Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu:Boas:

O meu, atraves do faultmate, anda sempre dos 90 para cima (tirando as descidas onde desce para valores mínimos de 80), e nas subidas chega facilmente aos 100ºC...
Obrigado pela partilha Manuel,
Mas será que não há algo de errado por aí?

Já agora, o ponteiro quando estás no +- 100, está nas 12H00, certo?
Um abraço.

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu:Boas:

O meu, atraves do faultmate, anda sempre dos 90 para cima (tirando as descidas onde desce para valores mínimos de 80), e nas subidas chega facilmente aos 100ºC...
Obrigado pela partilha Manuel,
Mas será que não há algo de errado por aí?

Já agora, o ponteiro quando estás no +- 100, está nas 12H00, certo?
Boas:

O meu entre os 85 e os 105 esta sempre abaixo das 12h, e depois dos 105ºC é que passa dos 105ºC...
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mcapinha »

mpblue Escreveu:Boas:

O meu, atraves do faultmate, anda sempre dos 90 para cima (tirando as descidas onde desce para valores minimos de 80), e nas subidas chega facilmente aos 100ºC...
Estou com o Paulo, isso não é alto ?
Eu costumo andar com o Hawkeye ligado em qq viagem grande (sim, sou paranoico em relação a este assunto):
Este fim-de-semana, na subida grande da A8, de Loures para a estação de serviço da Repsol, cheguei aos 96ºC. Isto com uns 30º de temperatura exterior, o AC ligado e a subir a uns 110km/h.
Na segunda, fiz Lisboa-Braga pela A1. Com uns 20ºC exteriores às 6h00 e a subir a serra dos candeeiros, não me passou dos 95º.
Fora isso, em plano, nunca me passa dos 85ºC. Em descidas grandes desce a temperatura e anda à volta dos 75-78.
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mmgameiro »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu:
De qualquer maneira, mandei fazer um "T", (resta saber se cabe :bolas: ) que além de levar, o switch das fans, vai levar um sensor de temperatura de água.
Antes de avançar para 100% eléctrico, quero medir a temperatura....
Nao faças isso o sensor deve estar ligado aos tubos que vao para o radiador da sofagem é essa agua que te diz a temperatura real do motor... se vai por no T antes de termoestato vai ter temperaturas muito variadas
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mcapinha Escreveu: ...
Eu costumo andar com o Hawkeye ligado em qq viagem grande (sim, sou paranóico em relação a este assunto):
Este fim-de-semana, na subida grande da A8, de Loures para a estação de serviço da Repsol, cheguei aos 96ºC. Isto com uns 30º de temperatura exterior, o AC ligado e a subir a uns 110km/h
...
Mcapinha, já agora, dado que andas com o teu "falcão", se puderes e se for oportuno,
Verifica, se notas melhorias no arrefecimento com rpm mais baixas.... ou seja, ires em 4ª as 2000, em vez de ires 3ª a 3000...

Para tentar clarificar, o que li é verdade ou não, que a partir de X valor de rpm, o viscoso "desliga", ou seja não acompanha a rotação do motor...
tenho a ideia de esse valor ficar nos 3000 rpm... ou talvez menos.
Um abraço.

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mmgameiro Escreveu: Nao faças isso o sensor deve estar ligado aos tubos que vão para o radiador da sofagem é essa agua que te diz a temperatura real do motor... se vai por no T antes de termoestato vai ter temperaturas muito variadas
Obrigado Miguel pelo teu input....
Um abraço.

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:
mpblue Escreveu:Boas:

O meu, atraves do faultmate, anda sempre dos 90 para cima (tirando as descidas onde desce para valores minimos de 80), e nas subidas chega facilmente aos 100ºC...
Estou com o Paulo, isso não é alto ?
Srs:

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A subida de temperatura é na subida de Esposende, e na descida para Viana, baixa a temperatura, isto tirado num dia fresco, sem AC, e sem a Box de potencia instalada. Como podem ver tambem pelo grafico, a temperatura do motor está ligada directamente a temperatura de ar na admissão, pelo que o intercooler tem papel muito importante no funcionamento do motor...
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mcapinha »

Essa correlação é muito interessante, porque tenho ideia que o meu turbo anda com a pressão mais baixa do que o standard (desconfio que tenho um furito no IC). Poderá explicar as temperaturas mais baixas que eu vejo no meu motor e uma eventual perda de rendimento.

Tens ideia de qual é o valor daquele pico da temperatura (+-105ºC) ?
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:Essa correlação é muito interessante, porque tenho ideia que o meu turbo anda com a pressão mais baixa do que o standard (desconfio que tenho um furito no IC). Poderá explicar as temperaturas mais baixas que eu vejo no meu motor e uma eventual perda de rendimento.

Tens ideia de qual é o valor daquele pico da temperatura (+-105ºC) ?
+103,92ºC... :D

turbo com pressão maxima de 126,20 kPa (1.262 bar)... (e tambem tenho um furinho num favo à entrada...)
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu:
mcapinha Escreveu:Essa correlação é muito interessante, porque tenho ideia que o meu turbo anda com a pressão mais baixa do que o standard (desconfio que tenho um furito no IC). Poderá explicar as temperaturas mais baixas que eu vejo no meu motor e uma eventual perda de rendimento.

Tens ideia de qual é o valor daquele pico da temperatura (+-105ºC) ?
+103,92ºC... :D
Turbo com pressão máxima de 126,20 kPa (1.262 bar)... (e também tenho um furinho num favo à entrada...)
Por acaso, a correlação é deveras interessante (ainda mais com o "outro" tópico ;)).
Ou seja, vem confirmar que partindo do principio que a temp ambiente "estável", ou seja, considerando-a uma constante, o IC, não só afecta as prestações, como e muito mais "interessante" a temperatura do radiador. :ler:
É lógico, mas nunca pensei que fosse assim tão "importante"

Em relação ao turbo, Eu tenho o meu a dar "só" 0,9/ 1,0 (aferidos com um sensor made by RPC, mas testado na CACIA :sing: ), tendo 0,1 como erro ).
(a waste gate vai ser mexida / ou procurar por fugas).
Já agora, como descobristes o "furinho" ( há coisas por vezes tão óbvias, mas que escapam....)
Está agendado uma vistoria, bem como mudança de ts, instalação de sensores, e estudo só para já da eléctrica.

No entanto continuo achar que isso está muito quente!!!
Tinhas viscoso ou ventoinha eléctrica?
Um abraço.

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:Em relação ao turbo, Eu tenho o meu a dar "só" 0,9/ 1,0 (aferidos com um sensor made by RPC, mas testado na CACIA :sing: ), tendo 0,1 como erro ).
(a waste gate vai ser mexida / ou procurar por fugas).
Já agora, como descobristes o "furinho" ( há coisas por vezes tão óbvias, mas que escapam....)
Está agendado uma vistoria, bem como mudança de ts, instalação de sensores, e estudo só para já da eléctrica.
Os sensores do motor e auxiliares já os mudei todos por novos, e atenção que existem algumas alterações de sensores por mais recentes (os originais foram substituidos pela marca por novas referencias...).

O furinho do intercoooler descobri quando o tirei uma das vezes, porque tinha muito oleo+pó no exterior do intercooler, só numa zona especifica, e depois foi investigar um pouco mais. Ainda não consegui eliminar o dito... :x
tomcat Escreveu:No entanto continuo achar que isso está muito quente!!!
Tinhas viscoso ou ventoinha eléctrica?
Na altura das medições acima, com ventoinha electrica...

Mas tenho umas medições com o viscoso algures... :ler:
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

mesmo trajecto que anterior, já depois da reparação da cabeça e termostactos novos, com viscoso, e powerbox:

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu:mesmo trajecto que anterior, já depois da reparação da cabeça e termostactos novos, com viscoso, e powerbox:
Boas,
É curioso verificar a estabilidade da temperatura de admissão, com o viscoso.

Manuel continuo achar que os tens valores demasiados altos, sobretudo o pico de + de 100 ºC, com a velocidade nos 110 km/H.
De certeza que recolocastes tudo o que removestes?

Repara, tens que ter algum stress... vai contra que tem "máquina"
mcapinha Escreveu: Estou com o Paulo, isso não é alto ?
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Este fim-de-semana, na subida grande da A8, de Loures para a estação de serviço da Repsol, cheguei aos 96ºC. Isto com uns 30º de temperatura exterior, o AC ligado e a subir a uns 110km/h.
Na segunda, fiz Lisboa-Braga pela A1. Com uns 20ºC exteriores às 6h00 e a subir a serra dos candeeiros, não me passou dos 95º.
Fora isso, em plano, nunca me passa dos 85ºC. Em descidas grandes desce a temperatura e anda à volta dos 75-78.
Mas mesmas condições, como se comportaria o teu?
Com AC ligado?

Pelos teus upgrades, tens as ventoinhas do AC "sempre" a entrar :o

Ainda tens o "T" da experiência eléctrica la metido?
Eu, arranjava um sensor/ manómetro e enfiava lá ;)
Um abraço.

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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:Mas mesmas condições, como se comportaria o teu?
Com AC ligado?

Pelos teus upgrades, tens as ventoinhas do AC "sempre" a entrar :o

Ainda tens o "T" da experiência eléctrica la metido?
Eu, arranjava um sensor/ manómetro e enfiava lá ;)
Não faço ideia, mas as ventoinhas do AC não estão a entrar, mesmo a subir o marão, que só consigo em 3ª e entre os 80 e os 90 km/h (recordo que o meu é automatico, logo as relações de caixa e rotações são diferentes... (sem esquecer os sapatos AT na medida 255/55R18...)

A tubagem voltou toda à origem, sem cortes ou sensores pelo meio... e os sensores do motor são todos novos e originais...
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mcapinha »

Bem, a verdade é que a razão do sistema de arrefecimento ser fechado e pressurizado, é a de aumentar o ponto de ebulição do refrigerante, por aumento de pressão. Logo, os Srs. engenheiros da LR/BMW anteciparam a eventualidade do refrigerante estar a mais de 100ºC, portanto esses picos de temperatura não serão assim tão relevantes, ou pelo menos, não esperados.
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:Bem, a verdade é que a razão do sistema de arrefecimento ser fechado e pressurizado, é a de aumentar o ponto de ebulição do refrigerante, por aumento de pressão. Logo, os Srs. engenheiros da LR/BMW anteciparam a eventualidade do refrigerante estar a mais de 100ºC, portanto esses picos de temperatura não serão assim tão relevantes, ou pelo menos, não esperados.
Não esquecer o anti congelante que aumenta o ponto de ebulição do circuito de refrigeração...
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por mcapinha »

Não me esqueci. Mas parece-me sensato, e do lado da segurança, que tenham admitido existirem situações em que o sistema tenha só água (por exemplo em caso de emergência, onde não há anti-congelante à mão..).
Se eu comprasse um todo-o-terreno de 10.000 contos e por alguma razão tivesse que lhe meter água no meio do mato, não ia ficar nada agradado se o motor desse o berro por causa disso :)
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Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Mensagem por tomcat »

mcapinha Escreveu:Não me esqueci. Mas parece-me sensato, e do lado da segurança, que tenham admitido existirem situações em que o sistema tenha só água (por exemplo em caso de emergência, onde não há anti-congelante à mão..).
Se eu comprasse um todo-o-terreno de 10.000 contos e por alguma razão tivesse que lhe meter água no meio do mato, não ia ficar nada agradado se o motor desse o berro por causa disso :)
Mcapinha, discordo!!! :mad: e todo digo-te porquê.
. Caso de emergência, chamas a assistência em viagem e logo de seguida o motorista.
. água ???? eu só ponho Diesel ou gasolina, tá ver?
. ir para o meio do mato.... que horrrooreeeee?
:sing:
Um abraço.

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