Deco e o Gasoleo

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Deco e o Gasoleo

Mensagem por Quintaos »

Aqui um artigo que saiu no jornal:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedad ... id=2904892

Nao sei se têm experiências idênticas, mas no meu Defender, com Gasoleo do Intermarché faco a volta 450km por deposito, e com Galp, faco mais ou menos 500km...
eu noto diferenca nao so nos Km percorridos mas tb no fumo que o Defender faz, mais fumo com gasoleo intermarché...
Sao as duas bombas que ficam perto da minha casa e onde costumo meter.
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
SquareWheels
master TT
master TT
Mensagens: 1494
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953
RTI: 0
Localização: Trofa/Guimarães/Braga/Porto de Mós
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por SquareWheels »

Sim,
Já notei em algums low-cost mais consumo e mais fumo... e aparentemente menos poder :??
Na gasolina, na minha moto, é que noto mesmo menos poder e mais vibrações do motor. :x
Low-cost só se não tiver alternativa, e só o mínimo.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por FLG »

Então deve ser por isso que no meu com os mesmos € cada vez faz menos kms... :ohnao:

:D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Rider
master TT
master TT
Mensagens: 1203
Registado: 29 nov 2011 13:28
Land Rover: Defender 90
Sócio LCP: 2563
RTI: 0
Localização: Algarve

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Rider »

Também já notei essa diferença nas Bombas low-cost o Defender gasta mais, anda menos e faz mais fumo.

Como tenho a possibilidade de ir a Espanha e por gasóleo da BP a 1.30€ neste momento é raro usar de outro!
"Quem em pequeno brincou com lego e gostou em grande compra um DEFENDER"
Alexandre Oliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 254
Registado: 25 fev 2012 16:02
Land Rover: Range Rover VM 2.4 1988
Sócio LCP: 2770
RTI: 0
Localização: Cortegaça, Espinho, VN Gaia

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Alexandre Oliveira »

Boas, as vezes ouço isso, mas acho que e um bocado mito, quando tinha Mota e a bp tinha gasolina de 100 octanas em comparação com a 95 sentia diferença no trabalhar da Mota, tinha mais rendimento, mas isso era o lógico pois tinha mais octanas. No carro nao noto diferença nenhuma. A minha mulher fez estagio na petrogal e saia de lá gasolina para todas as marcas, a base era a mesma, depois cada marca punha os seus aditivos, o que faz a diferença em termos de limpeza dos injectores.... Deduzi eu. Eu nao sinto diferenças por aí além.
Avatar do Utilizador
SquareWheels
master TT
master TT
Mensagens: 1494
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953
RTI: 0
Localização: Trofa/Guimarães/Braga/Porto de Mós
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por SquareWheels »

Eu acho que não é mito, penso que depende de carro para carro. Exemplo disso é fazeres a mesma afinação em carros iguais e com resultados diferentes. ;)
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Freepedro »

Sinceramente também nunca notei muita diferença...

Por vezes falam de diferenças de alguns kms de uma marca low cost para outra, mas também por vezes tenho essas mesmas diferença dentro da mesma marca genérica por isso...
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por carlossilvalr »

Boas eu noto diferença principalmente em contas de reparações de injectores etc... Nos Km também mas já tive filmes com carros novos e menos novos com problemas de gasóleos marados... Embora seja raro colocar o Ultimate é que deve compensar ;) O meu Fiesta fez mais uns bons KM ;)

Só meto BP!
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por TAG »

Rider Escreveu:Também já notei essa diferença nas Bombas low-cost o Defender gasta mais, anda menos e faz mais fumo.

Como tenho a possibilidade de ir a Espanha e por gasóleo da BP a 1.30€ neste momento é raro usar de outro!
E depois ir às compras ao Mercadona. :)

Nunca experimentei combustível low-cost, mas já me falaram que afecta a produtividade e rendimento dos motores, com o exemplo
de uma viagem do Algarve a Lisboa em que, com gasóleo barato o carro fez menos 50km do que com o da Galp.
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por terracotta »

Boas,

Eu há vários anos, mais precisamente 5, que só uso gasóleo de marca branca.

Nunca notei nada de relevante ao nível de consumos, performances e fumos... a única coisa que notei foi -0.10/12€/l...

Nota: o meu carro é de uso diário, pelo que podem imaginar a poupança que já fiz.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
jp7
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 87
Registado: 16 jan 2012 14:54
Land Rover: Discovery 300 tdi '96
Sócio LCP: 2639
RTI: 0
Localização: Porto: nascido e criado/Aveiro: pelo menos por agora

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por jp7 »

O meu contributo:
eu uso gasóleo low cost no rasteirinho (Ibiza tdi) desde que existem e fiz o teste com os gasóleos topo das várias concorrentes e os resultados são bem diferentes. Poupei, no mínimo, 100/150 kms por depósito, com o uso das low cost. Com a Prio (Pingo Doce) que uso nos últimos 2 anos a poupança é ainda maior. Estou a fazer cerca de 900km por depósito. Como diz o outro :sing: façam as contas...

ForTTe abraço


PS: o carro é o mesmo há 10 anos. :cry:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por FLG »

jp7 Escreveu:...PS: o carro é o mesmo há 10 anos. :cry:
Temos aqui um rico... tem um carro posterior a 2000... :x sendo assim vai ainda poder circular no centro de Lisboa ... :bolas:

:rofl:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
joaomendonca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 252
Registado: 22 abr 2011 19:44
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi '94
Sócio LCP: 3652
RTI: 701

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por joaomendonca »

Estou como o terracotta, também já á alguns anos que só uso gasóleo do pingo-doce em todos os carros lá de casa (um astra de 2008 e os meus discos) e problemas 0.... E todos os carros são de uso diário..
Avatar do Utilizador
lrmaniac
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 270
Registado: 17 mar 2011 10:37
Land Rover: Defender 110 Td4 CrewCab 2010
Sócio LCP: 2506
RTI: 0
Localização: Sobreda da Caparica

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por lrmaniac »

Boas

A minha 110 desde sempre (há dois anos e meio) consome gasóleo do Jumbo! Está impecável...Das poucas vezes que atestei noutras bombas nunca notei diferença nenhuma..Este verão fui a Inglaterra e voltei, e como é óbvio não havia bombas do Jumbo no caminho pelo que abasteci em marcas normais BP, Total, inclusivé Carrefour (a menos 20 centimos/litro!)....não notei diferença nenhuma! Fez os mesmos quilómetros....

A minha mota leva gasolina do Jumbo todas as semanas.... tem quase 5 anos continua boa, a puxar, sem vibrações! Já tive que atestar em bombas de marca quando estava quase sem gota e anda os mesmos 300km por depósito ( e nem por isso com mais potencia ou melhor resposta do motor!) seja com BP ou com gasolina do Jumbo!

Vale o que vale, mas a mim não me apanham...parece que não mas cada vez que atesto a 110 no jumbo poupo 7 euros!
Dizem que aqueles motores são feitos para levarem com gasóleo pobre em paises africanos e outros, pelo não há de ser a gasolina do Jumbo que o vai estragar...espero eu!
Cumprimentos
ex 88 SIIA ; ex 90 SW Td5; 110 CrewCab Td4
BMW F800GS... só duas rodas !
Imagem
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por TAG »

Uma coisa é certa, a minha carrinha que é sempre abastecida na Galp, nunca tem um consumo regular. Ora faz uma quilometragem, ora faz mais ou menos km.
Avatar do Utilizador
.:Mata:.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 115
Registado: 27 nov 2009 17:20
Land Rover: '79 Series III 88
Sócio LCP: 9999
RTI: 1999

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por .:Mata:. »

Um post por tópicos:

- BP: Há uns anos usava só gasóleo BP. Ainda não haviam low cost e dava pontos para depois ir ao Mac! :D De resto, achava os consumos ligeiramente mais altos e no carro da minha namorada (SC95) ele falhava imenso. Noutras marcas isso não acontecia.

- Galp: Quando surgiu a GForce eles tiveram uma campanha em que estava ao mesmo preço do normal e lá fui eu experimentar. Não notei diferença nenhuma.

- A minha casa abastece SÓ em low cost. Jumbo e Intermarché. Diferenças de performance, nunca notei. E somando os kms todos já feitos, já deve ser perto de 200.000km. E diversos tipos de motores, desde injecções mecânicas a injeccções xpto. 0 problemas.

- Eu não duvido que pessoas notem diferenças, quer em consumos, quer em performances. Mas gostava que fizessem essa experiência sem saber que combustível têm no depósito. Pelo mesmo motivo que há quem jure a pés juntos que com a tanga dos imans nos tubos de combustível os consumos baixam, por exemplo. Para retirar o factor psicológico da equação.

- Qualquer combustível pode danificar um motor. Lembram-se de há uns tempos a BP ter recolhido uma série de cisternas e de ter havido um festival de injecções f***?

E, para terminar:

- Porque estaria a DECO, que supostamente defende os consumidores, a mentir? Porque estariam as gasolineiras (que estão no grupo dos maiores ladrões da actualidade, juntamente com políticos, bancos e companhias de seguros), a dizer a verdade?

Nota final: falei várias vezes da BP. Não tenho nada contra a BP em particular. É mais uma onde abasteço um máximo de 5€ em caso de emergência, tal como a Galp ou a Repsol.
Avatar do Utilizador
jp7
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 87
Registado: 16 jan 2012 14:54
Land Rover: Discovery 300 tdi '96
Sócio LCP: 2639
RTI: 0
Localização: Porto: nascido e criado/Aveiro: pelo menos por agora

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por jp7 »

FLG Escreveu:Temos aqui um rico... tem um carro posterior a 2000... :x sendo assim vai ainda poder circular no centro de Lisboa ... :bolas:

:rofl:
Errado!! :razz: Comprei usado :lol: mas pode circular no centro de Lisboa...
Avatar do Utilizador
vperes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 165
Registado: 13 jul 2012 09:26
Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300
Sócio LCP: 2601
RTI: 0
Localização: Odivelas

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por vperes »

No gasóleo sinceramente nunca notei grande diferença, lá em casa temos 2 TT ( um e meio é mais correto ) o meu Disco e o Vit........... da maria e ambos levam qualquer gasóleo. No entanto tenho tb um Mer... Kompressor e da gasolina 95 para a 98, faz uma diferença abismal. Aliás tem no interior da tampa do depósito um aviso explicito para usar 98.
No entanto estou em crer que a longo prazo o uso de gasóleos "plus" trará também alguma vantagem em relação aos low cost, fruto da diferença nos aditivos que contém.
Avatar do Utilizador
JCRibeiro
master TT
master TT
Mensagens: 1152
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0
Localização: Pt - VN de Famalicão/ Ch - Neuchâtel

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por JCRibeiro »

Vai a minha experiência,
não sei se ajudará alguém ou se servirá para alguma base cientifica,
das bombas onde abastecia em Famalicão

# Gasoleo, Defender Td5, sempre afinadinho:
- Galp, carro não anda, é preciso dar-lhe e acaba por gastar mais, muito mais, e fumo !
- Repsol, porreiro nada mesmo nada a apontar,
- Jumbo, porreiro,

# Gasolina, Vw Fsi, injecção directa:
- Galp, gasta mais, anda menos,
- Repsol, porreiro nada a apontar,
- Jumbo, campeão do rendimento, carro suave, com resposta e com um consumo fantastico :cool:
- Leclerc, nunca mais !!!! :mad: custou-me uma passagem pela oficina :mad: e fui suficiente tone para tornar a meter lá gasolina ... outra ida a oficina, a terceira só cai quem quer.

# fi@t Punto, motor de guerra:
- poucas vezes levou Galp ou Repsol ....
- do Leclerc, soluços e consumos elevados,
- Jumbo, :cool:

mas o melhor era uma Seat 1.9d e um 300tdi que andaram la por casa, a carburar a biodiesel,
e a Deco que faça o tese, entre AAA Girasol, marca branca, ou Fula ... não notava diferença lol.

esqueci-me da Prio na Povoa, no regresso das idas ao mar, fazia questão de lá meter, :cool:
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Quintaos »

Ora bem, esta aqui uma discusao interessante! Mais relatos sao favor de partilhar!!! Ja se viu que ha "adeptos" de todos as partes...

Como disse e mantenho, o meu Defender td5 reprogramado da-se melhor com Galp do que intermarche (gasoleo normal), é um facto. Talvez faca diferenca do TD5 para Tdi...

Sr. Ribeiro, o teu anda bem mas é com xicolate! :)

Na minha Passat, garafoes de 5L de oleo do lidl la pra dentro, a 100%!!!
Abraço
Filipe Quintãos
Responder