Dicas para carta B + E

Discussão sobre acampamentos, encontros, parques, caravanas, tendas, churrascadas e sardinhadas
Responder
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Dicas para carta B + E

Mensagem por terracotta »

Boas,

Alguém pode dar informações acerca do exame da carta B+E?
Já procurei em algumas escolas de condução, mas a informação é vaga..

O que é pedido no exame?
Como e onde praticar sem ter caravana/reboque?
Custos..

Obrigado! :cool:
Última edição por terracotta em 07 set 2012 11:38, editado 1 vez no total.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Exame teórico não existe, apenas tens de saber o código de ligeiros e lembrar-te das velocidade diferentes para um veiculo com reboque daquele peso para nao cometeres infracções no exame pratico.

Exame prático pedem para estacionar em paralelo o conjunto ( num local de estacionamento perpendicular ), contornar em marcha atrás uma esquina, andar com o conjunto no meio do trânsito com a devida atenção do comprimento para entradas em cruzamentos e rotundas.

Qto á pratica sem conjunto...ou pedes a um amigo que tenha ou pagas aulas nas escolas de condução.

Eu comprei o atrelado, pratiquei perto de casa, arrisquei ir até ao exame ( o atrelado tem de ter meia carga no exame, no meu caso um atrelado de carro de 2 ton. levei um 106 lá em cima ).

Há que ter em atenção que para o exame o carro/veiculo tractor tem de ter no livrete como peso rebocável pelo menos o máximo que o atrelado pode carregar. Assim sendo tendo em conta que o 525d que tínhamos para exame só podia puxar 1800kgs ( suficiente para o conjunto atrelado mais carro ) tivemos de ir de carro emprestado com mais de 2ton. no livrete como rebocável )

Custos, podes ir ao imtt com o teu conjunto, com certificados de peso do que vais usar no exame e candidatares-te por 60/70€ senão me engano. Eu depois de não conseguir um sitio onde me pesassem o conjunto com papel decidi não perder tarde no imtt e fui á ANIECA e eles trataram do processo, têm os examinadores e ficou despachado a burocracia.

Mas já foi há uns tempos...espero que ajude.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por carlossilvalr »

Já agora e as escolas que o fazem têm ideia de custos?

Abraço
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por ruimarinho »

Eu fui directo ao IMTT.
É rápido e sem problemas de maior.
Também arrisquei levar o conjunto a rolar até ao exame. Fui sem carta e vim "encartado". :D
Saudações LR,
Rui Marinho
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por carlossilvalr »

Boas Rui.

Tiveste então de pesar o conjunto previamente ou basta levares os documentos do carro e do atrelado?

Abraço
Avatar do Utilizador
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 610
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687
Localização: Águas Santas - Maia

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por Artur Pinto »

Boas Terracotta,

Também ando para tirar essa brincadeira.. Aqui tens tudo o que precisas saber (retirado do site do IMTT):

"Automóveis Ligeiros com Reboque
A habilitação necessária para conduzir automóveis ligeiros com reboque, depende da obtenção da categoria B+E, mediante aprovação em exame de condução constituído por prova das aptidões e do comportamento. A inscrição em escola de condução é facultativa.
Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento são necessários os seguintes documentos:

• Fotocópia simples do documento de identificação pessoal e da carta de condução, que ateste que o candidato reside em território nacional, e exibição dos originais;
•Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Mod. 922 INCM - Imprensa Nacional da Casa da Moeda);
•2 fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso;
•Documento comprovativo do domicílio legal ou profissional, quando não coincidente com a residência constante do documento de identificação;
•Fotocópia dos documentos do veículo e do reboque que vão ser utilizados na prova das aptidões e do comportamento;
•Documento comprovativo de pesagem do reboque, emitido há menos de um ano, onde conste a identificação da entidade que procedeu à pesagem, a data em que foi realizada e a referência ao número de matrícula do veículo – o reboque deve ser apresentado com um mínimo de 800 kg de peso total (tara+carga).
Taxas:

•Emissão da licença de aprendizagem € 15;
•Prova das aptidões e do comportamento € 30;
•Averbamento na carta de condução € 30.
Procedimentos

Caso não se inscreva numa escola de condução deve requerer a emissão da licença de aprendizagem e a marcação da prova das aptidões e do comportamento nos serviços do IMTT.

Para o efeito é necessário:

•Preencher e assinar o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
•Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
•Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT e Loja do Cidadão da sua área de residência.
Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.

Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT

Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.

•O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
•Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.

Enquadramento Legal

Artigos 123.º e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro

Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, que estabelece o número mínimo, redução e dispensa de lições do curso de candidatos a condutores (opcional para automóveis ligeiros com reboque)."

Além disto, quando liguei para lá informaram-me que no exame o reboque tinha de ultrassar os 800kg e que se não fosse o titular teria de ter uma declaração do proprietário a autorizar a sua utilização.

Espero ter ajudado.

Abraço
Avatar do Utilizador
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 610
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687
Localização: Águas Santas - Maia

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por Artur Pinto »

ruimarinho Escreveu:Eu fui directo ao IMTT.
É rápido e sem problemas de maior.
Também arrisquei levar o conjunto a rolar até ao exame. Fui sem carta e vim "encartado". :D
Segundo o imtt, desde que se tenha os documentos todos, com a validação deles não há problema em levar o reboque. :cool:

Abraço
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por terracotta »

Obrigado pelas dicas! :cool:

Vai de encontro às (poucas) informações que tinha conseguido obter.
As minhas dúvidas seriam as manobras que eles por norma pedem.
Também já li que pedem arranques em subidas íngremes e uso da caixa nas descidas.
Mr_Trecolareco Escreveu:Há que ter em atenção que para o exame o carro/veiculo tractor tem de ter no livrete como peso rebocável pelo menos o máximo que o atrelado pode carregar. Assim sendo tendo em conta que o 525d que tínhamos para exame só podia puxar 1800kgs ( suficiente para o conjunto atrelado mais carro ) tivemos de ir de carro emprestado com mais de 2ton. no livrete como rebocável
Quanto ao peso rebocável, o DEF tem 3500Kg pelo que não deverá haver problemas. :clap:
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Claro que a condução tem de ser á velhinho em segurança como aprendemos na escola de condução e não descontraída como a praticamos agora com menor espaço de segurança, não parar sempre sempre nas passadeiras, perpendiculares nos cruzamentos, piscas etc etc

Mas o uso da caixa e arranques difíceis não devem ser difíceis para os donos de LR devidamente usados em sitios ingremes e apertados :lol:

Se ai por cima ou o proprio IMTT já simplificou a pesagem melhor. Nunca teve lógica ser aceite os documentos na ANIECA para exame e não o ser no IMTT como me foi dito ha uns anos pelo IMTT de Lx.

Basicamente desde que mostre que controla o conjunto ( não é preciso ser rápido ) são uns uns minutos na conversa a passear.
pedromasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 94
Registado: 17 nov 2005 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por pedromasilva »

No meu caso, à cerca de 6 anos, só me pediram para fazer o contorno de um passeio de marcha atrás, atençao que o conjunto de veiculo nao podia ficar afastado do passeio mais de um palmo (mais coisa menos coisa). De resto foi andar para a frente e contornar rotundas.

Eu levei o discovery com o reboque e só meti o clio em cima deste no parque de exame, assim fui sempre dentro da legalidade uma vez que o reboque nao passava de 750kg.
Avatar do Utilizador
azurara
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 30 dez 2011 13:14
Land Rover: Series III 88 Diesel
Sócio LCP: 2298
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por azurara »

No meu caso, inscrevi-me no IMTT Porto e paguei 75 euros.

Mandaram-me a carta para casa a informar a data do exame. Calhou logo numa data em que estava longe do Porto e tive que faltar. Telefonei para lá e disseram-me que não dava para alterar a data. Tinha que faltar e pagar nova inscrição: 30 euros. Até dói...

Quando fui fazer nova inscrição questionei se voltarem a marcar numa data em que os meus compromissos profissionais não permitirem, terei que faltar e pagar novamente 30 euros. A senhora do atendimento, muito simpática, pediu-me para ir falar com a Menina Susana do 3º Piso. Fui, expus-lhe o meu caso e a menina Susana telefonou-me 2-3 dias depois a perguntar-me qual seria a melhor data. Defini a data e no dia e hora marcada lá estava.

O exame correu sem problemas, e consistiu em conduzir normalmente pelo trânsito, fazer inversão de marcha do conjunto e contornar uma esquina de 90º em marcha atrás.
Última edição por azurara em 15 mar 2014 15:54, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
TAG
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 249
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por TAG »

No exame, pediram para contornar uma curva em marcha-atrás e a subir. Depois de contornar a curva, pediram para continuar a subir junto ao passeio. Foi essa a única dificuldade, que se resolveu com a cx. de transferências.
Avatar do Utilizador
azurara
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 30 dez 2011 13:14
Land Rover: Series III 88 Diesel
Sócio LCP: 2298
RTI: 0

Re: Dicas para carta B + E

Mensagem por azurara »

Apenas como curiosidade, a lei que erradamente tinha sido alterada para não permitir com classe B conduzir conjuntos até 3500 kg desde que tara do carro fosse sempre maior ou igual a peso bruto do reboque foi corrigida e voltou à sua forma original.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... tivas.aspx
Responder