Automec Silicone Brake Fluid

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Responder
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por TMPinho »

Boas,

Alguém já utilizou isto?

Imagem

http://www.automec.co.uk/

"Silicone Brake and Clutch Fluid DOT5

Made in the USA-used exclusively by the US Military and specified as standard by Harley Davidson. Non-toxic and long-life, silicone fluid is safer and more user-friendly than glycol. It never needs changing, will not catch fire easily and does not damage paintwork; neither will it boil below 260°C (500°F), even after 5 years. Non-hygroscopic (i.e. will not pick up moisture, thus reducing corrosion), silicone fluid retains a virtually stable viscosity through most temperature extremes.

Conforms to US DOT5 standard and US Federal Motor Vehicle Safety Standard 116 (FMVss116). High-visibility green/yellow packaging includes tie-on-tag to prevent user from inadvertently topping up with glycol."


Por aquilo que li, é DOT5 e não precisa de ser substituído. Estava a pensar trocar o liquido dos travões e da embraiagem. O que acham?

Abraço
Avatar do Utilizador
luisalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 445
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552
Localização: Povoa de Santo Adrião / Lisboa

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por luisalves »

Queres tu dizer que substitui o DOT5.

è o "oleo de travões" usado pelas Harleys.

È realmente bom, não consigo é ver os beneficios por tão grande diferença de preço.
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por TMPinho »

luisalves Escreveu:Queres tu dizer que substitui o DOT5.

è o "oleo de travões" usado pelas Harleys.

È realmente bom, não consigo é ver os beneficios por tão grande diferença de preço.
A questão de não absorver humidade, parece-me ser uma mais valia, não?
Avatar do Utilizador
luisalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 445
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552
Localização: Povoa de Santo Adrião / Lisboa

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por luisalves »

TMPinho Escreveu:
luisalves Escreveu:Queres tu dizer que substitui o DOT5.

è o "oleo de travões" usado pelas Harleys.

È realmente bom, não consigo é ver os beneficios por tão grande diferença de preço.
A questão de não absorver humidade, parece-me ser uma mais valia, não?
Sim, sem duvida que é uma mais valia, mas essa mais valia já existe no DOT5.
Podemos é tar a falar de permilagens infinitamente pequenas.

Tipo Automec --- 0.00001%
Dot5 ------ 0.0001%
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por TMPinho »

luisalves Escreveu:
TMPinho Escreveu:
luisalves Escreveu:Queres tu dizer que substitui o DOT5.

è o "oleo de travões" usado pelas Harleys.

È realmente bom, não consigo é ver os beneficios por tão grande diferença de preço.
A questão de não absorver humidade, parece-me ser uma mais valia, não?
Sim, sem duvida que é uma mais valia, mas essa mais valia já existe no DOT5.
Podemos é tar a falar de permilagens infinitamente pequenas.

Tipo Automec --- 0.00001%
Dot5 ------ 0.0001%

Então a tua sugestão é apenas trocar de DOT4 para DOT5?
Avatar do Utilizador
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 534
Registado: 18 abr 2009 00:37
Land Rover: Ex. Defender 90 Td5 99
Ex. Range Rover Classic 95
Ex. Range Rover V8 93
Sócio LCP: 2133
Localização: Braga

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por Carlos Lro »

Tenho ideia de não se poder usar dot 5, por ser incompatível com os o-rings do sistema de travagem nos lands, apenas dot 4.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por EDUARDO COELHO »

Exactamente Carlos Lro

Cumprimentos
carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Re: Automec Silicone Brake Fluid

Mensagem por carvalho »

Falando puramente de performance, nos nossos carros não se deve notar nada.

O DOT5 tem um ponto de ebulição mais elevado e portanto resiste mais à fadiga.
Mas quando se abusa do travão, com o incremento de temperatura que o óleo permite, vai aumentar proporcionalmente a pressão em todo o sistema.
Com os anos que os LR habitualmente têm, poderá haver problemas de fiabilidade do sistema de travagem. Para não falar no problema dos O'Rings não aguentarem a pressão extra (como já foi falado).

Outra situação que devemos ter atenção e que só fui alertado recentemente, prende-se com a disponibilidade de encontrar óleo DOT5:
imaginem-se num Portugal profundo no meio do mato (ou até próximo de uma pequena povoação) e que de repente têm um problema de falta de óleo... Será mais fácil arranjar DOT4 ou DOT5 onde por vezes há uma pequena oficina de desenrascansos?... Ou imaginem-se em Marrocos onde as oficinas são em vãos de escada...
Por todas estas situação, DOT4 chega e sobra para a utilização que damos aos nossos carros.
Responder