Os rolos da IPO dão cabo da caixa?

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
Avatar do Utilizador
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 196
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Arruda dos vinhos

Os rolos da IPO dão cabo da caixa?

Mensagem por Ricardo Sousa »

Já ouvi por mais que uma vez que os rolos da IPO são terriveis para a caixa dos 4x4 .
Verdade ou mentira?
Um abraço
Avatar do Utilizador
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 610
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687
Localização: Águas Santas - Maia

Mensagem por Artur Pinto »

Viva,

Essa é realmente uma situação que todos "nós" possuidores de veículos com tracção permanente às 4 rodas devemos ter em conta quando vamos à inspecção, e o meu já vai para o mês que vem... :driving: Deve-se exigir a utilização de rolos loucos, caso os técnicos dos centros não o façam, caso contrário corremos o risco de danificar a transmissão do bicho aquando o teste de travagem. :ohnao: Infelizmente nem todos os centros têm técnicos capazes de perceber se o veículo tem ou não tracção permanente, e em caso de duvida são orgulhosos para questionar o proprietário.. :bolas: Desta forma, o meu conselho é q sigam atentamente a inspecção dos vossos Land´s.... :cool:

Abraço
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 835
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos

Mensagem por 1183 »

Eu aconselho a pedir para utilizar o frenómetro, é um teste de estrada que mede a desaceleração ao travar, é colocado o aparelho no chão da viatura e regista eventuais desiquilibrios, nada como prevenir. Isso de rolos loucos, desconheço....
ImagemImagemImagemImagem
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 20 jul 2007 04:00
Land Rover: Discovery 300TDI 1994
Sócio LCP: 0
Localização: Angra do Heroismo / Terceira - Açores

Mensagem por Benjamim Nunes Bento »

Caro amigo Ricardo
Também fiquei surpreendido quando há cerca de dois meses levei o meu Disco á inspecção e logo na entrada, no teste dos travões, lhe colocaram por debaixo da roda da fte dta um tabuleiro com roletes para que esta rodasse livremente, voltando a proceder da mesma forma para as rodas trazeiras.
Mais tarde perguntei ao meu mecânico se isso era normal para os Lands, pois antes tive um Japa e nunca tinham feito isso, e confirmou-me exactamente o que já aqui foi dito.
É um procedimento para evitar stress nas transmissões e caixas e deve ser usado especialmente nos Freelanders pois estes tem um sistema de transmissão que parte se não se usarem os tais roletes loucos que libertam e ou aliviam o esforço feito pelos rolos dos frenómetros.
Quem tiver Freelanders que tenha cuidado nas inspecções para não vir a pé para casa.
Um grande abraço
Bento
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

A pergunta q foi feita
Já ouvi por mais que uma vez que os rolos da IPO são terriveis para a caixa dos 4x4 .
é para quem n tem LAND ROVER mas sim um 4x4 qualquer???
Se for para um LAND ROVER é assim ..
Os rolos do IPO são terriveis para a caixa dos LAND ROVER´s???
se for esta a pergunta tem 2 respostas.
Se tiveres um FRe. ou Serie é bastante mau mesmo mau.
se for um Disco ou RR,DEf n tem problema nenhum (quem diz q sim provem o contrario) pois o sistemas é diferente .
Gran Turismo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 54
Registado: 14 mai 2006 21:28
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Aveiro, Coimbra, Penamacor - Portugal
Contacto:

Mensagem por Gran Turismo »

Onde eu faço, usam esses rolos para não danificar s transmissão e parece-me que são eficazes.
LAND ROVER Range Rover 2.5 DSE
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas, josse, pewrmite-me discordar de ti...
O Range Rover tb não pode ir aos rolos, devidso ao bloqueio automatico do diferencial central, tal como o FreeLander. por isso é necessário que ponham o "rolo livre" numa das rodas do eixo que está fora dos rolos...
Nos Discos, não´há problema, desde que não se bloqueie o diferencial central
_______
AbRRaço
Avatar do Utilizador
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 369
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw
RTI: 0
Localização: santa iria/loures/lisboa

Mensagem por josse4x4 »

É verdade :bolas: :bolas:
josecastro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 194
Registado: 25 jun 2007 12:07
Land Rover: .
DEFENDER 110 Td5 '04
SERIES III 88 Diesel '73
Sócio LCP: 109
Localização: P.de Varzim/V.N.Famalicão

Mensagem por josecastro »

Conclusão:

Só DEF's e DISCO's podem ir aos rolos da IPO ? :?2
Jose L. Castro
Imagem
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Exactamente... Discos e Defender's podem ir aos rolos desde que não engatem o bloqueio da caixa de transferencias...
Nos Series não sei como funciona, mas penso que só bloqueiam a caixa de transferencias em baixas, será?
_______
AbRRaço
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por tomcat »

Olá!!

Penso que este tópico devia ficar na posição dos "inamoviveis"!!!

Para que futuros propietários tivessem conhecimento deste procedimento, para evitar partir!!

Já agora, se partisse na IPO, de quem era a responsabilidade?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Luigi Antunes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 128
Registado: 28 jun 2007 18:00
Land Rover: Range Rover-91
Sócio LCP: 1942
Localização: CARTAXO - Luanda-Angola

Mensagem por Luigi Antunes »

1183 Escreveu:Eu aconselho a pedir para utilizar o frenómetro, é um teste de estrada que mede a desaceleração ao travar, é colocado o aparelho no chão da viatura e regista eventuais desiquilibrios, nada como prevenir. Isso de rolos loucos, desconheço....
Exactamente... os testes dos integrais são feitos fora do pavilhão(estrada).
Os técnicos das IPOs sabem isso(devem saber) mas se virem que estão a colocar a viatura nos rolos chamem a atenção do técnico.
Tenho dois RRs que adoro mas quero + RRs.
www.pufflandia.com
luigi.senutna@hotmail.com
Vou até ao fim do mundo e volto com eles.
sócio 1942
Avatar do Utilizador
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 196
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Arruda dos vinhos

Mensagem por Ricardo Sousa »

Esta duvida surgiu por causa de um colega aquem se partiu o veio secundário do disco, ao que tudo leva a crer por causa da IPO.
Estava bastante forçado, e ele nem faz TT.
O meu Série já foi 3x á IPO sempre sem rolos e até ver ainda não deu problemas.( já bati na madeira).
Conclusão?????
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

Boas!

É aconselhável colocar sempre os rolos livres.
Nos vários IPO que já fui, ou fizeram o teste no asfalto, ou exigi sempre a colocação dos rolos!
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
cmpequeno
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 24 jul 2007 20:32
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: figueira da foz

Mensagem por cmpequeno »

boas,

espero que não levem a mal por escrever qualquer coisa sobre este assunto :)
tenho um subaru impreza e quando fui à ipo eles só tinham um "par" de rolos e eu coloquei essa pergunta.
ao fazer o teste ao eixo da frente ou ao de trás, eles fazem o teste a uma roda de cada vez, enquanto uma anda para a frente para fazer o teste a outra está "solta" e roda para trás... não sei se me consegui explicar e também não sei se este método pode ser alicado a todos os 4WD.
Avatar do Utilizador
rangerover
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 239
Registado: 17 ago 2005 12:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: lisboa

Mensagem por rangerover »

bons dias quando levo os meus land´s ao ipo, o inspector pergunta sempre se o LAND ROVER é de tracção permanente as 4 rodas, sempre que tem duvidas e acho que devia ser politica da parte dos centros de inspecção terem esse cuidado :cool:


uma recomendação : sempre que o inspector mande avançar para os rolos, informem o respectivo inspector que se trata de um veiculo tt com tracção permanente para evitar prob. :driving:
Imagem
range rover b8 1985 / range rover vm 1991 / range rover 1991 / serie II A militar

sócio nº1028
Avatar do Utilizador
MGomes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 300
Registado: 13 dez 2006 12:20
Land Rover: em stand by por agora ...
Sócio LCP: 1690
Localização: Tomar

Mensagem por MGomes »

Benjamim Nunes Bento Escreveu: ... há cerca de dois meses levei o meu Disco á inspecção e logo na entrada, no teste dos travões, lhe colocaram por debaixo da roda da fte dta um tabuleiro com roletes para que esta rodasse livremente, voltando a proceder da mesma forma para as rodas trazeiras.
O meu Range foi à inspecção na semana passada, e lá fizeram exactamente esse procedimento.
Eu já ia para lá de "sobre-aviso", mas quando os vi a pôr aquele tabuleiro com os roletes, fiquei mais descançado :)
Abraço,

M.Gomes
mjmggomes@gmail.com
Avatar do Utilizador
superjet
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 44
Registado: 23 abr 2007 20:54
Land Rover: Range Rover Classic 1994
Sócio LCP: 495
Localização: Maia Matosinhos
Contacto:

Mensagem por superjet »

Boas,
Eu costumo fazer a inspeção na Inspectamaia que é na Maia e eles costumam por sempre os rolos. :cool:
Será por trabalhar lá uma pessoa que está no mundo do TT como nós? :ohnao:
Cumps,
Superjet

Alfa Romeo 75 TS
s#z#ki V-Strom 1000
Pajero 2.8 GLS 7 Lug
t#y#t@ Carina E GTI
Rover 618 SI
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por monteiro »

Questionei o IPO onde fiz a última inspecção sobre essa questão e eles responderam:

"informa-se que o centro de inspecções da empresa XXXXX encontra-se equipado com um sistema de teste a veículos 4WD permanentes, e que se encontra incorporado na Linha de Inspecção de veículos Ligeiros EUROSYSTEM da marca MAHA que o centro utiliza, este equipamento de testes tornou obsoleto a utilização dos chamados "rolos loucos" (equipamento que também dispomos) e é utilizado nas linhas dos centros de inspecçao que não estejam equipadas com os frenómetros específicos para véiculos 4WD ."

Tenho muitas dúvidas quanto à eficácia deste sistema, pois nas duas inspecções que fiz, fez acender luzes no tablier.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
fry
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 587
Registado: 25 fev 2007 21:08

Mensagem por fry »

A minha mimosa P38 não foi a rolo nenhum, o inspector colocou uma caixa dentro do carro e foi dar uma volta ao edificio, fazendo umas travagens :D :D
DUVíDAS? CLICA»»» RR P38A 100% BIODIESEL
-----To learn about other people is science, to learn to know yourself is intelligence----
Responder