Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

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jpcme
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Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Vamos tentar explicar as principais diferenças e características do equipamento feito por estas principais marcas de bloqueios.

ARB

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Este Diferencial é de construção idêntica aos Diferenciais "Abertos".

É constituído por satélites e planetários, igual a um diferencial original, aos que vem nos nossos carros.

Tem no entanto um mecanismo extra que "encrava" todo o mecanismo que permite fazer o efeito de Diferencial.

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A sua grande vantagem é ser um diferencial normal e nada se notar em condução normal e de dia-a-dia, sendo no entanto bastante robusto.

Quando em situações extra "normal", tem um mecanismo, accionado pneumática mente que permite o tal encravamento e assim bloquear a 100% o Eixo, tendo o utilizador a mesma rotação em ambas as rodas.

Precisa logicamente de ser instalado no veículo em questão de um compressor/deposito de ar, para termos "força" pneumática para fazer accionar este equipamento.

Esta, solução é muito boa, mas devido á complexidade do equipamento, surge-nos a um preço mais elevado do que algumas outras soluções que existem no mercado (pelo menos á primeira vista, pois existem coisas que não podem ser comparadas).
Última edição por jpcme em 04 dez 2010 01:05, editado 4 vezes no total.
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Bloqueios Diferencial - ARB Vs Detroit Vs KAM 2

Mensagem por jpcme »

Detroit Locker

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Este "Diferencial" está sempre bloqueado a 100%, possuindo apenas um mecanismo que permite deslizar os dois semi-eixos quando temos tracção em ambas as rodas e existe necessidade de desfasamento (por exemplo a fazer uma manobra em asfalto a baixa velocidade), pois em esforço ele mantém-se "soldado".

Em linguagem comum, chamam-lhe "eixo de carroça", pois é como se não existisse Diferencial.

É uma solução relativamente barata (eu não o comparo ao ARB, pois o artigo não oferece a mesma solução), mas o que é certo é que o seu preço é menos de metade, quando se avalia um ARB mais Compressor.

No entanto é uma solução radical, pois no dia-a-dia vamos andar sempre com um eixo com duas rodas a "puxar" o mesmo, em recta em curva seja no que for, o que irá alterar o comportamento do veículo.

Em veículos de curta distância entre eixos estes sintomas agravam-se.

Para quem não se importar com estas alterações de comportamento e desgaste mecânico e de pneus, é uma boa solução.
Última edição por jpcme em 16 fev 2007 02:11, editado 3 vezes no total.
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Bloqueios Diferencial - diferenças entre ARB e Detroit 3

Mensagem por jpcme »

Detroit TrueTrack (Torsen)

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Este sim, é o Diferencial por excelência.

As características deste diferencial já estão retratadas no artigo sobre diferenciais do tipo TorSen - Torque Sensitive.

Ele pode e deve ser usado em qualquer eixo (frente e trás) e não coloca qq problema, muito pelo contrário.

No dia a dia ele é um excelente "amigo" dando a tracção necessária em curva, em chuva, piso com areia, etc etc.

No TT ele tb nos dá uma preciosa ajuda e até é superior em alguns casos aos bloqueios de 100%.

A única grande diferença é que em situações de "rodas no ar" como foi dito no artigo sobre diferenciais ele não actua, deixando o veículo pendurado.

Optando por este equipamento, o utilizador tem de saber que não tem 100% de tracção se uma roda levantar, então muitas vezes temos de utilizar a técnica do "ganhar lanço" e com alguma inércia tb conseguimos passar os obstáculos.

É sem sombra de dúvidas o bloqueio mais equilibrado e um dos melhores Diferenciais do mundo.

Será a escolha acertada para as pessoas que querem ter um bom TT sem comprometer o comportamento em estrada (quando comparado com o Locker).

Quando comparado com o ARB ele não é tão eficaz na parte do trial, mas é muito melhor em estrada, chuva etc pois actua sempre e o ARB nós só o utilizamos quando o ligamos.

O TrueTrack é um companheiro que nos ajuda desde o arranque até ao estacionar ao final do dia.
Última edição por jpcme em 16 fev 2007 02:10, editado 1 vez no total.
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Bloqueios Diferencial - ARB Vs Detroit Vs KAM 4

Mensagem por jpcme »

Diferenciais KAM

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Estes diferenciais são menos conhecidos do grande Publico, mas são uma autêntica obra de arte (sendo eu tendencioso), mas paço a explicar.

Tendo a KAM, empresa Inglesa, já alguma tradição na metalomecânica e em concreto, neste tipo de equipamentos (Diferenciais, semi-eixos, etc), ele começaram a produzir com o intuito de fornecer as forças armadas e assim tiveram especial atenção a dois factores, simplicidade de uso, fiabilidade e robustez.

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Este diferencial é do tipo 4 satélites (contra o dif de origem que só tem 2 satélites).

O seu funcionamento é estilo o ARB, ou seja, quando desligado ele funciona como um Diferencial "aberto" ou normal.

Quando "ligado", ele passa a ser um bloqueio a 100%, exactamente como no caso do ARB.

No entanto, o sistema de accionamento é totalmente diferente do ARB (comparo com o ARB, devido a este ser conhecido e uma referência, só isso, pois são muito diferente e tb mais uma vez não comparáveis), consiste numa válvula solenoide (um motor eléctrico), que faz accionar um veio, como podemos ver na fig.

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Menos bom:
- instalação complexa e obrigatoriedade do uso de semi-eixos específicos

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Atenção agora vem a parte melhor

Apesar de ser muito robusto, bla bla bla, este diferencial tem uma coisa que eu acho ideal, é a possibilidade de colocar um KIT de Limited Slip (deslizamento limitado), tornando-o um diferencial auto-blocante, quando está no seu estado normal ou seja "desligado".

O que é que se obtém?

Obtém-se o melhor de um ARB, que é conseguir ter um bloqueio a 100%, quando se liga o botão.

E consegue-se para outras situações, tendo o botão desligado, o tal mecanismo de discos, que vão permitir ter algo estilo TrueTrack (embora de accionamento completamente distinto).

Em vez de ter os tais 3 carretos como o TORSEN, ele tem um conjunto de discos (estilo embraiagem de mota), que ao notarem um deslizamento superior, criam atrito e passam o binário de um lado para o outro.

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Concluindo, ter um Diferencial deste tipo com o tal kit LSD é a mesma coisa que ter dois em um, temos um Bloqueio a 100%, quando ligamos o botão e temos um autoblocante quando o botão está desligado, é a solução perfeita (temos um dif para o TT extremo e para o dia-a-dia, enfim para tudo).

Mas como não existe "Bela sem senão", o pior é o preço deste conjunto.
Última edição por jpcme em 16 fev 2007 02:08, editado 1 vez no total.
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Bloqueios Diferencial - Maxi-Drive

Mensagem por jpcme »

Diferenciais Maxi-Drive

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Ora bem, estes são os famosos diferenciais Australianos, material de 1ª

Este diferencial é do tipo ARB e do KAM, mas com um accionamento diferente.

O que faz accionar o mecanismo para realizar o bloqueio a 100% é através de Vácuo, sim Vácuo.

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Tem um motor e uma válvula anti-retorno que provoca vácuo fazendo deslizar o mecanismo e provoca o bloqueio.

As grande vantagens deste sistema, dizem eles, é que não tem problema de condensações e portanto aparecimento de humidade no sistema, é especialmente silencioso quando comparado com o ARB ( que sem sobra de duvida é o mais ruidoso, pois tem compressor).

A rubostez, eles dizem que é das melhores e por isso em competição ele é bastante usado, realmente tem dado provas.

Os semi-eixos da maxi-drive são dos melhores existentes no mercado, devido ao aço utilizado e aos tratamentos térmicos que eles lhes dão.

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Última edição por jpcme em 16 fev 2007 18:11, editado 1 vez no total.
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Mensagem por VASCO_ »

Excelente!!! Resumo e comparativo excelentemente conseguido!!!
:cool:
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Mensagem por FLG »

Trabalho exemplar. :god:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
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Mensagem por Gafas »

Marabilha. :cool:

Só faltam os €€€€.
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Henrique Ferreira
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Mensagem por Henrique Ferreira »

5 estrelas!!!
Companheiro JP estás de parabéns!! :D
Realmente só não aprende quem não quer! :sing:
Obrigado!
Aquele abraço
Henrique Ferreira
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hugocvaz
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Mensagem por hugocvaz »

:cool:
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Mensagem por Samuel_Alves »

GRANDE JP

os meus parabens e obrigado pela informaçao :cool:

hoje ja ganhei mais um ou dois quilos! Em cultura TT... :D
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Bloqueios Diferencial - QUAIFE (7 maravilha)

Mensagem por jpcme »

Vamos então falar um pouco deste diferencial, ainda pouco conhecido no mundo do TT mas muito conhecido e reconhecido no mundo automovel.

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Quaife Diferencial ATB Imagem

Este diferencial é muito interessante, chama-se ATB - Automatic Torque Biasing (transferidor automático de Torque ou binário).

Ele tem este nome devido ao seu mecanismo interno, que ao detectar a roda com mais tracção, transfere automáticamente a "potência" torque para essa mesma roda, exatamente o contrário de um diferencial normal (Dif. "Abertos").

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Como se podera ver na proxima figura, este diferencial consegue actuar assim devido a um jogo de carretos helicoidais (de dentado diagonal) que são flutuantes.

Entre os planetários existem uns discos/molas que provocam e mantêm uma pre-carga, mas que quando existe deslizamento de uma da roda, provoca um deslizamento radial e axial destes carretos sobre os planetários, ligando assim os dois semieixos.

Mas o mais interessante é que em situação alguma este conjunto fica rigidamente solidário como numa situação de um bloqueio a 100% evitando danos no material (semieixos partidos, etc).

Esta operação efectuada pelo ATB é suave e progressiva, assegurando sempre a melhor tracção "grip".

Como este processo é automático e mecânico, temos o melhor de um "locker" e a performance de um TorSen sem intervenção humana e gerido com 100% de eficácia.

Este diferencial entra na classe dos LSD - Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado).

Imagem__________ Imagem__________Imagem

Com um diferencial aberto normal, muita da potência é perdida durante a rotação das rodas sob acelaração. Isto acontece porque o diferencial aberto desloca a potência para a roda com menos aperto, ao longo do trajecto de menos resistência. A capacidade de torque da unidade de Quaife é aumentada ou diminuída variando os ângulos da hélice e da pressão dos dentes da engrenagem. A operação é automática e a unidade actua directamente no diferencial. Não há nenhuma placa de embraiagem sujeitoa desgaste como noutro tipo de Diferenciais LSD

O Quaife A.T.B., entretanto, faz o oposto. Detecta que roda que tem mais tracção, e transfere a mesma para essa roda. Faz isto suavemente e constantemente, e sem nunca retirar potência à outra. Em drag-race, portanto em acelerações em linha recta, isto resulta numa transferência de potência 50/50 para cada roda, obtendo essencialmente uma tracção final duas vezes superior a um dif. normal ou aberto.
Em curva, ao acelerar, o Quaife A.T.B. transfere a maior potência para a roda exterior, reduzindo a rotação da roda de dentro. Isto permite que o condutor comece a acelerar mais cedo, saindo da curva a uma velocidade mais elevada.

Num carro de 4 rodas motrizes , quando temos situações de a maior parte do peso passar para trás (ex: aceleração) as rodas da frente giram “loucas”. Mesmo com um diferencial de deslizamento limitado viscoso, isto acontece porque as rodas deslizarão antes que o líquido viscoso aqueça e se forneça a força de aperto adicional. Com o diferencial central da Quaife A.T.B. este mesmo aperto é mais rápido e consegue-se um “lançamento” do veiculo para a frente mais firme e consistentemente.

O Quaife A.T.B. controla também a perda da tracção quando as rodas estão em superfícies escorregadias tais como o gelo, neve ou lama, fornecendo uma transferência apropriada para ajudar a superar estas circunstâncias adversas. O diferencial da Quaife fornece constantemente uma variação infinita de transferência de tracção. O poder é transferido automaticamente sem o uso de discos de fricção que são usados noutros projectos de diferenciais LSD.

O projecto da Quaife oferece a tracção máxima, melhora a manipulação e a direcção, e coloca a potência aonde é mais necessário.

O Quaife é extremamente forte durável, devido a que o Quaife é totalmente mecânico e não tem nenhuma placa ou embraiagem que pode desgastar ou necessitar de substituição. Todos os diferenciais de Quaife A.T.B têm garantia vitalicia.
O Quaife é para situações de competição e outras não standard como o TT.

Não necessitaremos mais de ter medo de ao colocar um diferencial a 100% de accionamento humano, no eixo da frente, que se parta algum componente, por se ter virado a direcção ou por não se ter “desligado” a tempo o Dif lock.

Assim poderemos usufruir plenamente da condução sem termos problemas de “partir” e de ficar sem tracção.


Eles podem ser vistos em: http://www.quaife.co.uk/Land-Rover-Rang ... fferential

Aqui em portugal quem os comercializa é a All 4X4 http://www.all4x4xfar.com
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raul silva
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Mensagem por raul silva »

JP, parabéns por te teres dado ao trabalho de esclarecer a malta,
o artigo está excelente, acrescento no que diz respeito ao quaife
que este diferencial, além de ser um diferencial de rally e poder
ser utilizado em situações de corrida, suportando temperaturas e esforços
elevados, protege também muito bem os grupos cónicos por não
"vergar" tanto como os outros e não permitir tanto que haja esforços
na ponta dos dentes e da coroa provocando fracturas nos dentes,
sendo assim tão bom para rally como para trial, se colocado no eixo
da frente. A diferença deste para o truetrac está em o truetrac
ser um "medium duty" e o quaife um heavy duty tendo eu, por isso,
optado por colocar 3 quaifes no Bowler do Nuno Ferreira para o Dakar
que foi patrocinado pela all4x4, tendo este feito todo o rally sem
quebras, como sabem, e sem mudar material na transmissão, embora
também possuisse semieixos maxidrive. Estou há uns tempos para
enviar umas fotos para a montagem do quaife a substituir o diferencial
central mas ainda tenho que aprender como fazer isso. Já agora o
quaife para o diff. central do discovery II é uma excelente solução.
Cumpts.
raul
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Re: Raul

Mensagem por jpcme »

Obrigado Raul

Fiz este artigo, com alguma dificuldade, pois tive de estudar um pouco antes de o redigir.

Embora esteja escrito no meio do último texto, faltou-me salientar o facto da Quaife ter os kit's para colocação no diferencial central dos nossos LAND ROVER's, equipamento que as outras marcas não possuem.

Quando ao disco II, eu se o tivesse, gostaria de comprar o kit de tirantes, para colocar o bloqueio típico dos nossos LandRovers, visto que a caixa é a mesma do costume, estou certo? corrige-me sff.

Claro que se colocarmos um Quaife, o disco fica um "bicho", porque vamos poder usufruir sempre, quer em TT, quer em estrada e isso é muito importante e bom.

Mais uma vez obrigado e gostaria que sempre que entenderes me ajudasses pois tenho muito que aprender contigo.

Abraço
JP
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raul silva
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Mensagem por raul silva »

O kit de tirantes de um 300 da sucata serve para o disco td5, tendo
que se colocar também o selector o que implica comprar numa sucata
tudo, desde o selector com a manete e os tirantes. Sempre ficará mais
barato que um kit de cabo da ashcroft que tem um preço exagerado.
Cumpts.
raul
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Mensagem por TiagoFerreira »

Muito bom artigo!!

Excelente mesmo ;)
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Artur Pinto
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Mensagem por Artur Pinto »

Ora viva..
Antes de mais devo dizer que fiquei :yikes: quando li o artigo postado.. Sem duvida que merece todo o louvor pelo artigo desenvolvido.. PARABÉNS ao JPCME.. E como leigo que sou, o mais incrivel é fiquei a perceber num espaço de 15minutos (+/-) o funcionamento dos diversos tipos de diferênciais. É caso para dizer que "o saber não ocupa espaço". Eu gostaria de colocar apenas umas questões. Se me poderem ajudar agradecia imenso.. Encontro-me a elaborar um projecto para um Discovery 300 :driving: , e gostava de colocar bloqueios ARB. No entanto, e depois do que li, vejo que os Quaife são bastante mais fiaveis quer ao nível técnico quer ao nível mecânico. Os semi-eixos e homocinéticas vao ser reforçados e a minha duvida principal é qual sera a melhor opção a investir nos bloqueios? Quaife só à frente, Quaife à frente e atrás, Quaife à frente e ARB atrás ou ARB à frente e atrás? E claro, os €€€??? No site da All 4x4 não apresentam os ditos quaife... ja não vendem estes bloqueios? a diferença de preço é muita? Agradeço desde já o esclarecimento da dúvida/opinão técnica...

Um grande abraço, e mais uma vez
Parabéns pelo excelente trabalho.. :cool: :cool: :cool:
Quinel
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Mensagem por Quinel »

Boas,

Antes de mais parabéns pelo artigo, está bem resumido e bem explícito.

Existe no entanto, determinados pormenores que muitas vezes são dados como garantidos, e que na minha opinião são mais gosto e necessidade pessoal, nomeadamente na questão dos diferenciais torsen VS bloqueios 100%. Ainda que sem dúvida que num veículo de tt de velocidade como um bowler os diferenciais tipo torsen sejam a melhor escolha, num veículo trialeiro, na minha opinião, isso está longe da verdade.

Eu tenho um Defender com Detroit Locker na traseira e TrueTrac na frente (dif tipo torsen, tal como o Quaiffe), e no tipo de todoterreno que faço o meu Defender não é tão capaz como os que estão equipados com bloqueios 100% em ambos os eixos, e já pude comprovar isto imensas vezes. A verdade é que com um roda no ar, os torsen não trabalham, e ainda que muitas vezes possamos usar o truque do travão, em muitas outras este truque é inviável. Em trial, na minha opinião, os bloqueios 100% são a verdadeira escolha eficaz (nem existe sequer outra opção nos verdadeiros veículos de trial, os RockCrawlers).

Quanto aos bloqueios KAM, na minha opinião, não são bloqueios tão bons assim. Para além de serem extremamente complexos de instalar, quando comparados com os restantes modelos, têm um grande defeito (não sei se com este novo desenho o defeito foi eliminado), que é o facto de apenas funcionarem com os semieixos da KAM (que possuem um estriado mais longo devido ao sistema de bloqueio). O problema aqui é que os semieixos da KAM são de baixa qualidade, e partem com alguma facilidade e acabamos com um conjunto que não é tão fiável assim.
Em relação à "vantagem" de serem um LSD, com opção 100%, convém relembrar que este LSD é por anilhas (tal como os dos veículos japoneses) e que ao fim de alguns kms precisam de ser abertos e reafinados pois perdem a capacidade de funcionamento.

Por fim, penso que ficou por mencionar o que é para mim realmente a melhor opção em termos de bloqueios para LAND ROVER - Jack McNamara. Estes bloqueios de fabrico australiano, para além de serem os mais resistentes e bem desenhados de todos, são os únicos que incluem realmente todos os componentes do eixo, isto é, são fornecidos em conjunto com um grupo cónico do tipo Hypoid, que é bem mais resistente que o tradicional grupo cónico Rover (de desenho espiral, e que é mantido em todos os outros bloqueios mencionados). Para além disso, estes diferenciais podem ser fornecidos de modo a aceitarem semieixos com estriado de 30, que possuem um diâmetro superior aos semieixos tradicionais.

Cumprimentos e uma vez mais parabéns pelo artigo
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Muito Obrigado e parabéns Também.

Mensagem por jpcme »

Olá

Desde já, agradeço o elogio, mas até não acho que "os" meus artigos estejam assim tão bons.

Mas o requerido era uns artigos em linguagem de "café", para estarem acessíveis a toda a gente.

Quanto aos bloqueios, eu tb gosto de ter uns a 100%, mas por outro lado adoraria usufruir o que os outros nos dão no dia a dia, areia, neve, agua, curva, etc.

Temos que nos lembrar que de trial, nós fazemos muito pouco (nós, refiro a maior parte das pessoas deste clube), e nem todos são Defenders, existem discos, ranges, etc, carros que já circulam com velocidades um pouco superiores aos dos carros trialeiros.

E neste caso, os Torsen e Cia, são bem úteis.

No meu Defender, tenho ARB a trás, mas no RR P38A gostaria de ter uns do tipo Torsen...

Para finalizar, obrigado pela opinião e por ter acrescentado algo mais ao que escrevi, eu estou muito, muito longe de saber tudo.

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Cumprimentos
JP

P.S. Porque não faz um artigo sobre os Jack McNamara
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Mensagem por terracotta »

Boas!

Parece-me a mim que, para quem usa o carro no dia-a-dia, e ao fim de semana dá um giro pelo monte sem grandes aventuras trialeiras, o Truetrac será a opção mais válida, quer em estrada, quer no monte. :cool:
Já para não falar no aspecto economico, pois pelo que percebi, estes diferenciais não obrigam a trocar de semi-eixos, pelo que, com o preço de um diff 100% + semi-eixos, dá para colocar Truetracs à frente e a trás! ;) (mais €, menos €) ficando com um excelente desempenho on/off road. (diria brilhante, mesmo!)
Se estiver enganado, por favor corrijam-me. :god:
Abraço,
Nuno Mendes


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