RB's Picos da Europa

Arquivo de roadbooks variados
Responder
Avatar do Utilizador
moreira.ar
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 428
Registado: 12 mar 2007 20:36
Land Rover: Range Rover VM 92
Sócio LCP: 1772
Localização: Porto

RB's Picos da Europa

Mensagem por moreira.ar »

Boas Pessoal,

Alguém terá pora aí algum Rb dos Picos da Europa? :D
LandAbraços

Armando Moreira
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por terracotta »

Boas

Isso deverá ser dificil porque lá não é permitido circular offroad, excepto nos troços autorizados..
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
moreira.ar
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 428
Registado: 12 mar 2007 20:36
Land Rover: Range Rover VM 92
Sócio LCP: 1772
Localização: Porto

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por moreira.ar »

Ok! Mas era mesmo isso que eu queria saber.

Existem trilhos autorizados. Estão assinalados? Por ondese pode passar com o RR?
LandAbraços

Armando Moreira
Avatar do Utilizador
nrcc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 59
Registado: 24 out 2008 15:09
Land Rover: Discovery 2 Td5
Sócio LCP: 0
Localização: Faro / São Brás

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por nrcc »

ola

estava a pensar ir aos picos na passagem de ano.

Alguem ja la esteve nessa altura?

tem neve?

os trilhos que stao autorizados tem alguma dificuldade ou parecem auto estradas?
Cumprimentos a todos

ImagemImagemImagem
TundraAventura
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2008 12:19
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Porto
Contacto:

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por TundraAventura »

Viva,
Vou tentar passar um pouco daquilo que já fiz nos picos de europa, local que não aguento muito sem lá ir - pelo menos - uma vez por ano :D

- Neste último fim de semana(5 a 8 de Dez), Neve... apenas acima dos 1800mt/2000mt e muito pouca!
- Única pista disponível e autorizada para TT. Sotres -> Espinama. Posso mandar por email o track para oziexplorer ou para o google earth. O trilho não tem nada de especial, o único cuidado que se deve ter é não ir com pneus carecas pois tem zonas de alguma cascalheira e a passagem por lamas e alguns metros de neve podem surgir. Com neve, recomendo vivamente que leves umas correntes de neve... nunca se sabe se farão falta!

Locais para alojamento:

Manda-me o teu email que eu envio-te uma lista com uma série de alojamentos dos picos de europa com todos os telefones. Em sotres, recomendo-te a casa Cipriano... duas pessoas pagam em média 30€ em quarto com cama de casal e wc!. O lugar é limpo, agradável, aconchegante e come-se muito bem. Podem também ficar cá por baixo por Arenas de Cabrales ou poncebos, mas de certeza que fica mais caro.


Roadbook da zona dificilmente encontrarás, pelo que deixo-te aqui um pequeno/grande trajecto que podes fazer em 3/4 dias...

1- Porto (no meu caso) - Leon - Riaño

Eu optei por ir por Chaves (Porto - A7 Guimarães - Vila Pouca de Aguiar - A24 Chaves) é mais rápido e evitas passar no centro de chaves. Também já fui por Bragança e depois pueblo de sanabria, mas sinceramente prefiro por chaves! De chaves apanhas a estrada que liga a verim e antes de verim tens uma entrada para a A52, autoestrada que liga Ourense a Oviedo (é de borla)!!! Sais na saída para benavente ou continuas até leon mas julgo que se for até leon já se paga. Em alternativa podes seguir até Oviedo, mas aqui, pagas mesmo!

Em Riaño tens duas opções...

Seguir pela esquerda em direcção a Cangas de Onís, ou pela direita em direcção a Potes e Santander.

Suponhamos que vais em direcção a Cangas de Onís....

Primeira paragem... Posada de Valdeon - Caín

Posada de Valdeón é uma "aldeia" muito pacata e bonita, mas não compensa perder muito tempo a não ser que seja para beber uma cuca! Segues então em direcção á Caín... cuidado com a estrada, pois é "carretera de montaña" onde quase sempre só passa um carro de cada vez! Em caín paras o bolide e aproveita para esticar as pernas.... faz um pouco da "Ruta del Cares". Cares é o rio que atravessa o maciço e junto ao rio tem um trekking de 12 km que liga caín a Poncebos (o outro lado do maciço). Faz o percurso até à segunda ponte... o resto é muito bonito mas perdes muito tempo! Cuidado com o abismo pois o caminho é estreito e sem protecções, particularmente se levares crianças o cuidado deve ser redrobado!

De Caín segues para Cangas de Onís!

Cangas de Onís é um lugar turístico e podem aproveitar para comprar uns "recuerdos". De cangas segue para Covadonga, onde podem visitar o santuário e a santa cueva. De seguida sobes um pouco mais até aos lagos (Enol e Ercina). Se apanhares um dia de sol com céu limpo, terás uma paisagem impressionante. Nos lagos podes visitar o museu mineiro. Atenção que nas alturas de muita afluencia a covadonga, particularmente aos fins-de-semana e dias santos, a estrada de covadonga aos lagos está fechada, sendo que apenas se pode subir em autocarro que é disponibilizado à saida de Cangas de Onis ou Covadonga... neste último caso tem um custo de 7€ por pessoa (ida e volta).

De Cangas de Onís/ Covadonga até Potes.

Neste percurso, passarás por Panes, e de seguida para Potes. Potes é um local muito bonito (ou não estivesse nos picos de europa), onde merece que se perca um pouco de tempo a andar pelas ruelas.

Potes - Fuente Dé

Funte dé é um lugar meramente turístico, onde a única coisa que existe é um teleférico (falamos de cerca de 1600mt de cabo - http://www.cantur.com/teleferico.asp) que vale a pena subir se estiver um dia limpo, caso contrário não, pois a única coisa que se verá é nevoeiro! Para quem pensa fazer uns trekkings, é também um dos pontos de partida!

Antes de Funte Dé, tens uma aldeia que se chama Espinama. A partir daqui podes iniciar a pista que liga a sotres. Poderás encontrar algum jipe da guarda civil ou dos guardas do parque mas não há stress!

Caso não optes por fazer o trilho, deves seguir novamente a Potes e de Potes para Riaño, passando por Puerto de San Glorio.

Em riaño, regresso a Leon... Leon ... Casa :( . Com este trajecto das a volta toda ao Parque e ficas a conhecer um pouco de tudo!

Eu tenho alguns mapas de lá pelo que caso sejas do porto, posso mostrar-te.

Ter cuidado com os 80/50 á entrada das localidades pois poderá estar a guarda civil e eles não perdoam! Nesta altura os parques de campismo estão praticamente todos fechados e os que estão abertos têm bungalows para alugar. Os parques só abrem na semana santa!

Não me estou a lembrar de mais nada, pelo que se tiveres alguma questão dispõe!

Se quiseres sugestões para trekkings, também te posso dar algumas....

Bom passeio!
Alexandre
Avatar do Utilizador
nrcc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 59
Registado: 24 out 2008 15:09
Land Rover: Discovery 2 Td5
Sócio LCP: 0
Localização: Faro / São Brás

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por nrcc »

Ola

Já não vou conseguir lá ir este ano mas conto assim que possivel lá voltar (já lá estive uma vez de passagem e gostrei muito)

Agradeço muito as dicas e envio-te o mail para trocarmos mais alguma informação.

O meu e-mail é nunorccarvalho@yahoo.com

Quando lá voltares até podiamos combinar uma mini expedição. o que achas?
As expedições não tem de ser sempre para Africa.

Eu moro em Faro o que torna um encontro um pouco complicado a não ser que seja a meio caminho.
Cumprimentos a todos

ImagemImagemImagem
TundraAventura
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2008 12:19
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Porto
Contacto:

Re: RB's Picos da Europa

Mensagem por TundraAventura »

Viva...

Voltei de lá agora mas conto lá voltar no fds do carnaval ou entao na semana santa, pois os parques de campismo já estão abertos!

O meu email é alexandre@tundra-aventura.pt.... qualqeu coisa apita!

CumprimenTTos a todos.
Responder