História e Estórias da LAND ROVER

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

História e Estórias da LAND ROVER

Mensagem por ruimarinho »

O nascimento da marca de que todos tanto gostamos está, como qualquer outro nome carismático, cheia de mistérios e estranhas coincidências. Estas fazem parte da mística da marca.

Este texto reflecte as minhas pesquisas em vários livros, revistas, newsletters e na internet, sendo baseado naquilo que me parece mais plausível e em registos escritos a que tive acesso, especialmente através do Series I Register 1947-1951, de que sou membro.

O Nome LAND ROVER

Embora a autoria do nome LAND ROVER seja, na maioria das vezes, atribuído a Maurice Wilks, em 1947, parece que este terá tido a sua origem alguns anos antes da II Grande Guerra.

Segundo o reputado historiador da LAND ROVER, John Smith, um dos irmãos Wilks, Spencer, terá comprado, em meados dos anos 30, um antiga escola, situada em Glenegedale, na Ilha de Islay, no arquipélago das Inner Hebrides, situadas junto à costa oeste da Escócia.

Por essa altura as estradas da ilha eram praticamente inexistentes e Spencer Wilks, à altura executivo da Rover Car Co., pediu aos seus colegas para que lhe modificassem a suspensão do seu Rover 10 P2, para que o mesmo pudesse circular nos “maus caminhos” que levavam à escola, agora transformada na sua casa de férias.

Este veículo, com a sua suspensão mais alta que o habitual chamava a atenção dos habitantes locais. Certo dia, um agricultor, chamado Fraser, sem se impressionar com as capacidades do Rover, ter-se-á dirigido a Spencer dizendo-lhe que o que ele necessitava era de um “…proper LAND ROVER”, o que numa tradução à letra nos dá “ … um Rover próprio para a terra”.

Spencer Wilks terá fixado este nome e comentado com o irmão Maurice mas, por esta altura, a Rover não tinha quaisquer planos para construir 4x4’s, estando ainda completamente envolvida no fabrico de carros de prestígio. No entanto, o nome terá ficado gravado na memória dos irmão Wilks.

Alguns anos mais tarde, em 1947, a Rover Co. estava, agora sim, interessada em desenvolver uma linha de veículos utilitários e assim, a 16 de Outubro de 1947, o conselho de administração da empresa acaba por aprovar o nome “LAND ROVER”.

Embora o nome aprovado pela Rover fosse LAND ROVER, sem hífen (-), os primeiros veículos da marca possuíam um logotipo onde as duas palavras apareciam ligadas pelo hífen, o que fez com que se adoptasse a designação Land-Rover e, mais tarde, LAND ROVER.

Os Willys e f#rd do Exército Americano e o(s) “Centre Steer”

Em Setembro de 1947, um funcionário da Rover Co. tira várias fotos àquilo que parecia ser um Willys GP (General Purpose), mas com o volante ao centro. Este veículo ficou conhecido como o “Centre Steer”, ou seja, “Direcção ao Centro”.

Imagem

Por essa altura, testemunhos de outros funcionários levam a crer na existência de um segundo veículo, do mesmo tipo, mas este sem carroçaria, apenas destinado a testes de torção. Até hoje estes dois veículos, que se acredita terem sido desmantelados, são o Santo Graal dos coleccionadores da marca.

Para se compreender o aparecimento destes veículos, desenvolvidos por uma marca que fabricava carros de prestígio, temos que recuar um pouco no tempo e analisar a situação na Inglaterra nos anos que se seguiram à guerra. O país está ainda em reconstrução e faltam muitas matérias-primas essenciais, que estão sujeitas a racionamento pelo estado. Uma destas matérias-primas é o aço, essencial ao fabrico de automóveis.

Esse racionamento causou muitos problemas à Rover, que sem aço não podia construir os seus veículos. Mas a Rover tinha problemas adicionais. De facto, a sua linha de automóveis estava envelhecida, sobrevivendo a marca da venda de veículos com um design ultrapassado e com poucas unidades exportadas (a exportação era fundamental para que o governo atribuísse quotas de aço).

Um outro factor veio juntar-se a esta situação. Em Fevereiro de 1947 a Inglaterra foi atingida por um Inverno extremamente rigoroso, com temperaturas na ordem dos -21ºC e com nevões intensos. A 5 de Março de 1947, um nevão que ficou conhecido como “The Great Midlands Snowstorm” interrompeu a mais movimentada estrada do país. Tudo isto faz com que a Rover parasse a produção por cerca de 3 semanas e, quando a mesma retoma, é apenas em turnos de 3 dias por semana devido à escassez de combustíveis.

No entanto, esta tempestade terá uma importância fulcral no aparecimento dos primeiros LAND ROVER. De facto, uma das zonas mais afectadas foi aquela onde habitava Maurice Wilks (director técnico da Rover Co.), Kenilworth. Aqui, Maurice já não conseguia chegar a sua casa, Blackdown Manor, com o seu Rover P2, pois este não tinha tracção para vencer os 100m de caminho ascendente cheios de neve e gelo, que ligavam a estrada à habitação.

Maurice Wilks teve que pedir ao seu vizinho, um Coronel de Exército Britânico de nome Nash, que lhe emprestasse o seu veículo. Este era, nem mais nem menos, um Willys GP, de matícula FWD 534, que tinha servido durante a guerra o exército Americano, sendo portanto um veículo de volante à esquerda, contrariamente aos utilizados normalmente na Inglaterra. Maurice Wilks utilizou este Willys como transporte para casa e como limpa neves durante alguns dias.

A 16 de Março de 1947 o Inverno termina abruptamente com uma subida de temperatura que traz chuva intensa e ventos na ordem dos 150 km/h, causando inundações e quedas de árvores. O acesso à casa da família Wilks fica agora bloqueado pelas árvores caídas, muitas delas antigas e volumosas, sendo impossível a sua remoção com o Willys. De notar que estes veículos, desenhados para aplicações bélicas, não possuíam tomadas de força. Maurice Wilks teve que recorrer a um depósito de material de guerra excedentário, para adquirir um veículo capaz de limpar o caminho. A escolha recaiu numa robusta Lloyd Infantry Carrier, equipada com lagartas, com a qual conseguiu retirar as árvores caídas.
No final da primavera Maurice Wilks não tem utilidade para um veículo tão grande, e acaba por negociar a troca com o seu vizinho, o Coronel Nash, que fica com a Lloyd por troca do Willys e de uma serra circular.

Nessa Páscoa a família Wilks dirige-se, como habitualmente, para umas férias no País de Gales, mais precisamente para Llanddona Beach, na reserva natural de Red Wharf Bay.

Parte do trabalho de Maurice Wilks para a Rover Co. consistia em analisar viaturas construídas pelos seus concorrentes e, para estas férias, levou consigo um Studebaker Champion Regal (veículo que seria usado no desenvolvimento do Rover P4), deixando o Willys em Kenilworth.

Alguns dias depois Maurice, que está na praia com os 3 filhos, a ama destes, e a sua esposa Bárbara, recebe a visita do seu irmão Spencer e de um amigo comum, o Bispo Warren Hunt. Nesse dia, em conversa na praia, Maurice começa a fazer uns esboços na areia e a dizer que gostaria de ter um veículo que lhe permitisse andar na areia com os filhos e percorrer os difíceis caminhos à volta do hotel. Segundo os presentes neste dia, Maurice ia ficando cada vez mais excitado à medida que falava e desenhava na areia. Estes desenhos na areia foram depois copiados por Maurice para o seu diário.

Katheleen Griffith, a ama dos 3 filhos de Maurice, afirma também que, um dia ao entrar na casa de banho de Blackdown Manor, encontrou as paredes cheias de desenhos idênticos aos que Maurice havia feito na areia.

Essas notas no diário seriam a origem do Centre Steer e daquele que viria a ser o Series I.

As primeiras fotografias conhecidas de um LAND ROVER Series I (excepto o Centre Steer) datam de 19 de Janeiro de 1948, ou seja, cerca de nove meses após as primeiras notas na areia e no diário, em mais uma fantástica coincidência.

Estas fotografias representam alguns dos modelos de pré-produção, com chassis numerados R ou L (conforme tivessem volante à direita ou à esquerda) 01 a 48. Destes pré- produção existem ainda cerca de 20 dos 48 produzidos.

A 30 Abril de 1948 os primeiros LAND ROVER são apresentados ao público no Salão de Amesterdão, e inicia-se a sua comercialização. O preço de lançamento são £450,00. A produção terá inicio 3 meses depois, em Julho e, durante o primeiro ano, serão produzidos 3048 veículos.

O primeiro LAND ROVER de pré produção, com o chassis R01, foi matriculado HUE 166, tendo sido vendido a um agricultor de Warwickshire.

Imagem

Foi mais tarde adquirido novamente pela LAND ROVER que o restaurou, estando hoje em perfeito estado em exposição permanente na British Motor Industry Heritage Trust (BMIHT).

Imagem

Maurice conseguiu, finalmente, em Junho de 1948, levar o seu primeiro LAND ROVER para a praia de Red Wharf Bay. Era o Series I com o chassis R28, matriculado GWD 745 a 15/6/48.

Para a história ficam também todos os protagonistas na fábrica, a saber, Maurice Wilks (Director Técnico), Robert Boyle (Engenheiro Chefe), Tom Barton e Gordon Bashford (Gabinete de Desenho), Joe Drinkwater (Motores), Frank Shaw (Transmissões) e o autor do desenho final do Séries I, Sam Ostler. Em 1954, Tom Barton seria nomeado Director de Desenvolvimento da LAND ROVER, uma posição que manteve por cerca de 25 anos, até à sua reforma em 1980, ficando carinhosamente conhecido como o Sr. LAND ROVER.

A chegada dos primeiros LAND ROVER a Portugal, e são 6, dá-se em Outubro de 1948, mas isso já é uma outra história.
Última edição por ruimarinho em 02 mai 2008 09:44, editado 1 vez no total.
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
balta
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 813
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151
Localização: Moçambique/Malawi/Valongo

Mensagem por balta »

Óxor Presidente :D

venha de lá o resto da história :cool:
Paulo Baltazar
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Pois, a história por cá é bem mail dificil, pois a informação não abunda. :(

Os registos estão guardados em Évora e não dão acesso ao público para se fazer as pesquisas dos proprietários originais, o que nos poderia levar (mesmo que alguns já tenham falecido, suponho) a reconstituir as coisas com mais detalhe.

De qualquer forma, para Portugal vieram, em Outubro de 48, 6 Series I, com os seguintes nº de chassis :

L860085
L860140
L860242
L860243
L8612??
L86????

L = LHD ou Left Hand Drive / Volante à Esquerda
8 = 1948
6 = LAND ROVER
XXXX = Nº sequêncial de saída da fábrica

Que foram matriculados, respectivamente, com:

LA-15-32 (o meu - quase restaurado :D )
LA-15-33 (do André Fortunato - V. N. Poiares)
LA-15-34 (na minha posse, como doador para o 32)
LA-15-35 (dos B.V. de V.N. Poiares, em funcionamento)

Os outros dois aínda não descobri as matriculas, mas hei de lá chegar. ;)

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
dreaming_awake
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 60
Registado: 17 dez 2007 16:41
Land Rover: LAND ROVER Serie IIA 2.25 diesel (1971)
Sócio LCP: 1862
Localização: Vila do Conde

Mensagem por dreaming_awake »

Xó Presidente!!

Isto é um belo relato! :god:

e Viva a LAND ROVER! :dance:
Pedro Carvalho
Serie IIA 88' 1971
Discovery TD5
Imagem
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Mensagem por Carrola »

José Hermano Saraiva não fazia melhor :lol:
Parabéns LAND ROVER :driving:
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Mensagem por softop »

Carrola Escreveu:José Hermano Saraiva não fazia melhor :lol:
Parabéns LAND ROVER :driving:
assino por baixo!!!!! :cool: :D
Avatar do Utilizador
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 196
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Arruda dos vinhos

Mensagem por Ricardo Sousa »

Ò senhor presidente, e porque não um documentário sobre tudo isto?
Esta história contada em video!
Era bonito!!! LAND ROVER em Portugal
Pense nisso e qualquer coisa avise que anda por ai muita gente do audiovisual disposta a ajudar!
Um abraço!
Avatar do Utilizador
nevis
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 535
Registado: 10 abr 2007 11:48
Land Rover: discovery 300 tdi 1996
Sócio LCP: 0
Localização: Albergaria dos Doze
Contacto:

Mensagem por nevis »

Boas

Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Rui pelo excelente trabalho e salientar que o vou escrever não é de forma alguma para descredibilizar o Rui nem por em causa o que ele escreveu .
Então cá vai : a minha paixão pela LR já é antiga e uma certa altura comprei uma revista em quer era relatada a Historia da LR e segundo o artigo o facto do primeiro LAND ROVER ter o volante ao centro era porque a intenção do sr Wilks construir um tractor pequeno e pratico. Por esse mesmo motivo os chassis tem uns buracos para ligar a tomada de força as alfaias agrícolas.
Ouseja só a LAND ROVER é que fez um jipe (protótipo) com o volante ao centro as fotos que aparecem são desse protótipo.
Imagem

Com isto tudo não quero dizer que aquilo que o Rui escreveu não seja valido
Filipe Neves
neVis AliLama
LAND ROVER, movido pelo espírito

Imagem
Avatar do Utilizador
LAND Borghini
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 26
Registado: 14 set 2006 22:59
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Monte - MURTOSA

Re: História e Estórias da LAND ROVER

Mensagem por LAND Borghini »

ruimarinho Escreveu:O nascimento da marca de que todos tanto gostamos está, como qualquer outro nome carismático, cheia de mistérios e estranhas coincidências. Estas fazem parte da mística da marca.

Este texto reflecte as minhas pesquisas em vários livros, revistas, newsletters e na internet, sendo baseado naquilo que me parece mais plausível e em registos escritos a que tive acesso, especialmente através do Series I Register 1947-1951, de que sou membro.

O Nome LAND ROVER

Embora a autoria do nome LAND ROVER seja, na maioria das vezes, atribuído a Maurice Wilks, em 1947, parece que este terá tido a sua origem alguns anos antes da II Grande Guerra.

Segundo o reputado historiador da LAND ROVER, John Smith, um dos irmãos Wilks, Spencer, terá comprado, em meados dos anos 30, um antiga escola, situada em Glenegedale, na Ilha de Islay, no arquipélago das Inner Hebrides, situadas junto à costa oeste da Escócia.

Por essa altura as estradas da ilha eram praticamente inexistentes e Spencer Wilks, à altura executivo da Rover Car Co., pediu aos seus colegas para que lhe modificassem a suspensão do seu Rover 10 P2, para que o mesmo pudesse circular nos “maus caminhos” que levavam à escola, agora transformada na sua casa de férias.

Este veículo, com a sua suspensão mais alta que o habitual chamava a atenção dos habitantes locais. Certo dia, um agricultor, chamado Fraser, sem se impressionar com as capacidades do Rover, ter-se-á dirigido a Spencer dizendo-lhe que o que ele necessitava era de um “…proper LAND ROVER”, o que numa tradução à letra nos dá “ … um Rover próprio para a terra”.

Spencer Wilks terá fixado este nome e comentado com o irmão Maurice mas, por esta altura, a Rover não tinha quaisquer planos para construir 4x4’s, estando ainda completamente envolvida no fabrico de carros de prestígio. No entanto, o nome terá ficado gravado na memória dos irmão Wilks.

Alguns anos mais tarde, em 1947, a Rover Co. estava, agora sim, interessada em desenvolver uma linha de veículos utilitários e assim, a 16 de Outubro de 1947, o conselho de administração da empresa acaba por aprovar o nome “LAND ROVER”.

Embora o nome aprovado pela Rover fosse LAND ROVER, sem hífen (-), os primeiros veículos da marca possuíam um logotipo onde as duas palavras apareciam ligadas pelo hífen, o que fez com que se adoptasse a designação Land-Rover e, mais tarde, LAND ROVER.

Os Willys e f#rd do Exército Americano e o(s) “Centre Steer”

Em Setembro de 1947, um funcionário da Rover Co. tira várias fotos àquilo que parecia ser um Willys GP (General Purpose), mas com o volante ao centro. Este veículo ficou conhecido como o “Centre Steer”, ou seja, “Direcção ao Centro”.

Imagem

Por essa altura, testemunhos de outros funcionários levam a crer na existência de um segundo veículo, do mesmo tipo, mas este sem carroçaria, apenas destinado a testes de torção. Até hoje estes dois veículos, que se acredita terem sido desmantelados, são o Santo Graal dos coleccionadores da marca.

Para se compreender o aparecimento destes veículos, desenvolvidos por uma marca que fabricava carros de prestígio, temos que recuar um pouco no tempo e analisar a situação na Inglaterra nos anos que se seguiram à guerra. O país está ainda em reconstrução e faltam muitas matérias-primas essenciais, que estão sujeitas a racionamento pelo estado. Uma destas matérias-primas é o aço, essencial ao fabrico de automóveis.

Esse racionamento causou muitos problemas à Rover, que sem aço não podia construir os seus veículos. Mas a Rover tinha problemas adicionais. De facto, a sua linha de automóveis estava envelhecida, sobrevivendo a marca da venda de veículos com um design ultrapassado e com poucas unidades exportadas (a exportação era fundamental para que o governo atribuísse quotas de aço).

Um outro factor veio juntar-se a esta situação. Em Fevereiro de 1947 a Inglaterra foi atingida por um Inverno extremamente rigoroso, com temperaturas na ordem dos -21ºC e com nevões intensos. A 5 de Março de 1947, um nevão que ficou conhecido como “The Great Midlands Snowstorm” interrompeu a mais movimentada estrada do país. Tudo isto faz com que a Rover parasse a produção por cerca de 3 semanas e, quando a mesma retoma, é apenas em turnos de 3 dias por semana devido à escassez de combustíveis.

No entanto, esta tempestade terá uma importância fulcral no aparecimento dos primeiros LAND ROVER. De facto, uma das zonas mais afectadas foi aquela onde habitava Maurice Wilks (director técnico da Rover Co.), Kenilworth. Aqui, Maurice já não conseguia chegar a sua casa, Blackdown Manor, com o seu Rover P2, pois este não tinha tracção para vencer os 100m de caminho ascendente cheios de neve e gelo, que ligavam a estrada à habitação.

Maurice Wilks teve que pedir ao seu vizinho, um Coronel de Exército Britânico de nome Nash, que lhe emprestasse o seu veículo. Este era, nem mais nem menos, um Willys GP, de matícula FWD 534, que tinha servido durante a guerra o exército Americano, sendo portanto um veículo de volante à esquerda, contrariamente aos utilizados normalmente na Inglaterra. Maurice Wilks utilizou este Willys como transporte para casa e como limpa neves durante alguns dias.

A 16 de Março de 1947 o Inverno termina abruptamente com uma subida de temperatura que traz chuva intensa e ventos na ordem dos 150 km/h, causando inundações e quedas de árvores. O acesso à casa da família Wilks fica agora bloqueado pelas árvores caídas, muitas delas antigas e volumosas, sendo impossível a sua remoção com o Willys. De notar que estes veículos, desenhados para aplicações bélicas, não possuíam tomadas de força. Maurice Wilks teve que recorrer a um depósito de material de guerra excedentário, para adquirir um veículo capaz de limpar o caminho. A escolha recaiu numa robusta Lloyd Infantry Carrier, equipada com lagartas, com a qual conseguiu retirar as árvores caídas.
No final da primavera Maurice Wilks não tem utilidade para um veículo tão grande, e acaba por negociar a troca com o seu vizinho, o Coronel Nash, que fica com a Lloyd por troca do Willys e de uma serra circular.

Nessa Páscoa a família Wilks dirige-se, como habitualmente, para umas férias no País de Gales, mais precisamente para Llanddona Beach, na reserva natural de Red Wharf Bay.

Parte do trabalho de Maurice Wilks para a Rover Co. consistia em analisar viaturas construídas pelos seus concorrentes e, para estas férias, levou consigo um Studebaker Champion Regal (veículo que seria usado no desenvolvimento do Rover P4), deixando o Willys em Kenilworth.

Alguns dias depois Maurice, que está na praia com os 3 filhos, a ama destes, e a sua esposa Bárbara, recebe a visita do seu irmão Spencer e de um amigo comum, o Bispo Warren Hunt. Nesse dia, em conversa na praia, Maurice começa a fazer uns esboços na areia e a dizer que gostaria de ter um veículo que lhe permitisse andar na areia com os filhos e percorrer os difíceis caminhos à volta do hotel. Segundo os presentes neste dia, Maurice ia ficando cada vez mais excitado à medida que falava e desenhava na areia. Estes desenhos na areia foram depois copiados por Maurice para o seu diário.

Katheleen Griffith, a ama dos 3 filhos de Maurice, afirma também que, um dia ao entrar na casa de banho de Blackdown Manor, encontrou as paredes cheias de desenhos idênticos aos que Maurice havia feito na areia.

Essas notas no diário seriam a origem do Centre Steer e daquele que viria a ser o Series I.

As primeiras fotografias conhecidas de um LAND ROVER Series I (excepto o Centre Steer) datam de 19 de Janeiro de 1948, ou seja, cerca de nove meses após as primeiras notas na areia e no diário, em mais uma fantástica coincidência.

Estas fotografias representam alguns dos modelos de pré-produção, com chassis numerados R ou L (conforme tivessem volante à direita ou à esquerda) 01 a 48. Destes pré- produção existem ainda cerca de 20 dos 48 produzidos.

A 30 Abril de 1948 os primeiros LAND ROVER são apresentados ao público no Salão de Amesterdão, e inicia-se a sua comercialização. O preço de lançamento são £450,00. A produção terá inicio 3 meses depois, em Julho e, durante o primeiro ano, serão produzidos 3048 veículos.

O primeiro LAND ROVER de pré produção, com o chassis R01, foi matriculado HUE 166, tendo sido vendido a um agricultor de Warwickshire.

Imagem

Foi mais tarde adquirido novamente pela LAND ROVER que o restaurou, estando hoje em perfeito estado em exposição permanente na British Motor Industry Heritage Trust (BMIHT).

Imagem

Maurice conseguiu, finalmente, em Junho de 1948, levar o seu primeiro LAND ROVER para a praia de Red Wharf Bay. Era o Series I com o chassis R28, matriculado GWD 745 a 15/6/48.

Para a história ficam também todos os protagonistas na fábrica, a saber, Maurice Wilks (Director Técnico), Robert Boyle (Engenheiro Chefe), Tom Barton e Gordon Bashford (Gabinete de Desenho), Joe Drinkwater (Motores), Frank Shaw (Transmissões) e o autor do desenho final do Séries I, Sam Ostler. Em 1954, Tom Barton seria nomeado Director de Desenvolvimento da LAND ROVER, uma posição que manteve por cerca de 25 anos, até à sua reforma em 1980, ficando carinhosamente conhecido como o Sr. LAND ROVER.

A chegada dos primeiros LAND ROVER a Portugal, e são 6, dá-se em Outubro de 1948, mas isso já é uma outra história.






---------------------------------------------------------------------------------- :god: :god: Parabéns, Gostei mesmo deste "artigo".
... A altura de um grande Clube !!!!

Cumprimentos

A.J.Brandão
Avatar do Utilizador
LAND Borghini
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 26
Registado: 14 set 2006 22:59
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Monte - MURTOSA

Mensagem por LAND Borghini »

:god: :god: :god: :god: :god:

Parabens , gostei mesmo !!!
Grande artigo!!!!!!!!
Grande Presidente !!!!!!
Grande Clube !!!!!!!!!!!


Cumprimentos

A.J.Brandão
Avatar do Utilizador
Rui Mendes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 128
Registado: 30 jul 2005 21:54
Land Rover: Serie III 88 de 1972
Defender TD5 90 de 2002
Sócio LCP: 224
Localização: PORTO

História e Estórias da LAND ROVER

Mensagem por Rui Mendes »

Fantástico senhor Presidente.

Obrigado por nos brindar com este documentário histórico.

Muitas e muitas horas de pesquisa para a reunião de todos estes dados.

Em portugal, para além dos serviços de arquivo nada saberem sobre o que lhes é de pertença, não permitem que o publico interessado pesquise. É deveras lamentavel.

Sr. Presidente, este seu documentário deveria ser publicado numa revista [ex: Land Portugal / Espanha] na integra para dar a conhercer as bases históricas da LAND ROVER a um publico mais extenso.


Mais uma vez o felicito e incentivo a continuar com este processo histórico.

Abraço,
Rui Mendes nº 224
Avatar do Utilizador
rpnmp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 30 set 2007 22:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: São Mamede de Infesta/Trancoso/Baiona (Odeceixe/São Miguel)
Contacto:

Mensagem por rpnmp »

Sou mais um a incentivar a continuidade dessa pesquisa e a sua divulgação...

:cool:
Rui (Sócio nº 1781) Beta Xande Ohoh
http://ondemelevaomeulandroverdefendertd5.blogspot.com/
Imagem
Avatar do Utilizador
ADELINO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 256
Registado: 26 jan 2007 21:53
Land Rover: Defender 90 TD5 Ano 2000
Sócio LCP: 315
Localização: Sever do Vouga
Contacto:

Mensagem por ADELINO »

Mas que bela historia!! :cool:
Assim a comunidade landmaniaca fica com mais alguns conhecimentos de história da LAND ROVER!!
Muito bem Sr Presidente :cool:
Adelino Cardoso
Imagem
Avatar do Utilizador
motasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 154
Registado: 04 ago 2005 10:46
Land Rover: Série III 88 (1981)
Série II 109 (1960)
Sócio LCP: 150
Localização: Santa Maria da Feira / Porto
Contacto:

Mensagem por motasilva »

Texto muito bom: conteúdo e forma à altura do Landmania. :cool:
Parabéns Rui!
...assim vale a pena passar por cá de vez enquando! Ficamos à espera de mais. :sing:
Abraço
Elísio Silva
Série III 88 (1981)
Série II 109 (1960)
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Bom dia!

Obrigado a todos pelo incentivo. :god:

Quanto ao comentário do nevis, está perfeitamente correcto. A LR queria, de facto, construir um tractor mais versátil que os habituais para a época (ou mesmo os de hoje), e a ideia do volante ao centro virá daí.

É de recordar que os Willys que serviram de base ao LR não tinham tomada de força. A tomada de força apenas servia para ligar alfaias agricolas, motores de água ou equipamentos de solda (os famosos SI Welder, rarissimos).

Imagem

Pode-se ver (mal :( ) um welder no lado esquerdo da foto junto de um dos preprodução transformado para serviço de bombeiros.

Interessantes são também os relatórios de utilização que os agricultores da época davam à LAND ROVER. Já li alguns e são documentos fantásticos, onde os utilizadores apontavam tudo o que achavam podia ser diferente na máquina para ser mais eficaz enquanto veiculo de trabalho. Penso que esta terá sido a base das capacidades das nossas máquinas fora de estrada.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
RR_Bras
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 534
Registado: 20 set 2007 22:50
Land Rover: Range Rover 2,5 VM 2 doors 1992
Sócio LCP: 0
Localização: Caldas da Rainha, Aveiro, Miranda do Douro
Contacto:

Mensagem por RR_Bras »

Excelente Tópico os meus parabéns pelo conhecimento extra que tem proporcionado a este Forum. :cool:
"One Life! Live it"
Imagem
Avatar do Utilizador
hugocvaz
master TT
master TT
Mensagens: 2739
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por hugocvaz »

marinho

sei onde esta um serie 1
no sr a quem comprei o meu serie
mas ele nao o vende e esta la a apodrecer,
esta em palmaz perto de olivera de azemeis
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Infelizmente :( não estou comprador.

De qualquer forma, se um dia tiveres oportunidade, tira-lhe uma foto para ficar no nosso registo de S1's.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Avatar do Utilizador
hugocvaz
master TT
master TT
Mensagens: 2739
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por hugocvaz »

vou tentar
mas e uma pena o carro estar ali a apodrecer, alem desse serie um ainda tinha mais 3 series 3 ( um deles o meu) , fora os varios minis que tem tb.

abraços
discoverylu
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 03 ago 2005 13:10
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 332
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por discoverylu »

Boas a todos

Não com o intuito de continuar o excelente texto do homonimo Rui Marinho, acrescento alguns topicos engraçados da historia LAND ROVER e tambem datas mais importantes.

Na edição nº 21 da Land Portugal, a primeira parte da historia da marca está retratada portanto a não perder dentro de uma semana nas bancas.

..." O famoso logótipo oval da LAND ROVER sofreu muitas alterações ao longo da sua história de 60 anos. Diz-se que a inspiração original veio de uma lata de sardinhas. Era o almoço de um dos designers, deixou uma marca no seu estirador que ele copiou para criar o logótipo do veículo."...

SABIA QUE?
MAURICE WILKS CONCEBEU O LAND ROVER COMO SUBSTITUTO PARA UM JIPE WILLYS QUE UTILIZAVA NOS SEUS TERRENOS.

SABIA QUE?
DESDE 1954 QUE A LAND ROVER FORNECE VEÍCULOS À CRUZ VERMELHA – O PRIMEIRO DOS QUAIS FOI UM DISPENSÁRIO MÓVEL NO DUBAI.

SABIA QUE?
UM LAND ROVER APARECEU NO FILME “ICE COLD IN ALEX”, EMBORA A ÉPOCA DO FILME SOBRE A 2ª GUERRA MUNDIAL SE SITUASSE ANOS ANTES DA FUNDAÇÃO DA LAND ROVER.

SABIA QUE?
A LAND ROVER TEM COMO OBJECTIVO ANGARIAR UM MILHÃO DE LIBRAS PARA A CRUZ VERMELHA NO DECORRER DO MAIS RECENTE G4 CHALLENGE.

SABIA QUE?
O RANGE ROVER ATRAVESSOU O ESTREITO DE DARIEN PARA A AMÉRICA DO SUL EM 1972?

SABIA QUE?
OS PROTÓTIPOS RANGE ROVER APRESENTAVAM LOGÓTIPOS ‘VELAR’ – GUARDAR EM ESPANHOL – NAS GRELHAS PARA CONFUNDIR QUE OS VISSE A CIRCULAR.

SABIA QUE?
O RANGE ROVER ORIGINAL FOI UM DOS PRIMEIROS VEÍCULOS A INCORPORAR UMA COLUNA DE DIRECÇÃO RETRÁCTIL PARA MAIOR SEGURANÇA EM CASO DE EMBATE.

SABIA QUE?
O LAND ROVER DISCOVERY FOI O PRIMEIRO VEÍCULO FORA DE ESTRADA A INCORPORAR DOIS AIRBAGS.

SABIA QUE?
O DESIGN DO HABITÁCULO DO PRIMEIRO DISCOVERY FOI BASEADO NUM CONCEITO DA CONRAN DESIGN.

SABIA QUE?
EM 2007 A LAND ROVER ANUNCIOU UM PLANO DE INVESTIMENTO DE 700 MILHÕES DE LIBRAS EM NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHORIA DAS PRESTAÇÕES AMBIENTAIS DOS NOSSOS VEÍCULOS.

SABIA QUE?
O PROGRAMA PIONEIRO DE COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 DA LAND ROVER FOI LANÇADO NO REINO UNIDO EM 2006, COMPENSANDO AS EMISSÕES DE VEÍCULOS NOVOS NOS PRIMEIROS 72.500 QUILÓMETROS. O PROGRAMA SERÁ INTRODUZIDO NOUTROS MERCADOS EM 2008.

SABIA QUE?
SE O PROTÓTIPO LRX SE TORNAR EM REALIDADE, AS SUAS EMISSÕES REDUZIDAS DO MOTOR DIESEL RESULTARIAM NA ISENÇÃO DA PORTAGEM DE ENTRADA EM LONDRES.

SABIA QUE?
O FREELANDER FOI O SUV MAIS VENDIDO NA EUROPA NOS PRIMEIROS 5 ANOS APÓS O SEU LANÇAMENTO.

SABIA QUE?
O MOTOR BITURBO V8 DIESEL DO RANGE ROVER SPORT DESENVOLVE 640 NM DE BINÁRIO?

SABIA QUE?
O REVESTIMENTO EM ‘CAMURÇA’ DO FORRO DO TEJADILHO DO LRX É UM MATERIAL 100% RECICLADO PRODUZIDO A PARTIR DE GARRAFAS DE PLÁSTICO USADAS.

Portanto mais que razões de sobra para considerar a LAND ROVER, o melhor veiculo todo o terreno do mundo.

Quanto a datas, ficam para já:

MARCOS HISTÓRICOS

1948 LAND ROVER SÉRIE I. O ‘amigo do agricultor’ estreia-se na Inglaterra do pós guerra

1949 VERSÃO MILITAR: Encomendas dos primeiros LAND ROVER para o Exército Britânico

1953 Lançamento da versão Long Wheelbase

1958 Lançamento do LAND ROVER Série II com design mais apurado

1966 LAND ROVER nº 500.000

1970 RANGE ROVER: Lançamento da gama icónica da LAND ROVER na versão duas portas

1976 LAND ROVER nº 1.000.000 é produzido em Junho.

1981 O Camel Trophy utiliza exclusivamente veículos LAND ROVER

1982 Lançamento do Range Rover de quatro portas

1989 DISCOVERY: Lançamento da terceira gama LAND ROVER

1990 DEFENDER: O LAND ROVER original relançado com um novo nome

1992 Suspensão pneumática introduzida no Range Rover – uma estreia mundial no mercado 4x4

1993 Vendido o Defender nº 1.500.000

1995 Produção LAND ROVER atinge 100.000 veículos por ano

1997 FREELANDER: Lançamento da quarta gama LAND ROVER

2002 3a GERAÇÃO RANGE ROVER: Lançamento do novo Range Rover

2004 DISCOVERY 3: Lançamento da última geração Discovery

2005 RANGE ROVER SPORT: Início da comercialização do popular sports tourer

2006 A LAND ROVER introduz o programa inovador de compensação das emissões de CO2 para todos os veículos no Reino Unido

2006 Lançamento do Freelander 2. A produção inicia-se nas instalações galardoadas de Halewood em Merseyside

2007 Recorde de vendas de 226.000 veículos

2008 LAND ROVER LRX: Protótipo LRX revela o futuro da LAND ROVER

Para mais não perca a Land Portugal nº 21
Com os melhores cumprimentos
RUI MELO
_______________________________
Director
Revista Land Portugal
+351 96.388.12.96
contacto@revistalandportugal.com
www.revistalandportugal.com
Responder