Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
Responder
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por JVieira »

Boas Malta!

No TT tenho usado o tablet Samsung Galaxy Tab2 com Oruxmaps instalado e funciona, para o que quero, na perfeição!
Para quem quer fazer apenas umas brincadeiras (nada de pro) isto é uma combinação perfeita. O meu é um 10'' mas até recomendaria um 7/8'', porque 10'' torna-se demasiado grande.

Agora o que me leva a ir para um Garmin? Isto da navegação/orientação torna-se um vicio... e ando a fazer caminhadas na serra e talvez venha a fazer umas caches, portanto com Telemovel/Tablet não é muito bom... bateria, precisão do sinal tamanho, várias coisas me levam para o Garmin.

Portanto quero o Garmin para outdoor, caminhadas/caches e TT e vi que o Dakota20 parece porreiro mas encontrei o Oregon300 usado por 150€ que basicamente tem um ecrã maior mas é um modelo antigo e não sei se tem tudo o que o Dakota20 tem.
O que acham?? O Oregon 300 usado por 150€ ou Dakota20 por 169€?

Questões:
- Que opinião têm? O Oregon é bom negócio?
- Quais são as principais diferenças entre eles? O Oregon 300 é um modelo antigo mas tem tudo o que o Dakota 20 tem?
- Tem a bussola eletronica de 3 eixos? Parados ele sabe a nossa direcção, ou seja não precisamos de nos deslocar?
- Li que o ecrã é dificil de ver com a luz do sol a incidir mas para usar dentro do jipe ou pé isso verifica-se também?

Por agora acho que é tudo.

Antes de mais obrigado!

Cumprimentos!
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por BGomes »

Boas.

Eu tenho um Etrex 20 e andou por esses valores. O que me fez optar pelo etrex foi a possibilidade de colocar o cartão de memória e li algures que o touch do Dakota não se torna tão prático e vais riscando o ecrã.

Uso o meu para TT, Btt, caminhadas e geocaching, mas para este último, só tens a descrição e dicas se fores premium.

O que faço é colocar as caches no garmin, a nível de precisão não há melhor, vou até ao GZ e depois vejo as dicas no android.
Avatar do Utilizador
Coruja
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 108
Registado: 04 set 2013 21:23
Land Rover: Discovery 300 TDi 5p - 7l
Sócio LCP: 3173
RTI: 0
Localização: Maia
Contacto:

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por Coruja »

Entre as tuas sugestões a minha opção recairia sobre o Dakota 20, mas com a questão do display pequeno a ponderar bastante.

Acho que o Etrex20 sugerido pelo Bgomes é neste momento a melhor opção preço qualidade, com a vantagem que já capta Glonass além de GPS.
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por JVieira »

Obrigado pelas respostas!

Bom, vou ver do etrex20 então pois não tinha considerado esse modelo ainda!

Abraço
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por BGomes »

JVieira Escreveu:Obrigado pelas respostas!

Bom, vou ver do etrex20 então pois não tinha considerado esse modelo ainda!

Abraço
O etrex tem a desvantagem de ter o ecrã pequeno e ser um modelo com uns anos mas não deixa de cumprir a sua função :cool:

Tem aqui um link com comparativos só para baralhar mais as ideias :D

http://www.outdoorgearlab.com/Handheld- ... d=#compare
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por JVieira »

:crazy:

Pena o GPSMAP 62s/64s serem tão caros, sãos meus preferidos...
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por JVieira »

Um update a isto: acabei por comprar um Garmin GPSMAP 62s usado.

Ainda não o experimentei à séria mas andei a brincar um pouco com ele e dá para perceber que é um GPS muito completo.
Ainda não sei trabalhar com ele na totalidade mas vou descobrindo.

Primeira questão se me souberem responder, para colocar lá o topolusitania basta colocar num cartão de memoria e está feito? Tenho de colocar numa pasta especifica?

Obg
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por BGomes »

JVieira Escreveu:Um update a isto: acabei por comprar um Garmin GPSMAP 62s usado.

AindaQualq o experimentei à séria mas andei a brincar um pouco com ele e dá para perceber que é um GPS muito completo.
Ainda não sei trabalhar com ele na totalidade mas vou descobrindo.

Primeira questão se me souberem responder, para colocar lá o topolusitania basta colocar num cartão de memoria e está feito? Tenho de colocar numa pasta especifica?

Obg
Só tens que meter o ficheiro no cartão de memória e depois selecçionas o tipo de mapa

Qualquer dúvida... ;)

Já agora, fizeste uma excelente opção :clap:
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por JVieira »

Este FDS testei o Garmin pela primeira vez, fiz um passeio com o tablet lado a lado com o Garmin e há vários aspectos curiosos.

Julgava que não ia usar o Garmin no TT (ia ser mais para caminhadas) mas se calhar não vai ser bem assim... o tablet tem um ecrã muito grande, o que é bom e o garmin tem um ecrã pequeno mas não tão pequeno quanto pensava... Mas depois há outros aspectos negativos no tablet em que aquece bastante (estava calor e nem era um calor insuportável) e por segurança o tablet parva de carregar. Por vezes o tablet "agarrava" um pouco, talvez por estar bastante quente!

Portanto estou satisfeito com a compra que fiz mas ainda tenho de o explorar um pouco mais.

Já agora, 1 par de pilhas alcalinas deu para 2 dias de TT com muitas horas de utilização!

Em relação ao mapa, no tablet tenho o Topo Lus (um ficheiro .img), posso colocar isto no Garmin tal e qual como referiste?

Cumps,
João Vieira
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Dakota 20 [novo] ou Oregon 300 [usado]?

Mensagem por BGomes »

JVieira Escreveu:Este FDS testei o Garmin pela primeira vez, fiz um passeio com o tablet lado a lado com o Garmin e há vários aspectos curiosos.

Julgava que não ia usar o Garmin no TT (ia ser mais para caminhadas) mas se calhar não vai ser bem assim... o tablet tem um ecrã muito grande, o que é bom e o garmin tem um ecrã pequeno mas não tão pequeno quanto pensava... Mas depois há outros aspectos negativos no tablet em que aquece bastante (estava calor e nem era um calor insuportável) e por segurança o tablet parva de carregar. Por vezes o tablet "agarrava" um pouco, talvez por estar bastante quente!

Portanto estou satisfeito com a compra que fiz mas ainda tenho de o explorar um pouco mais.

Já agora, 1 par de pilhas alcalinas deu para 2 dias de TT com muitas horas de utilização!

Em relação ao mapa, no tablet tenho o Topo Lus (um ficheiro .img), posso colocar isto no Garmin tal e qual como referiste?

Cumps,
João Vieira
Sim, tem que ser nesse formato.

Podes também instalar os mapas Topohispania para visitas a nuestros hermanos ;)
Responder