Escorrer óleo! - Ajuda

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
Francisco Barbeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 06 jul 2015 11:49
Land Rover: Serie III 88
RTI: 0

Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Francisco Barbeiro »

Boa tarde pessoal!

Andei a dar voltas e voltas pelo fórum e li algumas coisas sobre o marcar território dos nossos series, o que, até aqui..tudo ok! É de homem! O meu problema é que me parece que o meu serie está com incontinência!

Relembro que adquirir a fera recentemente, na altura sem travões e parado algum tempo.

Já com o sistema de travões todo novo e revisto, a chamada (desculpem a expressão) "tesão do mijo" era tal que, não aguentei e fiz uma viagem de 150km para lá e outros 150km para o regresso, isto sem ter feito a devida revisão aos liquidos do menino... é um facto de que fiz as viagens totalmente na boa, nada de aquecer..impecável!!

O problema surgiu no dia seguinte... depois de o ter parado na garagem, tal não é o meu espanto quando vejo derramado no chão, à vontade meio litro de óleo! (bom sinal...ele tinha oleo..mau sinal...talvez tenha perdido demais!). No dia seguinte, depois de colocar um plástico por baixo dele... eis que existe novamente mais marcação do território em grandes quantidades!

Aparentemente parece-me que o problema está na junta do Cárter (para além da burrice do dono), no entanto, como está completamente todo babado de óleo por baixo... não sei.. alguém consegue ajudar?!

Aqui ficam algumas fotos!

Abraço a todos e desde já agradeço.

http://pasteboard.co/2wce7XvT.jpg

http://pasteboard.co/2wckcn4C.jpg

http://pasteboard.co/2wcmevwQ.jpg

http://pasteboard.co/2wcoi4mb.jpg

http://pasteboard.co/2wcpvfT1.jpg

http://pasteboard.co/2wcr0zt0.jpg

http://pasteboard.co/2wcskMdC.jpg
Avatar do Utilizador
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 244
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831
RTI: 0
Localização: Algures pelo Mundo

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Oviajante »

Boas Francisco,

Isso parece ser oleo do motor, o qual sai pela cambota, penso que sera a junta ( Retentor ) da cambota que ja deu a alma ao diabo, que e muito normal no Serie, tens de tirar o motor for a e colucar a junta ( Retentor ) nova, pois esse oleo ja esta a passer para o disco de embreagem.

Quanto as outras pingas da caixa de velocidades essas sao teimosas e nunca desistem.

Cumprimentos Lands
Avatar do Utilizador
Francisco Barbeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 06 jul 2015 11:49
Land Rover: Serie III 88
RTI: 0

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Francisco Barbeiro »

Obrigado pelo feedback, Oviajante!

Eu também ponderei essa hipótese, mas... Queria acreditar que era só do cárter! :(

Não me apetecia nada (€€€€€) sacar motor fora!

Não existe outra hipótese para remediar?! Sei lá, um pouco de silicone grey... Para ir aguentando o verão e depois com mais vagar (€€€€), sacar motor fora então?!

Abraço.

Mais opiniões são bem vindas.
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por nuno.1 »

Pensa assim, se tirares o motor aproveitas e fazes aí uma manutencao no que for necessário: tubos, relas. .. e aparece sempre mais alguma coisa.

Fazes já uma lista a do que vais verificar e ficas com isso novo.

Também não fica assim tão caro tirar o motor.
Imagem
Avatar do Utilizador
Francisco Barbeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 06 jul 2015 11:49
Land Rover: Serie III 88
RTI: 0

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Francisco Barbeiro »

nuno.1 Escreveu:Pensa assim, se tirares o motor aproveitas e fazes aí uma manutencao no que for necessário: tubos, relas. .. e aparece sempre mais alguma coisa.

Fazes já uma lista a do que vais verificar e ficas com isso novo.

Também não fica assim tão caro tirar o motor.
Bom dia nuno.1, sim de facto se efectivamente se confirmar a necessidade de ter que sacar o motor fora, aproveito para fazer uma boa revisão/manutenção, o problema é que já sei como é..quando se começa... aproveita-se para se fazer aquelas mariquices do lavar, pintar.... e já se sabe que isso tudo tem um custo, dai estar a perguntar se existiria alguma coisa só para desenrascar até ao fim do verão para depois o meter na garagem e lhe cair em cima.

Entretanto,
Também não fica assim tão caro tirar o motor.
se houver ai uma malta que se queira juntar para passar uma tarde armados em mecânicos, eu pago as minis! :D
Avatar do Utilizador
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 244
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831
RTI: 0
Localização: Algures pelo Mundo

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Oviajante »

Boas Francisco,

Esse motor e a coisa mais facil de se tirar, alias mexer nesse carro nao se precisa de ser mecanico, digo por experiencia propria, o meu desmonteio todo, restaurei-o todo e tudo feito por mim, podes dar uma vista no meu Bloog Oviajante74, depois de terminar voltei a desmontar toda parte da frente e montei de novo, e mais ainda nao parei, pois vou desmontar de novo, para colucar a caixa de velocidades de 5 a LT 85 do V8 109.

Se fosses da zona do Porto nao me importava nada de marcarmos um dia e ajudar-te no projecto,

Quando tirares o motor aproveita e coloca tudo o que poderes Novo, como diz o Nuno, pois assim andas mais uns anos sem problemas, de outra forma tens sempre pequenos precalços no dia a dia, como sabes estas maquinas ja teem uns bons Aninhos.

Cumprimentos Lands
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 30 dez 2011 00:35
Land Rover: Série III, de 1980
RTI: 0
Localização: Figueira da Foz

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Zédafigueira »

Parece que esteve algum tempo parado, o retentor da cambota está ressequido e deixa passar óleo. Troca-lhe o óleo por um mais espesso. Por norma coloco no meu óleo 20w50 ou 15w50, não é por acaso que é recomendado pelo fabricante.
Avatar do Utilizador
Francisco Barbeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 06 jul 2015 11:49
Land Rover: Serie III 88
RTI: 0

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Francisco Barbeiro »

Zédafigueira Escreveu:Parece que esteve algum tempo parado, o retentor da cambota está ressequido e deixa passar óleo. Troca-lhe o óleo por um mais espesso. Por norma coloco no meu óleo 20w50 ou 15w50, não é por acaso que é recomendado pelo fabricante.
Pois, parece que a "incontinência" é mesmo do retentor da cambota, ainda assim, amanha vou trocar apenas a junta do cárter, pois parece-me que também esta já deu o que tinha a dar. Vou trocar filtro do óleo e efectivamente mudar óleo. Quanto à sugestão do óleo mais espesso, a questão que coloco é, não vou ter problemas noutro lado?! Não vai aquecer mais?!

Desde já agradeço a todos as dicas que têm dado.

Abraços
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 30 dez 2011 00:35
Land Rover: Série III, de 1980
RTI: 0
Localização: Figueira da Foz

Re: Escorrer óleo! - Ajuda

Mensagem por Zédafigueira »

Porquê, aquece? Como esteve parado algum tempo, os favos do radiador não devem estar nas melhores condições. Resultado: sobreaquecimento do motor, logo aumento da temperatura dos fluídos e a consequente sobrecarga de todas as juntas que compõem o dito e o retentor da cambota então é uma das primeiras a ceder. Há três elementos no motor (radiador, bomba de água e termostato) se não estiverem nas melhores condições, o seu desempenho altera-se e até podem surgir avarias graves.
A solução será a que já foi referida, recondicionar o motor.