Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Responder
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por Henrique Ferreira »

Saudações, meus caros! :cool:
O Calor está a chegar, o gásoleo a aumentar (de preço), a biosfera a sofrer e eu vou mesmo avançar para o OV!!! :D
Tenho um SIII de 1979.
Gostava de ouvir as vossas experiências...
Há por aqui alguém com Series a OV? Percentagens? Avarias? Problemas?
Venham de lá essas opiniões!! ;)
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 08 mar 2007 00:37
Land Rover: Série 3 88" Diesel 1977
Defender 90 TD5 2005
EX - Freelander TD4 Sport 2004
Range Rover Evoque 2013 ed4 Dynamic
Sócio LCP: 0
Localização: Porto, Vila do Conde

Mensagem por andrealmeida »

O meu chega no fim do mês e nem sei quanto ele vai gastar, mas se o OV trouxer vantagens consideráveis eu avanço.
Imagem
André Almeida - Vila do Conde/Porto

1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV
Avatar do Utilizador
Toni Botelho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 180
Registado: 25 out 2005 21:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Real-Portugal/Irlanda

Mensagem por Toni Botelho »

Boas,

Mas o série suporta o óleo sem alterações!? Não será preciso mudar a bomba e o filtro???

Pelo menos nos carros mais recente é necessário fazer isso, pois o óleo é mais espesso que o diesel e a bomba não consegue fazer a sucção necessária, nem o filtro dar a passagem pretendida!

Cumps
QUANDO PASSAREM POR UM LAND ,CUMPRIMENTEM!!!

(Espírito Land-Rover)

ENGAGE BRAIN BEFORE OFF-ROADING
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

Pois, a questão é mesmo essa! :cool:
Diz quem utiliza, que desde que não se passe dos 50% (uns mais, outros menos) o S3 não se queixa! Com o tempo mais frio convem baixar as percentagens de OV...
Ainda na Sexta-feira, falei com o Pedro de Santarém que me garantiu que mete 50% de gasoleo e 50% de OV e o bicho dele nunca se queixou...
Lembro-me de ter ido na caravana para o Ibérico, atrás de um S3 a OV e ele tb não tinha nenhum equipamento extra... (O cheiro é que era enjoativo.... :D )
Também tenho lido que as bombas de injecção Bosch, não dão chatices nenhumas, já as Lucas deixam um pouco a desejar....
:p
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

Ora viva e tenham calma com isso.
Já deram uma vista de olhos neste forum www.novaenergia.net
Avatar do Utilizador
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Mensagens: 1085
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405
Localização: Lisboa

Mensagem por Henrique Ferreira »

josse4x4 Escreveu:Ora viva e tenham calma com isso.
Já deram uma vista de olhos neste forum www.novaenergia.net
Boa tarde, companheiro Josse!
Epá! Já perdi horas de volta desse forum que só peca pelos diminuitivos e nomenclaturas - ele é OV, OVU, OVD, BD, larga.... Vá-se lá entender... :D
O que é certo é que já vários maníacos usaram o OV nos Series e eles parecem gostar..... :cool:
Já os Diesel mais modernos, precisam de outros preliminares, isso é verdade.... :D
Aquele abraço
Henrique Ferreira
Avatar do Utilizador
Toni Botelho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 180
Registado: 25 out 2005 21:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Real-Portugal/Irlanda

Mensagem por Toni Botelho »

Boas,

Tenho um amigo que só mete óleo usado numa R#n@ult Express!
Não há misturas para ninguém! A única coisa que faz é filtrar o óleo para reter as partículas maiores! teve que mudar a bomba para uma Bosch(tem maior poder de sucção) e um filtro diferente, pois o de origem fica colmatado com o OV!

p.s. quando passo por ele é um cheirete a fritos...Parace uma roulotte de farturas..... :lol:

Cumps
QUANDO PASSAREM POR UM LAND ,CUMPRIMENTEM!!!

(Espírito Land-Rover)

ENGAGE BRAIN BEFORE OFF-ROADING
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 15 nov 2005 15:04
Land Rover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740
Localização: Santarém/Lisboa

Mensagem por whoopy »

Boas...

Como já referiu o Henrique, uso cerca de 50 a 60% de O.V., desde Outubro,
não foi necessário modificar nada, o rendimento é o mesmo, ainda não tive qq problema,
é melhor para o ambiente e para a carteira :D
e com a precentagem que coloco até nem acho o cheiro tau mau qt isso!

Abraço Landmaníaco :hello:
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos

2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia

Imagem
Avatar do Utilizador
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 260
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Nuno Dinis »

Para quem anda pouco no seu serie não se metam nisso... os problemas irão surgir mais tarde.
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 15 nov 2005 15:04
Land Rover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740
Localização: Santarém/Lisboa

Mensagem por whoopy »

...Boas Nuno Dinis, em que é que te baseias para fazer essa afirmação... alguém que conheças já teve problemas? Quais?
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos

2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia

Imagem
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

<no meu entender se for para andarem 10Km ao sabado e ao domingo acho q n vale o preço do oleo. :(
para esses Km podem andar a gasoleo.
só vale para quem anda mais 25Km e no verão.
já agora depois do passeio "Portugal lés a lés" vou fazer um passeio TT para land movidos a OVD e BIO em Setembro na Serra Aire e Candeiros é um passeio TT ma scoltural vai ter visitas as grutas etc etc
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 15 nov 2005 15:04
Land Rover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740
Localização: Santarém/Lisboa

Mensagem por whoopy »

:cool:

Bela ideia josse4x4 em principio podes contar com o meu Series para esse passeio visto que fica aqui perto!!! :D
Vai dando noticias!
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos

2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia

Imagem
Avatar do Utilizador
Haddes
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 08 fev 2014 21:07
Land Rover: Serie III 2.25 diesel 1981
RTI: 0
Localização: Ribatejo

Re:

Mensagem por Haddes »

whoopy Escreveu:Boas...

Como já referiu o Henrique, uso cerca de 50 a 60% de O.V., desde Outubro,
não foi necessário modificar nada, o rendimento é o mesmo, ainda não tive qq problema,
é melhor para o ambiente e para a carteira :D
e com a precentagem que coloco até nem acho o cheiro tau mau qt isso!

Abraço Landmaníaco :hello:
Caro whoopy,

Ainda anda a OV hoje em dia? Se sim, teve algum problema com a mecânica?

Obrigado,
Última edição por Haddes em 10 mai 2014 19:18, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 292
Registado: 15 nov 2005 15:04
Land Rover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740
Localização: Santarém/Lisboa

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por whoopy »

Tenho o SERIES parado à dois anos para uma grande revisão, mas já não andava a OV à algum tempo porque começou a ficar quase ao preço do gasóleo.

Para já identifiquei a entrada do tubo de gasóleo (onde tem uma rede que faz de pré filtro) entupida com uma gordura pastosa e mesmo seca, que julgo ser do OV.
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos

2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia

Imagem
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por pelesapo »

Os séries com gasóleo normal já se arrastam, se for com óleo vegetal o indíce de cetano baixa muito tornando o serie uma arrastadeira. Mas tem uma vantagem são clientes para os tecnicos de sistemas de injecção e para os mecânicos :D :D
Última edição por pelesapo em 12 mai 2014 21:22, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Haddes
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 08 fev 2014 21:07
Land Rover: Serie III 2.25 diesel 1981
RTI: 0
Localização: Ribatejo

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por Haddes »

whoopy Escreveu:Tenho o SERIES parado à dois anos para uma grande revisão, mas já não andava a OV à algum tempo porque começou a ficar quase ao preço do gasóleo.

Para já identifiquei a entrada do tubo de gasóleo (onde tem uma rede que faz de pré filtro) entupida com uma gordura pastosa e mesmo seca, que julgo ser do OV.
Obrigado pelo feedback.
Avatar do Utilizador
balta
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 813
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151
Localização: Moçambique/Malawi/Valongo

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por balta »

Epá :roll:
É um caso a pensar... faço todos os dias cerca de 40km e a média de consumo anda nos 10l :yikes:
E como dizem, está aí à porta o verão, e vão ser muitos mais... se o OV não fizer mal ao landinho, porque não!
Luis Correia
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 18
Registado: 18 abr 2014 22:18
Land Rover: serie 2A ; 88 regular ; 2250 diesel de 1968
RTI: 0

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por Luis Correia »

eu andei anos com uma 300td de 79 a OV e nunca tive problemas. vendi-a para restaurar o meu serie 2a e este vai andar a OV, sem duvida.
Avatar do Utilizador
Cassadoure
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 17 jun 2010 10:13
Land Rover: Disco 300 1996
RR P38 1996
SII regular 88 1969
RTI: 0

Re: Séries a Óleo Vegetal - Quantos temos??

Mensagem por Cassadoure »

O meu só anda a OV (e usado. de preferência) e nunca se deu mal; já agora essa dos séries se arrastarem tem que se lhe diga; se for fora de estrada e por caminhos de cabras eu gosto de ver os outros a ficarem atascados... atrás de mim...!
Responder