Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
Avatar do Utilizador
VASCO_
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 04 set 2006 16:38
Land Rover: RR 3.9 EFI V8 Vogue 1994
RTI: 0
Localização: Seixal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por VASCO_ »

terracotta Escreveu:
VASCO_ Escreveu:Recapitulando os Quaife... Em situação "roda no ar" como é que se comporta?
O Quaife QDF12K no caso de roda no ar, a potência vai cerca de 80% para a roda que fica no chão.
jmmalves Escreveu:... Se for um cruzamento de eixos mais acentuado em que fique uma roda no ar em cada eixo, toda a tracção passa para as rodas que estão no ar e acabamos por ficar “pendurados”.
:?? :?? :??
Então em que ficamos?
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Com uma roda no ar, ele não funciona, ou seja deixa escapar a potencia para a roda que esta no ar.

Quaife - this design uses sets of floating helical gear pinions (1) meshing to provide normal speed diff action (green arrows). Disc spring washers (2) pre-load the gear packs. When a difference in traction occurs, torque bias is generated by the axial and radial thrusts (red arrows) of the pinions in their pockets (3). The resultant friction force transmits drive to the other sun wheel (4), and so to the appropriate wheel. It’s progressive in action, but never locks, and needs both wheels in contact with the ground to work. Percentage of torque bias is increased/decreased by varying the helix and pressure angles of the gear teeth. Pro’s - ‘gentle’ in operation. Reputedly hard wearing. Con’s - Limited performance adjustment. Friction caused by gears rubbing on casing, so repairs/servicing likely to be costly. Won’t work with one wheel off ground - result, no drive. Usage - same as AP & Knight diffs. Bill says - “Both Fortech and I used this a few times. We both took it out too! Not confidence building on the track, seeming very inconsistent from turn to turn. Giving a feeling of not holding the car into the corner. Some greater powers say it works OK when new, but when worn - watch out! Like the Knight diff, it free-wheels with a broke CV or axle. Highlights need for ground contact on both wheels to work. Conversations with other folk suggest I ought to give it another try.”


Imagem



Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Por exemplo No meu caso que tenho um Diferencial da Transtad

Embora seja muito parecido com o Quaife, tem algumas diferenças de funcionamento.

è um Torsen como o Quaife, trabalhando por carretos helicoidais, mas num dos extremos, tem um grupo de discos com molas para fazer de embraiagem em que eles na fabrica podem regular até 80% do torque em que para valores de prisão superiores a 80% os discos deixam deslizar ambos os lados (semi eixos, rodas como queiram chamar).

Por isso com uma roda no ar, eu tenho sempre pelo menos 80% da potência, na roda que esta no chão.

Ele bloqueia o diferencial a 80% havendo sempre 20% que se escapa pela roda sem tracção.

Sempre que o a embraiagem do dif tem de "largar" ou deixar haver deslizamento entre os semieixos, o sistema Torsen esta lá o tempo todo.

Isto não é facil de explicar... só vendo um dif em corte e fazendo simulações.

Cumprimentos
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

jpcme Escreveu:Com uma roda no ar, ele não funciona, ou seja deixa escapar a potencia para a roda que esta no ar.
Boas!

JP, isso não está correcto.
O Truetrac é assim que funciona, o Quaife não!
Ou então o meu Diff é especial....

O Quaife com uma roda no ar bloqueia o diferencial a +/- 80% havendo sempre +/- 20% que se escapa pela roda sem tracção.
A roda que fica no ar, quando aceleramos gira em quartos de volta, notando-se perfeitamente a distribuição da força para a roda que está no chão.

Já por várias situações isso me aconteceu e não tenho a menor dúvida.
Aliás, JP, se te lembras quando a minha mulher resvalou o DEF numa picada no passeio dos Reis em Murça, aí foi bem notório o funcionamento do Quaife, pois tinha uma roda bem no ar e a outra numa regueira a puxar.
Só não saiu porque estava bastante inclinado...

Bem, mas como não sou expert na matéria (nem pretendo ser...), fica apenas a opinião de quem tem um há quatro anos.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Ok Ok, já não esta aqui quem falou.

Eu fiquei confuso ao ler aquele texto em Inglês.

Alias Eu sempre pensei o mesmo do que Tu disseste, pois os Quaife têm discos no interior do diferencial torsen.

Exactamente igual ao meu, mas com configurações diferentes.

Está esclarecido!!! não te zangues.

Abraço
JP

terracotta Escreveu:
jpcme Escreveu:Com uma roda no ar, ele não funciona, ou seja deixa escapar a potencia para a roda que esta no ar.
Boas!

JP, isso não está correcto.
O Truetrac é assim que funciona, o Quaife não!
Ou então o meu Diff é especial....

O Quaife com uma roda no ar bloqueia o diferencial a +/- 80% havendo sempre +/- 20% que se escapa pela roda sem tracção.
A roda que fica no ar, quando aceleramos gira em quartos de volta, notando-se perfeitamente a distribuição da força para a roda que está no chão.

Já por várias situações isso me aconteceu e não tenho a menor dúvida.
Aliás, JP, se te lembras quando a minha mulher resvalou o DEF numa picada no passeio dos Reis em Murça, aí foi bem notório o funcionamento do Quaife, pois tinha uma roda bem no ar e a outra numa regueira a puxar.
Só não saiu porque estava bastante inclinado...

Bem, mas como não sou expert na matéria (nem pretendo ser...), fica apenas a opinião de quem tem um há quatro anos.
Imagem
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

Realmente aquele texto afirma que com a roda no ar não funciona... quem o escreveu?

Dependendo do contexto até poderá fazer sentido...

Não estou zangado, já me conheces para saber que não me zango.. (pelo menos contigo.. :D )

Até cheguei a pensar que o ATB que tenho era especial, pois o jmmalves diz "Se for um cruzamento de eixos mais acentuado em que fique uma roda no ar em cada eixo, toda a tracção passa para as rodas que estão no ar e acabamos por ficar “pendurados”. "

É uma situação rara de se encontrar no monte, ainda assim com o Diff Lock ligado e com alguma inércia, é ultrapassável.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
tomcoe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 99
Registado: 02 fev 2010 22:59
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2329
Localização: Funchal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por tomcoe »

Boas!
Caro Terracotta,

Tive a passar os olhos nas paginas anteriores, e deduzo que não substituiu semi-eixos, etc por reforçados. Nestes quatro anos, conseguiu partir algum?

O ideal seria fazer um filme (quando possível, claro) de uma situação com a roda no ar :D

Cumprimentos
Tomás Coelho
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

Boas Tomás!

Os semieixos são os de origem desde 1999. Nunca parti nenhum.

Quanto ao filme, é dificil estar a conduzir e vir cá fora filmar... :D
Mas um dia destes até posso combinar com o pessoal amigo e tratamos disso para tirar as dúvidas de uma vez. :cool:
tomcoe Escreveu:Boas!
Caro Terracotta,

Tive a passar os olhos nas paginas anteriores, e deduzo que não substituiu semi-eixos, etc por reforçados. Nestes quatro anos, conseguiu partir algum?

O ideal seria fazer um filme (quando possível, claro) de uma situação com a roda no ar :D

Cumprimentos
Tomás Coelho
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
tomcoe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 99
Registado: 02 fev 2010 22:59
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2329
Localização: Funchal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por tomcoe »

terracotta Escreveu:Boas Tomás!



Mas um dia destes até posso combinar com o pessoal amigo e tratamos disso para tirar as dúvidas de uma vez. :cool:
Isso seria ótimo! Uma demonstração ARB vs Quaife nas mesmas circunstâncias!

Infelizmente cá pela ilha ainda nao tive oportunidade de ver um Quaife em acção, muito provavelmente nem há.

Posto isto, continuo cada vez mais indeciso em qual seria o ideal para mim, visto que é bem raro fazer "trialeiras "...

Cumprimentos,
Tomás
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Não precisas de comparar ao vivo, acredita no que te dizemos:

ARB : tudo ou nada.
Tudo porque bloqueia a 100% muito útil nas partes extreme, mas com o inconveniente de necessitar de pelo menos semi eixos reforçados, caso contrario mais tarde ou mais cedo bummm.
Nada porque quando esta desligado não serve para nada, não consegue usufruir no dia a dia.

Quaife ou equivalente: Progressivo sem nunca ser 100%. Com este diferencial consegue aproveitar o seu funcionamento no dia a dia, chuva, areia, lama...
Não precisa teoricamente de semieixos reforçados pois ele nunca bloqueia a 100% e nos momentos mais extreme ele não faz a diferença...

Agora é só colocar tudo na balança e ver para aonde ela pende.

Simples barato e dá milhões

Abraço
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Nuno lembras-te de uma vez que Eu e o mauricio estavamos no topo de uma subida a estragar a saida da mesma ?

(penso que foi no Lagaradas)

A subida era tão facil que tivemos de fazer um buracão para apimentar as coisas...

Lembras-te de quem não conseguiu subir? Fostes Tu...

Não subistes na parte aonde cruzava violentamente...

Com ARB e inércia subia-se... isto quererá dizer alguma coisa...

Não estou a falar mal dos Quaife, muito pelo contrário.

Mas só não se pode dizer que se tem o melhor de dois mundos... isso quase não existe... ou existe?

Eu acho que existe, o Diferencial topo de gama da Herrero tem isso tudo... é o fim do mundo.

Torsen (carretos helicoidais) + LSD + opção de bloqueio a 100% (via pneumática) isto sim é ter tudo ;) é pena ser carote,. mas não há almoços grátis.

Abraço
JP
Imagem
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

jpcme Escreveu:Nuno lembras-te de uma vez que Eu e o mauricio estavamos no topo de uma subida a estragar a saida da mesma ?

(penso que foi no Lagaradas)

A subida era tão facil que tivemos de fazer um buracão para apimentar as coisas...

Lembras-te de quem não conseguiu subir? Fostes Tu...

Não subistes na parte aonde cruzava violentamente...

Com ARB e inércia subia-se... isto quererá dizer alguma coisa...

Não estou a falar mal dos Quaife, muito pelo contrário.

Mas só não se pode dizer que se tem o melhor de dois mundos... isso quase não existe... ou existe?

Eu acho que existe, o Diferencial topo de gama da Herrero tem isso tudo... é o fim do mundo.

Torsen (carretos helicoidais) + LSD + opção de bloqueio a 100% (via pneumática) isto sim é ter tudo ;) é pena ser carote,. mas não há almoços grátis.

Abraço
JP
Lembro-me perfeitamente! Foi no Lagaradas!
Mas não foi bem assim... :D
Em primeiro lugar, eu subi! Não foi é à primeira... :sing:
E só não subi à primeira, porque era o penúltimo da fila e houve alguns meninos que tanto cavaram, que abriram um buracão... :D

Concordo que para quem pretende fazer TT extreme o ARB ou similar é melhor porque bloqueia a 100%
Tirando isso... já disse.. :D
tomcoe Escreveu:Isso seria ótimo! Uma demonstração ARB vs Quaife nas mesmas circunstâncias!

Infelizmente cá pela ilha ainda nao tive oportunidade de ver um Quaife em acção, muito provavelmente nem há.

Posto isto, continuo cada vez mais indeciso em qual seria o ideal para mim, visto que é bem raro fazer "trialeiras "...
O JP já respondeu, mas aqui vai:
Básicamente: (minha opinião)

Arb em estrada: nulo (estando desligado é como um diferencial de origem)
Arb em TT: excelente tracção em quase todos os obstáculos com/sem roda no ar. Potência repartida 50/50 (eixo de carroça)

Quaife em estrada: excelente em todos tipos de terreno seco/molhado
Quaife em TT: excelente para estradões, lamaçais (melhor que o ARB) e trialeiras (desde que não levante uma roda)
nos casos de roda no ar, perde para o ARB porque o máximo que se consegue serão uns 80/20 contra os 50/50 do ARB e similares.
Outra vantagem do Quaife é que não precisa de compressor e não tem manutenção. (apenas o lubrificante)

Já agora uma excelente opção, já referida, é o Herrero que é Torsen (80/20) mas com bloqueio (50/50), ou seja 2 em 1.

Agora depende do uso que damos e/ou queremos dar ao carro.
Para o TT que faço não quero outro: Quaife

Como já referi, não sou expert em Diffs.. é apenas a minha opinião sobre o Diff que dou uso e sobre o que tenho comparado no terreno.
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
JotaJor
master TT
master TT
Mensagens: 1392
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060
RTI: 0
Localização: Portel

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por JotaJor »

Boas!
já agora, só mais uma achega... dentro do melhor de 2 mundos, ha tambem o KAM.

tem a hipotese de ser LSD, e 100% com um simples toque de botao.

Cumps
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

JotaJor Escreveu:Boas!
já agora, só mais uma achega... dentro do melhor de 2 mundos, ha tambem o KAM.

tem a hipotese de ser LSD, e 100% com um simples toque de botao.

Cumps
É um facto!
No entanto no caso da KAM creio ser necessário adquirir logo os semieixos, pois penso que são especificos, ou seja, o bloqueio é incompatível com os de origem. (julgo não estar a dizer nenhuma barbaridade... :crazy: )
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
JotaJor
master TT
master TT
Mensagens: 1392
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060
RTI: 0
Localização: Portel

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por JotaJor »

terracotta Escreveu:
JotaJor Escreveu:Boas!
já agora, só mais uma achega... dentro do melhor de 2 mundos, ha tambem o KAM.

tem a hipotese de ser LSD, e 100% com um simples toque de botao.

Cumps
É um facto!
No entanto no caso da KAM creio ser necessário adquirir logo os semieixos, pois penso que são especificos, ou seja, o bloqueio é incompatível com os de origem. (julgo não estar a dizer nenhuma barbaridade... :crazy: )
a ideia que tenho é que inicialmente era assim... as estrias dos semieixos prolongavam-se mais que os normais. mas devido à fraca qualidade dos semi-eixos kam na altura, as vendas do conjunto nao superou as espectativas e entao alteraram o esquema. actualmente, acho que é compativel com qualquer marca de semieixo. origem, ashcroft, maxidrive, etc... a KAM lançou tambem os semieixos aerospace, que parece já serem melhores que os antigos.

Imagem
A- KAM aerospace
B- KAM HD
C- Origem

tal como se pode ver pela imagem, tanto as estrias como a "cama" do retentor sao iguais, pelo que tudo aponta para que os de origem sejam compativeis com o bloqueio KAM.

claro que se for usar os de origem, a historia é a mesma do ARB... ou se tem cuidado, ou vao haver cacos :lol:

Cumps
tomcoe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 99
Registado: 02 fev 2010 22:59
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2329
Localização: Funchal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por tomcoe »

Agradeço a vossa prontidão na resposta.
Há alguma solução para adaptar o Quaife no eixo da frente?

Cumps.
Tomás
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por terracotta »

tomcoe Escreveu:Agradeço a vossa prontidão na resposta.
Há alguma solução para adaptar o Quaife no eixo da frente?

Cumps.
Tomás
É o mesmo modelo para ambos os eixos: QDF12K
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
tt4x4.info
master TT
master TT
Mensagens: 1010
Registado: 02 mai 2007 17:13
Land Rover: Range Rover V8 bobtail

+ vários LR´s
Sócio LCP: 1669
Localização: Felgueiras
Contacto:

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por tt4x4.info »

Boas
ja agora o que me dizem dos Kaiser?
Um TT Abraço , bom TT ( saudavel sem stress )
José Manuel Moreira
http://www.tt4x4.info
land's para peças discovery 200, 300, td5 e range's td,tdi,dse e V8

919364766 ou
Msn: chausur@hotmail.com
sócio nº 1669
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por jpcme »

Os Kaiser já têm uma apresentação aqui numas paginas atrás...

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 3&start=90

Seria bom era ouvir a opinião de alguém que tivesse um...

Mas o kaiser é um bloqueio a 100% com compensação em curva embora me pareça que essa compensação seja limitada, terá de ser limitada pois senão não seria um dif a 100%

Já vi a fotos e achei a construção engraçada...

Mas não sei se tem argumentos para me fazer comprar... talvez... dependendo do preço o do que se queira fazer o carro.

Cumps
JP
tt4x4.info Escreveu:Boas
ja agora o que me dizem dos Kaiser?
Imagem
Avatar do Utilizador
VASCO_
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 38
Registado: 04 set 2006 16:38
Land Rover: RR 3.9 EFI V8 Vogue 1994
RTI: 0
Localização: Seixal

Re: Bloqueios Diferencial - COMPARAÇÃO multimarcas

Mensagem por VASCO_ »

Pelo preço que se pratica e com a limitação de apenas se poder utilizar no eixo traseiro (li algures), com apenas 1 ano de garantia, penso que não é uma opção viável. Pelo que percebi funciona tipo detroit locker, mas mais tolerante em curva, será correcto?
Responder