Dúvidas de um Principiante...

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Responder
Avatar do Utilizador
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 591
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687
Localização: Matosinhos
Contacto:

Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Marcio Silva »

Olá pessoal!

Agora que estou em vias de mandar o Discovery a um electricista para fazer a instalação do subwoofer original no portão traseiro, sugeriram-me que já que ia pagar o trabalho de fazer as passagens de fiarada da consola central para a mala, aproveitasse e passasse também a cablagem de ligação de uma antena a um rádio CB.

Ora a ideia não é má e até já andava a pensar nisso há algum tempo. No entanto, sou mais um que cai neste "universo" aos trambolhões e sem entender nada disto... :p

Assim sendo, precisava que me tirassem umas dúvidas, por favor. :??

Não gosto muito da ideia de andar com a caixa do rádio CB "às voltas" no jipe, portanto a minha ideia era comprar um rádio portátil que me permitisse a utilização tanto dentro do jipe como cá fora. Algo deste género:

Alan 42 Multi Rádio CB AM-FM - 120€
Imagem

Midland CT-790 - 128€
Imagem

Primeira questão: isto vale alguma coisa ou faz o mesmo efeito ou parecido do que um rádio CB fixo?

Segunda questão: é possível ter uma antena destas montada na traseira do Discovery, com a cablagem de ligação a terminar junto à consola central e ligá-la a um destes rádios portáteis para obter um maior alcance quando estou dentro do veículo? Estas antenas valem a pena?


Antena ML 145 Midland - 28€
Imagem

Antena Santiago 1200 - 55€
Imagem

Por fim: preciso de alguma autorização especial para utilizar e circular com este equipamento no Discovery?

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Um abraço,

Márcio Silva
Última edição por Marcio Silva em 22 mai 2014 11:45, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por FLG »

Viva Marcio Silva


O primeiro é um vulgo CB opera em HF... para poder utilizar legalmente necessita apenas fazer o pagamento afim de se obter uma licença vitalícia.

https://www.anacom.pt/bvirtual/index.js ... PCB&hc=off

O segundo é outra fruta... operando em UHV/VHF... não consegue comunicar em HF e precisa da carta de Radio Amador sendo para isso se necessário ir a exame.

Em portátil CB tens aqui outra opção:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 4&start=14
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
titomendes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 519
Registado: 24 mai 2012 11:49
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 2581
RTI: 0
Localização: Azeitão

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por titomendes »

Olá Marcio

Vou tentar ajudar com o que sei de forma rápida:
Marcio Silva Escreveu:Primeira questão: isto vale alguma coisa ou faz o mesmo efeito ou parecido do que um rádio CB fixo?
Os radios portateis estão hoje me dia bastante evoluidos. Há quem prefira o calhaus há quem prefira os portateis.
Depende do uso que lhe queres dar tb.
Eu de experiencia própria na utilização de CB em passeios, os portateis são bastante bons. Se é essa a utilização que lhe queres dar servem perfeitamente.
Procura no forum que há muitos utilizadores com radios portateis que te podem aconselhar uma marca e modelo.
Marcio Silva Escreveu:Segunda questão: é possível ter uma antena destas montada na traseira do Discovery, com a cablagem de ligação a terminar junto à consola central e ligá-la a um destes rádios portáteis para obter um maior alcance quando estou dentro do veículo? Estas antenas valem a pena?
Sim é possivel e recomendável. A midland é jeitosa a Santiago 1200 ainda é mais.
Marcio Silva Escreveu:Por fim: preciso de alguma autorização especial para utilizar e circular com este equipamento no Discovery?
Sim. A "licença" é para utilizares a banda do cidadão, seja no disco ou noutro lado qq.
aqui como tratar online

Espero ter ajudado.
Alguma questão adicional, dispõe
Avatar do Utilizador
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 591
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687
Localização: Matosinhos
Contacto:

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Marcio Silva »

Olá novamente!

Obrigado pelas vossas opiniões.

Estive aqui a fazer umas pesquisas exaustivas no fórum e na Internet e acho que o ideal para mim seria o Alan 42 Rádio CB AM-FM, juntamente com uma antena Antena Santiago 1200. Creio que ficaria com um bom conjunto, ainda que seja para utilizar muito ocasionalmente.

Como o Discovery vai para o electricista talvez na próxima semana e como o meu €stado não dá para tudo agora, a minha ideia (ainda que pareça parva! :lol: ) é aproveitar e fazer o seguinte: comprar agora a antena que deve trazer a cablagem própria e, já que se vai passar os fios de ligação do subwoofer, deixo-a já "pré-instalada" na mala. Mais tarde, compro o Alan 42 para pôr tudo a funcionar.

O meu medo é que o electricista também não perceba nada desta matéria (estacionárias, etc., ...) e me monte mal ou dê cabo da antena... :crazy:
Avatar do Utilizador
Nunomge
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 68
Registado: 23 nov 2010 18:26
Land Rover: Discovery 300 Tdi 94
Sócio LCP: 2779
RTI: 0
Localização: Ponte de Sor / Portalegre

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Nunomge »

Boa tarde Marcio!

Como já foi dito a opção do CB móvel ou portátil vai um pouco com o gosto e a utilização que cada um lhe pretende dar, eu pessoalmente gosto mais dos móveis por 2 razões, pela estética dentro do Discovery e por ter mais alcance.

Para ligares um CB portátil a uma antena exterior basta comprares o adaptador deste tipo para enroscar no lugar da antena e por depois poderes ligar o cabo da antena exterior.
Imagem

Quanto à escolha da antena, a santiago 1200 é a mais potente do mercado e é das poucas que traz cabo e PL, faltando apenas comprar outra PL para a outra extremidade do cabo.
Atenção não cortes nem enroles o cabo.
Imagem

Quanto a ligares o CB portátil também não tens problemas com a instalação porque traz cabo para ligar ao isqueiro.

Se comprares uma antena mais barata poderás ter dificuldade em afinar as estacionárias e como não traz cabo nem PL's irá ficar quase no preço de uma santiago.

Em termos de licença da Banda do Cidadão, apenas dá para AM/FM, se o CB tiver também bandas laterais LSB/USB já não podes operar com o rádio.

Se passares pelo Alentejo faço-te a instalação e afino-te as estacionárias na boa ;)



CumprimenTTos

Nuno Encarnação
Avatar do Utilizador
Nunomge
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 68
Registado: 23 nov 2010 18:26
Land Rover: Discovery 300 Tdi 94
Sócio LCP: 2779
RTI: 0
Localização: Ponte de Sor / Portalegre

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Nunomge »

Só agora é que reparei que és do Norte, de qualquer das formas se tiveres alguma dúvida apita!


CumprimenTTos

Nuno Encarnação
Avatar do Utilizador
kaka
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 429
Registado: 22 set 2011 10:44
Land Rover: Discovery 200 TDI de 1992
RTI: 0

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por kaka »

E esta licença nao foi abolida ?
Avatar do Utilizador
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 591
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687
Localização: Matosinhos
Contacto:

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Marcio Silva »

Olá Nuno!

Muito obrigado pelas tuas dicas e pela disponibilidade em ajudar.

Já arranjei uma antena Sirtel Santiago 1200 a um preço simpático mas o cabo que trazia não tinha comprimento suficiente, portanto ontem já fui comprar 8 metros de cabo igual a uma loja de comunicações no Porto.

Estou neste momento a fazer a passagem desse cabo de antena desde a porta da mala até ao tablier. A minha ideia é arranjar maneira de deixar a terminação do cabo algures oculto no tablier, como por exemplo dentro do porta luvas, e quando quiser ligar a antena exterior é só sacar o fio e ligá-lo ao rádio CB portátil.

Quanto à posição da antena, estou com ideias de fazer um suporte em aço que aperte no suporte do pneu suplente e que tenha até ao topo do pneu, onde ficará o encaixe para ligar a antena quando quiser. Desta forma, a bobine da antena fica com a parte traseira completamente livre e a parte frontal apenas o vidro da mala. Acho que isso será bom por causa dos típicos problemas de transmissão decorrentes da bobine da antena estar logo a dar com a chapa do veículo, não?

Obrigado!

Um abraço,

Márcio Silva
Avatar do Utilizador
Nunomge
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 68
Registado: 23 nov 2010 18:26
Land Rover: Discovery 300 Tdi 94
Sócio LCP: 2779
RTI: 0
Localização: Ponte de Sor / Portalegre

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Nunomge »

O cabo no porta luvas é uma boa ideia e até bastante simples, eu tenho o cabo de ligação do terratrip no porta luvas.

Em termos de suporte também é verdade que quanto mais está afastado da carroçaria melhor (o ideal é no tejadilho no centro do carro), mas se ficar junto também não vais ter muitos problemas porque o teu CB é só de AM/FM, essa situação só costuma acontecer com os rádios de bandas laterais e com Alfa Limas.

Eu tenho este CB
Imagem

e a antena montada neste local e não tenho problemas de recepção ou transmissão.
Imagem


As estacionárias não estão bem no ponto mas também não posso pedir mais com uma antena com 10 anos e farta de levar porrada :D ainda assim, como já disse, as estacionárias estão dentro dos parâmetros e não tenho problemas de transmissão ou recepção.
Avatar do Utilizador
G@vião
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 494
Registado: 24 out 2007 11:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Range Rover 200Tdi 03/1994
Sócio LCP: 2025
Localização: Gavião / Alto Alentejo

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por G@vião »

Tenho visto que em relação ao Alan 42, parece que existem 2 modelos o normal Alan 42 e o Alan 42 Multi, qual é a diferença entre eles, se é que existe?
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por FLG »

Boas G@vião

Eu já tive os 2... O mais antigo para quem não está acostumado pode ser um pouco mais confuso ao nível da escolha dos canais...

O Multi (mais recente) nesse campo é menos confuso...

Existe a nível de uma das características técnicas uma diferença insignificante entre eles...

Resumindo são idênticos... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
MAC
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 14 jan 2012 00:22
Land Rover: Disco 300 1994
Sócio LCP: 2620
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por MAC »

Boas relativamente aos radios UHF/VHF a sua compra é livre ou é necessária a licença para a sua aquisição??
Não tendo licença de radio amador posso adquirir um? Ou a sua aquisição está restrita??
Pensei na aquisição de um portatil para ter em caso de estar enrrascado e o CB e o TLM não dar nada.
Alguem sabe??

obrigado

cumpsTT
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por ManuelFRSilva »

Ora bem estive a ler o post todo.

A licença tens que a tirar na ANACOM custa 74€ e picos e é vitalícia. Permite-te poderes usar a banda do cidadão na presença do cartão que depois recebes.

Atenção que se fores apanhado pelas autoridades sem essa licença as multas sao pesadas!

Parabéns que aquisição do material e pela escolha do radio e a antena apesar da maior desvantagem da sirtel Santiago 1200 é nao ser flexível na base e muitas partirem por ai. Optei por uma flexível na base e um radio Presidente Harry kitado :) e compensar a menos Potencia da minha antena.
Mas nao me posso queixar muito, tenho comunicado com regularidade desde Braga ate vários locais distantes como vila praia de ancora, Barcelos, Guimarães etcccc com os rádios amadores no canal AM16

Acerca da instalação tinhas que ter cuidado no tamanho do cabo pois há uma tabela que define que cabo e tamanho usar devido a resistividade do próprio cabo. No meu caso a distancia foi de 4,7m desde o sítio onde o radio ficou ate a antena.
O cabo também nao pode ser enrolado para nao criar indutancias.
Se poderes liga o radio directamente a bateria e nao a outro lado, devido ao ruído (tensão gerada pelo motor/alternador) o Pedro Machado fala bem disso no blog dele.

Nunca ligues o radio sem ter a antena colocada, o radio necessita de ter uma resistência à entrada senão pode queimar!

Tenho na minha apresentação a minha instalação :)

Ab.,
Manuel
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Avatar do Utilizador
Marcio Silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 591
Registado: 17 nov 2010 02:45
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994 - "Megre"
Ex-Freelander 2.0 Di 1999 (Pais)
Sócio LCP: 2687
Localização: Matosinhos
Contacto:

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por Marcio Silva »

Olá a todos!

Muito obrigado pela ajuda! ManuelFRSilva, agradeço toda a exaustividade no comentário.

Como havia dito, ainda não tenho o rádio Alan 42 Multi porque o quero comprar quando também tiver possibilidades de tirar a dita licença; o que que, neste momento está bastante d€fícil... :x

Assim que estiver tudo pronto avisarei e postarei algumas fotos para verem como ficou o resultado.

Um abraço,

Márcio Silva
Apresentação de Márcio Silva - LAND ROVER Discovery 300 TDI 1994: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=17242

Apresentação de Márcio Silva - EX-LAND ROVER Freelander 2.0 Di 1999: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=19175
Avatar do Utilizador
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 762
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Dúvidas de um Principiante...

Mensagem por ManuelFRSilva »

Faltou-me referir uma coisa.

Segundo as regras se fores interpelado pelas autoridades deves apresentar a licença+certificado de conformidade do radio e o radio tem que ter o selo "CE" uma cena assim.

O presidente do clube27 (27MHz) explicou-me isso tudo ehehehehe

Mas o que as autoridades pedem mesmo é so a licença nao ligam ao resto :)

Assim que tiveres tudo diz para falarmos :) de que zona és?

Ab.,
Manuel
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
Responder