35x12.5 IPO - Homologação Suspensao

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Responder
Avatar do Utilizador
hcsslopes
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 17 dez 2012 08:57
Land Rover: RR td6 2004
LR Defender TD5
Range Rover TD 92
Ex. Disc TD5 00
Ex. Def TD5 99
Ex. Disc TDI 97
Sócio LCP: 3104
RTI: 0
Localização: Santarem

35x12.5 IPO - Homologação Suspensao

Mensagem por hcsslopes »

Boas



No que concerne á questão da IPO, o meu Defender tem averbado no livrete pneus 35x12.5 R15 (e tambem 36x12.5 R15), todavia a suspensão não está obviamente de origem para permitir tal medida ( instalado Kit 5") e ainda com espaçadores cujos limites do pneu saem ligeiramente da protecção da cava da roda.

Assim questiono o limite da legalidade do averbamento da medida de pneus 35.12.R15/36x12.5R15, quando proporcionalmente a atura ao solo é substancialmente alterada e consequentemente posto em causa o condicionalismo da altura ao solo do parachoques? Em suma, na inspecão e legalmente é contraditório que consiga instalar esta medida de pneus sem alterar a suspensão , ou seja para cumprir com a legalidade do averbamento tive por outro lado inevitavelmente de infrigir no capitulo da suspensão.

Creio que nesta situação faça sentido homologar também as alterações efectuadas na suspensão (kit de elevação + espaçadores).

Quando se fala em projecto de homologação a submeter ao IMTT, presumo que seja uma declaração assinada com o compromisso de eficácia tecnica/segurança das alterações e devidamente acompanhado pelas fichas técnicas (com certificado CE) dos acessórios utilizados. Documento assinado por Eng. Mecanico inscrito na Ordem, correcto? Alguem tem exemplo de "projecto"?


Pretendo desfrutar das alterações sem estar preocupado com autoridades, pelo que se houver necessidade de avançar com o pedido de homologação da alteração da suspensão não hesitarei, todavia poderei evitar a necessidade de gastar euros na LTA e pessoalmente assumir estas alterações, de acordo com a minha carteira profissional.

Imagem
[imghttp://imageshack.com/a/img537/1614/uYT711.jpg][/img]
Imagem
Imagem
Imagem

Cumpts
Última edição por hcsslopes em 04 abr 2015 20:05, editado 4 vezes no total.
Avatar do Utilizador
xiri_filipe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 208
Registado: 14 jul 2013 13:14
Land Rover: defender td5 2001
Sócio LCP: 2830
RTI: 0
Localização: Vila do Conde

Re: 35x12.5 IPO - Homologação Suspensao

Mensagem por xiri_filipe »

Se obtiver mais informações diga que de alguma forma gostava de fazer algo parecido um dia destes :)
Avatar do Utilizador
hcsslopes
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 17 dez 2012 08:57
Land Rover: RR td6 2004
LR Defender TD5
Range Rover TD 92
Ex. Disc TD5 00
Ex. Def TD5 99
Ex. Disc TDI 97
Sócio LCP: 3104
RTI: 0
Localização: Santarem

Re: 35x12.5 IPO - Homologação Suspensao

Mensagem por hcsslopes »

A pertinência destas questões, advém do facto de ficarmos com uma tranquilidade aparente quando conseguimos a homologação de pneus no livrete, não obstante continuamos em risco quando no ano seguinte vamos á IPO e somos advertidos pela suspensão alterada...precisamente para permitir a funcionalidade da alteração da dimensão dos pneus.
Responder