
- se a intenção é passar a 4x2 há já por cá mtos tópicos sobre isso, pessoalmente desvirtua o conceito do carro.

Em relação á viatura em causa, eu esticava a corda ao sersanrr para acompanhar na compra, eu tb sou da zona de lx/sintra e tb posso ir lá ver mas mecânicamente menos entendido no freelander que ele e ele andou no mercado recentemente sabe melhor os preços pedidos/practicados. Se precisar mande-me uma mensagem privada para trocar contactos.

5800€ que passe para 5500€ para um TD4 sem problemas de viscoso etc não me soa mal negócio, mas é preciso ver os estado dele e meter de lado uns euros para a revisão que se deve fazer sempre que se compra um carro usado.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor FLG » sábado ago 09, 2014 4:48 pm

Seja muito bem vinda susy_foquinha

boa sorTTe na procura do Free... pelo menos ajuda é o que não lhe falta :D

depois vai ser só :driving:
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor baptistama » sábado ago 09, 2014 11:01 pm

Bem vinda,
a diferença de valores tb está relacionada com as restrições à circulação no centro de Lx a viaturas anteriores ao ano 2000, por enquanto a fiscalização têm sido practicamente nula mas no futuro...

a acrescentar ao q já foi dito apenas posso dizer q para fazer uma boa compra o segredo está em ñ ter pressa; procurar, procurar e esperar para q o carro certo apareça.
pessoalmente, €5800 parece-me um valor um pouco alto para um Td4 de 2001, com esse plafond preferiria comprar um Di de 2000 e usar o resto numa renovação/revisão daquelas coisinhas q um carro com mais de 10 anos necessita ou necessitará muito em breve, assim evita surpresas desagradáveis com o "novo carro velho".
Ir ver o carro acompanhado de quem conheça o Freelander é uma grande mais valia e certamente q vai haver um membro disponivel para tal.

boa sorte
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor moreirinha » sábado ago 09, 2014 11:51 pm

A restrição de circulação, no centro de Lisboa, aplica-se a carros anteriores a 1996.
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor SERSANRR » domingo ago 10, 2014 12:20 am

Boa noite,

Susy, tal como disse, se houver alguma duvida em relação ás maquinas pergunta. Eu com um orçamento de 5000€ prefiro um di mais barato e ficar com capital para reparar o que estiver mal, antes um Di bom que um td4 com problemas (E sendo motor BMW os custos são BMW se é que me faço entender :) )

Obg
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor susy_foquinha » domingo ago 10, 2014 11:32 pm

:D SERSANRR entendo perfeitamente e também pensei um pouco assim! :) em todo o caso vou ver o "bicho" just in case! Mas vou procurar também melhor e com calma a ver o que vai aparecendo... ahahahaha isto nos carros pretende-se que seja uma relação duradoura e tem de ser com calma! ;)

Obrigada por tudo! E vou questionando! :) Ahola
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor JVieira » quinta ago 28, 2014 10:44 am

Olá Susy e muito bemvinda!

Só agora vi o tópico e já vi que já foi tudo respondido basicamente...

Eu também possuo um Freelander Td4 e, pessoalmente, prefiro o Td4 ao Di pois acho-o superior em todos os aspectos.

Acho que com 5000€ consegues arranjar um em bom estado, é uma questão de activares a veia marroquina! :lol:

Só vou acrescentar que vais adorar o Free, vais poder fazer uns trilhos seja areia seja no mato que ele desenrasca-se e no verão pode ficar descapotável!
O meu tem-se revelado bastante fiável e não deu problemas críticos. Como já disseram, leva alguém que perceba porque são carros que se são para dar barraca gastas facilmente +1000 euros nele...

Eu sou de Almada e se precisares de alguma coisa apita.

PS: Ainda vais a tempo de comprar o Free e ir ao Encontro Nacional de Frees. ;)

Cumps,
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor jfp » terça set 30, 2014 8:55 pm

Boas
Tb sou novo nisto, comprei na semana passada um Free em Braga por 5.300€ de Dez 2000, td4, com 149.000km, hardtop e softop, quase novo ... :)
Registo nas seguradoras sempre o mesmo dono desde a compra em 2000, o que é sempre um bom indicador.
Gastei 500€ numa revisão geral e ficou muito bom! Fiz o teste do viscoso, aqueles que vemos na net, e tb está tudo ok.
Para já a família está muito contente :)
ah, e é um carro muito giro! ;)
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor JVieira » quarta Oct 01, 2014 8:17 am

jfp parabéns pela aquisição!

Agora ia sugerir para abrir um tópico para apresentação e para nos mostrar o Freelander!

Abraço,
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Re: PRECISO DE AJUDA DE ENTENDIDOS NA MATÉRIA

Mensagempor Freepedro » quarta Oct 01, 2014 1:39 pm

Boas!

Nem todos os que aparecem à venda estão em mau estadoe mal mantidos!

Como foi referido falts é mesmo uma apresentação aqui à malta.

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
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