jpcme Escreveu:Nuno lembras-te de uma vez que Eu e o mauricio estavamos no topo de uma subida a estragar a saida da mesma ?
(penso que foi no Lagaradas)
A subida era tão facil que tivemos de fazer um buracão para apimentar as coisas...
Lembras-te de quem não conseguiu subir? Fostes Tu...
Não subistes na parte aonde cruzava violentamente...
Com ARB e inércia subia-se... isto quererá dizer alguma coisa...
Não estou a falar mal dos Quaife, muito pelo contrário.
Mas só não se pode dizer que se tem o melhor de dois mundos... isso quase não existe... ou existe?
Eu acho que existe, o Diferencial topo de gama da Herrero tem isso tudo... é o fim do mundo.
Torsen (carretos helicoidais) + LSD + opção de bloqueio a 100% (via pneumática) isto sim é ter tudo
é pena ser carote,. mas não há almoços grátis.
Abraço
JP
Lembro-me perfeitamente! Foi no Lagaradas!
Mas não foi bem assim...
Em primeiro lugar, eu subi! Não foi é à primeira...
E só não subi à primeira, porque era o penúltimo da fila e houve alguns meninos que tanto cavaram, que abriram um buracão...
Concordo que para quem pretende fazer TT extreme o ARB ou similar é melhor porque bloqueia a 100%
Tirando isso... já disse..
tomcoe Escreveu:Isso seria ótimo! Uma demonstração ARB vs Quaife nas mesmas circunstâncias!
Infelizmente cá pela ilha ainda nao tive oportunidade de ver um Quaife em acção, muito provavelmente nem há.
Posto isto, continuo cada vez mais indeciso em qual seria o ideal para mim, visto que é bem raro fazer "trialeiras "...
O JP já respondeu, mas aqui vai:
Básicamente: (minha opinião)
Arb em estrada: nulo (estando desligado é como um diferencial de origem)
Arb em TT: excelente tracção em quase todos os obstáculos com/sem roda no ar. Potência repartida 50/50 (eixo de carroça)
Quaife em estrada: excelente em todos tipos de terreno seco/molhado
Quaife em TT: excelente para estradões, lamaçais (melhor que o ARB) e trialeiras (desde que não levante uma roda)
nos casos de roda no ar, perde para o ARB porque o máximo que se consegue serão uns 80/20 contra os 50/50 do ARB e similares.
Outra vantagem do Quaife é que não precisa de compressor e não tem manutenção. (apenas o lubrificante)
Já agora uma excelente opção, já referida, é o Herrero que é Torsen (80/20) mas com bloqueio (50/50), ou seja 2 em 1.
Agora depende do uso que damos e/ou queremos dar ao carro.
Para o TT que faço não quero outro: Quaife
Como já referi, não sou expert em Diffs.. é apenas a minha opinião sobre o Diff que dou uso e sobre o que tenho comparado no terreno.