Topicos sobre OVD

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
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Fernando Torres
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Topicos sobre OVD

Mensagem por Fernando Torres »

:) Vivam...

Relativamente ao uso do OVD aqui fica um link de um forum aonde o mesmo está amplamente analisado..

http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

um abraço
Fernando Torres
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faria
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Mensagem por faria »

Bem vindo Fernando, tb sou membro desse forum, por certo o seu conhecimento sobre o assunto vai-nos ser bastante util por estes lados...

Participe...
Fernando Torres
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Mensagem por Fernando Torres »

:) Viva Faria...

Grato pelas boasvindas...

A minha participação sobre este assunto do OVD neste forum não será muito extensa...e explico as razões :

utilizo OVD numa viatura minha vai para 100.000kms..mas desde uns 18.000 kms para cá e motivado pelo desafio que me propuseram de desenvolver um sistema descomplicado.."criei" um sistema com alterações e adaptações por forma a ser ainda mais fiavel e sobretudo mais simples..

como certamente compreenderá acaba por ser "cansativo" estar em varios foruns a postar as mesmas coisas sobre o mesmo assunto...
daí que deixo aqui a descrição do sistema definitivo..manifestando desde já a minha disponibilidade para esclarecimentos que entendam por necessários...

a descrição do sistema que desenvolvi para utilização de OVD numa percentagem de 90% no Verão e 75% no Inverno..
sendo que a utilização de 5% de gasolina no Verão e de 10% no Inverno além de no minimo 2% de oleo 2T..é prática que efectuo em todas as motorizações diesel..

faço a descrição....

3 circuitos electricos accionados por um interruptor comum...a saber :

1º circuito com resistencias aplicadas aos tubos de injectores composto por:
resistencias (construidas directamente nos tubos), termo contacto de 135º colocado numa das resistencias, relay.

2º circuito com folha termica aplicada a cilindro que envolve o filtro de combustivel, termo contacto de 65º, relay.

3º circuito com uma ou duas resistencias aplicadas ao corpo da bomba injectora (construidas directamente na mesma), termo contacto de 65º, relay.

opcionalmente a cada circuito poderão ser aplicadas duas lampadas de testemunho...uma para assinalar o fornecimento de energia..ligada á entrada do termo contacto..
e outra assinalando a activação do circuito..ligada á saida do termo contacto.

estes são os elementos electricos.. que atingem a operacionalidade entre 12 a 25 segundos (dependendo da temperatura ambiente) e que se vão desactivando através dos termo contactos com a evolução da temperatura atingida no circuito de combustivel.. a aplicar no sistema base...agora vamos ás alterações..

alterações/adaptações ao circuito do combustivel:
-serpentina aplicada directamente no 1º tubo de escape
-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros
(entre estes é aplicado um "T" em forma de estrela ou forquilha com 3 pontas o­nde é ligado o tubo de retorno da bomba injectora..
-filtro de combustivel..e daí para a frente o normal do sistema de injecção

alterações a nivel de elementos do sistema de injecção :
retaragem da pressão de abertura dos injectores (aumento de entre 10 a 20%)...mesmo utilizando gasoleo é benéfico..melhor atomização..

dependendo das viaturas e das condições climatéricas (muito baixas temperaturas) da zona em que maioritariamente a viatura circula
poderá ser necessario a instalação de um tubo aquecedor á saida do deposito provido de um circuito electrico semelhante ao do filtro mas comandando aqui duas velas de incandescencia..

opcionalmente poderá ser tambem necessario a aplicação de uma bomba adicional..o que implicará a aplicação de um outro circuito electrico..mas considero desnecessario...
um amigo meu é armazenista de produtos alimentares e dispõe nas suas instalações de camaras frigorificas enormes..no interior estão entre -8º a menos -15º..e o unico problema que tive para fazer o sistema e o motor funcionarem deveu-se á bateria (já velhota..6 aninhos) que não aguentou a exposição ao frio por tanto tempo..1 noite inteira..
ligado o booster..funcionou tudo na perfeição..
deu-me logo a ideia de que talvez seja boa ideia para quem viva em sitios assim tão frios que talvez seja conveniente a aplicação de uma folha térmica aplicada directamente á bateria..para a manter entre os 20º e os 30º...

desejo salientar que o sistema acima descrito não implica a utilização de circuitos ou depositos adicionais

Filtro de combustivel aquecido "á La Clinicauto"...
bomba injectora aquecida "á La Clinicauto" tambem...
tubos de injecção aquecidos "á La Heinek" mas numa versão "á La Clinicauto"...
taragem de injectores "á La Clinicauto" mas efectuadas "á La Leal"...

as temperaturas operacionais do combustivel são atingidas em cerca de 15 segundos...a saber :

Filtro ....................................65º/70º
bomba injectora.....................65º/70º
tubos injectores..................110º/115º

todo o sistema depende :

numa primeira fase do sistema eléctrico da viatura para a sua alimentação..daí que a bateria seja substituida por uma de maior amperagem..

após o motor ter atingido a temperatura normal de funcionamento o aquecimento passará a depender de um componente(á La Clinicauto) que se integrará ao nivel da cabeça de cilindros..intervindo os electricos apenas na insuficiencia deste e nos pontos em que termocontactos "decidirão" da sua necessidade..

luzinhas e ponteirinhos de control..serão aplicados a gosto...


montagem do sistema..conforme eu o preconizo..implica a desmontagem de :

-Bomba injectora..(na maioria dos casos aconselho que seja aproveitado o momento da substituição do kit de distribuição)..que será revista..após o que lhe serão aplicadas resistencias externas no corpo da mesma..

-Injectores..que serão inspeccionados (eventual substituição dos bicos) e retarados..

-Tubos de injecção..para construcção das resistencias envolventes..

montagem de :

-pré-filtro

-serpentina no 1º tubo de escape

-tubo moldado a uma das faces da cabeça de cilindros ou outro local do motor

-placa aquecedora envolvente do filtro de combustivel

-termocontactos reguladores de temperatura na bomba, tubos de injecção e filtro de combustivel

-lampada testemunho de operacionalidade


deixo aqui os emails para eventuais contactos :

portarotorres@hotmail.com (é verdade..tenho um port@ro 280 de 1986 que não desfazendo dos LR..também é um grande "ferro")

clinicauto1@sapo.pt

e é isto....

um abraço
Fernando Torres

n.b.- o uso de OVD directo em percentagens superiores a 15% sem qualquer preparação do sistema para a sua utilização irremediavelmente conduzirá a danos no sistema de injecção e no motor...
de inicio..e principalmente em sistemas de injecção directa..não se notam sintomas de anormalidade no funcionamento..mas em cerca de 5 a 10 mil kms..aí sim...principalmente quando as temperaturas ambientes baizarem significativamente...
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