Instalação de Rádio Alan 78 Plus em Disco

Discussão sobre Rádios CB, Antenas e Comunicação
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Instalação de Rádio Alan 78 Plus em Disco

Mensagem por ze »

Boas a todos

O pai Natal trouxe-me um rádio Midland Alan 78 Plus agora para o sapatinho. :dance:

Tenho um Disco 200 e precisava da ajuda de alguém que tenha sugestões para o local de instalação. Gostava de o instalar de forma "provisória", isto é, ter uma pré-instalação e a possibilidade de o colocar de uma forma simples e rápida quando necessário. Afinal só fará falta de vez em quando. Outra solução será ele ficar bem enquadrado no interior.

Quanto à antena, Santiago 1200, também gostava de sugestões. Já tenho visto algumas instaladas na porta traseira, ou no suporte do pneu suplente. Os suportes necessários já vinham com a antena? A minha só traz um suporte circular que agarra à antena.

Agradeço as vossas sugestões. Se tiverem fotos a ilustrar melhor ainda.
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
toyjeep
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 154
Registado: 03 ago 2005 12:27
Land Rover: Vendido
Talvez um dia volte, não sei!
Para já são as duas rodas e os meios carros
Sócio LCP: 496
Localização: V.N.Gaia

Mensagem por toyjeep »

Viva,
o meu está colocado entre a consola central (cubby box) e a lateral esquerda do banco do condutor.

Ficou aparafusado á Cubby e colocado na vertical com o painel virado para cima como seria de esperar.

Fica discreto para os amigos do alheio e apenas atrapalha um pouco o cotovelo, nada que não nos habituemos.

Ab
Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt
Avatar do Utilizador
karacol
master TT
master TT
Mensagens: 1301
Registado: 30 mar 2007 22:04
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5 2000
Sócio LCP: 1700
RTI: 0
Localização: Maia

Mensagem por karacol »

Zé creio que já viste mas o meu está assim:
Imagem
Avatar do Utilizador
mig.ang.santos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 172
Registado: 17 out 2007 23:34
Land Rover: Discovery 300 Tdi '97
Sócio LCP: 1798
RTI: 0
Localização: Jovim - Gondomar

Mensagem por mig.ang.santos »

eu vou brevemente adquirir 1 CB e tambem ando com probs para decidir a localizacao da instalacao.

gostei da que o karacol tem pois ate fica escondido, mas.... pelo que vejo obriga a andar com a caixa aberta certo????

eu tinha pensado, mas preciso de confirmar espaço, em colocar na consola central, junto às redutoras, em largura e altura nao vejo problema, a duvida eh a profundidade, e ficara encaixado tipo radio musica.

claro que terei que cortar a consola para o encaixar e nao ficara totalmente escondido.

que me dizem desta possibilidade????

Miguel Ângelo Santos
Landmaníaco 1798
Disco 300Tdi '97

http://landinvictus.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
karacol
master TT
master TT
Mensagens: 1301
Registado: 30 mar 2007 22:04
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5 2000
Sócio LCP: 1700
RTI: 0
Localização: Maia

Mensagem por karacol »

mig.ang.santos Escreveu:eu vou brevemente adquirir 1 CB e tambem ando com probs para decidir a localizacao da instalacao.

gostei da que o karacol tem pois ate fica escondido, mas.... pelo que vejo obriga a andar com a caixa aberta certo????

eu tinha pensado, mas preciso de confirmar espaço, em colocar na consola central, junto às redutoras, em largura e altura nao vejo problema, a duvida eh a profundidade, e ficara encaixado tipo radio musica.

claro que terei que cortar a consola para o encaixar e nao ficara totalmente escondido.

que me dizem desta possibilidade????
Boas Miguel!

O meu fica escondido quando não é usado e fica entreaberto (ouve-se perfeitamente) qd está a ser usado uma vez que o cabo do micro não o deixa fechar totalmente. Ainda assim para mim foi uma boa solução porque não tiro e ponho e não está a vista.
Abraço
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boas

Quem quiser pode sempre optar pelo Midlan 42+, é portatil, assim nao é preciso furar. Da para ligar a uma antena exterior e esqueiro...
Pelo que tenho lido, estando ligado a uma antena, em nada fica atras dum CB "fixo"...
Abraço
Filipe Quintãos
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Como utilizador do Alan 42 só tenho a dizer bem. Tinha um 78 Plus no Defender e posso dizer que em termos de funcionalidades é precisamente a mesma coisa, com a vantagem de poder funcionar em modo portátil! No carro, ligado a uma antena externa (uso uma Santiago 600) funciona às mil maravilhas (só com a antena do rádio, o alcance é algo limitado). O único senão: é mais caro que o Alan 78 Plus mas é o preço da mobilidade e de não ser necessário furar nada para instalar o rádio! :cool:

Qualquer dúvida, disponham!

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Mensagem por ze »

Boas. Obrigado a todos pela ajuda. :god:

Ontem aproveitei e estive a testar o local do rádio. Em principio irá ficar na caixa central como o do toyjeep. Dentro da caixa como o do Karacol não dá altura (mas também me agradava).
Um local que ainda tentei mas ficou a faltar um bocadinho assim ... foi por cima da pala do sol.
Desapertei aquele suporte que lá tem, mas mesmo assim ficou a faltar +- 1 cm. Seria um sítio onde poderia ficar muito bem escondidinho. Não sei se depois seria prático para ler o painel. Será que alguém conseguiu instalar aí?

Bom agora tenho a dúvida em relação à antena ( Santiago 200). Não sei se a coloque no para choques traseiro, no suporte do pneu suplente, ou num suporte aplicado na dobradiça da porta de trás. Alguém tem alguma opinião contrária a algum dos sítios?

Esta semana já deve ir para o sitio, para poder acompanhar no passeio de Reis :driving:

Obrigado a todos. Abraços
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
Avatar do Utilizador
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 237
Registado: 16 mar 2007 11:27
Land Rover: Ex-Proprietário de LandRover Discovey 300TDi 1998
Sócio LCP: 0
Localização: Setúbal/Almada

Mensagem por Nuno Furtado »

Dizem os entendidos (não é que eu o seja), que a colocação ideal seria no ponto mais alto e com o mínimo de osbtruções possivel...
Mas como nós sabemos num jipe essa localização seria no tejadilho, mas na minha opinião esse local talvez não seja a melhor ideia...mas ha quem as coloque ai.
Penso que a melhor localização será no suporte do pneu (que é o que eu vou fazer ainda esta semana) pois permite que a antena fique a uma altura razoavel, com alguma protecção e com boa liberdade de movimentos, talvez o unico senão seja a passagem do cabo da antena pa o interior...mas com imaginação tudo se resolve.
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
Avatar do Utilizador
mig.ang.santos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 172
Registado: 17 out 2007 23:34
Land Rover: Discovery 300 Tdi '97
Sócio LCP: 1798
RTI: 0
Localização: Jovim - Gondomar

Mensagem por mig.ang.santos »

ora bem... sobre a localização da antena ja me disseram que por tras do pneu suplente (que tb seria a minha escolha) nao eh boa ideia, isto pq tem a jante na zona do encaixe da antena (zona grossa) o q pode danificar a antena, e ate mesmo o radio, por causa dos campos magneticos (ou qq coisa assim ehehe).
a hipotse que me sugeriram e ate axei piada, alem da lateral da porta, eh fazer 1 base em L que eh soldada no suporte do pneu suplente e acaba em cima do pneu e ai eh colocada a antena!!

provalvemente sera essa a minha escolha!!

Miguel Ângelo Santos
Landmaníaco 1798
Disco 300Tdi '97

http://landinvictus.blogspot.com/
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Fica uma ideia ;) Porque não usam um suporte como o meu, que se compra em qualquer casa de telecomunicações e que venda CB's e antenas, e que se adapta perfeitamente a dobra da porta de trás de qualquer LR? Este meu estava no meu ex-Defender (a meio da porta, ao nível dos stops) e facilmente transitou para a porta de trás do RR "sem espinhas" :cool:

Imagem

Imagem

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Problemas como rádio

Mensagem por ze »

Boas

o rádio já está no sitio. Optei pelo local indicado pelo toijeep e por colocar a antena comprando um suporte para aplicar na porta traseira como indicado pelo defwhite.
Obrigado a todos pela ajuda.

Agora tenho um novo problema
Depois de instalado o rádio está a funcionar, mas apenas em FM. O comutador de AM/FM não responde (apenas vai para o ultimo canal selecionado).
Será que tenho avaria??? :yikes:

Infelizmente o rádio foi comprado pela minha mulher para me oferecer no Natal, num site Espanhol. :(
No livro de instruções diz que posso mudar da banda de frequências ligando o rádio e carregando em AM/FM + SCAN e depois rodar o selector de canais. Tentei fazer isso para ver se resultava, mas também não consigo fazer isso. :bolas:

Haverá outra forma de selecionar AM/FM?

Obrigado pela ajuda

Abraço
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Em princípio não é avaria ;) Verifica a banda de frequências que o rádio tem escolhida. Aqui vai o procedimento (desculpa estar em ingês):

FREQUENCY BAND SELECTION

The frequency bands must be chosen according to the country where you are going to operate.

Procedure:

- Switch off the unit.
- Turn it on while pushing the “AM/FM” e “SCAN” buttons at the same time.
- Rotate the “CHANNEL” knob and select the desired frequency band (see the chart here below).
- To stop your selection, press the “AM/FM” button.
NOTE1: In the UK frequency band, you can select directly the EC band by pushing the “AM/FM” button for 2 seconds.
NOTE2: If you select a frequency band which operates in FM mode only, the “AM/FM” control enables the LCR function (last channel recall).

FREQUENCY BAND CHART

I Italy 40 CH AM/FM 4Watt
I2 Italy 34 CH AM/FM 4Watt
D Germany 80 CH FM 4Watt / 12 CH AM 1Watt
D2 Germany 40 CH FM 4Watt / 12 CH AM 1Watt
EU Europe 40 CH FM 4Watt / 40 CH AM 1Watt
EC CEPT 40 CH FM 4Watt
E Spain 40 CH AM/FM 4Watt
F France 40 CH FM 4Watt / 40 CH AM 1Watt
UK England 40 CH FM 4 Watt English frequencies + EC 40 CH FM 4Watt CEPT frequencies


O teu deve estar na letra em EC e é por isso que só tens FM :ohnao: Se não me engano, quando tinha o 78 Plus usava-o na letra E ou EU ;) :cool:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Avatar do Utilizador
rpnmp
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 30 set 2007 22:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: São Mamede de Infesta/Trancoso/Baiona (Odeceixe/São Miguel)
Contacto:

Mensagem por rpnmp »

Boas ze,


Também recebi este Natal um Alan 78... E passei exactamente pelo mesmo pensamento quando não consegui ligar o AM nas primeiras tentativas...

... É como diz o manual de instruções e o deftd5white ...

Tens que pressionar em simultâneo o SCAN + AM/FM e ligar o on/volume...

Depois é seleccionar o EU... e depois disso podes escolher AM ou FM pressionando esse botão.


... tenta um par de vezes porque em princípio não é avaria.


Abraço,


Rui
Rui (Sócio nº 1781) Beta Xande Ohoh
http://ondemelevaomeulandroverdefendertd5.blogspot.com/
Imagem
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Mensagem por ze »

Boas

Aproveitando o domingo lá fui novamente tentar e Voilá :D Já está com Am e FM. Depois de algumas tentativas lá consegui mudar o país. :dance:

Já só falta ir para o monte testar :driving:

Obrigado pela ajuda

Abraço
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Mensagem por softop »

boas zé... entao e esse cb?? ta ok?
na tiveste de medir as estacionarias ou la o q é??
Avatar do Utilizador
ze
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 155
Registado: 09 nov 2006 11:44
Land Rover: Dicovery 200
Serie IIA 109 Petrol
Sócio LCP: 980
RTI: 0
Localização: Barcelos

Mensagem por ze »

Boas
softop Escreveu:boas zé... entao e esse cb?? ta ok?
na tiveste de medir as estacionarias ou la o q é??
Está porreiro. Foi testado agora no passeio de reis e estava OK.

Quanto às estacionárias, medi na oficina do técnico onde comprei o suporte (em Famalicão junto à CP). Ele ofereceu-se para verificar e estava "perfeito". Segundo ele me disse quando se monta com o cabo tal e qual vem com a antena, normalmente dá um valor aceitável.

Agora é só andar a conviver no monte :)
Ze
Disco 200
Serie IIA 109 Petrol

Imagem
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Mensagem por softop »

eu tenho de ligar o meu,mas tava com um pouco de receio pq dizem q se as estacionarias n tiverem bem pode queimar o radio...
mas se o homem diz isso,vou acabar a ligaçao... :cool:
Avatar do Utilizador
pantunes
master TT
master TT
Mensagens: 1004
Registado: 24 abr 2007 23:32
Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98'
Sócio LCP: 2338
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Mensagem por pantunes »

Boas pessoal!
Estou à espera do meu Alan48 Plus para o pôr em acção...
Espero ter feito boa compra e que não sofra de estacionárias... a ver vamos :sing:
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
Responder