Hot Shower Car System

Discussão sobre acampamentos, encontros, parques, caravanas, tendas, churrascadas e sardinhadas
Responder
FAlmeida
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 28 abr 2010 14:58
Land Rover: Ainda não tenho :( .... mas quem sabe um dia ..... :D
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa

Hot Shower Car System

Mensagem por FAlmeida »

Boas a todos

Tenho andado à procura de um sitema de chuveiro para o carro, e sem duvida que os Australianos têm o conceito de campismo em Jipes muito mais "avançado" que nós ...
E encontrei na Austrália este tipo de sistemas.. e vinha aqui perguntar se seria possivel alguem ajudar ... pois o que anda à procura há uns aninhos largos.... desculpem por fazer publicidade
http://www.glind.com.au/index.php/Packs ... ystem.html
Mas este sistema o conjunto é demasiado caro para a minha carteira, e gostaria se alguem sabe onde posso encontrar este tipo de HEAT Exchanger
http://www.glind.com.au/index.php/Heat- ... anger.html.

Pois a minha ideia era tentar arranjar todos os acessórios para que conseguisse tudo a um bom preço, pois mandar vir da Australia apesar de ser caro, teremos que adicionar Transporte, Direitos Adoaneiros e IVA ...

Se alguem souber onde possa encontrar este tipo de produto pela Europa seria muito mais económico.

Pois penso que será melhor solução do que o saco de chuveiro que já tenho... pois escuso de o encher e esperar que ele aqueça, assim ... em qualquer ponto de água consigo tomar banho quente sem ocupar demasiado espaço e sai água quente instantânia.
Pois o Heat Exchenger está ligado ao circuito do carro... quando precisar de tomar banho é só ligar as mangueiras e ligar a bomba de água, quando a água passar pelo Heat Exchenger esta aquece pois o circuito de refregiração do carro está quente...

Um obrigado a todos.
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por nmcabecadas »

Os que conheço não têm nada a ver, mas são francamente mais baratos:

http://cgi.ebay.co.uk/Kampa-Geyser-Port ... 23100db86e
FAlmeida
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 28 abr 2010 14:58
Land Rover: Ainda não tenho :( .... mas quem sabe um dia ..... :D
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por FAlmeida »

Venho por este meio Agradecer a informação.
Pois realmente é consideravelmente mais barato.
No entanto é um caso a considerar, pois o preço é bastante apelativo, apesar de não ocupar muito espaço Dimensions: 310 x 245 x 300cm não é nada por ali alem, se bem que, quem tem como objectivo fazer viagens em autonomia todo o espaço terá de ser bem aproveitado, vou realmente guardar esta informação, pois penso que me será util caso não consiga encontrar alternativa ao sistema australiano... pois este sistema requer gáz ... tudo bem que levo as bilhas de propano para cozinhar, acrescentar mais uma para banho já começa a ser uma indumentária grande mas quem não tem cão caça com gato....

Em caso de eu tomar a iniciativa para construir , sendo a minha área "Arquitectura" estou disposto a desenhar em "CAD" o Sistema Australiano, mas para isso precisava de um Engº que aqui andasse para fazer os cálculos de térmodinâmica ;) e eu desenhava em CAD para poder construir o HEAT Exchenger ;)
A ver vamos se existe aqui um Engº de Alma caridosa ;)

Mais uma vez um muito obrigado pela disponibilidade da informação
Com os melhores cumprimentos
Fernando Almeida
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por nmcabecadas »

Qualquer processo de aquecimento implica o gasto de energia e o uso de permutadores dependentes de um motor, para além de questões de eficiência que dependem da concepção do mesmo, implicam gastar combustível, mesmo que exista a possibilidade de armazenar alguma da água aquecida durante o período normal de funcionamento do motor.

Por outro lado, planear e construir de raiz um protótipo implica mais trabalho e custos do que pode parecer à primeira vista. Para além dos cálculos, existem fases de selecção de materiais e sobretudo de desenho funcional e testes que podem ser morosas e dispendiosas, mas sem as quais o volume do equipamento aumenta muito, enquanto a eficiência fica muito aquém do planeado.
FAlmeida
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 28 abr 2010 14:58
Land Rover: Ainda não tenho :( .... mas quem sabe um dia ..... :D
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por FAlmeida »

Concordo em Parte consigo, a eficiência da concepção deste tipo de sistemas poderá ser questionada...
assim como o "gasto" de energia, até poderá não ser a mais eficiente, no entanto, se considerar-mos que assim que desligar o motor do veiculo, ainda disponibilizo de algum tempo para aquecer a água sem que o motor esteja ligado, mas penso que não é no poupar da energia mas sim na disponibilidade da obter, passando a exemplo:
Se tiver 2 semanas em autonomia, em que 2, 4 ou 6 pessoas tomem banho .... pois em viagens deste tipo devemos ponderar sempre companhia pelo menos mais um ou dois jipes ... e se todos (4 a 6 pessoas) tomarem banho poderá ficar limitada a capaciada da botija de Gaz ... e encontrar gaz em paises Africanos deverá ser mais limitada do que encontrar combustivel.
Claro que podemos dizer que para duas pessoas dá ... mas como o meu "grupo" que me acompanha, olhamos uns pelos outros até mesmo no que toca a certas "mordomias" (banho quente se conseguisse ter) ;) .
Ora posto isto e atendendo a estas circunstâncias, na minha humilde opinião penso que seria preferivel optar por um sitema de permutador dependente de um motor a um sistema dependente de uma botija de gaz, somente pela facilidade de obter gasoleo do que uma botija de gaz em paisees Africanos ... se ficar pela Europa, é indescutivel o melhor sistema o de gaz.
Dai a minha incessante procura por um sitema de que apresentei inicialmente neste tópico, pois este tipo de sistema já o conheço há uns anos em sites Australianos, mas ainda não consegui descubrir este tipo de componentes separados para que seja mais económico, dai ter iniciado este tópico para que alguem me desse uma ajuda caso conhecesse este sistema.
Mas agradeço toda sua Experiência e Sabedoria pois só com a experiência e sabedoria dos mais sábios é que os menos Sábios poderemos
crescer e aprender.

Com os melhores Cumprimentos
Fernando Almeida
FAlmeida
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 28 abr 2010 14:58
Land Rover: Ainda não tenho :( .... mas quem sabe um dia ..... :D
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por FAlmeida »

Quanto á construção tenho que concordar inteiramente consigo....
Pois os calculos, experiências e tudo o resto será bastante moroso.... mas tendo em conta que já existem este tipo de modelos deveram resultar, tenho a plena consciência que nunca chegam ao funcionamento de um modelo a gaz.

Mas para quem quiser ver do que falo, visto que este tópico até ao momento tem 107 pessoas que o visionaram e só dois intervenientes nos comentários, deixo aqui onde eu tenho perdido imenso tempo desde que me conheço como survedor de experiências em viagens em autonomia e de Longo alcance, assim como o funcionamento do Heat Exchenger e o seu "interior",o material será facil descurtinar pelas fotografias....

http://www.exploroz.com/Vehicle/Accessories/Shower.aspx

PS: Espero que não me levem a mal e "apresentando-me" sou um excelente ouvinte e menos interveniente com "orador" e só "falo" ou "escrevo" quando entendo que vou contibuir com algo produtivo aos demais, caso contrário, prefiro ouvir e aprender com todos os outros.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Almeida
Avatar do Utilizador
nmcabecadas
master TT
master TT
Mensagens: 1838
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por nmcabecadas »

Outra hipótese é a de adquirir os componentes já feitos e testados, como o permutador de calor, a bomba de água e o sistema de tubagens e restantes componentes e montar o conjunto. Muitas vezes sai mais barato do que os "kits" já feitos que não passam de uma colecção de items que podem ser adquiridos separadamente no mercado.

http://cgi.ebay.co.uk/WVO-20PLATE-HEAT- ... 3cb7a8f3d0

http://cgi.ebay.co.uk/Morco-G11E-Heat-E ... 4aa05aae01

É normal haver muitas visitas e poucos comentários, sobretudo em assuntos mais específicos ou menos conhecidos, além de que cada vez que cada um de nós visita o tópico, também incrementa o contador de visitantes.
Avatar do Utilizador
MT TD5
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 665
Registado: 30 mar 2011 22:13
Land Rover: disco td5 1999
Sócio LCP: 2446
RTI: 0
Localização: sao martinho do porto

Re: Hot Shower Car System

Mensagem por MT TD5 »

em vez das botijas tipo da camping gaz ,existe umas tipo as domesticas mas que teem só 6 kilos,portanto metade do tamanho,que é o que eu uso na caravana!!!
Imagem


Imagem
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
Responder