O que e um Rele e como trabalha...

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.

O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor jpcme » segunda dez 31, 2007 7:47 pm

Os relés são componentes eletromecânicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tensões, ou seja, acionando um relé com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo.
O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.
Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).
Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.
A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamentamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.
A desvantagem é o fator do desgate, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil, o que não ocorre nos Tiristores.
Devem ser observadas as limitações dos relés quanto a corrente e tensão máxima admitida entre os terminais. Se não forem observados estes fatores a vida útil do relé estará comprometida, ou até a do circuito controlado.
Na figura abaixo estão o desenho ilustrativo de um relé (esquerda) e a configuarção mais comum dos contatos dos relés (direita).

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
 
Mensagens: 1352
Registado: quarta ago 03, 2005 3:49 pm
Localização: Porto / Portugal
LandRover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Instalacao de unidade de rele no circuito de luzes

Mensagempor jpcme » segunda dez 31, 2007 8:14 pm

Vou tentar aqui colocar um exemplo de uma instalacao de uma unidade de rele, num veiculo que nao esteja preparado para tal, no circuito de Luz.

Por exemplo, os Defenders, nao usam Rele's, acionam as luzes directamente do abrir ou fechar dos contactos do interruptor que tem os no interior do carro.

Caso original, o que temos quando compramos o Defender:

O interruptor aciona directamente a lampadas, suportando toda a corrente consumida pelas mesmas.

Imagem

No caso de usarmos um Rele, o interruptor suporta apenas a corrente utilizada pela bobine do rele, enquanto que o grosso da coluna e soportado pelo Rele, que trabalha directamente com as lampadas:

Imagem

Imagem

Na pratica o que se tem de fazer e o seguinte:

Cortar os cabos que ligam o interruptor ao circuito das lampadas, e fazer com que o interruptor passe a trabalhar para o Rele, assim a unica coisa que o interruptor faz acionar e a bobine do rele (baixo consumo, por isso o interruptor ira durar uma vida), depois aonde ligava o interruptor originalmente teremos de ligar nos dois terminais que ficaram livres no Rele, apartir de agora o verdadeiro interruptor parra a ser o Rele, que aguenta com cargas e ou intensidades de corrente superiores ao interruptor que temos dentro do carro.

Concluindo, o Interruptor original, passa a a ter um "trabalho leve", tb conhecido por Comando.
O Rele que e comandado pelo interruptor, faz o "trabalho pesado" , trabalho esse conhecido por Potencia.

Fazendo uma analogia, pode-se dizer que e o mesmo que ter, na 1a situacao um porteiro que tem de abrir um portao pesado de ferro a mao e na 2a situacao, o porteiro apenas faz acionar um motor electrico, que abre esse mesmo portao, logo esse porteiro nunca se ira cansar de abrir o pesado portao, pois deixou de fazer esforco.

Este circuito tera de ser realizado tanto para os "medios" assim como tb para os "maximos", por isso teremos de usar dois reles.

Na compra dos Reles, deveremos ter atencao no seu dimencionamento, mas na compra basta dizer qual e a utilizacao que o vendedor sabera informar qual o melhor modelo a nivel de potencia.

Cada lampada de 55W (lampadas legais), consome cerca de 4 Ampere, por isso como temos dois farolins, teremos um consumo de 8 Ampere, logo teremos de comprar um Rele que aguente no minimo 10 Ampere.

No caso de se utilizar lampadas com maior potencia e por consequinte de maior consumo, teremos de dimencionar o Rele para esse mesmo consumo (lampadas de 100W x2 = 200W logo devemos usar um Rele de 20 Ampere).

Segundo a lei de Ohm : Potencia = Tensao x Intencidade

P=UxI _____ 200=12xI _____ I=200/12 _____ I=16.67 Ampere

Por isso compra-se o Rele acima deste valor que sera o de 20 Ampere

Deixo aqui tb algumas imagens de Reles e seus esquemas

Imagem
Imagem
Imagem



Isto foi feito sem grandes meios a meu dispor, mas como havia um pedido para tentar explicar este tipo de modificacao, aqui fica.

Peco desculpa por o amadorismo, mas de momento foi o melhor que consegui.

Cumprimentos
JP
Editado pela última vez por jpcme em segunda set 14, 2009 9:14 pm, num total de 3 vezes.
Imagem
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
 
Mensagens: 1352
Registado: quarta ago 03, 2005 3:49 pm
Localização: Porto / Portugal
LandRover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagempor 1183 » segunda dez 31, 2007 11:08 pm

Não te preocupes, está excelente...

creio que qualquer leigo com vontade de sujar as mãos percebe.
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
1183
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 835
Registado: domingo set 04, 2005 8:08 pm
Localização: Ílhavo > Oliveira do Hospital > Matosinhos
LandRover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183

Re: Instalacao de unidade de rele no circuito de luzes

Mensagempor FLG » quarta jan 02, 2008 12:36 pm

jpcme Escreveu:...Peco desculpa por o amadorismo, mas de momento foi o melhor que consegui...

Cumprimentos
JP


Amadorismo?!

"Vaí lá vaí"... :p

Só quem não ler com "olhos de ver" é que não entende "a coisa"...

MAIS UMA VEZ 6******... :cool: :ok:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
 
Mensagens: 24033
Registado: sábado ago 06, 2005 9:26 am
Localização: Viana do Castelo
LandRover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

esquema relay

Mensagempor SCORPION » quarta jan 02, 2008 10:28 pm

:) Obrigado. No fim de semana vou pôr em práctica o esquema.

O interruptor estava um pouco derretido. Com o bico de uma navalha aparei o plástico derretido e depois com um ponteiro bati a parte metálica para ter melhor contacto.
Depois meti uma abraçadeira sobre os 3 pontos de corrente e resolvi temporariamente o problema. No fim de semana vou ter tempo de andar de roda daquilo.

Mais uma vez obrigado! :) :)
Avatar do Utilizador
SCORPION
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 84
Registado: sábado mar 17, 2007 10:02 pm
Localização: Porto
LandRover: Defender HD TD5 2002
Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 2257

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor serie123 » quarta ago 12, 2009 12:30 am

Muito bem!!!

Mais uma vez um tópico didático e interessante.

Obrigado :cool:
Avatar do Utilizador
serie123
pleno TT
pleno TT
 
Mensagens: 682
Registado: terça mar 10, 2009 11:20 pm
Localização: Beira Baixa
LandRover: SIII 88' 1981

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor whoopy » terça abr 05, 2011 11:08 pm

:cool:

Parabéns JP, por mais um dos teus importantes tópicos!
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos

2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia

Imagem
Avatar do Utilizador
whoopy
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 292
Registado: terça nov 15, 2005 4:04 pm
Localização: Santarém/Lisboa
LandRover: Regular 88" Series IIA 1966
Defender 90" 300Tdi 1998
Sócio LCP: 1740

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor Enigma_Algarve » domingo mai 29, 2011 12:33 pm

Boas Amigos

ora aqui esta mais um topico que nos puxa para "o faça vc mesmo" e nesta época do FMI bem que precisamos.
Muito Obrigado a todos os que aqui partilham estes tópicos.
muito bem explicado, com o pormenor da equaçao da intensidade no fim, não restam duvidas de como fazer a ligaçao.

Ps - se a coisa algum dia arder, não é culpa do tópico, será da habilidade do artista montou.... :p

Cumprimentos

Nuno M
Nuno Marques
nfigueiramarques@gmail.com
telm - 962632375

Imagem Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/url]
Avatar do Utilizador
Enigma_Algarve
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 138
Registado: sábado abr 09, 2011 12:08 am
Localização: Pêra - Algarve
LandRover: Discovery 300 tdi - 95
Sócio LCP: 2515

Ajuda sobre o Rele e fusivel

Mensagempor MárcioSousa » terça dez 04, 2012 11:28 pm

Boas
comprei recentemente uns farois de longo alcance wipac 4x4 de 8`` de 100w.
tenho um defender 90 de 2011 e gostaria de saber se preciso montar um rele e algum fusivel?
Vou usar um Interruptor Carling.
Se alguém souber da matéria que me responda pf!
obrigado
Márcio Sousa
MárcioSousa
caloiro TT
caloiro TT
 
Mensagens: 4
Registado: sábado Oct 13, 2012 3:48 pm
LandRover: Discovery td5
RTI: 0

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor paulo jorge » terça dez 04, 2012 11:36 pm

marco uma apresentação fica sempre bem :)

o pessoal não gosta muito de falar com estranhos.

deves de aplicar sempre um bom relé mesmo que seja um farol de trabalho "baixa potencia" e um fusivel o mais proximo da bateria no caso de la ires ligar directamente.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-passeios-organizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
 
Mensagens: 3361
Registado: quarta mai 17, 2006 10:07 pm
Localização: MAFRA
LandRover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor rpmarques » terça dez 04, 2012 11:38 pm

Bem vindo Márcio Sousa

O precisar é sempre muito relativo... precisar não precisa, se ligar os farois directos isso trabalha... agora se deve, na minha opinião: Deve!!

200W é muita potencia para não se usar relé e principalmente fusivel.
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
Avatar do Utilizador
rpmarques
júnior TT
júnior TT
 
Mensagens: 347
Registado: domingo ago 08, 2010 8:52 pm
Localização: Braga/Santarém
LandRover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367
RTI: 0

Re: O que e um Rele e como trabalha...

Mensagempor MárcioSousa » quarta dez 05, 2012 10:22 pm

obrigado pela ajuda
MárcioSousa
caloiro TT
caloiro TT
 
Mensagens: 4
Registado: sábado Oct 13, 2012 3:48 pm
LandRover: Discovery td5
RTI: 0


Voltar para Artigos Técnicos



Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado