BIODIESEL

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
pedro correia
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 17
Registado: 16 fev 2006 22:23

Re: BIODIESEL

Mensagem por pedro correia »

OLA TODOS
SEGUNDO ENTENDI E SO COMPRAR OLEO VEGETAL BARATO E MISTURAR COM GASOLEO 60% OLEO 40% GASOLEO E SEM STRESS???
OLEO NOVO NAO E NECESSARIO FILTRAR???
E OS MOTORES ANTES DO TD5 PODEM ANDAR COM ESSA MISTURA????
NAO ESTRAGA MOTOR????
PRECISO MUDAR FILTRO GASOLEO MAIS VEZES???
ABRAÇO TODOS PEDRO
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: BIODIESEL

Mensagem por FLG »

Viva pedro correia

só os motores anteriores ao TD5 é que podem utilizar Bio em grandes percentagens... devido entre outros a pressão do sistema de injecção.

No Td5 no proprio Manual avisa para não utilizarem Biodiesel.

Não sou adepto do OVD ou seja Oleo Vegetal Directo sem pelo menos a instalação de um kit proprio para o efeito... do Biodiesel utilisei e continuaria a utilizar se quem o fornecesse ao longo do tempo não aldrabasse o produto final.. isso devido digo eu ao aumento crecente da procura... a ultima vez que coloquei 2/3 meses atras estava a 0,90€/Litro.

Mais informações aqui:

Biodiesel:
http://novaenergia.pt/forum/viewforum.php?f=30

Oleo Vegetal Directo:
http://novaenergia.pt/forum/viewforum.php?f=18
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
virus3002
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 268
Registado: 13 jul 2011 20:11
Land Rover: Range Rover 200tdi
Sócio LCP: 2520
RTI: 0
Localização: Sertã

Re: BIODIESEL

Mensagem por virus3002 »

cblopes Escreveu:onde compras esse gasoleo e a que preço????
e sim se for vm,200 (que adora), ou 300 a´te anda só com oleo da batata frita quanto mais a 15% é ha confiança
eu já cheguei a andar quando o oleo era a 50centims a 80%de oleo e 20% de gasoleo no outro dia abri o deposito e esta limpinho queima tudo...... :lol: :lol: :ok:
Eu experimentei uma vez a 80% e deixei-me dessa ideia..mas nao foi no range, foi numa l200.. Onde quer que passasse ficava um cheiro a batata frita.. :lol:
Algo com que fiqei com a sensação foi que com ó óleo de girassol dava mais genica que o gasoleo.. :??
schima
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 187
Registado: 03 abr 2011 10:06
Land Rover: Range Rover 200 TDi, colheita '93
Sócio LCP: 9999
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: BIODIESEL

Mensagem por schima »

Há aqui malta corajosa sim senhor. Algumas pessoas não têm mesmo noçao do que fazem aos seus sistemas de injecção e motores em si.

OVD (usado ou novo) e muito diferente do BIODIESEL para começar. O Biodiesel é esterizado com Metanol com base no oleo vegetal. São coisas compoletamente diferentes com padroes de queima e pontos de inflamação díspares.

OVD em qualquer motor que seja injecção directa e com bombas rotativas de injecção é a receita para a desgraça. A única maneira segura de usar OVD nos nossos LAND's(200, 300 TDI) é com 2 depositos de combustivel, um para a arranque e desligar a gasoleo e o tanque principal para o OVD que sera permutado na queima assim que o motor atingir a temperatura de funcionamento normal.

O arranque a frio mata os motores de injecção directa porque o OVD em que percentagem for nao queima completamente, escore pelas paredes dos cilindros ate contaminar o oleo do motor(polimerização).Uma das coisas que acontece é a perca das capacidades de lubrificação e as consequancias daí resultantes.

Outra consequencia é a acumulação da "goma" nos segmentos e nas valvulas de escape. Eu já abri motores de injecção directa que andaram com OVD em percentagens variadas e posso-vos garantir que o espectaculo não e bonito.

As bombas de injecção sofrem estupidamente com o OVD porque são rotativas e consequentemente a unica lubrificação que têm é proveniente do OVD. OVD e infinitamente mais viscoso que o gasoleo. Além de os rings começarem logo entregar a lama ao criador. A unica coisa a evitar a bomba começar a perder será procurar o-rings em viton que aguentem o OVD.

Já vi êmbolos das bombas PARTIDOS devido ao uso abusivo do OVD. Esqueçam os aquecedores e permutadores. Minimizam o problema mas não o eliminam!

Os unicos motores capaz de aguentar sem modificação o uso de OVD até 100% são os motores com antecâmara de combustão e bomba de injceção em linha! EX: m#rc#des 190 D!

E OVD nos td5??? Eh pá tiveram muita mas mesmo muita sorte!!! Pressões de injecção a 2000 bars com OVD. Enfim. Uma coisa é os nossos velhinos 200 e 300 com pressoes de injecção na casa dos 125 bars.

Um abraço de cautela à malta!
Responder