Dicas para carta B + E
- terracotta
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Dicas para carta B + E
Boas,
Alguém pode dar informações acerca do exame da carta B+E?
Já procurei em algumas escolas de condução, mas a informação é vaga..
O que é pedido no exame?
Como e onde praticar sem ter caravana/reboque?
Custos..
Obrigado!
Alguém pode dar informações acerca do exame da carta B+E?
Já procurei em algumas escolas de condução, mas a informação é vaga..
O que é pedido no exame?
Como e onde praticar sem ter caravana/reboque?
Custos..
Obrigado!
Última edição por terracotta em 07 set 2012 11:38, editado 1 vez no total.
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- pleno TT
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Re: Dicas para carta B + E
Exame teórico não existe, apenas tens de saber o código de ligeiros e lembrar-te das velocidade diferentes para um veiculo com reboque daquele peso para nao cometeres infracções no exame pratico.
Exame prático pedem para estacionar em paralelo o conjunto ( num local de estacionamento perpendicular ), contornar em marcha atrás uma esquina, andar com o conjunto no meio do trânsito com a devida atenção do comprimento para entradas em cruzamentos e rotundas.
Qto á pratica sem conjunto...ou pedes a um amigo que tenha ou pagas aulas nas escolas de condução.
Eu comprei o atrelado, pratiquei perto de casa, arrisquei ir até ao exame ( o atrelado tem de ter meia carga no exame, no meu caso um atrelado de carro de 2 ton. levei um 106 lá em cima ).
Há que ter em atenção que para o exame o carro/veiculo tractor tem de ter no livrete como peso rebocável pelo menos o máximo que o atrelado pode carregar. Assim sendo tendo em conta que o 525d que tínhamos para exame só podia puxar 1800kgs ( suficiente para o conjunto atrelado mais carro ) tivemos de ir de carro emprestado com mais de 2ton. no livrete como rebocável )
Custos, podes ir ao imtt com o teu conjunto, com certificados de peso do que vais usar no exame e candidatares-te por 60/70€ senão me engano. Eu depois de não conseguir um sitio onde me pesassem o conjunto com papel decidi não perder tarde no imtt e fui á ANIECA e eles trataram do processo, têm os examinadores e ficou despachado a burocracia.
Mas já foi há uns tempos...espero que ajude.
Exame prático pedem para estacionar em paralelo o conjunto ( num local de estacionamento perpendicular ), contornar em marcha atrás uma esquina, andar com o conjunto no meio do trânsito com a devida atenção do comprimento para entradas em cruzamentos e rotundas.
Qto á pratica sem conjunto...ou pedes a um amigo que tenha ou pagas aulas nas escolas de condução.
Eu comprei o atrelado, pratiquei perto de casa, arrisquei ir até ao exame ( o atrelado tem de ter meia carga no exame, no meu caso um atrelado de carro de 2 ton. levei um 106 lá em cima ).
Há que ter em atenção que para o exame o carro/veiculo tractor tem de ter no livrete como peso rebocável pelo menos o máximo que o atrelado pode carregar. Assim sendo tendo em conta que o 525d que tínhamos para exame só podia puxar 1800kgs ( suficiente para o conjunto atrelado mais carro ) tivemos de ir de carro emprestado com mais de 2ton. no livrete como rebocável )
Custos, podes ir ao imtt com o teu conjunto, com certificados de peso do que vais usar no exame e candidatares-te por 60/70€ senão me engano. Eu depois de não conseguir um sitio onde me pesassem o conjunto com papel decidi não perder tarde no imtt e fui á ANIECA e eles trataram do processo, têm os examinadores e ficou despachado a burocracia.
Mas já foi há uns tempos...espero que ajude.
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- maníaco TT
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Re: Dicas para carta B + E
Já agora e as escolas que o fazem têm ideia de custos?
Abraço
Abraço
- ruimarinho
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Re: Dicas para carta B + E
Eu fui directo ao IMTT.
É rápido e sem problemas de maior.
Também arrisquei levar o conjunto a rolar até ao exame. Fui sem carta e vim "encartado".
É rápido e sem problemas de maior.
Também arrisquei levar o conjunto a rolar até ao exame. Fui sem carta e vim "encartado".
Saudações LR,
Rui Marinho
Rui Marinho
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- maníaco TT
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Re: Dicas para carta B + E
Boas Rui.
Tiveste então de pesar o conjunto previamente ou basta levares os documentos do carro e do atrelado?
Abraço
Tiveste então de pesar o conjunto previamente ou basta levares os documentos do carro e do atrelado?
Abraço
- Artur Pinto
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Re: Dicas para carta B + E
Boas Terracotta,
Também ando para tirar essa brincadeira.. Aqui tens tudo o que precisas saber (retirado do site do IMTT):
"Automóveis Ligeiros com Reboque
A habilitação necessária para conduzir automóveis ligeiros com reboque, depende da obtenção da categoria B+E, mediante aprovação em exame de condução constituído por prova das aptidões e do comportamento. A inscrição em escola de condução é facultativa.
Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento são necessários os seguintes documentos:
• Fotocópia simples do documento de identificação pessoal e da carta de condução, que ateste que o candidato reside em território nacional, e exibição dos originais;
•Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Mod. 922 INCM - Imprensa Nacional da Casa da Moeda);
•2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
•Documento comprovativo do domicílio legal ou profissional, quando não coincidente com a residência constante do documento de identificação;
•Fotocópia dos documentos do veículo e do reboque que vão ser utilizados na prova das aptidões e do comportamento;
•Documento comprovativo de pesagem do reboque, emitido há menos de um ano, onde conste a identificação da entidade que procedeu à pesagem, a data em que foi realizada e a referência ao número de matrícula do veículo – o reboque deve ser apresentado com um mínimo de 800 kg de peso total (tara+carga).
Taxas:
•Emissão da licença de aprendizagem € 15;
•Prova das aptidões e do comportamento € 30;
•Averbamento na carta de condução € 30.
Procedimentos
Caso não se inscreva numa escola de condução deve requerer a emissão da licença de aprendizagem e a marcação da prova das aptidões e do comportamento nos serviços do IMTT.
Para o efeito é necessário:
•Preencher e assinar o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
•Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
•Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT e Loja do Cidadão da sua área de residência.
Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.
Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT
Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.
•O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
•Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.
Enquadramento Legal
Artigos 123.º e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro
Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, que estabelece o número mínimo, redução e dispensa de lições do curso de candidatos a condutores (opcional para automóveis ligeiros com reboque)."
Além disto, quando liguei para lá informaram-me que no exame o reboque tinha de ultrassar os 800kg e que se não fosse o titular teria de ter uma declaração do proprietário a autorizar a sua utilização.
Espero ter ajudado.
Abraço
Também ando para tirar essa brincadeira.. Aqui tens tudo o que precisas saber (retirado do site do IMTT):
"Automóveis Ligeiros com Reboque
A habilitação necessária para conduzir automóveis ligeiros com reboque, depende da obtenção da categoria B+E, mediante aprovação em exame de condução constituído por prova das aptidões e do comportamento. A inscrição em escola de condução é facultativa.
Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento são necessários os seguintes documentos:
• Fotocópia simples do documento de identificação pessoal e da carta de condução, que ateste que o candidato reside em território nacional, e exibição dos originais;
•Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Mod. 922 INCM - Imprensa Nacional da Casa da Moeda);
•2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
•Documento comprovativo do domicílio legal ou profissional, quando não coincidente com a residência constante do documento de identificação;
•Fotocópia dos documentos do veículo e do reboque que vão ser utilizados na prova das aptidões e do comportamento;
•Documento comprovativo de pesagem do reboque, emitido há menos de um ano, onde conste a identificação da entidade que procedeu à pesagem, a data em que foi realizada e a referência ao número de matrícula do veículo – o reboque deve ser apresentado com um mínimo de 800 kg de peso total (tara+carga).
Taxas:
•Emissão da licença de aprendizagem € 15;
•Prova das aptidões e do comportamento € 30;
•Averbamento na carta de condução € 30.
Procedimentos
Caso não se inscreva numa escola de condução deve requerer a emissão da licença de aprendizagem e a marcação da prova das aptidões e do comportamento nos serviços do IMTT.
Para o efeito é necessário:
•Preencher e assinar o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
•Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
•Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT e Loja do Cidadão da sua área de residência.
Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.
Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT
Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.
•O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
•Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.
Enquadramento Legal
Artigos 123.º e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro
Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, que estabelece o número mínimo, redução e dispensa de lições do curso de candidatos a condutores (opcional para automóveis ligeiros com reboque)."
Além disto, quando liguei para lá informaram-me que no exame o reboque tinha de ultrassar os 800kg e que se não fosse o titular teria de ter uma declaração do proprietário a autorizar a sua utilização.
Espero ter ajudado.
Abraço
- Artur Pinto
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Re: Dicas para carta B + E
Segundo o imtt, desde que se tenha os documentos todos, com a validação deles não há problema em levar o reboque.ruimarinho Escreveu:Eu fui directo ao IMTT.
É rápido e sem problemas de maior.
Também arrisquei levar o conjunto a rolar até ao exame. Fui sem carta e vim "encartado".
Abraço
- terracotta
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Re: Dicas para carta B + E
Obrigado pelas dicas!
Vai de encontro às (poucas) informações que tinha conseguido obter.
As minhas dúvidas seriam as manobras que eles por norma pedem.
Também já li que pedem arranques em subidas íngremes e uso da caixa nas descidas.
Vai de encontro às (poucas) informações que tinha conseguido obter.
As minhas dúvidas seriam as manobras que eles por norma pedem.
Também já li que pedem arranques em subidas íngremes e uso da caixa nas descidas.
Quanto ao peso rebocável, o DEF tem 3500Kg pelo que não deverá haver problemas.Mr_Trecolareco Escreveu:Há que ter em atenção que para o exame o carro/veiculo tractor tem de ter no livrete como peso rebocável pelo menos o máximo que o atrelado pode carregar. Assim sendo tendo em conta que o 525d que tínhamos para exame só podia puxar 1800kgs ( suficiente para o conjunto atrelado mais carro ) tivemos de ir de carro emprestado com mais de 2ton. no livrete como rebocável
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Re: Dicas para carta B + E
Claro que a condução tem de ser á velhinho em segurança como aprendemos na escola de condução e não descontraída como a praticamos agora com menor espaço de segurança, não parar sempre sempre nas passadeiras, perpendiculares nos cruzamentos, piscas etc etc
Mas o uso da caixa e arranques difíceis não devem ser difíceis para os donos de LR devidamente usados em sitios ingremes e apertados
Se ai por cima ou o proprio IMTT já simplificou a pesagem melhor. Nunca teve lógica ser aceite os documentos na ANIECA para exame e não o ser no IMTT como me foi dito ha uns anos pelo IMTT de Lx.
Basicamente desde que mostre que controla o conjunto ( não é preciso ser rápido ) são uns uns minutos na conversa a passear.
Mas o uso da caixa e arranques difíceis não devem ser difíceis para os donos de LR devidamente usados em sitios ingremes e apertados
Se ai por cima ou o proprio IMTT já simplificou a pesagem melhor. Nunca teve lógica ser aceite os documentos na ANIECA para exame e não o ser no IMTT como me foi dito ha uns anos pelo IMTT de Lx.
Basicamente desde que mostre que controla o conjunto ( não é preciso ser rápido ) são uns uns minutos na conversa a passear.
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- júnior TT
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Re: Dicas para carta B + E
No meu caso, à cerca de 6 anos, só me pediram para fazer o contorno de um passeio de marcha atrás, atençao que o conjunto de veiculo nao podia ficar afastado do passeio mais de um palmo (mais coisa menos coisa). De resto foi andar para a frente e contornar rotundas.
Eu levei o discovery com o reboque e só meti o clio em cima deste no parque de exame, assim fui sempre dentro da legalidade uma vez que o reboque nao passava de 750kg.
Eu levei o discovery com o reboque e só meti o clio em cima deste no parque de exame, assim fui sempre dentro da legalidade uma vez que o reboque nao passava de 750kg.
- azurara
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Re: Dicas para carta B + E
No meu caso, inscrevi-me no IMTT Porto e paguei 75 euros.
Mandaram-me a carta para casa a informar a data do exame. Calhou logo numa data em que estava longe do Porto e tive que faltar. Telefonei para lá e disseram-me que não dava para alterar a data. Tinha que faltar e pagar nova inscrição: 30 euros. Até dói...
Quando fui fazer nova inscrição questionei se voltarem a marcar numa data em que os meus compromissos profissionais não permitirem, terei que faltar e pagar novamente 30 euros. A senhora do atendimento, muito simpática, pediu-me para ir falar com a Menina Susana do 3º Piso. Fui, expus-lhe o meu caso e a menina Susana telefonou-me 2-3 dias depois a perguntar-me qual seria a melhor data. Defini a data e no dia e hora marcada lá estava.
O exame correu sem problemas, e consistiu em conduzir normalmente pelo trânsito, fazer inversão de marcha do conjunto e contornar uma esquina de 90º em marcha atrás.
Mandaram-me a carta para casa a informar a data do exame. Calhou logo numa data em que estava longe do Porto e tive que faltar. Telefonei para lá e disseram-me que não dava para alterar a data. Tinha que faltar e pagar nova inscrição: 30 euros. Até dói...
Quando fui fazer nova inscrição questionei se voltarem a marcar numa data em que os meus compromissos profissionais não permitirem, terei que faltar e pagar novamente 30 euros. A senhora do atendimento, muito simpática, pediu-me para ir falar com a Menina Susana do 3º Piso. Fui, expus-lhe o meu caso e a menina Susana telefonou-me 2-3 dias depois a perguntar-me qual seria a melhor data. Defini a data e no dia e hora marcada lá estava.
O exame correu sem problemas, e consistiu em conduzir normalmente pelo trânsito, fazer inversão de marcha do conjunto e contornar uma esquina de 90º em marcha atrás.
Última edição por azurara em 15 mar 2014 15:54, editado 1 vez no total.
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- júnior TT
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Re: Dicas para carta B + E
No exame, pediram para contornar uma curva em marcha-atrás e a subir. Depois de contornar a curva, pediram para continuar a subir junto ao passeio. Foi essa a única dificuldade, que se resolveu com a cx. de transferências.
- azurara
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Re: Dicas para carta B + E
Apenas como curiosidade, a lei que erradamente tinha sido alterada para não permitir com classe B conduzir conjuntos até 3500 kg desde que tara do carro fosse sempre maior ou igual a peso bruto do reboque foi corrigida e voltou à sua forma original.
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... tivas.aspx
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... tivas.aspx