O que e e como funciona uma Embraiagem

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
Responder
Avatar do Utilizador
jpcme
master TT
master TT
Mensagens: 1352
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0
Localização: Porto / Portugal

O que e e como funciona uma Embraiagem

Mensagem por jpcme »

E um dos elementos mais sofisticados do automóvel, responsável pela ligação do motor à caixa de velocidades.

A embraiagem é o elemento que transmite a rotação do volante do motor às engrenagens da caixa de velocidades, que por sua vez a transfere para o diferencial através do eixo. A transmissão entre o volante, elemento que se encontra fixo à cambota, e a caixa de velocidades, dá-se através da pressão do disco de embraiagem – prato de pressão. A ligação ente o disco e o volante deve ser suficientemente forte de forma a não se registar a patinagem da embraiagem contra o volante do motor. Ao premir-se a embraiagem, alivia-se o contacto entre o disco de embraiagem e o volante, o que interrompe a passagem de energia para a caixa de velocidades.

Imagem Imagem

O dispositivo de desembraiagem convencional vai sendo cada vez mais substituído por um cilindro receptor concêntrico hidráulico. Todos os componentes de embraiagem estão ajustados entre si de maneira que tenham aproximadamente a mesma vida útil. No caso de produzir-se uma avaria na embraiagem, esta deverá ser substituída integralmente. Por este motivo, existem hoje kits de embraiagem com todos os elementos para uma reparação profissional. Estes são fornecidos totalmente funcionais, incluindo massa lubrificante de montagem.

Na altura de se substituir uma embraiagem, também deverá substituir-se os elementos de accionamento correspondentes, como os cilindros mestre e o receptor, os cabos e os amortecedores, já que 90% de todas as reclamações relacionadas com as embraiagens se devem a estes elementos
Imagem
Responder