OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
Avatar do Utilizador
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 887
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0
Localização: fiães

OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por eliocoelho »

BOAS... nao sei se aqui é o melhor sitio do forum para esta pergunta mas gostava de começar a fazer navegaçao em 2012
qual o melhor ( campeonato para principiantes ) ?
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 887
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0
Localização: fiães

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por eliocoelho »

50 vizualizaçoes e ng dá uma opinião :) ???
por enquanto não sou concorrência :driving: :dance:
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Assim a acontecer de forma mais regular, só terás duas possibilidades que são o DAM e o recém re-chegado Campeonato Nacional de Navegação.

A meu ver o CNN é mais apelativo em termos de dinâmica de prova. Nunca fui grande fã do DAM! Além de que todas as outras provas de navegação (cá, em Marrocos e por aí fora) decorrem mais ou menos como as provas do CNN. Fora isso haverá sempre provas isoladas e pontuais com acções

Quanto a principiantes vou falar-te da minha experiência. Comecei a fazer provas em 2005 no Nacional enquanto piloto com todos os "tubarões" lá - Fly London, Transduo, Assador Típico, Pinhel TT, Dape TT, Camel Active!! Soube muito bem nessa altura e com carro praticamente original fazer uns pódios e andar regularmente no top 5. Mais tarde quando virei navegador também havia lá malta muito forte - All 4x4, Proseries, Braga TT - e continuo a achar que é desta forma que se aprende e evoluí!

Abraço
cod_g
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 183
Registado: 14 mai 2010 00:12
Land Rover: Defender 90 300 TDI
Sócio LCP: 0
Localização: Castro Verde

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por cod_g »

Ora boa noite a todos! Pois eu também andava de sobreaviso com este post porque estou exactamente com a mesma ideia do Eliocoelho. Estou completamente a zeros no que diz respeito a navegação em Jipe............queria que me esclarece-sem uma coisita! a navegação em Jipe é feita em Carta Militar normal, Roadbook, GPS ou em que?? Orientação pedestre já fiz( no curso tive essa cadeira), de Btt também já fiz, agora de Jipe nadinha!
Cumprimentos Gonçalo
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por josecamorim »

Neste momento vale tudo :)

Podes levar PC com carta militar informatizada e os gps que quiseres, até o google earth.

A organização fornece-te uma carta militar em suporte papel com os waypoints marcados e uma lista de waypoints. Carrega também um dos teus GPS com os waypoints (nº w coordenadas) e depois tens 7 horas para fazer o maior número possível :) Basicamente é isto!!

Abraço
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por terracotta »

Boas,

Penso que o DAM é uma boa forma de iniciar a navegação, pois as provas são sempre a norte do Douro, o que é bom para o pessoal do norte. :cool:
Além disso costumam dar formação de navegação antes de começarem as temporadas, o que ajuda muito.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por pavelyuri »

Se queres começar a aprender... o DAM serve... se queres adrenalina, teras de passar para um modelo tipo CNN.
Depois tens grandes eventos tipo o Grandola Aventura e o Nas Alturas onde aparecem as melhores equipas, mas como em todos os desportos ha varios patamares e ambiçoes,... mas o ambiente é totalmente diferente, pessoalmente nao troco uma destas provas por uma epoca completa... mas tambem porque ja passei por umas quantas epocas completas... para quem começa o ideal é fazer mesmo varias provas, porque no inicio se nota uma grande evoluçao com a pratica.
Avatar do Utilizador
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 887
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0
Localização: fiães

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por eliocoelho »

a nivel de €€€ o DAM é o mais acessivel entao ... os outros obriga a pernoitar
posso entao fazer o Dam e fazer umas provas isoladas dos outros mais duros para ganhar experiencia é isso ?
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por josecamorim »

eliocoelho Escreveu:a nivel de €€€ o DAM é o mais acessivel entao ... os outros obriga a pernoitar
posso entao fazer o Dam e fazer umas provas isoladas dos outros mais duros para ganhar experiencia é isso ?
Não sei se feitas as contas será mais acessível.... duvido muito!! Os outros não obriga a pernoitar a não ser que seja muito longe... Posso te adiantar que das 6 provas do próximo ano do CNN pelo menos 4 saíndo do local onde moras não necessitam de pernoitar...

Quanto ao que aqui foi dito haverá sempre opiniões diferentes . Eu não trocaria uma época inteira pelo Grândola Aventura ou pelo Nas alturas ou por qualquer outra prova a nível nacional, como acho que os clubes de futebol não trocam o campeonato pela taça ou pela taça da liga eheh!! Também não acho que seja nessas provas só que aparecem as melhores equipas, acho que elas vão aparecendo sempre, quando calha e onde calha :)

Se der para fazer tudo é que é bom :)

Abraço,
cod_g
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 183
Registado: 14 mai 2010 00:12
Land Rover: Defender 90 300 TDI
Sócio LCP: 0
Localização: Castro Verde

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por cod_g »

Pois estou a ver que vale assim mais ou menos tudo! no sul do pais (Algarve e Alentejo) em termos de provas o que temos?? já foi doto o Grândola e mais?? Estou curioso com isto!
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por pavelyuri »

josecamorim Escreveu: Quanto ao que aqui foi dito haverá sempre opiniões diferentes . Eu não trocaria uma época inteira pelo Grândola Aventura ou pelo Nas alturas ou por qualquer outra prova a nível nacional, como acho que os clubes de futebol não trocam o campeonato pela taça ou pela taça da liga eheh!!

pois eu considero as duas provas que referi de outro campeonato .. quer pelo ambiente quer pelo profissionalismo com que sao encaradas e divulgadas quer pelo feedback para patrocinadores, quer ate pelos premios.
Avatar do Utilizador
PachecoTD5
master TT
master TT
Mensagens: 2011
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369
Localização: Samouco/Alcochete/Montijo

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por PachecoTD5 »

cod_g Escreveu:Pois estou a ver que vale assim mais ou menos tudo! no sul do pais (Algarve e Alentejo) em termos de provas o que temos?? já foi doto o Grândola e mais?? Estou curioso com isto!

Nada. Apenas o Grandola e é anual, mas pode sempre haver "provas" pontuais..

Os elementos do Team Maxidrive moram ao meu lado, e apesar de nunca ter trocado 1 dedo de conversa com eles, vejo bem a que horas eles chegam quando ha provas (PTC) ... Sair daqui de madruga, fazer as vezes 300 quilometros para ir para a prova, fazer a prova, depois com o caparro todo fod***, ainda vêm para baixo, mais 300 ... nao é facil. Quem corre por gosto nao cansa, mas eu nao fazia o que eles fazem !

Mas pera la, isto ja é deserto .. LOL Marrocos conta LOL
Imagem
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por pavelyuri »

Para o sahara aventura fiz 5100 Km ... podia fazer 10.000 ... quem corre por gosto nao cansa
Avatar do Utilizador
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 887
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0
Localização: fiães

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por eliocoelho »

sim isso tb acho ... eu fiz em fevereiro 6000 km e quando cheguei estava na boa ...

entao o cnt será o melhor ... onde se fazem as inscriçoes ? estou a pensar comprar um montana ... para começar chega ?
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por josecamorim »

eliocoelho Escreveu:sim isso tb acho ... eu fiz em fevereiro 6000 km e quando cheguei estava na boa ...

entao o cnt será o melhor ... onde se fazem as inscriçoes ? estou a pensar comprar um montana ... para começar chega ?
Vai estando atento que a apresentação será em breve...

Um montana é talvez o melhor equipamento neste momento, embora eu não abdique do 276c :)

Orienta também um PC, isso sim importante!

Abraço
Avatar do Utilizador
eliocoelho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 887
Registado: 19 ago 2010 08:47
Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei
Sócio LCP: 1702
RTI: 0
Localização: fiães

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por eliocoelho »

ups acho que queria dizer cnn :rofl: :rofl:
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho

fiães - santa maria da feira

ImagemImagemImagem
gmb
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 80
Registado: 17 mar 2011 13:53
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Vinhais

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por gmb »

josecamorim Escreveu:Neste momento vale tudo :)

Podes levar PC com carta militar informatizada e os gps que quiseres, até o google earth.

A organização fornece-te uma carta militar em suporte papel com os waypoints marcados e uma lista de waypoints. Carrega também um dos teus GPS com os waypoints (nº w coordenadas) e depois tens 7 horas para fazer o maior número possível :) Basicamente é isto!!

Abraço


éxiste varias maneiras de jogar com tempos e pontos, certo?
estrategias? o que sao? (lembra-me de ter lido algures, em que havia pontuaçao pela estrategia, dai esta duvida)
waypoints! tem todos os mesmos pontos?
control Horario, partida, pontos passagem, Chegada?

Estas definiçoes algumas sei que só se apreendem com o tempo, e outras? estao escritas nos regulamentos?


abraço
gmb
Avatar do Utilizador
maxibom
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 359
Registado: 09 dez 2006 19:53
Land Rover: Defender TD5 2002
RTI: 0
Localização: Espinho

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por maxibom »

Na navegaçao é preciso é aparecer e ter o material minimo para navegar, o resto vem com a pratica das provas.

Podes ir perguntando umas dicas aos mais prós tambem. Tens e que perder um bocado amor ao jipe lol
gmb
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 80
Registado: 17 mar 2011 13:53
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Vinhais

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por gmb »

maxibom Escreveu:Na navegaçao é preciso é aparecer e ter o material minimo para navegar, o resto vem com a pratica das provas.

Podes ir perguntando umas dicas aos mais prós tambem. Tens e que perder um bocado amor ao jipe lol


hehe, perder o amor ao defender é que nao... lol..

Imagino que para fazer os waypoints todos nas cerca de 4 cartas militares (salvo erro!) é necessario dar muito calor no jipe... um caminho que por azar esta em muito mau estado e la sofre a maquina... sim disso eu tenho noção... e claro com a pratica e a observar vais aprender tecnicas e taticas metodos e afins....
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: OPINIAO DE NAVEGAÇAO

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Podes fazer uma prova de navagação sem estragar um parafuso mas para andares nos 5/10 primeiros é de andar bem e a estragar, não há outra forma. Não é o estragar na hora, mas ao fim de 4 ou 5 provas nota-se bem :)

Abraço
Responder